Nova vacina, que protege contra nove subtipos de HPV chega ao Brasil

 

Uma nova vacina contra o HPV chegou ao Brasil. O imunizante, chamado Gardasil 9, foi desenvolvido pela farmacêutica MSD e protege contra nove subtipos do vírus. São cinco a mais que a vacina que estava disponível no país até então, o que eleva a proteção em cerca de 20%. HPV é o vírus responsável pela infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo. É a sigla para papilomavírus humano ou human papiloma virus, em inglês. A OMS estima que 70 a 80% da população sexualmente ativa mundial já foi contaminada por alguma cepa desse vírus. Apenas no Brasil, são 700 mil novas infecções por ano. Na maioria dos casos, a infecção por HIV é assintomática e o corpo naturalmente se livra do vírus. Por outro lado, sua persistência silenciosa no organismo pode provocar verrugas genitais e diversos tipos de câncer em homens e mulheres, como câncer de colo de útero, de canal anal, orofaringe, pênis, vulva e vagina. Uma das principais formas de prevenir a infecção e os efeitos negativos do HPV é pela vacinação.

Desde 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o imunizante quadrivalente, que protege contra quatro subtipos do vírus, dois dos quais são os principais causadores de câncer (HPV 16 e 18) e outros dois são responsáveis pela maior parte das verrugas genitais (HPV 6 e 11). Inicialmente, a vacina estava disponível apenas para meninas. Mas, desde 2017, a imunização também é indicada para meninos. O novo imunizante traz em sua composição a proteção contra cinco subtipos adicionais (31, 33, 45, 52, 58). Estudos indicam que esses cinco novos subtipos são responsáveis por um acréscimo de 20% dos casos de câncer de colo de útero, sendo os 9 subtipos da vacina responsáveis por 85% dos casos de câncer vaginal. Um estudo mostrou que a proteção da nova vacina contra o câncer de colo de útero foi de 90%, contra 70% da quadrivalente.

 


Páscoa do Shopping Costa Dourada tem Vila do Coelho e oficina de biscoitos

 


A Páscoa tomou conta da Praça de Eventos do Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho. Até o dia 9 de abril, o espaço recebe as atrações Vila do Coelho e Oficina de Biscoitos.Na Vila do Coelho, os pequenos podem se divertir no Salto dos Coelhinhos, formado por brinquedos infláveis temáticos de Páscoa. Tem ainda o Doce Mergulho, piscina de bolinhas com caça aos ovos de chocolate e cenouras do coelhinho; e o Caça aos Ovos, que consiste em uma casa de chocolate na qual a garotada busca ovos de Páscoa . A Vila do Coelho funciona diariamente. Podem brincar crianças de 2 a 12 anos. Aquelas que tiverem até 5 anos ou que tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm direito a acompanhante. A atração é uma realização da Terra dos Sonhos.Já na Oficina de Biscoitos, os pequenos podem colocar os dotes culinários em jogo, confeitando biscoitos no formato de coelhos e cenouras, que podem ser levados para casa. A Oficina de Biscoitos funciona às sextas, sábados e domingos. Podem brincar crianças de qualquer idade. As menores de 4 anos devem estar acompanhadas de um adulto responsável. A atração é uma realização da Oficina de Slimes. Os ingressos para a Vila do Coelho têm os valores de R$ 25 para 30 minutos de brincadeira e de R$ 40 para as crianças se divertirem sem contagem de tempo. O valor do ingresso da Oficina de Biscoitos é de R$ 25. Também é possível adquirir o Ingresso Casadinha, no valor de R$ 40, que dá direito a 30 minutos de brincadeira na Vila do Coelho e na Oficina de Biscoitos.

Além da Vila do Coelho e da Oficina de Biscoitos, a Páscoa do Shopping Costa Dourada conta ainda com a presença de dois convidados ilustres. São o Sr. e a Sra. Coelho, que irão interagir e tirar fotos com o público do centro de compras de 6 a 9 deste mês, das 16h às 18h. A Páscoa no Shopping Costa Dourada também vem com tudo nas operações que comercializam os itens mais procurados pelos consumidores interessados em celebrar a Semana Santa. No supermercado Arco-Vita, é possível encontrar todos os produtos mais procurados nesse período, desde peixes a grande variedade de vinhos, azeites e ovos de chocolate. Já quem está à procura de opções de ovos ou barras de chocolate, não deve deixar de passar na Lojas Americanas e na Cacau Show, que estão comercializando os itens em formatos, sabores e preços diversos. De acordo com a gerência de Marketing do Shopping Costa Dourada, a expectativa do centro de compras para esta Semana Santa é de um incremento de 10% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.

 


Vigilância Sanitária de Olinda intensifica fiscalização na Semana Santa

 


Com a chegada da Semana Santa, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Vigilância Sanitária do município, intensifica ações educativas e de fiscalização nos estabelecimentos que comercializam peixes e crustáceos na cidade. O objetivo da visita dos inspetores aos comerciantes é orientar sobre a manipulação e o armazenamento correto dos pescados. O diretor da Vigilância Sanitária de Olinda, Alex Oliveira, destaca o trabalho já vem sendo feito junto aos comerciantes nos diversos mercados da cidade. “Eles estão atentos e seguindo as regras, desde o fardamento, com luvas e máscara. Orientamos sobre a maneira correta de tratar e armazenar o peixe. O importante é que o consumidor leve para casa a maior qualidade possível dos pescados”, afirmou. O mercado público de Peixinhos é um dos locais que mais recebem pessoas durante o período da Semana Santa. Por isso, a rua Primeiro de Janeiro será fechada nesta quarta-feira (5), a partir das 6h, e será liberada na sexta-feira (7), às 13h. O corredor contará com o apoio das secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade durante os três dias da ação. A Vigilância Sanitária conta com contato para denúncias e solicitações, pelo WhatsApp: 81 99201-0816, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Dicas e orientações:

– Cheiro, textura e cor são algumas das características que a Vigilância Sanitária de Olinda alerta que precisam ser observadas na hora de escolher os pescados.
– O termo “pescado” inclui espécies de peixes, moluscos bivalves (ostras e mexilhões), crustáceos (caranguejos, lagostas e camarões) e cefalópodes (polvos e lulas), cultivados ou capturados na natureza.
– O pescado começa a alterar imediatamente após a captura. Por essa razão, a manipulação cuidadosa é fundamental, o que implica cumprir três princípios gerais como resfriar imediatamente, evitar abusos de temperatura e manter elevado o grau de limpeza.
– Também é importante atentar para os olhos, que devem estar salientes e brilhantes. As escamas devem estar bem firmes e úmidas junto ao corpo. Aderente também precisa estar a carne aos ossos e cartilagens.

 

Atleta pernambucana conquista prata do Campeonato Brasileiro de Judô

 


No último fim de semana, a atleta de judô do Colégio Salesiano Recife, Marina Sales, foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro Região II na categoria Sub 15. A disputa aconteceu em Natal (RN) e reuniu mais de 845 atletas de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Dentre esses, Pernambuco foi campeão geral dentre as categorias femininas.

Três lugares do pódio foram garantidos por atletas pernambucanas. A aluna Marina é destaque no judô representando o Salesiano Recife desde 2019, quando ganhou etapas do Campeonato Pernambucano e festivais de judô.

 

 

Cresce a procura por procedimentos estéticos no Brasil

 

 

O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de beleza do mundo. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (Isaps), com base nos dados coletados em 2021, já contabilizou mais de 17 milhões de intervenções estéticas não-cirúrgicas ao redor do mundo. O setor vem apresentando números surpreendentes desde a pandemia da Covid. À época, na qual as presenças se faziam em formato virtual, por meio das telas, a demanda coletiva – mas também individual – de se sentir à vontade com a própria aparência atraiu as atenções.Com a tecnologia operando a favor da ciência, até 2025, a procura por intervenções estéticas não-cirúrgicas – como a harmonização facial, preenchimento das têmporas com ácido hialurônico e peelings – devem duplicar. A alta demanda tem chamado a atenção de diversos segmentos clínicos, a exemplo da cirurgiã-dentista Laryssa Luna, que passou a investir na área desde 2016.“Fui uma das primeiras cirurgiãs-dentistas a ingressar na estética em Pernambuco. Sempre me interessei por tudo que demanda habilidade manual e estética, então o viés artístico da harmonização facial foi uma das possibilidades que me chamou atenção. Desde então, a minha missão tem sido recuperar melhorar a autoestima e o bem estar dos pacientes sempre me pautando no biológico e na ciência”, comenta Luna.

Sempre muito antenada ao mercado e às necessidades dos seus pacientes, a especialista comenta que, apesar da novidade, a procura pelos procedimentos era extensa e só agregou à formação no segmento odontológico. “Creio que o trabalho de análise facial realizado pelo dentista e a grande habilidade artística, atrelado ao senso estético que temos, nos traz um bom diferencial no atendimento da harmonização”, destaca. Há mais sete anos no segmento, Laryssa afirma que é requisitada por pessoas de todas as idades, mas observou que a procura é bem maior em pacientes entre 35 a 45 anos. O seu espaço físico, em Casa Forte oferece tratamentos bioestimuladores, fios, preenchimentos, peeling, além de clareamento dental. Os mais procurados pelo público, de acordo com a profissional, são preenchimento dos lábios e tratamento de melasmas.

Com o mercado cada vez mais competitivo, Laryssa analisa que, no Recife, o segmento continuará em crescente expansão, se comportando como nas outras regiões do país. No relatório divulgado pelo Grand View Research mostra que, em 2020, o mercado global de harmonização facial foi avaliado em US$ 1,97 bilhão em 2019, e espera-se que cresça a uma taxa composta anual de 13% até 2027. O relatório também aponta que a demanda por procedimentos estéticos está sendo impulsionada pela preocupação com a aparência e aceitação crescente dos procedimentos de estética não-cirúrgica. “O segmento estético não-cirúrgico tem ganhado os brasileiros em todo o país. A competitividade e as competências aumentam. Desde o meu ingresso à estética, levo o melhor da minha experiência, muito aliada com os avanços tecnológicos e científicos, aos meus atendimentos. Quero que o paciente se sinta seguro e confiante durante todo o processo”, enfatiza Luna. Desde o seu ingresso ao segmento, Laryssa optou por aprimorar as técnicas de preenchimento labial, ainda muito embrionária em Pernambuco. Ela comenta que o procedimento tende a ser mais delicado e decisivo para a beleza da face, pois se trata de um área nobre do rosto, com estruturas minuciosas, que devem ser conhecidas e respeitadas durante todo o processo. “Digo que é um trabalho com veia artística porque o procedimento envolve mais que preencher, é muito mais sobre esculpir e desenhar. Os lábios têm um papel importantíssimo na percepção da beleza do indivíduo. Além disso, são um ponto focal para a expressão emocional, com a forma e posição dos lábios influenciando a percepção de expressões faciais -sorrisos, tristeza e raiva”, pontua.

 


iFood capacita entregadores do Recife para condução segura no trânsito

 


O iFood, empresa brasileira de tecnologia, anuncia importante ação de treinamento de entregadores, em Recife, com o propósito de promover a segurança no trânsito. Trata-se do lançamento do primeiro curso de Direção Defensiva presencial, que torna acessível técnicas de condução no trânsito para prevenir acidentes viários. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com órgãos locais para facilitar e tornar mais seguro o cotidiano dos entregadores parceiros. “O iFood entende que a segurança viária no Brasil é um desafio que vai muito além do delivery. Com isso, investir constantemente em iniciativas que capacitem e tornem os próprios entregadores agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito é um modelo que a empresa encontrou de fazer a diferença, tanto na vida dos entregadores, quanto no dia a dia das cidades e alcançando um maior número de pessoas de dentro e fora do nosso ecossistema”, afirma Thiago Messias, Coordenador de Políticas Públicas .

O Curso de Direção Defensiva, em parceria com a Associações de Trabalhadores por Aplicativo AMAPPE e a empresa Honda, é o novo projeto do iFood para promover a segurança no trânsito. Nessa primeira edição, serão cerca de 150 entregadores de Recife capacitados presencialmente, com turmas acontecendo dias 4, 19, 25 e 26 de abril. Eles sairão do curso aptos a conduzir suas motocicletas com o olhar mais atento, a partir de técnicas de direção segura e de conhecimentos sobre os conceitos de trânsito, características essenciais para auxiliar na prevenção de acidentes. A parceria com a Honda, através a Loja Mob Motos, vai oferecer aos participantes desconto na troca do óleo, saindo de R$54,00 por R$ 19,90. O Curso também será disponibilizado aos entregadores de Fortaleza (CE) e Brasília, com expectativa inicial de capacitar mais de 350 entregadores, nessa primeira fase. Rodrigo Lopes, presidente da AMAPPE, reforçou a importância das iniciativas : “Sabemos que os motociclistas são 70% dos casos graves de traumas em São Paulo, a ideia de trazer o curso, aqui, para Recife, é visando uma forma de prevenção. Então, a parceria com o iFood é fundamental para haver essa conscientização coletiva. Eu acredito que a educação é essencial para tudo na vida, inclusive, para o trânsito”, comenta.

 


Loja colaborativa “Patteo Social” beneficia a ONG Reaviva

 


O Shopping Patteo Olinda acaba de lançar o seu espaço colaborativo “Patteo Social”, que recebe instituições e organizações não governamentais em uma loja pop-up com venda de produtos e 100% da renda revertida para a manutenção dos projetos sociais selecionados. A primeira instituição participante é a Reaviva, ONG em Casa Caiada, fundada em 2012 e que atua na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.Na loja, estão sendo comercializados produtos artesanais como canecas, jarros e pratos de barro pintados à mão, ecobags, panos de pratos, jogos americanos, porta-talheres, chaveirinhos, necessaire, porta-absorventes, porta-moedas, presilhas de cabelo, pulseiras e colares. Tudo produzido pelas crianças, adolescentes e equipe da Reaviva. Também é possível encontrar peças de brechó com valores a partir de R$10,00.

O espaço “Patteo Social Reaviva” fica no piso L2 do centro de compras e funciona de segunda a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. Há mais de 10 anos acolhendo crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, a ONG Reaviva dispõe de duas casas para acolher até 20 crianças, sendo uma casa para crianças de 0-6 anos e outra para de 7-16 anos. Já por meio do acolhimento familiar, as crianças são recebidas de forma provisória nas casas de famílias treinadas pela instituição. “O acolhimento familiar agora é lei, fruto do nosso trabalho junto ao Ministério Público e demais atores da justiça e política do nosso município”, explica João Bento, gestor de projetos da Reaviva. A ONG também desenvolve projetos na comunidade de Aguazinha, em Olinda, atendendo mais de 300 pessoas semanalmente, com foco na conscientização e defesa da não violação dos direitos das crianças e adolescentes.

 


Núcleo Infantil de Integração de Olinda inaugura horta comunitária para as crianças com autismo

 


Espaço de sucesso, o Núcleo Infantil de Integração de Olinda une mais uma vez o lúdico com a educação. Desta vez, o espaço cuidado pela Secretaria de Esportes e Juventude de Olinda, passará a disponibilizar uma horta para alunos autistas. A atividade de inauguração acontece nesta quarta-feira (05), a partir das 8h, na sede do espaço, na Vila Olímpica de Rio Doce.

No espaço, eles terão contato com a rotina de uma horta. Aprenderão a plantar, cuidar e gerir as sementes, além do impacto do que foi colhido na alimentação. Também poderá ser feito o manejo de animais que estão no local. A visita será dividida em grupos com 5 crianças com o apoio dos profissionais do projeto.

 


Comércio do Recife funcionará em horário especial na Sexta-Feira Santa

 


O funcionamento do comércio do Centro do Recife e de bairros será facultativo na Sexta-Feira Santa (7). Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Recife), a definição sobre a abertura e horário dos estabelecimentos ficará a critério de cada lojista, conforme convenção coletiva. Já os shopping centers da Região Metropolitana do Recife vão operar em horário especial. A maioria será das 12h às 21h. No sábado (8) e domingo (9), as lojas dos centros de compras voltam ao expediente normal. De acordo com o presidente da CDL Recife e também do Sindilojas, Fred Leal, as compras de última hora estão movimentando o varejo na semana da Páscoa. “Esperamos que as vendas do comércio cresçam entre 10% e 15% a mais que as do mesmo período do ano passado, principalmente insumos, embalagens, alimentos e bebidas”, projetou Fred. Além do consumo próprio das famílias, quem produz ovos e chocolates artesanais para gerar renda está batendo pé no Centro para atender os pedidos.


Confira o funcionamento do comércio do Recife na Sexta-Feira Santa, 07

 

 

#Centro do Recife e bairros – o funcionamento será facultativo, conforme convenção coletiva.

*Recife
-Plaza Shopping – das 12h às 21h.
-RioMar Shopping – das 12h às 21h.
-Shopping Boa Vista – das 11h às 19h.
-Shopping Recife – aberto das 12h às 21h.
-Shopping Tacaruna – 12h às 21h.

*Olinda
-Shopping Patteo Olinda – das 12h às 21h.

*Paulista
-Paulista North Way Shopping – das 12h às 21h.

*Camaragibe
-Camará Shopping – das 12h às 21h.

*Jaboatão
-Shopping Guararapes – das 12h às 21h.

*Cabo de Santo Agostinho
-Shopping Costa Dourada – das 12h às 20h.

*Igarassu
-Shopping Igarassu – das 12h às 20h.

*Moreno
-Recife Outlet – das 9h às 21h.

Redação com veículos e assessorias- Foto-Divulgação

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