Mutirão para renegociar dívidas com bancos e financeiras começou e oferece descontos
O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira acontece até 30 de novembro de 2024 e, nesta edição, pretende tirar um número ainda maior de brasileiros da inadimplência. Realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país, o Mutirão consolidou-se como um dos maiores eventos de renegociação de dívidas do país. Na edição anterior, realizada em março, foram mais de 1,6 milhão de contratos repactuados. Estão incluídas na negociação dívidas de cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado, além de outras modalidades que estejam em atraso, desde que não envolvam bens dados em garantia, como veículos e imóveis, nem dívidas prescritas.. As negociações podem ser feitas diretamente com as instituições credoras ou pelo portal consumidor.gov.br, sendo necessário ter conta Prata ou Ouro para acesso. Os organizadores do Mutirão alertam que a renegociação das dívidas não é indicada para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento. A pessoa superendividada é aquela que não consegue pagar suas dívidas e manter o mínimo para sobreviver. Caso a pessoa esteja superendividado/a, ou seja, impossibilitado de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família, a recomendação é entrar em contato com o Procon e pedir orientação.Mais informações sobre o mutirão estão disponíveis no site meubolsoemdia.com.br.
Novo ciclo de confirmação do programa Mães de Pernambuco oferta 7.635 vagas
Com um auxílio mensal de R$ 300, o Programa Mães de Pernambuco iniciou, na sexta-feira (01), um novo ciclo de confirmação. Isso ocorre porque as vagas que ainda não foram preenchidas pelas 100 mil mulheres mais vulneráveis do estado, ou que retornaram ao sistema devido ao descumprimento de algum dos critérios do programa, estão agora disponíveis. São 7.635 vagas a serem preenchidas até o dia 18 de novembro.A iniciativa, administrada pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), já beneficiou cerca de 103 mil mulheres desde seu lançamento em março, com um investimento total de R$ 157,3 milhões. Com este novo ciclo de confirmação, as mulheres que se inscreverem passarão a integrar a folha de pagamento do programa a partir do mês de dezembro, sempre no 5º dia útil.Para receber o auxílio, as mulheres devem atender a cinco critérios simultaneamente: ser responsável familiar, residir em Pernambuco, ser beneficiária do Programa Bolsa Família com dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados, estar gestante ou ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses), e não ter vínculo empregatício formal. As mulheres devem acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br para confirmar sua participação no programa.
Mais de 3 mil mamografias serão disponibilizadas neste mês de novembro no Recife
Neste mês de novembro, a Secretaria de Saúde do Recife, por meio do programa Mamógrafo Móvel, oferece 3.120 mamografias gratuitas, sem agendamento prévio, para fortalecer o rastreamento do câncer de mama e facilitar o diagnóstico precoce.Mulheres e homens trans de 50 a 69 anos que residem no Recife podem realizar o exame, apresentando um documento de identidade e comprovante de residência em um dos 36 pontos descentralizados pela cidade. A lista completa dos locais está disponível em https://bit.ly/MamografoNovembro24. O serviço funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com capacidade para 40 exames por turno.Além das unidades de saúde, o mamógrafo móvel estará em associações comunitárias, escolas e conjuntos habitacionais para facilitar o acesso. Os resultados estarão disponíveis em até 30 dias. É importante ressaltar que a mamografia é o único exame comprovadamente eficaz na redução da mortalidade por câncer de mama em mulheres de risco padrão.
31ª Agrinordeste apresenta oficinas de tecnologia agrícola com drones e realidade virtual
De 7 a 10 de novembro, o Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon) será o palco da 31ª Agrinordeste, que traz inovações tecnológicas para o setor agrícola. A feira destaca o uso de drones e óculos de realidade virtual (VR) para modernizar a agricultura.O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE) apresentará um estande interativo com VR, permitindo que os visitantes explorem ambientes de queijarias, piscicultura e apicultura, compreendendo a produção de alimentos de forma imersiva.Na Arena Agrinordeste, oficinas demonstrarão como os drones são utilizados para georreferenciamento, mapeamento, aplicação de insumos e monitoramento de lavouras, abordando técnicas de voo e legislação específica. A programação visa mostrar como essas tecnologias podem otimizar operações agrícolas e reduzir custos.O evento é organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe) e conta com o apoio de várias instituições, incluindo o Sistema CNA/Senar e o Sebrae.
Palestra gratuita debaterá solução de conflitos e acesso à Justiça
Como solucionar conflitos e ter acesso à Justiça serão temas abordados durante palestra gratuita e aberta ao público, no próximo dia 05 de novembro, às 19h, no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. O encontro integra o calendário da Semana Nacional da Conciliação 2024. Para discutir o assunto, foram convidados o Defensor Público Geral, Henrique Costa da Veiga Seixas, a Segunda Subdefensora Pública Geral Jurídica, Dandy de Carvalho Soares, e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Pernambuco (Adepe), Clodoaldo Battista de Sousa. “Acesso à justiça, em sentido amplo, é a possibilidade de efetivar ou realizar direitos. Neste sentido, tanto a Defensoria Pública, que permite o acesso ao Judiciário a quem não pode pagar, quanto a conciliação, que permite às partes entrarem em acordo para solucionar sem judicializar ou desjudicializar um conflito, são instrumentos eficazes de acesso à justiça. A conciliação é benéfica”, detalha a coordenadora do curso de Direito e professora de Unit-PE, Tatiana da Hora. As inscrições serão feitas no link https://bit.ly/UnitPE.
“Usina Experience” reúne empreendedores no Sebrae-PE
Nesta terça-feira,( 5) das 13h às 18h, o auditório do Sebrae-PE, na Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife, será o palco da terceira edição do “Usina Experience”, um evento promovido pela Usina do Seguro que promete reunir empreendedores e profissionais em um encontro que tem foco na abordagem, crescimento de vendas e networking. Com um lineup formado por quatro palestrantes, o evento é uma oportunidade para quem busca adquirir novos conhecimentos a fim de elevar os negócios a um novo patamar.Ricardo Rodrigues, CEO da Usina do Seguro, ressalta que, durante o evento, os participantes poderão adquirir conhecimentos valiosos e estratégias práticas. As inscrições já estão abertas, custam 60 reais e podem ser feitas através do site Sympla.
Inscrições Abertas para Cursos e Oficinas do Centro de Promoção dos Direitos da Mulher em Recife
Até 7 de novembro, a Secretaria da Mulher do Recife está com inscrições abertas para novos cursos e oficinas no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, localizado na Rua do Bom Jesus. São 240 vagas disponíveis nas áreas de gastronomia, moda e produção audiovisual.Os cursos incluem temas como comidas natalinas, costura básica, confecção de kimonos e saídas de praia, montagem de ensaios fotográficos e métricas para Instagram, entre outros. As inscrições podem ser realizadas pelo aplicativo ou site do Conecta Recife.As aulas, que oferecem teoria e prática, têm início no dia 12 de novembro. Até o momento, o centro já qualificou mais de 380 mulheres.
Redação com assessorias- Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br