Museus do Recife abrem novas exposições a partir deste fim de semana

Os museus municipais do Recife entram no clima de renovação neste fim de semana, com a abertura de novas exposições que celebram a fotografia, a memória, as artes visuais e a cultura popular pernambucana. A programação acontece no Paço do Frevo, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães e no Museu de Arte Popular. No Paço do Frevo, estreia nesta sexta-feira (8) a mostra temporária “Maracatu – Antropologia Visual”, reunindo 40 fotografias que revelam diferentes olhares sobre a manifestação cultural pernambucana, reconhecida como patrimônio cultural. Com curadoria de Augusto Lins Soares, a exposição reúne registros de Lula Cardoso Ayres, Katarina Real, Fred Jordão e July P., além de vídeos, capas de discos, obras de arte, publicações e indumentárias ligadas ao universo do maracatu. O Paço do Frevo (@pacodofrevo) fica na Praça do Arsenal. O ingresso do museu custa R$ 10 e R$ 5 (meia). Às terças, a entrada é livre.Já o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães inaugura, neste sábado (9), três novas exposições simultâneas. “Carta ao Desejo”, com curadoria de Rebeka Monita, promove o diálogo entre obras do acervo do museu e trabalhos de artistas convidados, explorando temas como poesia, imaginação e utopia. “…Aquele Cheiro do Tempo”, da artista Luciana Borre, investiga o crochê contemporâneo e suas relações com memória, afeto e criação coletiva. Completa a programação “Garateia: Onde Ancora a Memória”, exposição do artista pernambucano Shell Osmo, inspirada nas vivências ribeirinhas da bacia do Pina. O MAMAM (@mamamrecife) fica na Rua da Aurora, 265. Funciona de quarta a sexta, das 10h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito. Outra opção para o público é a mostra “Escolas do Barro”, em cartaz no Museu de Arte Popular, que celebra os 40 anos do equipamento cultural valorizando a tradição da cerâmica pernambucana e os saberes populares de cidades como Caruaru, Goiana, Petrolina e Tracunhaém. O Museu de Arte Popular (@map.recife) fica no Pátio de São Pedro, casa 49. Funciona de quarta a domingo, das 10h às 16h. Acesso gratuito.
Domingos de fé no Instituto Ricardo Brennand
O Instituto Ricardo Brennand segue reunindo um público fiel para sua programação religiosa realizada na Capela Nossa Senhora das Graças. A agenda de missas dominicais, que já se tornou tradição mensal, acontece sempre no primeiro e no terceiro domingo de cada mês. No próximo dia 17, a celebração será conduzida pelo Padre Josenildo Cândido, a partir das 12h, em um momento de fé e contemplação em um dos espaços mais belos do complexo cultural da Várzea.
AMPPE celebra 80 anos com agenda que reúne lideranças nacionais no Recife
O Recife será, entre os dias 12 e 14 de maio, o centro das discussões institucionais do Ministério Público brasileiro ao sediar uma programação especial em celebração aos 80 anos da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE). A agenda reunirá autoridades do Judiciário, membros do Ministério Público de diversas regiões do país e convidados em uma série de atividades que incluem seminários, reuniões estratégicas e programação cultural.O Seminário de Comemoração dos 80 anos da AMPPE vai reunir representantes de diferentes regiões do país em uma agenda voltada ao debate institucional, intercâmbio de experiências e fortalecimento do Ministério Público brasileiro. O evento, que contará com palestras, painéis, reuniões estratégicas e apresentações culturais, tem o patrocínio de Suape e Lafepe e apoio institucional do Ministério Público de Pernambuco e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.“A AMPPE atravessou momentos decisivos da história do país, esteve presente em pautas sociais relevantes e sempre buscou representar os membros do Ministério Público em seus pleitos e demandas. Celebrar 80 anos é preservar esse legado e, ao mesmo tempo, renovar compromissos para que essa trajetória siga pautada pela humanização, transparência e solidez institucional”, afirma Helena Martins, presidenta da entidade.A abertura acontece no dia 12, no auditório Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Boa Vista, às 18h.
Secretaria de Administração Penitenciária inaugura biblioteca no Presídio de Itaquitinga
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE) marcou mais um avanço no sistema prisional do Estado. O Presídio de Itaquitinga 1 (PIT 1), localizado na Mata Norte, recebeu a sua primeira biblioteca destinada às pessoas privadas de liberdade (PPLs).O espaço, que recebe o nome do policial penal Rinaldo Rodrigues da Silva (In Memoriam), foi entregue com mais de seis mil exemplares e dois mil títulos catalogados nos diversos gêneros literários. O acervo contou com doações do Ministério Público Federal e Estadual, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) – por meio do projeto Caixa de Leitura – da Editora Vozes, entre outras instituições. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso à leitura, promover a reinserção social por meio do conhecimento, bem como incentivar a participação no programa Remição de Pena pela Leitura. Todas as unidades prisionais do Estado passam a ter biblioteca ou sala de leitura.
Caminho do Bem e Grupo Maria Dolores realizam grande encontro no Recife
Interessados já podem fazer reservas para mais uma edição do Seminário “As Cartas de Paulo – Carta aos Coríntios”, realizado pela ONG Caminho do Bem e Grupo Espírita Maria Dolores. Será dia 29 de agosto próximo, das 8h à 18h,com palestrantes de renome do país como Victor Hugo (Minas Gerais}; Saulo César (Brasília); Gustavo Silveira (Minas Gerais) e Jorge Elarrat ( Rondônia). O encontro ocupará o Centro de Eventos MV Empresarial- Presidente Dutra. 298, Imbiribeira . Informações: 81-982066099 (WhatsApp) . O tradicional evento já tratou em anos anteriores de pautas importantea para a comunidade espírita do estado como “ O Encontro de Jesus e Paulo de Tarso”, “ Cartas aos Romanos”,entre outras agendas , reafirmando os compromissos com o estudo profundo e ações humanitárias na região. A iniciativa integra ações em prol da sede própria para a ONG Caminho do Bem e Maria Dolores , parceiras que dividem espaço no Pina. O novo espaço prevê salas de aula, oficinas profissionalizantes, consultórios, entre outros , ampliando a capacidade de atendimento à comunidade ali realizados.
Sesc Piedade abre vagas para Oficina de Uso Seguro do Celular
Segundo relatório divulgado pela BioCatch em 2025, 51% dos brasileiros afirmam já ter caído em algum golpe digital, principalmente os aplicados por meio de mensagens de texto e por ligações de telefone. Dessa forma, o Sesc Piedade abre as inscrições para a Oficina de Uso Seguro do Celular com 30 vagas para pessoas a partir dos 18 anos, mas é indicada principalmente para pessoas idosas.As aulas, que começam a partir do dia 4 de julho, acontecem nos sábados das 14h às 16h. Os conteúdos que serão ministrados abordam conteúdos práticos e orientações sobre os principais golpes, contribuindo para um uso mais seguro do celular. Problemas relacionados ao compartilhamento indevido de informações, formas seguras de transações de dinheiros, e como identificar golpes por email e mensagens de texto são alguns dos temas que os inscritos terão contato. O foco no público idoso se dá pela menor familiaridade da maioria com as redes sociais e as novas tecnologias, e o curso se propõe a trazer esses ensinamentos evitando que mais vítimas sejam feitas.As inscrições, que já estão abertas e seguem até completar as vagas, acontecem presencialmente na Central de Relacionamento do Sesc Piedade os interessados devem levar 1kg de alimento não perecível ao se inscrever.
Redação com assessorias e veículos – Foto: Hugo Muniz/Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br