Multas com a Justiça Eleitoral podem ser pagas pela internet
Eleitores em dívida com a Justiça Eleitoral podem emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar as multas devidas pela internet, sem que seja necessário ir ao cartório eleitoral. A multa é aplicada para quem não justificou a ausência às eleições, não se apresentou aos trabalhos eleitorais ou realizou o alistamento eleitoral fora do prazo legal, conforme prevê o Artigo 8º do Código Eleitoral. Com o pagamento, o eleitor passa a ter a situação regularizada. A quitação de multas está disponível na página do TSE e nos portais dos tribunais regionais eleitorais (TREs). O serviço pode ser acessado a qualquer momento.
Segundo o TSE, o eleitor não precisa comprovar o pagamento no cartório, pois a comprovação ocorre de forma automática por meio do Sistema Elo, em até 48 horas após o recolhimento do valor. Caso o pagamento seja feito por PIX ou cartão de crédito, a quitação se dará de forma automática, em alguns segundos.
O Código Eleitoral estabelece que o eleitor sem condições financeiras para arcar com dívidas eleitorais ficará isento do pagamento de multa, desde que comprove a situação de vulnerabilidade socioeconômica. O TSE esclarece também que se o título estiver na situação “cancelado”, devido a três ausências consecutivas injustificadas às eleições, além de pagar as multas devidas, o eleitor deve requerer revisão ou transferência de domicílio para regularizar a situação, caso não existam outras restrições. As operações podem ser realizadas pelo Autoatendimento Eleitoral – Título Net. Outros esclarecimentos podem ser solicitados ao cartório da zona eleitoral responsável pelo título ou ao cartório responsável pelo município do novo domicílio eleitoral.
Maio Amarelo alerta sobre segurança no trânsito
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, o movimento Maio Amarelo é uma campanha que ocorre anualmente durante o mês de Maio. A iniciativa foi criada pela ONU em 2011 e, em 2014, foi instituída no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.Até o início de 2023, cerca de 27 países aderiram ao movimento Maio Amarelo, somando 423 cidades ao redor do mundo. Além disso, 1425 empresas já demonstram apoio à iniciativa, principalmente do segmento de delivery. É importante alertar sempre motoristas, ciclistas e pedestres sobre os cuidados. De acordo com o professor da Estácio e especialista em Segurança de Trânsito, Anderson Manzoli, os acidentes por falha mecânica são causados majoritariamente por falta de manutenção. Por isso, necessário se faz a revisão dos veículos em dia.
No entanto, Manzoli também destaca : “A infraestrutura viária muitas vezes é pensada e dimensionada apenas ao condutor de carros, deixando os veículos de transporte público urbano, pedestres e ciclistas de fora dos projetos de infraestrutura. Esse modelo tende a gerar acidentes de causa indireta também, pois o aumento de condutores de carro tornou as vias mais congestionadas, deixando-as perigosas para o uso de quem não esteja utilizando esse meio de transporte. Além disso, cabe ao poder público dispor a sinalização viária de forma correta, obedecendo as normas”, afirma o especialista. Ele lembra que o fator humano é bastante relevante nos acidentes pois muitas pessoas negligenciam ou desconhecem as regras e riscos de trânsito. As ações do Maio Amarelo são essenciais para motivar comportamentos mais humanos e senso de pertencimento, para que os condutores passem a ver ciclistas e pedestres como iguais.
Acidentes de trânsito são bastante comuns. Com isso, em caso de acidentes envolvendo vítimas, tanto Anderson Manzoli quanto o cirurgião geral de urgência e trauma e docente da IDOMED, Dino César Pereira da Motta, afirmam que o importante é manter a calma e ligar para o atendimento de urgência, seja você pedestre ou motorista. “A melhor orientação é chamar diretamente o SAMU, descrever detalhadamente o ocorrido e o estado das vítimas, isto é, se preso em ferragens, inconscientes, com sangramento. Jamais deve-se mover ou transportar uma vítima, pois a equipe é treinada para imobilizar e remover adequadamente, além de possuírem conhecimento de quais medidas tomar no momento”, afirma Motta. Ainda segundo o cirurgião, dependendo do acidente, a vítima deve passar por procedimentos multidisciplinares para tratar possíveis complicações. No entanto, Manzoli e Motta afirmam que a melhor maneira de evitar acidentes graves é aumentar a conscientização dos pedestres e motoristas, além de sinalizações mais bem distribuídas pela cidade.
Empresas devem investir na prevenção de acidentes de trânsito
A Campanha Maio Amarelo é um movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito, e as ações de prevenção também devem entrar na pauta das empresas privadas. Isso porque, no Brasil, as empresas podem ser consideradas responsáveis pelos acidentes de trânsito de seus funcionários durante o trabalho, no deslocamento para atendimento externo, ou mesmo no percurso casa-trabalho-casa. Ou seja, em caso de acidente, a empresa pode ser responsabilizada pelos danos causados. “Assim, é importante que todas as empresas também adotem medidas preventivas para garantir a segurança no trânsito, como a realização de treinamentos para os funcionários, a fiscalização do cumprimento das leis de trânsito e o uso de equipamentos de segurança, como o cinto de segurança e o capacete” – reforça o Médico do Trabalho da Clínica Três Marias, Dr. Niltes Júnior.Nesse sentido, a Campanha Maio Amarelo pode ser uma excelente oportunidade para reforçarem sua segurança do trabalho, incluindo não somente a prevenção de acidentes no ambiente laboral, mas também de acidentes de trânsito, atuando de forma preventiva para a segurança e bem-estar de seus funcionários.
Seletiva para emprego no Grupo Mateus continua em Paulista
Programado para iniciar suas operações em meados do mês de agosto, continua em Paulista o processo seletivo de currículos para preenchimento de vagas de emprego oferecidas pelo Grupo Mateus. As fichas cadastrais e entrevistas estão sendo realizadas nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município, localizada no prédio da Agência do Trabalho da cidade, na Praça Frederico Lundgren, S/N, no Centro. O atendimento ao público interessado para o recebimento de currículos acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e o processo de entrevistas para os selecionados acontece até às 18h.As inscrições também podem ser realizadas pelos seguintes endereços: https://curriculo.grupomateus.com.br/ https://grupomateus.gupy.oi.
Olinda: Policlínica Sony Santos promove turno estendido para serviços de saúde
Uma boa nova: A Secretaria de Saúde de Olinda, através da Diretoria de Atenção Especializada passa a realizar turno estendido para atendimento de saúde na Policlínica da Mulher Sony Santos, na Avenida Pres. Kennedy, 3433, em Peixinhos. Os atendimentos serão oferecidos para o público em geral, das 16h às 20h. No local, consultas com ginecologista, nutricionista, clínico geral, exames de prevenção, ventosaterapia, auriculoterapia, medição de glicose e pressão arterial, entre outros serviços de saúde. O espaço também movimenta um posto de vacinação contra Influenza e Bivalente contra a Covid-19.Vale lembrar que o público prioritário (pessoas a partir dos 18 anos) da vacinação Bivalente contra Covid-19 deverá obedecer o intervalo de quatro meses entre a última dose do esquema básico, bem como ao mesmo tempo receber a vacina contra gripe. Para receber atendimento, basta apresentar os documentos de identificação oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS.
Paulista amplia oferta da vacina influenza
A partir de hoje, segunda-feira (15) será ampliada a vacinação contra a Influenza no município do Paulista. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde, divulgada através da Nota Técnica Nº 36/2023-CGICI/DPNI/SVSA/MS. A imunização deste público continuará sendo feita os locais pré-definidos pela Secretaria de Saúde do Paulista, conforme a lista em anexo.
De acordo com a coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Paulista, a vacinação para o público geral a partir dos 6 meses acontece nas salas de vacina de unidades de Saúde e policlínicas designadas na lista, de segunda a sexta, das 8h às 16. No polo itinerante do Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I, a vacinação será para crianças a partir de 5 anos de idade a adulto, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
De acordo com a publicação do MS, a ampliação da oferta para toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade, acontece devido ao aumento de internação de infecções respiratórias e do estoque de doses de vacinas. O órgão federal ressaltou na nota que Embora, pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença.
Diante disso, é reforçada a importância no documento para que as pessoas dos grupos prioritários busquem pelo imunizante, como as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros.
Conforme a nota técnica, a ampliação se fundamenta no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos por este Ministério da Saúde, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante o período do outono e inverno. “Nestes períodos as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural, o que somado aos fatores apontados acima, facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para outra”, concluiu o documento
Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação
E-mail redacao@blogdellas.com.br