Meninas da Ginástica Rítmica conquistam Ouro para o Brasil

 

A seleção brasileira de ginástica emplacou mais uma conquista inédita ao faturar a medalha de ouro na etapa de Portimão (Portugal) da Copa do Mundo. Neste domingo (7), Duda Arakaki, Nicole Pircio, Giovanna Silva, Victória Borges e Sofia Madeira (e Julia Kurunczi como reserva) arrebatou o público com uma apresentação irretocável que recebeu nota 34.600, superando potências na modalidade, como a Espanha (34.450) que ficou com a prata, e a Itália (33.800) com o bronze.“ Elas conseguiram fazer uma apresentação sem erros visíveis. A gente sabe que, se não falharmos, vamos ao pódio. Além disso, ainda conseguimos o ouro, o que não esperávamos, porque foi a vez de a Itália errar. Certamente, esse resultado vai fortalecer a confiança de todas, para nos mantermos firmes nessa caminhada”, avaliou a treinadora Camila Ferezin, em depoimento à CBG .Para a treinadora, o apoio da torcida lusitana que vibrou e bateu palmas durante a apresentação foi um estímulo .Desde o ano passado, o país vem ascendendo no cenário internacional. Em setembro, conseguiu seu melhor resultado na história ao ficar no top 5 no geral do Mundial, em Sófia (Bulgária). Nesta temporada, em abril, a paranaense Bárbara Domingos, de 23 anos, faturou no dia 7 o bronze na fita – primeira medalha do país na disputa individual – na etapa da Copa do Mundo, na Bulgária; e uma semana depois conseguiu um ouro inédito, também na fita, no Grand Prix de Thiais (França).

Na busca por uma vaga na competição por equipes nos Jogos de Paris (França) – serão 14 conjuntos (com cinco ginastas cada) – o Brasil terá de disputar uma das cinco vagas disponíveis no Campeonato Mundial da modalidade, entre 23 e 27 de agosto, em Valência (Espanha). Caso não consiga, terá uma última chance de classificação se for campeão no Campeonato Pan-Americano, previsto para ocorrer entre abril e maio de 2024.A disputa individual de Paris terá 24 ginastas, com limite de duas representantes por país. O Mundial de Valência distribuirá 14 vagas, enquanto o Campeonato Pan-Americano premiará a atleta campeã.O Brasil nunca conquistou medalhas na ginástica rítmica em Olimpíadas. O melhor desempenho individual foi o 23º lugar de Natália Gaudio, na Rio 2026. Na disputa por equipes, o país alcançou duas vezes a oitava posição, nas edições de 2000, em Sydney (Austrália), e 2004, em Atenas.

 

Loja colaborativa “Patteo Social” beneficia o NACC

 

 

Durante o mês de maio, o espaço “Patteo Social”, no Shopping Patteo Olinda, vai beneficiar o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). A loja colaborativa recebe mensalmente instituições e organizações não governamentais para venda de produtos e tem 100% da renda revertida para a manutenção dos projetos sociais selecionados.No espaço, estão sendo comercializados produtos institucionais do NACC, como estojos, bolsas, cadernos, camisetas, entre outros. Além disso, itens produzidos artesanalmente por voluntárias do NACC também estão à venda, como jogos de cama, lixeirinhas de carro, suplats, panos de prato, bolsas em crochet, biscoitos e mais. O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer também levou para a loja alguns itens do seu bazar. O espaço “Patteo Social NACC” está localizado no piso L2 do centro de compras e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Shopping Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

NACC – Fundado em 1985, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), nos Aflitos, oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica , através do apoio às crianças carentes em tratamento e seus familiares. Mantido exclusivamente através de doações e contando com a ajuda de profissionais e voluntários, a instituição disponibiliza todos os seus serviços gratuitamente para que possam dar continuidade ao tratamento com dignidade. Através do apoio da sociedade civil, o NACC consegue oferecer hospedagem; alimentação e fornecimento de cestas básicas, leite e suplementação alimentar; transporte e auxílio passagem; sala de aula, brinquedoteca e programas educativos; além de acompanhamento com profissionais de Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Odontologia para apoiar o tratamento das crianças atendidas.

 


Centro universitário promove ação para declarantes do IR

 


O Centro Universitário UniFBV Wyden vai realizar no Laboratório de Prática em Gestão uma central gratuita para prestar ajuda a pessoas para declararem seu Imposto de Renda (IR). Os alunos do curso de ciências contábeis da Wyden vão promover a ação no Laboratório em todas as terças-feiras do mês de maio, das 14h às 19h, com a ajuda e supervisão dos professores do centro universitário. O número de atendimentos, por dia, poderá variar de 10 a 15 pessoas. A ordem de atendimento será por ordem de chegada.Quem for declarante precisa portar alguns documentos: Para identificação: RG, CPF, título eleitoral, cópia do último IR declarado, dados bancários; Para informar rendimentos: informe das empresas que trabalhou em 2022; informe das instituições bancárias em que tem conta; recibo de pagamento de aluguel; comprovantes de saque de FGTS ou aposentadoria; Para informar despesas: recibos e notas fiscais de gastos com consultas médicas, odontológicas, exames, plano de saúde; Recibos de gastos com educação em qualquer nível de ensino (fundamental, médio, superior, técnico); Para declarar bens ou imóveis: dados transacionais (nome e CPF do comprador, nome e CPF do vendedor, valores, recibos, forma de pagamento); bens financiados (nome do banco, valor financiado, valor de entrada, valor das prestações); para imóveis próprios (folha inicial do carnê do IPTU).

 


Obesidade emocional pode estar relacionada com depressão e estresse

 


A obesidade emocional, como fruto da compensação alimentar, é desencadeada por problemas como solidão, luto, rejeição, arrependimento, medo e sentimento de fracasso. É um quadro que muita gente pode demorar a perceber que desenvolveu. A comida em excesso provoca alterações no índice de gordura corporal, aumento de taxas e pode gerar inúmeros problemas de saúde. Essa realidade também pode acontecer com pessoas que apresentam o quadro de depressão, ansiedade e até mesmo estresse.Os fatores que desencadeiam a obesidade emocional podem ser diversos. Entre eles, o estilo de vida, a experiência das pessoas, traumas, situações intensas. A causa pode ser particular de cada indivíduo, apesar das condições mais populares para essa causa, como os transtornos mentais mencionados, como é o caso dos contextos depressivos e ansiosos. Segundo o professor e psicólogo do Centro Universitário dos Guararapres (UNIFG), Aluísio Soares, usar a comida, principalmente, as ricas em calorias, gorduras e frituras, pode ser uma fonte imediata de conforto emocional para lidar com o tédio, a angústia, vergonha, raiva, estresse, solidão e outros sentimentos.

“Mudança no estilo de vida, no que diz respeito a certos tipos de alimentos que não eram consumidos na mesma proporção atual e o impacto de aspectos como retraimento social, percepção distorcida sobre a própria imagem corporal e o nível da qualidade de vida são claros sinais de alerta”, ensina. Muitas pessoas podem confundir a obesidade emocional com a compulsão alimentar. O primeiro distúrbio é caracterizado pelo processo de enfrentamento de uma, ou mais situações, emocionalmente intensa, ou seja, dentro de uma perspectiva traumática, existe o consumo alimentar para compensar os sentimentos de frustração gerados pela realidade atual. O ato de comer de forma intensa para sentir satisfação emocional. Já a compulsão alimentar é classificada como um distúrbio também, onde a ingestão de alimentos ocorre mesmo sem a presença de fome ou necessidade física. “Perde-se o controle sobre o que se está ingerindo, sobre a qualidade dos alimentos. Essa é uma das suas principais características”, comenta.Em todos os casos, principalmente, o de obesidade emocional, é indicado a procura por um profissional de psicologia e psiquiatria para associar o tratamento com as áreas de nutrição e endocrinologia, que podem contribuir com avaliações clínicas, importantes para o cuidado interdisciplinar de quem sofre com esse quadro.

 


Paulista terá primeiro empreendimento da Pitta Marinho Engenharia

 


Como destaque do Litoral Norte, na expansão e chegada de grandes e médias empresas, Paulista vai receber o primeiro empreendimento da Pitta Marinho Engenharia na cidade. A estimativa é de que sejam investidos R$ 2 milhões na operação. As informações foram apresentadas durante um encontro realizado, nesta sexta-feira (05.05) com representantes da gestão municipal, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no centro da cidade.

Na ocasião, o CEO da empresa, Rogério Pitta Marinho, falou dos motivos que fizeram com que a empresa, que tem mais de 40 anos de existência, empreenda no município. “Observamos em Paulista uma excelente oportunidade para investir. O ambiente de negócios na cidade está muito favorável. Já adquirimos uma área aproximada de 700 metros quadrados, que vai ocupar 20 apartamentos tipo ‘pilotis’. Ficamos muito satisfeitos pelo tratamento que a Prefeitura está dando nos aspectos de licenciamento”, frisou o empresário. Ainda sobre o empreendimento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, destacou a vinda da nova operação ao município. “Vemos aqui um novo testemunho de confiança do setor privado em nosso modelo de trabalho. Os empresários investem onde são atendidos e onde recebem o apoio da gestão pública para gerar emprego e renda”, concluiu o secretário.

 


Coleta seletiva ajudará catadores

 


A Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Paulista lança, nesta segunda-feira (08.05), às 8h30, a campanha de coleta seletiva Ecopaulista. O evento será na Escola Municipal Carlos Wilson, no Janga. A iniciativa, que tem como mote “Agora, a coleta seletiva vai até você!”, irá estimular os estudantes da Rede Municipal a atuar como multiplicadores de informações. Os interessados, principalmente síndicos de condomínios e proprietários de supermercados, em aderir ao programa, precisam acessar o WhatsApp (81) 9.8965.7738. O trabalho contará com o engajamento da Secretaria de Educação.O material recolhido pela Prefeitura será direcionado para a Associação de Catadores União e Força e a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável João Paulino . A Gestão contará com dois caminhões do tipo baú para transporte de papel, plástico, vidro e metal. A I9º Paulista Gestão de Resíduos também vai se engajar no movimento. As 500 primeiras pessoas que fizerem cadastro, que é feito, exclusivamente, via WhatsApp, ganharão uma ecobag. A campanha fará a distribuição de duas mil cartilhas e três mil ímãs de geladeiras.”O trabalho tem dois aspectos importantes. Os catadores terão a oportunidade de ampliar a renda e a cidade ficará mais limpa, evitando a formação de pontos críticos e o lançamento do lixo em canais, galerias e canaletas “, enfatizou o secretário de Obras e Serviços Públicos, engenheiro George Freitas.Os catadores serão contemplados com EPIs e terão, também, a missão de trabalhar como agentes multiplicadores de informações.

 

Olinda atinge 65% da cobertura vacinal contra gripe na rede de saúde

 

 

A Secretaria de Saúde de Olinda, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), atingiu a cobertura vacinal de 65,49% da população olindense contra a Influenza. Essa porcentagem representa o primeiro lugar na I GERES e terceiro lugar no Estado, ficando atrás dos municípios de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. O Dia D de vacinação contra a gripe e Covid-19 no último sábado em toda rede de saúde de Olinda e sete policlínicas, além do Shopping Patteo. A coordenadora do PNI , Clara Pires, explica que a campanha foi importante para atualização da caderneta vacinal contra a Covid e a Influenza. “Somente no ponto de vacinação do Shopping Patteo, foram administradas 1.020 doses de Influenza e 797 doses de CovidBivalente. Nas unidades de saúde tivemos uma excelente adesão,e isso nos faz acreditar que até o final do mês iremos atingir os 100% contra a Influenza, visto que todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas estão engajadas para atingir a cobertura vacinal dos Olindenses”, garante a coordenadora.A Campanha continua até o dia 31 de maio em todas as Unidades de Saúde de Atenção Básica, Policlínicas no Carmo, São Benedito, Ouro Preto, Rio Doce I e II, Jardim Fragoso, Martagão Gesteira, além do posto no Shopping Patteo, em Casa Caiada. O atendimento nos postos está disponível das 8h às 16h. Já no Patteo, funciona das 9h às 16h.O público prioritário (pessoas a partir dos 18 anos) da vacinação Bivalente contra Covid-19 deverá obedecer o intervalo de quatro meses entre a última dose do esquema básico, bem como ao mesmo tempo receber a vacina contra gripe.

 

Curso: Estratégia de Visual Merchandising para mulheres

 

 

Mais um curso de capacitação para mulheres empreendedoras, realizado pela Secretaria da Mulher do Paulista até essa terça-feira (09, com dois grupos. O curso de Estratégias de Visual Merchandising conta com aulas das 13h às 17h, no Espaço Fêmea, no Paulista North Way Shopping. Com duas turmas terá aulas nas segundas e quartas e nas terças e quintas. A segunda turma ainda possui vagas, que podem ser garantidas através do número (81) 999120337. As oficinas são destinadas para as mulheres do Paulista com mais de 18 anos que queiram aproveitar a oportunidade.

Redação com veículos e assessorias- Fotos: Divulgação

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar