Juventude Code orienta e educa grupos de baixa renda

 



Uma boa iniciativa que promove a transformação e desenvolvimento social, tendo como trilha a educação: O Instituto MRV, braço social da MRV&CO, por meio do projeto Juventude Code, vai formar mais 60 jovens neste ano. A iniciativa, pelo Porto Digital, entra no segundo ano de operação ensinando programação a jovens de baixa renda no Recife. O projeto, chamado “Juventude Code: Clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social”, desenvolve estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, na comunidade do Pilar. Durante seis meses, eles imergem na cultura digital com o objetivo de transformar ideias sociais em projetos prototipados para serem lançados ao mercado. “Muito orgulho do Educar para Transformar! Ele é o nosso chamamento público e um dos pilares do Instituto MRV. Nessa oitava edição com a Porto Digital , incentivamos o uso de metodologias ativas de ensino e de práticas que dão mais vida à escola e estimulam o envolvimento do aluno com a sua própria aprendizagem. Além de, claro, contribuir para o desenvolvimento de toda comunidade escolar. E é por meio do projeto Juventude Code que estamos conseguindo realizar isso no Pilar”, comenta Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV.

O ponto de partida é o exercício de olhar e sentir as necessidades vividas pelos moradores do Pilar. A partir da identificação de soluções que podem melhorar a vida da região, seja de cunho social, educacional, lazer ou econômico, a turma se divide em grupos para iniciar o desenvolvimento da ideia. Nesse processo de aprendizagem, os jovens participam de palestras, mentorias, estudos e oficinas.Em 2022, primeiro ano de execução do Juventude Code, foram 60 estudantes formados e seis projetos apresentados: formação profissionalizante; alfabetização de jovens e idosos; criação de uma rádio comunitária para a divulgação dos serviços e comércios informais da região; área de convivência; formações de curta duração; e um negócio de reciclagem como forma de geração de trabalho e renda.

Além do trabalho desenvolvido com os jovens, o Juventude amplia sua atuação com os professores da Escola Técnica Estadual. Desde o início do projeto, em 2022, 18 deles foram capacitados e levaram para sala de aula conteúdos que tenham o atravessamento da programação.O Juventude Code foi um dos cinco projetos nacionais selecionados pelo oitavo edital Educar Para Transformar, do Instituto MRV, em 2021. Durante dois anos, os eleitos pela votação popular recebem aporte de R$ 200 mil para o desenvolvimento da iniciativa, além de capacitações, consultorias, acompanhamentos e conteúdos pedagógicos complementares. Neste ano, serão desenvolvidas mais duas turmas, chegando à marca de 120 jovens formados.


Saúde: Os benefícios da manga, a fruta do verão



Nutritiva, responsável por fortalecer o sistema imunológico, rica em fibras e fonte de minerais. Amanga é uma fruta facilmente encontrada nos mercados, sacolões e nas ruas, nesta época do ano. A nutricionista e docente do curso de Nutrição da Estácio, Lidiani Figueiredo Santana, explica que, apesar das variedades, todos os tipos de manga possuem fibras, antioxidantes, vitaminas como A e C e são fonte de minerais, como cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio.
“Por possuir vitaminas C e A, a manga ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico, atuando na prevenção de doenças. A vitamina A contribui com a integridade da pele e das mucosas, impedindo a invasão de patógenos que podem causar problemas de saúde. Sua deficiência reduz a resistência a infecções, por exemplo. Já a vitamina C, evita o dano das células do corpo e aumenta a imunidade. Vale destacar que não produzimos a vitamina A ou C, mas precisamos delas para a defesa do organismo”, afirma a nutricionista.

Lidiani explica, ainda, que a fruta contém antioxidantes e fibras solúveis que contribuem para o bom funcionamento das artérias, equilibram a frequência cardíaca e os níveis de colesterol LDL, conhecido popularmente como o colesterol ruim – que, se tiver em excesso, pode entupir veias e artérias, elevando o risco de infarto. A manga também auxilia no bom funcionamento do cérebro. Como tem ácido glutâmico (glutamina), um aminoácido importante para o órgão, a fruta pode ajudar na concentração e melhora da memória. Já foram catalogadas mais de 1,6 mil tipos de manga em todo o mundo. No Brasil, é possível encontrar cerca de 10 variedades da fruta. As mais comuns são espada, palmer, tommy atkins e rosa. “A manga é uma fruta com sabor e aroma muito marcantes, além de ser grande fonte de vitaminas, carotenóides e carboidratos. Portanto, é uma fruta muito funcional. Como existe uma grande diversidade de espécies, com sabores e cores diferenciadas, a manga favorece combinações para preparação doces e salgadas, frias e quentes”, destaca a professora do curso de Nutrição da Estácio.

 


Casa das Rainhas terá frevo, empreendedorismo e inclusão nesta sexta-feira

 



O Projeto Casa das Rainhas volta com força em 2023 depois de dois anos em formato reduzido por conta da pandemia. A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, apoia a iniciativa, sustentada por empreendedorismo e inclusão. O projeto é executado por mulheres empreendedoras na área plus e acontece na próxima sexta (03), na Praça Monsenhor Fabrício, em frente ao Palácio dos Governadores. A programação começa às 15h com a Feira Du Chef. Serão dez empreendedoras do segmento plus e 15 de gastronomia e a ação segue até às 22h. À venda, produtos variados como lingerie, roupas, maquiadoras, moda praia, brincos, colares, pulseiras e acessórios carnavalescos.
As apresentações têm início a partir das 18h, com direito ao concurso das Rainhas Plus Size, o grupo percussivo Kallinas, Companhia Trocadilho de Dança, desfile de bonecos gigantes e o bloco As Mil Faces de Uma Plus.

 


Em Paulista, empreendedores terão benefícios oferecidos pelo Santander

 



Em visita realizada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, representantes do Banco Santander apresentaram os benefícios oferecidos pela instituição financeira na cidade, como produtos competitivos para os empreendedores no município. De acordo com o gerente comercial do Banco Santander, Mário Borges, o crescimento avançado da cidade, assim como o aumento de oportunidades econômicas, justificam a renovação e investimento nos produtos oferecidos. “Nossa diretoria executiva, superintendência regional e a gerência geral de Paulista, tem olhado para o município no sentido de ser a cidade que mais se expande no setor de negócio na região. Os estudos de nossos analistas demonstram isso, então, vamos levar treinamentos e cursos de capacitação financeira para a economia local e certificá-las em relação à contabilidade básica e gestão de negócios”, explicou o representante da instituição bancária. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, ressaltou que a cidade do Paulista, em seu crescimento econômico, tem chamado a atenção do sistema financeiro, que, por sua vez, enxerga a oportunidade de oferecer benefícios para os empreendedores da cidade do Paulista.

 


Mercado de estética segue em crescimento no Brasil

 


Com a globalização das economias e aumento da expectativa de vida, as sociedades têm vivenciado uma era orientada por busca de qualidade de vida, estética, produtos e serviços diferenciados e inovadores. Todas as empresas diante desse cenário passaram a investir na busca pela qualidade dos produtos e serviços que oferecem a este mercado. O esteticista atua realizando diversos procedimentos e técnicas que visam não só a melhora da aparência física e beleza, mas principalmente a saúde e bem-estar da população. O profissional de estética desempenha um papel importante junto a equipe multidisciplinar da saúde, contribuindo para a melhora da autoestima do cliente.A coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Wyden, Alice Bella Lisbôa, avalia que o Brasil se encontra muito bem-posicionado no mercado global, tanto em questão de oferta de produtos e serviços, quanto em potência de mercado consumidor ávido por novidades cosméticas e procedimentos estéticos. “O setor está em crescimento, e seu público-alvo é sempre amplo”, comenta.Segundo a Forbes, o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International apontou que o Brasil é o quarto principal mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás de Estados Unidos, China e Japão, respectivamente. O ramo de serviços voltados para beleza é uma das áreas com maior crescimento em 2022. Inclusive, após crise da pandemia, o setor voltou a se recuperar rapidamente.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até 2060 a população maior de 65 anos será de 25,5% no Brasil. Sendo assim, a procura por um envelhecimento saudável, bem-estar e o consumo de produtos e procedimentos estéticos devem ser cada vez maior para acompanhar o envelhecimento da população. Para Alice Bella Lisbôa, a incorporação de novas tecnologias e inteligência artificial no universo da estética é uma realidade que deve fazer parte do futuro, garantindo avaliações mais precisas e protocolos mais individualizados com produtos e cosméticos elaborados exclusivamente para cada cliente. “Acredito que o grande desafio para a profissão e seus profissionais, seja acompanhar e se apropriar de toda essa tecnologia e inovação sem perder o contato, calor humano e acolhimento que buscamos ao procurar um profissional e estabelecimento estético para cuidar do nosso corpo, pele, cabelo e principalmente da nossa autoestima e amor próprio”, declara a profissional.

 


Psicólogo dá dicas para evitar crises ansiosas na volta às aulas

 


Início de mais um ano letivo, novos desafios escolares. Aulas, estudos, provas, trabalhos e a pressão por sempre conseguir melhores resultados podem favorecer o aparecimento de crise de ansiedade no ambiente escolar. Taquicardia, mãos suando frio, medo ,inquietação, são sintomas que podem indicar que uma pessoa está em desequilíbrio. Segundo o professor do curso de Psicologia do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Aluísio Soares, o processo de acolhimento dos estudantes na volta às aulas vai para além da recepção na escola. Acolher, nesse sentido, significa personalizar o processo de chegada dos estudantes, compreendendo suas singularidades e necessidades individuais, levando em consideração a sua história de vida, suas dificuldades e estímulos. “A ansiedade é um processo que estará presente neste momento, devido à expectativa que se cria sobre o início de um novo ano letivo, novas possibilidades, novas amizades, novos estilos e dinâmicas. Isto com certeza mexe com o psicológico dos alunos. Como estratégia de cuidado, a escola pode trazer recursos pedagógicos lúdicos, que promovam uma imersão dos estudantes nas demandas emocionais que possam surgir, como a expectativa que se cria sobre as novas avaliações, interações e atividades escolares”, ensina.

Para entender as crises de ansiedade nas escolas do Recife e RMR no ano passado, Alusío reflete analisa que em 2020 e 2021 foi um período mais intenso por questões relacionadas a Covid. “Levando em consideração este fenômeno, as demandas psicológicas tiveram um aumento sem precedentes, transformando situações cotidianas em algumas espécies de “gatilhos”, que promoviam desconfortos, crises de ansiedade ou agressividade”, enfatiza. Para lidar com esse cenário, é preciso a presença de um psicólogo nas escolas públicas e particulares para atuar no preventivo. O profissional vai atuar criando estratégias de cuidado que fomenta o acolhimento de emoções e o entendimento individualizado de cada estudante no ambiente familiar e escolar. “O suporte da rede de apoio é fundamental no processo de acolhimento do estudante neste processo de volta às aulas. A escola tem o papel de conduzir a escolarização do processo, a construção da ideia do processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, assertivo e acolhedor. É em um ambiente doméstico, com uma rede de apoio em fortalecimento que os estudantes terão possibilidades de amparo diante de suas angústias e incertezas”, finaliza.

 


Emprego: Ocupações em 2023 estão mais tecnológicas e exigem qualificação

 


Para estar preparado e aproveitar melhor as vagas no mercado de trabalho é preciso estar capacitado. Para quem ainda não sabe por qual área seguir, o LinkedIn divulgou uma lista com os cargos com maior demanda no país. A pesquisa demonstra as carreiras que registraram um crescimento na base de usuários no site nos últimos cinco anos. Destacam-se cargos de tecnologia, análise de dados e sustentabilidade, dentre outros. Rumo à qualificação, as instituições de ensino superior têm criado cursos e opções de metodologias incluindo os cursos híbridos que, de acordo com a pesquisa Tendências no Ensino Superior divulgada pelo Semesp, estão ainda mais consistentes.Hugo Meza, economista e docente da Estácio, comenta que o aquecimento verificado no comércio em 2022, tende a continuar. Ele ressalta ainda que, passadas as eleições presidenciais, a parcela da população e das empresas que aguardavam a definição do cenário político brasileiro para determinar investimentos ou estratégias futuras, já podem dar continuidade aos projetos. O economista ainda afirma que a pandemia acelerou muitos dos investimentos em tecnologia e quem deseja investir na carreira deve estar preparado para o desempenho de funções cada vez mais tecnológicas.

“A estrutura das empresas mudou e os profissionais precisam estar ainda mais preparados. O principal diferencial é o uso de ferramentas digitais, além de inovação e criatividade para gerar estratégias. Para quem já é graduado, a especialização será ponto importante na busca por um emprego capaz de gerar remunerações maiores”, comenta. “Inclusive com a inserção de novas tecnologia como a Inteligência Artificial, que tem imposto mais desafios porque esta tecnologia tem substituído mão de obra que antes era necessária, como telemarketing. Desta forma, a especialização tornou-se fundamental.”A Estácio possui mais de 130 cursos de graduação e 300 opções em pós-graduação . E, quem perdeu a última campanha , realizada por apenas 24h, ainda tem chance de iniciar a graduação em fevereiro com condições especiais além de poder escolher entre os cinco formatos acadêmico que possibilitam mais flexibilidade aos estudantes. Nos dias 03 e 04 de fevereiro, o vestibular da Estácio estará com condições diferenciadas aos calouros com ofertas de cursos a partir de R$99,00 ao mês, durante todo o curso, e ainda uma mensalidade grátis na graduação presencial. Para saber mais, no site estacio.br ou ligar para 4003-6767 (RMR) ou 0800 880 6767 (Demais regiões). Em Pernambuco, as inscrições para as avaliações presenciais ou online podem ser pelo (81) 99958-0165, pelo site estácio.br ou presencialmente nos polos de Ensino Digital ou no campus.

 


Novos locais para vacinação infantil contra a Covid

 


O Polo de vacinação contra a Covid-19 do Paulista North Way Shopping, local para a imunização do segmento infantil no município do Paulista, encerrou as atividades, nesta segunda-feira (31/01). Com a medida, outros locais foram designados para receber o público, são eles: USF Maranguape 1A e 1B, em Maranguape I; USF Nobre; USF Jardim Paulista IV; USF Jurandir II, em Jardim Maranguape; USF São Pedro, no Janga; e USF Pau Amarelo. Será necessário realizar o agendamento para poder ir aos novos locais de vacinação.De acordo com a Secretaria de Saúde do Paulista, as faixas etárias entre 6 meses e 2 anos e 11 meses, que são imunizadas com a vacina Pfizer Baby; e entre 3 e 4 anos de idade, através das vacinas Sinovac ou Pfizer Baby, serão as que irão até às unidades de saúde. Antes de ir aos postos, os pais ou responsáveis deverão acessar os links para agendamento. O primeiro deles é o link de agendamento para primeira dose (D1) de Sinovac para crianças de 3 a 4 anos, e primeira dose (D1) da Pfizer Baby, para bebês de 6 meses a menor de 3 anos, através do link Agendamento primeira dose (Sinovac e Pfizer Baby).

Para realizar a vacinação com a segunda dose (D2) destes imunizantes, para este mesmo público, é preciso acessar o formulário através do link Agendamento segunda dose (Sinovac e Pfizer Baby).Para a vacinação com a dose de reforço (D3), é necessário realizar o procedimento através do link Agendamento terceira dose da Pfizer Baby.É apresentar Certidão de Nascimento ou RG da criança, CPF ou Cartão SUS da criança, RG do responsável, comprovante de residência e cartão de vacinação da Covid-19 com as doses anteriores registradas (caso vá tomar a segunda ou a terceira dose).O atendimento público será das 8h às 11h, e das 13h às 15h30, obedecendo ao cronograma que estabelece a vacinação por dia da semana, onde contarão com um total de 80 vagas por dia, sendo 40 pela manhã e outros 40 no turno da tarde, conforme o esquema a seguir:Segunda-feira: USF Maranguape 1A e 1B- Rua 22, S/N – Maranguape I;Terça-feira: USF Nobre-Rua do Nobre, S/N – Nobre;Quarta-feira: USF Jardim Paulista IV-Rua 106, 196 – Jd. Paulista Baixo;Quarta-feira: USF Jurandir II-Rua 105, S/N – Jardim Maranguape;Quinta-feira: USF São Pedro-Rua Lagoa dos Gatos, S/N – Janga; Sexta-feira: USF Paulo Amarelo-Rua Tchecoslovaquia, n°155 – Pau Amarelo.

 

Carnaval 2023: Bulindo no Caldinho anima Carnaval de Boa Viagem

 

 



A Troça Carnavalesca, Gastronômica, Erótica, Cultural e Etílica Bulindo no Caldinho volta a animar o autêntico Carnaval de rua de Boa Viagem, dia 11 , depois de 2 anos sem a Festa de Momo. Com o tema, “Pode Apostar! Agora Vai!”, o bloco chega ao seu 19º Carnaval e mantém o mesmo roteiro, com saída da Rua Setúbal, em frente ao edifício Sierra Nevada, próximo ao Parque Dona Lindu. O percurso é pela Avenida Boa Viagem com os foliões seguindo até o Hotel Atlante Plaza, onde realiza a tradicional parada de 30 minutos com tributo aos turistas hospedados, retornando ao local de partida. A concentração começa às 11h. São esperados este ano cerca de 5 mil foliões que serão movimentados por Maracatu Kangoma, com cerca de 55 integrantes liderado pelo mestre Adrim Aron e a tradicional orquestra de frevo A Venenosa, de Vitória de Santo Antão com 49 músicos exclusivamente de sopro e percussão, sob a regência do maestro Silvano com seu clarinete, que acompanha o bloco desde sua fundação. Além disso, não pode faltar o famoso point do caldinho, espaço sempre presente nos desfiles e que inspirou o nome da agremiação. O Bulindo no Caldinho conta com apoio da Pitú, Budweiser e Urbano Alimentos e é o único bloco de Carnaval autorizado para a Avenida Boa Viagem.Em todas as edições da troça, são feitas homenagens a pessoas com afinidades aos conceitos do bloco, nas 5 categorias específicas.


Os homenageados deste ano foram Paulo Braz, do bloco Siri na Lata, como melhor Carnavalesco; o empresário Leonardo Lamartine, do Grupo Bonaparte, na área Gastronômica; a empresária Camilla Vargas, da rede de lojas Lola Sex Store, no quesito Erótica; o pernambucano Gilberto Freire Neto, da Fundação Gilberto Freire, no segmento Cultural e o radialista Wagner Gomes, apresentador do programa Mesa de Bar na Rádio Jornal, na categoria Etílica. Eles receberam os certificados de homenagens, no último dia 21, quando da prévia carnavalesca do , realizada no Manhattan, do chef Ronald Menezes e prometem comparecer no desfile de rua do bloco deste ano. História: Fundado em janeiro de 2004, o Bulindo no Caldinho surgiu a partir de uma conversa de quatro amigos, que combinaram de se reunir na carrocinha do caldinho, em um dia de domingo, para beber uma Pitú e tomar uma cerveja gelada, saboreando um caldinho de feijão, na Praia de Boa Viagem. Alexandre Ferrer, Doryan Bessa, Cleiton Pinteiro e Laudenor Lins (in memoriam), decidiram então criar uma troça para reviver o tradicional Carnaval de rua em Boa Viagem, que havia acabado. Doryan criou o nome e a marca, Alexandre Ferrer garantiu a Pitú como patrocinadora oficial, Cleiton Pinteiro e Carlos da Vaca foram atrás de outros patrocinadores e Laudenor Lins organizou a logística para a saída da Troça. Assim, estava formada a Troça Carnavalesca, Gastronômica, Erótica, Cultural e Etílica Bulindo no Caldinho, com saída definida para o sábado que antecedia o Carnaval.


“Ainda guardo recordações da saída do 1º Bulindo no Caldinho, que desfilou pela avenida Boa Viagem com cerca de 100 participantes e já acompanhados da orquestra de frevo A Venenosa que está conosco até hoje”, lembra Doryan.No ano seguinte, em 2005, o sucesso se repetiu, ampliando o número de foliões. Em 2006, surgiram algumas dificuldades como o falecimento de Laudenor Lins, um dos fundadores do bloco e a desistência do “Vovô” que fazia o caldinho para vender, que também deixou de participar. “Tudo isso serviu de estímulo para o crescimento do nosso bloco a cada ano. E para o Carnaval do ano que vem, já estamos com muitos projetos em pauta para marcar as comemorações dos 20 anos do Bulindo no Caldinho”, revela Bessa. Informações: Facebook/bulindonocaldinho;Instagram/bulindonocaldinho

Maurício Gianmelarro, CEO do Grupo Heineken, visita Entre Amigos Praia e elogia a qualidade do menu

 

 



Em visita aos restaurantes parceiros no Nordeste, Maurício Gianmelarro(C), CEO do grupo Heineken do Brasil almoçou no Entre Amigos Praia. Recebido por Joana D’arc e Eduardo Dantas, diretores da rede local, disse estar surpreendido pela variedade e qualidade do menu. O executivo cumpre extensa agenda pelo Nordeste.


Redação com veículos e assessorias- Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

 

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