Justiça lança maratona de tecnologia para combate à criminalidade

 

Programadores de todo o Brasil têm até esta terça-feira (19) para se inscrever no Hackathon – Tecnologias Disruptivas para Segurança Pública, que oferece mais de R$ 50 mil em prêmios. A iniciativa busca criar soluções tecnológicas para combater a criminalidade e apoiar agentes de segurança.O desafio inclui três propostas: uma plataforma para envio de denúncias diretamente à polícia, uma ferramenta de autoavaliação de saúde mental para agentes e um sistema de rastreamento de objetos roubados. A segunda etapa ocorrerá em março de 2025, no Ministério da Justiça, em Brasília, onde os oito melhores projetos de cada categoria serão apresentados à comissão julgadora. Inscrições e mais detalhes estão disponíveis no site gov.br/mj. Os interessados devem preencher um formulário e enviar um vídeo demonstrando a tecnologia proposta.

 

Camará Shopping promove evento de orientação profissional para estudantes do ensino médio

 


Nesta terça-feira (19) das 10h às 11h30, o Educandário Paulo Freire, em parceria com o Camará Shopping, realiza o evento Conexão Profissional – uma jornada de orientação vocacional voltada para jovens que desejam explorar suas habilidades e planejar um futuro promissor. O evento é gratuito e promete ajudar os participantes a identificar  paixões, entender as demandas do mercado de trabalho e tomar decisões mais assertivas sobre suas carreiras.Durante a programação, serão realizadas palestras com especialistas que abordarão temas essenciais para o futuro profissional dos jovens. Além de palestras e atividades práticas, o Conexão Profissional oferecerá momentos de interação e inspiração para que os participantes possam refletir sobre seus interesses e traçar caminhos mais seguros rumo ao sucesso.

 

Comissão de Agricultura da Alepe vai discutir estratégias de desenvolvimento para Zona da Mata Sul

 


A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizará uma audiência pública no dia 21 de novembro, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Formoso, Zona da Mata Sul. Presidida pelo deputado Doriel Barros, a comissão  abordará as estratégias para superar desafios da região, como conflitos agrários, desemprego e dependência da monocultura. Representantes de movimentos sociais, governo e instituições como Amupe e Dieese participarão do debate. A Zona da Mata, composta por 43 municípios, abriga mais de 5 mil famílias em assentamentos do INCRA.  “A Zona da Mata produz grandes riquezas, mas o seu povo vivencia uma grave situação de pobreza e  desemprego. Precisamos de ações que impulsionem o desenvolvimento social e econômico que queremos para a região, possibilitando a diversificação da produção e mais acesso das pessoas às diferentes políticas públicas”,  alertou Doriel Barros.

 

Feira de negócios em Igarassu está com inscrições abertas para expositor



A partir da sexta-feira (29) até o dia 01 de dezembro, das 10h às 22h, acontece a 3° edição da Feira de Empreendedorismo, Negócios e Inovação de Igarassu (FENIG), desta vez, sendo realizada no pátio do Centro de Artes Narciso Félix.A feira, que apresenta três dias de programação ao público, terá dois grandes espaços no local: um direcionado aos expositores de indústria, serviços e artesanato da terra, e outro, dedicado à celebração da riqueza gastronômica da região.Este ano, o tema central do evento será “Sustentabilidade e Economia Regenerativa”, com o objetivo de fomentar as práticas sustentáveis e regenerativas que visam restaurar ecossistemas e revitalizar a biodiversidade.Os interessados em apresentar seus produtos na feira podem se inscrever no site oficial (https://fenig.igarassu.pe.gov.br/) ou através das redes sociais @ademig.pe e @amaigpe. A lista de expositores será divulgada nesta quinta-feira (21), às 12h no site.

 

Estudo alerta: derrubada de árvores em risco de extinção ameaça polinização no Brasil

 


A derrubada de árvores ameaçadas de extinção pode impactar significativamente a diversidade de abelhas e a polinização de culturas agrícolas essenciais, como café e maracujá. O alerta vem de um estudo realizado na Floresta Nacional de Carajás, no Pará, conduzido pelo Instituto Tecnológico da Vale e publicado em uma revista científica internacional.Os pesquisadores analisaram sete espécies de árvores ameaçadas e sua relação com abelhas, capturadas por armadilhas instaladas no local. No Brasil, com mais de 2 mil espécies de abelhas descritas, muitas são solitárias e não produzem mel, mas desempenham papel crucial na polinização.Adrian González, autor principal do estudo, destaca que a perda dessas árvores pode causar um efeito cascata, afetando inclusive espécies como a castanheira, que depende exclusivamente de abelhas para sua reprodução.

 

Programa PE Produz recebe projetos até sexta-feira (22)

 


As inscrições para o segundo edital do PE Produz, programa do Governo de Pernambuco realizado pela Adepe, encerram nesta sexta-feira (22). Com investimento total de R$ 16 milhões a fundo perdido, o programa apoiará até 60 projetos de arranjos produtivos, impactando diretamente cerca de 10 mil pessoas. As inscrições podem ser feitas no site da Adepe (www.adepe.pe.gov.br/programa-pe-produz).O PE Produz destina recursos a entidades sem fins lucrativos para fortalecer a produção em diversos setores econômicos, como agricultura familiar, tecnologia da informação, turismo e artesanato. Nesta edição, o orçamento foi mais que dobrado em relação ao primeiro edital, aumentando o alcance e o número de beneficiados em todas as regiões do estado.

 

Mostra de Música Leão do Norte celebra a música pernambucana

 


O mês de novembro será de muita música no Sesc Santo Amaro, com a chegada da 16ª Mostra de Música Leão do Norte, projeto que vai agitar a unidade com oficinas, roda de conversa e espetáculos para todos os públicos, dedicados à música autoral de Pernambuco. As formações acontecem até  27 de novembro e têm entrada gratuita. Já o acesso aos shows ocorrerá mediante doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Sesc Mesa Brasil. A Mostra traz uma agenda de formações até o dia 27 de novembro. O público terá encontro marcado todas as segundas e quartas, das 14h às 17h, para uma imersão na música instrumental por meio da oficina de percussão ministrada por Thúlio Xambá, do Grupo Bongar. Para participar, os interessados podem se inscrever diretamente no Sesc Santo Amaro.

Redação com assessorias e veículos – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar