Janeiro é também mês de conscientização sobre o câncer de colo do útero
O mês de janeiro é dedicado à conscientização sobre o câncer cervical, também conhecido como câncer do colo do útero. A campanha, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta para os cuidados de prevenção e diagnóstico precoce dessa doença, que é causada, em cerca de 99% dos casos, pela infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), transmitido principalmente por contato sexual. A vacinação contra o HPV é a principal forma de prevenção primária e é recomendada para meninos e meninas entre 9 e 14 anos. Já a prevenção secundária inclui exames periódicos, como o Papanicolau, e o tratamento de lesões pré-cancerígenas, fundamentais para detectar a doença em estágio inicial, quando as chances de cura são altas. O câncer de colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre mulheres. Em 2022, foram registrados aproximadamente 660 mil casos no mundo, com 350 mil mortes. Apesar desses números preocupantes, a doença é altamente tratável se diagnosticada precocemente. Estima-se que quase todas as pessoas sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV em algum momento da vida. Na maioria dos casos, o sistema imunológico elimina o vírus de forma natural. No entanto, quando o HPV provoca alterações celulares anormais, pode haver risco de desenvolvimento do câncer.
Prazo para justificar ausência no 2º turno das eleições municipais termina nesta terça-feira (7)
Os eleitores que não compareceram ao segundo turno das eleições municipais de 2024, realizado em 27 de outubro, têm até esta terça-feira (7) para justificar a ausência. No segundo turno, eleitores de 51 municípios, incluindo 15 capitais, votaram nos candidatos finalistas. À justificativa é obrigatória apenas para quem tem o dever de votar. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e pessoas acima de 70 anos. Para quem estava no domicílio eleitoral e não votou, é necessário apresentar documentação que comprove a ausência para análise do juiz eleitoral. Cada turno é considerado uma eleição independente, ou seja, é preciso justificar separadamente a falta em cada um. O prazo para justificar a ausência no primeiro turno terminou em 5 de dezembro. A justificativa de falta pode ser apresentada presencialmente em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título, disponível para smartphones ou nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais eleitorais dos estados, os TREs.
Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência leve, incluindo Autistas e com Síndrome de Down, é garantida
Uma vitória significativa para pessoas com deficiência foi alcançada com o veto ao artigo que limitaria o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) apenas a quem apresenta deficiências moderadas ou graves. A decisão assegura que pessoas com autismo nível 1 (grau leve) e síndrome de Down continuem sendo reconhecidas como elegíveis para o benefício, consolidando um importante avanço na inclusão social.O BPC, previsto na Lei 15.077/2024, é destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda, garantindo um salário mínimo mensal para aqueles cuja renda familiar per capita seja inferior a 1/4 do salário mínimo. Com as mudanças sancionadas, o benefício agora pode ser concedido a mais de um membro da mesma família, sem que isso interfira no cálculo da renda familiar total. Além disso, foram implementadas novas exigências, como o registro biométrico e a atualização cadastral obrigatória a cada dois anos, visando maior controle e transparência na concessão. O advogado Luís Henrique, especialista no tema, destaca que “O reconhecimento da condição biopsicossocial do indivíduo é fundamental para avaliar não apenas a deficiência em si, mas também as barreiras sociais e regionais enfrentadas, que muitas vezes tornam inviável uma vida autônoma sem o suporte financeiro do BPC”, afirma.
Prévia do Carnaval conta com shows gratuitos de Marron Brasileiro, André Rio e Sambadeiras no RioMar Recife
Para agitar os foliões, janeiro será de prévias carnavalescas no RioMar Recife, com uma programação que promete animar os apaixonados pela Folia de Momo. Entre os dias 9 e 11 deste mês, as prévias do RioMar de Folia contarão com shows com acesso gratuito no palco montado no Piso L3, com uma agenda que contempla grandes artistas da cultura pernambucana: Marron Brasileiro, André Rio e Sambadeiras. Quem abre a programação das prévias do RioMar de Folia é Marron Brasileiro, um dos homenageados do Carnaval 2025. O show acontece nesta quinta-feira, dia 9 de janeiro, às 19h. O cantor e compositor promete colocar todos os foliões para dançar e pular com músicas que já são tradicionais no Carnaval pernambucano, como “A Vida Inteira te Amar”, “Galera do Brasil”, “É Tanto Amor”, entre outras. No segundo dia, na sexta-feira, 10 de janeiro, às 19h, será a vez de André Rio alegrar o público com suas composições e músicas carnavalescas que compõem um repertório bastante animado. No repertório, não poderão faltar canções como “Sou teu amor”, “Chuva de Sombrinhas”, “Voltei Recife”, entre outras. Já no sábado, dia 11 de janeiro, às 18h, quem sobe ao palco do RioMar de Folia é o grupo Sambadeiras, formado pela primeira bateria feminina de samba de Olinda, com mais de 15 anos de história e mais de 200 mulheres em sua composição total. No repertório, com canções de grandes compositores brasileiros tocadas em ritmo de samba, além de releituras de sambas já consagrados.O acesso aos shows é gratuito e, para acessar a área de eventos no Piso L3, o mesmo da Praça de Alimentação, basta apresentar o App do RioMar Recife.
Novo projeto cultural promete movimentar as noites de quinta-feira na Livraria do Jardim
A partir desta quinta-feira, dia 09 de janeiro, o local se transformará em um palco de cinema, música e encontros culturais, proporcionando momentos para relaxar, se inspirar e desfrutar do melhor da arte pernambucana. Na estreia, a partir das 19h, o público terá uma sessão de cinema ao ar livre, trazendo um dos maiores clássicos do cinema autoral pernambucano: Febre do Rato (2011), dirigido por Cláudio Assis. O filme narra a história de Zizo (interpretado por Irandhir Santos), um poeta anarquista que vive intensamente suas paixões e questionamentos. A chegada de Eneida (Nanda Costa) desafia sua visão de mundo, provocando transformações em sua jornada poética e pessoal. Após a exibição, o diretor Cláudio Assis participará de um debate especial com o público, compartilhando insights e histórias sobre o processo criativo por trás do longa. O evento é gratuito e será realizado na Livraria do Jardim, localizada na Avenida Manoel Borba, 292, no bairro da Boa Vista. A programação é aberta para maiores de 18 anos. Para mais informações, acompanhe o Instagram oficial da livraria: @livrariadojardim.
Colônia de Férias nas Bibliotecas pela Paz Oferece Diversão e Criatividade para Crianças
A partir desta terça-feira (7) até o dia 17 de janeiro, a rede de Bibliotecas pela Paz, vinculada à Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz da Prefeitura do Recife, promove uma animada colônia de férias. Voltada para crianças de 4 a 12 anos, a programação inclui atividades lúdicas e educativas que estimulam a criatividade e a interação social. Entre as atrações estão contação de histórias, brincadeiras de roda, oficinas de circo, teatro de bonecos, modelagem com massinha, confecção de pipas, criação e decoração de ovos coloridos, produção de lunetas com materiais recicláveis e até criação de livros. As atividades serão realizadas nas bibliotecas instaladas dentro das seis unidades do Compaz, bem como nas bibliotecas populares de Casa Amarela e Afogados, além da Biblioteca Digital Doutor Joaquim Suassuna, localizada na passarela do Pina.
Redação com assessorias e veículos – Foto: divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br