INSS: Veja se você pode receber duas aposentadorias

 

Pela legislação brasileira é possível se aposentar e receber dois benefícios ao mesmo tempo. Alguns trabalhadores cumprem os dois regimes previstos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Os trabalhadores da iniciativa privada são submetidos ao RGPS. Os servidores públicos estão sujeitos às normas do RPPS. “Algumas profissões permitem o acúmulo de aposentadorias, como os profissionais de saúde, professores e vigilantes, que possuem vínculos de trabalho em mais de um lugar”, explica o advogado previdenciário Gabriel Guaraná, do escritório Stuppello Guaraná & Azevedo.

Em alguns casos, é possível ter até três aposentadorias, segundo o advogado. “O trabalhador pode acumular o regime geral e o regime próprio ou o regime geral e o regime próprio estadual e federal. Alguns profissionais de saúde recebem três aposentadorias”, disse Guaraná.

 


Olinda promove ação de férias para crianças autistas

 

 

Neste sábado (28), Olinda promove uma ação de férias voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento será das 9h às 12h, na orla de Bairro Novo (Zé Pequeno), organizado pela Secretaria de Saúde da cidade, por meio da Diretoria de Políticas Estratégicas, através da Coordenação da Pessoa com Deficiência do município. O momento, que contará com apoio de demais setores da gestão, bem como alunos dos cursos de psicologia e nutrição da Uninassau, será aberto para todas as crianças com transtorno do Espectro Autismo-TEA do município de Olinda. Três grupos de pais e mães participam da atividade, sendo do Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Caps) de Olinda. Serão ofertadas práticas terapêuticas (auricular e ventosaterapia), atualização de caderneta e vacinação Covid-19, aferição de pressão arterial e glicose, nutrição, recreação e emissão de Cartão de Intensificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e Cartão de estacionamento. TEA – É um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses.

 


Formação para Merendeiras

 

 

Para oferecer uma alimentação cada vez melhor aos alunos da Rede Municipal do Paulista, a Secretaria de Educação realizou a 2ª Formação para Merendeiras no auditório da SEPA. A atividade, que foi dividida em dois momentos, contou com a presença de 155 merendeiras, 75 de manhã e 70 à tarde. Como manusear as refeições, o cuidado diário com a cozinha e a forma adequada de lavar e armazenar os alimentos, foram alguns dos temas debatidos. “Essa capacitação é necessária para que tenhamos não só uma merenda de qualidade, mas também, os cuidados necessários para que não haja nenhum tipo de dano para nossos alunos”, destaca a gerente de Nutrição e Alimentação Escolar, Anna Cristhina Santana. A merenda do município visa, cada vez mais, implementar uma abrangência de frutas, verduras e uma diversidade de alimentos, com o auxílio de nutricionistas, junto com a agricultura familiar. Com a formação, a merendeira, Juliana Oliveira, acredita que: “nós vamos modificar muito nossa visão dos alimentos, para que cada vez mais a gente dê o melhor para nossos alunos, porque eles merecem”.

 


Inclusão: 5ª Copa Pernambuco de Futsal de Surdos 2023

 


A Federação Pernambucana Desportiva de Surdos – FPEDS realiza a 5ª Copa Pernambuco de Futsal de Surdos 2023, na modalidade masculina, neste domingo dia 29, em Garanhuns. O evento começa a partir das 09h da manhã no Centro de Esportes do Sesc e acontecerá durante o dia todo. A entrada é gratuita.Cinco equipes de diferentes cidades pernambucanas irão disputar a copa, são elas: ASSARC – Associação de Surdos de Arcoverde; ASSPE – Associação de Surdos de Pernambuco; ASAMPE – Associação de Surdos do Agreste Meridional;*ASSC/Caruaru – Associação dos Surdos de Caruaru;*ASSC/Cabo – Associação dos Surdos do Cabo de Santo Agostinho ;Na responsabilidade da organização da Federação Pernambucana Desportiva de Surdos/FPEDS, a copa está sendo recebida na cidade de Garanhuns pela articulação do Movimento Surdo do Agreste e pela Associação de Surdos do Agreste Meridional de Pernambuco (ASAMPE), este evento contará com o apoio de vários parceiros como o SESC Garanhuns para estruturas esportivas, a Deputada Federal Maria Arraes, a Deputada Estadual Rosa Amorim, a vereadora de Garanhuns Fany Bernal – representante da mandata coletiva Fany das Manas.Maiores informações através dos WhatsApp’s:

 


Doação de sangue do Hemope alcança boa coleta em Olinda

 

 

A campanha de doação de sangue, organizada pela Secretaria de Saúde de Olinda e a Fundação Hemope, na terça e quarta-feira (24 e 25), foi sucesso total. A meta foi atingida com a coleta de 175 bolsas de sangue, realizada na Uninassau, instalada no Shopping Patteo, Bairro Novo. A parceria entre as instituições visou promover a campanha para aumentar em 30% o estoque atual, o que representa 150 bolsas de sangue coletadas a mais por dia. “Doar sangue é valorizar a vida, sobretudo neste período de Carnaval. Vamos dar continuidade a essa parceria é incentivar cada vez mais e promover campanhas educativas junto ao povo olindense”, disse a secretária de Saúde de Olinda, Ana Callou. “Agradeço a parceria e o empenho de todos os envolvidos como a prefeitura de Olinda, os funcionários da saúde, Uninassau e Shopping Patteo e dizer que considero um sucesso o resultado final de coletas. Esperamos continuar com essa parceria em outros momentos”, acrescentou a supervisora de Captação de Doadores do Hemope, Josinete Gomes, que também comentou a atividade. Como estratégia, uma semana antes da coleta foi realizado um treinamento, que capacitou 360 agentes comunitários de saúde de Olinda. O objetivo do curso foi orientar os agentes a identificar possíveis doadores nas visitas domiciliares. Informações Disque Doação de Sangue: 0800 0811 535.

 



Fundação Hemope e artista Rafa Mattos realizam ação para estimular doação de sangue

 


E com o objetivo de estimular a doação de sangue em um dos meses mais críticos do ano, a Fundação Hemope convidou o artista Rafa Mattos para desenvolver um trabalho artístico em um grande painel instalado em frente à sede do centro, na Rua Joaquim Nabuco, bairro das Graças. O objetivo da ação é sensibilizar pessoas através da arte, levando mais doadores para o hemocentro, que tem uma habitual evasão de doadores nos meses de janeiro e fevereiro.

Até sexta-feira (27), Rafa Mattos, criador do movimento “Plante amor, colha o bem”, está colorindo o espaço para chamar a atenção de novos e antigos doadores. Conhecido pelos famosos regadores e corações espalhados por várias cidades, Rafa usa sprays e tintas acrílicas para expressar o amor e convidar a todos sobre a reflexão em uma vida de doação. A ação foi iniciada no último dia 25. Segundo Anna Fausta, diretora de hemoterapia do Hemope, a doação neste período é mais do que necessária, por conta da proximidade do Carnaval, época em que os hemocentros são mais solicitados. Ela lembra que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Para Rafa Mattos, colaborar com a campanha é, além de um grande prazer, uma missão, já que ele é doador de sangue há 20 anos. Segundo ele, é preciso fortalecer essa cultura da doação voluntária, fazendo com que mais pessoas entendam que é possível salvar vidas. “Doar sangue é sentir-se vivo em outro coração”, ressaltou Rafa.

 


Verão: Dicas para manter a pele bonita e saudável

 


Com o Verão chegam também os dias ensolarados, o aumento da umidade do ar e as temperaturas elevadas, e a biomédica Thaís Bazoti explica que nesta estação é preciso investir pesado na hidratação, lembrando ainda que a exposição aos raios ultravioletas aumenta, exigindo cuidado redobrado com o filtro solar. “Quando as temperaturas começam a subir é um sinal de que estaremos mais expostos ao sol, exposição, aliás, que já começou na chegada da Primavera. O Verão traz com ele alta intensidade de radiação ultravioleta e a fotoproteção deve ser reforçada. E lembrando: os cuidados não devem se limitar ao rosto, uma vez que o uso de roupas mais abertas expõe também outras áreas do corpo, deixando-as desprotegidas”, afirma Thaís. A professora do curso de Biomedicina da Estácio recomenda que, mesmo quem não tenha o hábito de se expor ao sol, não deixe a fotoproteção de lado até dentro de casa, uma vez que a luz visível e a tela azul dos aparelhos celulares, computadores e televisores são altamente prejudiciais à pele. A dica é usar um produto que seja específico para o rosto, já que essa área costuma ser mais vulnerável e exposta, mas sem negligenciar o cuidado com o corpo.

Como usar corretamente o protetor solar: O filtro solar é um item essencial em qualquer rotina de skincare, segundo a biomédica, sendo o principal aliado na prevenção dos efeitos do envelhecimento, protegendo de possíveis queimaduras e, de quebra, evitando o surgimento ou o agravamento de manchinhas na pele. O protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 ou 3 horas para garantir a eficácia da proteção. Vale também investir em sombrinhas, óculos escuros, chapéus, bonés e roupas com proteção UV. Para quem tem a pele oleosa e sofre com a elevação da temperatura, procure por produtos oil free (livre de óleos) ou com toque seco, que ajudam a manter a sensação de pele limpa por mais tempo. Se você é do tipo que não dispensa maquiagem, saiba que ela pode ser uma aliada na fotoproteção – além dos já conhecidos filtros com cor, hoje muitas linhas de maquiagem já incluem na formulação ativos que garante s a proteção solar, mas cuidado: o uso da maquiagem não dispensa a reaplicação do protetor solar e ela deve ser sempre removida por completo ao final do dia!

Para os dias mais quentes: a chegada dos dias quentes, como observa Thaís, quase sempre vem acompanhada do aumento da oleosidade na pele, isso porque o calor estimula a maior produção de sebo e suor pelas glândulas, o que pode obstruir os poros e deixar a pele com um aspecto grosso e pegajoso.- Para evitar esses desconfortos, basta buscar por produtos de limpeza profunda e adstringentes. Para manter a oleosidade do rosto controlada e sempre sequinho, a higiene da face deve ser feita de uma a duas vezes por dia para remover o excesso de oleosidade e a sujeira de resíduos acumulados na pele, como a própria maquiagem. Usar sabonetes específicos para o rosto também é um ponto importante, já que essa região é mais sensível e se resseca facilmente com o uso de sabonetes corporais. E segundo a professora da Estácio, para a higienização do corpo é preciso bastante cuidado com o uso de buchas e com a temperatura da água durante o banho, pois podem remover em excesso a oleosidade e acabar deixando a pele ressecada e frágil. Portanto o ideal são banhos com água morna ou fria, e investir em sabonetes à base de glicerina, que são mais suaves.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar