INSS promete ressarcir aposentados e pensionistas com descontos indevidos até 31 de dezembro
Aposentados e pensionistas que sofreram descontos ilegais em seus benefícios serão ressarcidos até 31 de dezembro deste ano. A garantia foi dada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) nesta terça-feira (27). “Com certeza, até 31 de dezembro todo mundo que foi lesado será ressarcido”, disse. SegundoWaller, o cronograma de pagamentos será divulgado em breve. Ele informou ainda que o Tesouro Nacional poderá antecipar parte dos reembolsos, com os valores sendo repostos posteriormente a partir de recursos bloqueados das entidades investigadas. A antecipação de recursos do Tesouro Nacional, explicou o presidente do INSS, é cogitada por causa da demora em vender os bens das associações e entidades bloqueados pela Justiça. Atualmente, cerca de R$ 1 bilhão já está disponível para iniciar os pagamentos. O INSS aguarda decisão judicial sobre o bloqueio de outros R$ 2,5 bilhões, solicitados pela Advocacia-Geral da União (AGU).O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, acrescentou que o ressarcimento ocorrerá independentemente da busca de recursos pela AGU. Nesta terça-feira, o INSS publicou a lista de cerca de 4,7 mil agências dos Correios que atenderão os segurados com dificuldade de acesso à internet. As agências dos Correios que vão atender aposentados e pensionistas, a partir de sexta-feira, 30 de maio, que tiveram descontos indevidos nos benefícios. A lista pode ser acessada no site do instituto: gov.br/INSS, no site dos Correios ou no telefone 135.
Curso gratuito de formação de parteiras está com inscrições abertas
Estão abertas, até a próxima sexta-feira (30), as inscrições para o curso gratuito de formação de parteiras promovido pela Associação Amigos de Nossa Senhora da Conceição. A iniciativa integra o projeto “As ayabás e a maternidade”, que vai capacitar 20 mulheres a partir dos 18 anos, resgatando saberes ancestrais da cultura yorubá, com foco nas orixás da feminilidade, Yemanjá e Oxum. Com início das aulas previsto para o dia 2 de junho, a formação será realizada em dois terreiros afro-indígenas localizados no bairro de Nossa Senhora da Conceição, em Paulista: o IlèÀséÒgúnToperinã e o Ilê AséIyá Mi AkunlèAkoloiyá, conhecido como Casa das Duas Rainhas. O curso terá duração de dois meses, com carga horária de 150 horas, distribuídas em sete módulos teóricos e práticos. Dez por cento das vagas são reservadas para mulheres com deficiência. As inscrições devem ser feitas pelo link:https://forms.gle/HbmraJhULmRtWeN66
Recife promove roda de conversa e oficina de sabão ecológico no Conjunto Ruy Frazão nesta quinta (29)
Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU), realizará uma roda de conversa sobre “Saúde mental, trabalhos invisíveis e economia solidária”, seguida de uma oficina de produção de sabão ecológico. As atividades acontecem das 14h às 16h30, na horta comunitária localizada no Conjunto Habitacional Ruy Frazão, na Zona Oeste da cidade. A participação é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição prévia. Conduzida por Dálete Maria Lago, psicóloga e estudante do curso técnico em Agroecologia pelo SERTA, a roda de conversa convida à escuta e ao diálogo sobre questões que atravessam o cotidiano das mulheres e das comunidades, como o cuidado, o trabalho doméstico e a geração de renda a partir de práticas sustentáveis. Em seguida, a oficina de sabão ecológico, facilitada pela técnica em agroecologia da SEAU, Miriam Elias, vai apresentar técnicas de reaproveitamento de óleo de cozinha usado, promovendo a consciência ambiental e incentivando a economia circular. A ação integra o calendário de fortalecimento das hortas comunitárias e das práticas sustentáveis em territórios urbanos da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana. Além de incentivar a reutilização de materiais e o cuidado com o meio ambiente, o encontro também propõe um momento de escuta e reflexão coletiva sobre o papel do cuidado na sociedade.
Curso gratuito de Direção Defensiva é oferecido em Ipojuca com foco no setor turístico
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Governo do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae, está promovendo gratuitamente o curso de Direção Defensiva em dois polos do município de Ipojuca. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Turismo local. A capacitação será realizada em duas turmas: a primeira entre os dias 2 e 5 de junho, na Escola Padre Pedro, no distrito de Nossa Senhora do Ó; e a segunda de 9 a 12 de junho, na Escola Manoel Uchôa, em Porto de Galinhas. As aulas acontecem das 18h10 às 21h30.O curso é voltado para motoristas em geral e, especialmente, para profissionais do setor de turismo, como bugueiros, guias e condutores de transporte turístico. O objetivo é promover a condução segura e responsável, contribuindo para a redução de acidentes e o fortalecimento da educação viária. As inscrições devem ser feitas online no https://pe.loja.sebrae.com.br/direc-o-defensiva-103894315. A ação faz parte de um conjunto de medidas de qualificação profissional, que visam ampliar as oportunidades de trabalho e fomentar o desenvolvimento econômico na região.
Projeto leva oficinas de pandeiro para pessoas cegas no Agreste de Pernambuco
O projeto Pandeirada – Sentindo a Música desembarca no Agreste de Pernambuco, desta vez com a proposta de oferecer oficinas gratuitas de pandeiro voltadas exclusivamente para pessoas cegas ou com baixa visão. As aulas acontecerão nos próximos dias 2 e 3 de junho, em Caruaru, na sede da Associação Caruaruense de Cegos (ACACE); e nos dias 5 e 6 de junho, em Garanhuns, na sede da Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (ADVAMPE). A iniciativa, que conta com apoio da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, reforça o compromisso com a inclusão social, aprendizagem musical e valorização dos ritmos populares pernambucanos. Idealizado pelo arte-educador e percussionista Isaac Souza, e com produção de Marcela Souza, o Pandeirada teve sua primeira edição no Recife, em 2024, com incentivo da Lei Paulo Gustavo no município. Na ocasião, foram realizadas oficinas de pandeiro nas comunidades do Bode e do Coque, e na Associação Beneficente dos Cegos do Recife (ASSOBECER), atendendo a mais de 60 jovens e adultos, com aulas marcadas pela alegria, descoberta e fortalecimento comunitário. Em 2025, o projeto se reinventa e se volta exclusivamente ao público com deficiência visual do Agreste de Pernambuco, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura em todas as regiões do Estado. Ainda neste ano, também está prevista uma edição em Olinda, com recursos da Lei Aldir Blanc do município.
Jovem escritor se destaca no meio acadêmico e religioso
Victor Amorim Mesquita, de 18 anos, lança seu terceiro livro nesta sexta-feira, 30: “As raízes filosóficas (e antitomistas!) do ecumenismo conciliar”. O evento será às 19h, na Unidade II do Colégio São Plácido, localizado na Rua Maria Quitéria, 198 – Cordeiro. A obra faz uma crítica às correntes filosóficas que, segundo o autor, desviaram a Igreja Católica da tradição tomista após o Concílio Vaticano II.Victor já acumula uma trajetória que impressiona: acadêmico dos cursos de Filosofia e Direito na Unicap, é também professor auxiliar de Redação e Ensino Religioso no tradicional Colégio São Plácido.O jovem escritor já publicou outros dois livros: “A analogia como ferramenta essencial para o desenvolvimento lógico-filosófico do silogismo aristotélico” (2023) e “Lições de Metafísica Tomista e outros opúsculos” (2025), este último com prefácio de Willian Kalinowski, professor do Instituto de Psicologia Tomista, em São Paulo. Victor busca seguir de perto a chamada “Filosofia Tomista” – termo pouco conhecido fora dos círculos acadêmicos, mas de grande peso histórico e teológico. Trata-se da tradição filosófica e teológica de São Tomás de Aquino, que procura conciliar razão e fé na busca pela verdade.
Redação com assessorias e veículos – Foto: divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br