IMIP unindo arte e solidariedade em prol da construção de uma usina solar

 

Interessante e oportuna a XXII Expo de Artes do Imip. A iniciativa reúne artistas pernambucanos com suas doações artísticas em torno da já tradicional mostra em nossa cidade, realizada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) em conjunto com Fundação Alice Figueira (FAF ), de apoio ao Imip. O esforço une arte e solidariedade em prol da construção de uma usina solar. A mostra tem curadoria de Reinaldo Carvalho. Aberta nesta última quinta-feira, no Museu do Estado tem as vendas das obras expostas como essa aqui da foto , de Roberto Ploeg, revertidas para o IMIP. Apoie. Participe!!

 

Dia Internacional do Ciclista: Plaza ganha painel artístico de Rafa Mattos para celebrar a data

 

Os ciclistas da Zona Norte contam com o bicicletário do edifício garagem do Plaza Shopping como um local para deixar sua bicicleta enquanto fazem compras e usam os serviços oferecidos pelo mall. Para celebrar o Dia Internacional do Ciclista, comemorado neste sábado (15/4), o shopping inaugura painel temático assinado pelo designer, artista plástico e ciclista Rafa Mattos, conhecido por suas pinturas do Plante Amor, Colha o Bem. O painel tem cerca de 21 metros e faz parte das comemorações do aniversário do Plaza Shopping, que completa 25 anos no mês de setembro. Segundo Jakeline Soares, coordenadora de responsabilidade socioambiental do Plaza, o objetivo é dar uma nova vida para o bicicletário nesse ano tão especial para o shopping. “Queremos transformar o local retratando, através de um mural, o bairro e a Zona Norte como um todo, explorando a natureza da região, a presença do shopping, a bike e o ciclista como protagonistas”, comentou.

“Como morador da Zona Norte, trouxe para minha arte um passeio de bicicleta, das Graças, onde moro, até o Plaza Shopping, passando pela Ponte D’Uchôa, Jardim do Baobá, Jaqueira, ali na beira do Capibaribe, e claro, passando pela Praça de Casa Forte. Nesse passeio eu não poderia deixar de mostrar pequenos detalhes que fazem o dia a dia do bairro e fazer uma homenagem especial aos ciclistas. Ela é, além de tudo isso, um convite para vivermos mais a vida ao ar livre”, explicou Rafa Mattos. A intervenção artística de Rafa Mattos complementa as outras quatro que passaram a ilustrar, desde fevereiro, as rampas de acesso aos pisos E1, E2, E3 e E4 do edifício garagem do Plaza. São, ao todo, oito painéis com 16 metros de largura cada.Em 2014, o Plaza Shopping recebeu o Selo Empresa Amiga da Bicicleta, concedido, na ocasião, pelo Governo do Estado. Primeiro centro de compras de Pernambuco a receber o reconhecimento, o shopping mantém, desde 2006, um bicicletário com 65 vagas e gratuito para funcionários e clientes, além de realizar ações para incentivar uso do veículo. Mais informações no www.plazacasaforte.com.br e no @plazacasaforte.

 

Tem missa neste domingo na Capela Nossa Senhora das Graças do Instituto Ricardo Brennand

 

 

Neste domingo, dia 16, a partir do meio dia tem missa na Capela Nossa Senhora das Graças, do Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. Uma agenda que já é tradição, com celebrações mensais no primeiro e terceiro domingos e que atrai famílias e visitantes do espaço. O acesso é gratuito.


Fenearte: Prorrogadas inscrições para os Salões de arte popular e Galeria de Reciclados

 


23ª Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato – prorrogou as inscrições para o 18º Salão de Arte Popular Ana Holanda, o 7º Salão de Arte Popular Religiosa e a 16ª Galeria de Reciclados da sua 23ª edição, que este ano acontece entre os dias 5 e 16 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco. Agora, artesãos de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 24 de abril, através do site www.fenearte.pe.gov.br.Os inscritos poderão apresentar até três peças ou três conjuntos , que vão ser avaliadas por curadoria, podendo ser escolhida até uma obra – ou conjunto – por cada artesão. Destas, 70 serão selecionadas para exposição em cada um dos salões e na galeria, podendo ainda ser comercializadas enquanto estiverem sendo exibidas para o público . O julgamento das peças vencedoras será realizado numa data anterior ao início da feira por uma equipe de jurados e os ganhadores nas três categorias de cada salão e galeria receberão um prêmio de R$ 8,6 mil. Além da premiação em dinheiro e da oportunidade de negócios, os artistas ganharão visibilidade ao exporem seus trabalhos na porta de entrada da Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina. Os visitantes que passarem por lá também poderão votar nas peças que mais gostam.

Em 2023, o evento homenageará os Loiceiros de Pernambuco. O tema foi escolhido como um justo resgate histórico às origens da arte do barro, tão tradicional e um dos símbolos da riqueza cultural do nosso Estado: a ancestralidade do artesanato que vem da terra, da pulsão criativa de moldar a matéria-prima e transformá-la em arte utilitária, iniciada ainda com os povos originários. O fazer manual das loiças, que surgiu antes da arte figurativa, envolve, os artesãos e mestres como protagonistas. Em Pernambuco, um fazer passado de mãos em mãos, de avós para pai e mãe, de geração em geração. Como a arte de Vitalino e Maria Amélia, ambos filhos de loiceiros. Na última edição da Fenearte, 2022, os editais receberam mais de 300 inscrições e mais de 600 peças, reunindo tendências plurais da arte e obras das mais variadas tipologias. Os artesãos selecionados deverão entregar suas obras presencialmente na loja do Centro de Artesanato de Pernambuco do Marco Zero até a data de cada edital.

 

Intensificada a formação profissional para a comunidade do Pilar

 

Apesar de estar cercada de desenvolvimento tecnológico e inserida em região turística, a comunidade do Pilar, no Bairro do Recife ainda vive uma realidade de dificuldades sociais e econômicas. Com o objetivo de contribuir para a reversão desse cenário, a Casa Zero, o Instituto Engenheiro Joaquim Correia e a Moura Dubeux anunciam curso de qualificação para o local. Mais que oferecer a capacitação profissional e a possibilidade de ingressar ou reingressar no mercado de trabalho, a iniciativa busca contribuir para o empoderamento, inclusão social, autonomia, dignidade e novas perspectivas de futuro a essas pessoas. “Entendemos nosso papel como agente social e acreditamos que a educação, seja acadêmica ou profissional, é fundamental para transformar vidas”, comenta Lúcia Dubeux, gerente executiva de Gente e Gestão que planeja, ainda neste ano, replicar a iniciativa em outros bairros . Para compor o curso de Ajudante de Obras, a Casa Zero analisou o perfil das pessoas da comunidade e elegeu v20 delas, s homens e mulheres com idade mínima de 18 anos. A formação possui 20 horas de carga horária e tem o Instituto Engenheiro Joaquim Correia como curador pedagógico e condutor da trilha de aprendizado. A turma terá conteúdos sobre questões comportamentais, ética, segurança do trabalho, matemática básica, além de procedimentos técnicos.

As aulas teóricas estão acontecer no instalações da Casa Zero, na Rua do Bom Jesus, e a parte prática será na própria obra do Silo 240 e do Silo 215, dois empreendimentos da Moura Dubeux que integram o Moinho Recife Business & Life, no Bairro do Recife. Lá, terão acesso a maquinários, ferramentas e imersão na rotina construtiva. Osparticipantes que obtiverem bom desempenho receberão um certificado de participação, com a perspectiva de possibilidade de contratação pela própria construtora. “Essa parceria é o início de um projeto que esperamos ser de longa data, com outros cursos, nas diversas áreas dentro da construção civil. Muitos empreendimentos têm surgido no Recife, gerando muitas oportunidades de emprego. Em contrapartida, temos muitas pessoas desempregadas nas comunidades do entorno. Nosso sonho é qualificar o máximo e oportunizar o ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para a geração de renda de forma digna e quebra dos ciclos de pobreza”, comenta Taciana Soares, responsável pelos programas de impacto da Casa Zero.

 

Mais 128 filhotes de tartaruga de Pente nascem em Paulista

 


Mais 128 filhotes de Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata), nasceram em Paulista na última quinta-feira. A caminhada da espécie marinha até o mar aconteceu na Praia de Enseadinha, Janga, em Paulista. O ninho, próximo à Rua Arcoverde, foi identificado pela equipe do Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas no município, que monitorou desde a desova até a eclosão dos ovos. Os moradores e frequentadores da praia ficaram encantados ao acompanhar o nascimento dos filhotes, quando puderam ter contato com este lindo momento e tiveram a chance de aprender mais sobre a espécie e sobre a conservação da vida marinha. Para o caso da população notar a presença de animais silvestres ou marinhos precisando de resgate ou mortos, ou presenciar alguma tartaruga marinha desovando na costa do litoral do município, ou nascimento de filhotes da espécie marinha, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente por meio do WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista: www.paulista.pe.gov.br, no Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.


IR: bitcoins e outras moedas virtuais precisam ser declaradas?

 


No Brasil, de acordo com a Receita Federal, a venda de Bitcoins e outras criptomoedas estão sujeitas sujeitas à tributação e devem ser declaradas no IR da Pessoa Física (IRPF), quando o contribuinte estiver enquadrado nas regras de obrigatoriedade para a declaração. A renda obtida com venda de Bitcoins e outras criptomoedas em valor igual ou superior a R$ 35 mil por mês deve ser declarada. De acordo com o contador e sócio da Matriz Contábil, Paulo Marostica, os saldos em moedas virtuais devem ser declarados na ficha “Bens e Direitos” da declaração de IRPF. “O código a ser utilizado para a declaração de Bitcoin é o Grupo 08 – Código 01”, orienta o especialista. Segundo Marostica, o valor de aquisição do Bitcoin e outras moedas virtuais deve ser declarado em reais, utilizando o montante pago na compra na moeda nacional na data da aquisição. Todas as demais transações com moedas virtuais – venda, doação, permuta, entre outras – também devem ser declaradas, quando houver obrigatoriedade.“É importante guardar os comprovantes de movimentações para fins de comprovação, caso seja necessário”, aponta. Uma vez que o contribuinte tenha obtido rendimentos com a venda de moedas virtuais, a renda obtida pode ser isenta ou não, a depender do valor total de venda no mês. Caso venda abaixo de R$ 35 mil no mês, fica isento, acima disto precisa apurar o ganho e oferecer à tributação.“O valor do rendimento deve ser calculado como a diferença entre o valor de venda do ativo e o seu valor de aquisição, e o imposto pago até o último dia útil do mês seguinte ao da venda”, explica.“É fundamental lembrar que a não declaração de Bitcoin e outras moedas virtuais no IR pode acarretar penalidades por parte da Receita Federal, finaliza.


I Congresso Nacional de Transtorno do Desenvolvimento X Inscrições

 


Chega ao último lote as inscrições para o I Congresso Nacional de Transtorno do Desenvolvimento: um olhar multidisciplinar sobre o desenvolvimento, a ser realizado nos dias 27 e 28 de maio, no Mar Hotel Conventions, no Recife. A iniciativa reunirá profissionais renomados da área. Realizado pela Faculdade CEAM, o evento busca um olhar significativo sobre temas importantes relacionados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes diante de questões singulares na modernidade, entre os quais estão TDAH, Transtorno do espectro autista e os mais diversos transtornos de aprendizagem. Partindo da ideia de que “Quem estuda melhor atende”, o objetivo é contribuir para que profissionais da educação e saúde tenham compreensão e princípios básicos para atuar nesse difícil desafio de proporcionar evolução infantil de menores . Os participantes terão a oportunidade de absorver e entender experiências compartilhadas por especialistas como a pesquisadora na área de Neurociência Marta Relvas, a psicopedagoga Inês Abranches e o líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos – LIEENP da Faculdade CENSUPEG, Fabrício Cardoso. O último lote está com o valor de R$ 650,00 em até 12x R$ 67,22 e estará disponível até o dia 26 de maior, pelo Sympla no link: https://www.sympla.com.br/evento/i-congresso-nacional-de-transtorno-do-desenvolvimento-um-olhar-multidisciplinar/1804781

 

Paulista vai receber expansão de empreendimentos do setor de saúde

 


Devido ao sucesso do modelo de licenciamento agilizado, Paulista vai receber a expansão de dois empreendimentos do setor de saúde, com cerca de R$ 30 milhões em investimentos, gerando em torno de 300 vagas de emprego na sua instalação .Em visita dos representantes dos empreendimentos à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município, foi analisa a primeira operação que trata da implantação da Plena Distribuidora, empresa expert em entrega de medicamentos para redes de farmácia, hospitais e clínicas. “Temos a necessidade de expandir nossos negócios e pretendemos nos instalar em Paulista. Nossa expectativa é que a estrutura do novo centro de distribuição seja erguida em uma área de 10 mil metros quadrados, com investimento de cerca de R$ 27 milhões e a geração de 250 empregos diretos. A escolha pelo município é motivada pelo seu modelo de licenciamento agilizado, além do atendimento e seriedade da gestão. Estamos satisfeitos com o ambiente favorável de negócios que a cidade nos oferece”, destacou o empreendedor Yuri Falcão.Já a segunda operação é focada no setor de redes de farmácias, com a chegada da Drogaria Recife, que levará duas unidades ao município. “Optamos por Paulista pela flexibilidade e organização no sentido de licenciamento para o funcionamento de nosso negócio. Vamos investir R$ 3 milhões , empregarndo perto de 30 pessoas em cada unidade”, ressaltou o CEO da empresa, Osiel Barbosa. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, a cidade colhe diariamente os resultados de seu modelo de atendimento aos empresários. “Para o setor privado, o principal é a agilidade e eficiência que o setor público o funcionamento de sua operação, sem entraves e dificuldades. Somos referência no Estado “, lembrou o secretário.


Escola Eleva X Preocupação com a Primeira Infância

 

 

“Uma educação de qualidade na primeira infância é essencial para que o início da vida escolar seja o melhor possível. E é sempre bom lembrar que competências sociais, autoconhecimento e sucesso na carreira profissional têm sido ligados a níveis moderados de participação na educação de qualidade na primeira infância”, ressalta a educadora Rafaella Perrone, diretora da Escola Eleva Recife, analisando sobre a importância de uma boa educação durante a primeira infância.

Redação com veículos e assessorias – Imagen/Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar