Homens X Mulheres: Qual o tamanho da desigualdade salarial?

 

O tema da equidade salarial entre gêneros tem ganhado cada vez mais força e destaque em todo o mundo. No Brasil, a Lei nº14.611/2023 vem trazendo ainda mais luz ao tema, uma vez que determina mecanismos de transparência salarial e de critérios remuneratórios a serem reportados semestralmente pelas empresas com 100 ou mais empregados, prevendo aumento nas penalizações em caso de irregularidades. Dia 23/11, foram divulgadas informações sobre os que incluem verbas remuneratórias fixas e variáveis, além do código do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), que será a base para as comparações. É sabido que este código é restritivo e acaba por concentrar funções de naturezas distintas dentro das empresas, mas é importante separar as categorizações entre áreas de linha ( responsáveis por geração de resultado), de suporte e de perfil híbrido para evitar comparações incoerentes. Ao longo do ano, acompanhamos publicações do IBGE que aponta diferenças salariais entre homens e mulheres na casa de 22%. Mulheres ganham, em média, 6% abaixo da remuneração dos homens em áreas de linha e em áreas híbridas. E 5% abaixo nas áreas de apoio .No nível executivo, as mulheres ficaram com remuneração média 2% acima dos homens nas áreas de linha, 6% abaixo nas áreas de perfil híbrido e 1% acima nas áreas de apoio. .

No nível gerencial, mulheres ficaram com remuneração 12% abaixo dos homens nas áreas de linha, 5% acima nas áreas híbridas e 6% abaixo nas áreas de apoio. Quando descemos para cargos de contribuição individual, esta diferença se reduz mais. Onde estão as mulheres? Neste quesito não há surpresa Mesmo neste extrato de empresas preocupadas com equidade salarial, as mulheres não alcançam os níveis mais altos das hierarquias. O porquê poderia ser debatido à exaustão, mas o que os números nos dizem é que: 43% de mulheres em áreas de linha, 54% de mulheres em áreas de perfil híbrido e 69% de mulheres em áreas de apoio. Aqui já temos uma gradação clara de mulheres figurando com mais ênfase em áreas cuja remuneração é menor, porque estão mais distantes da geração de resultados. No nível executivo, encontramos somente 5% de mulheres nas áreas de linha (somente uma CEO na amostra analisada). E esse é o número que mais perturba e que melhor explica a diferença média na remuneração. Já nas áreas híbridas, elas representaram 60%. E nas áreas de apoio, 44%. No nível gerencial, temos 44% de mulheres nas áreas de linha, 27% nas áreas híbridas e 48% nas de apoio. Para combater a desigualdade salarial de gênero, temos ainda muito que caminhar…

 

Funcionamento do InstitutoRB durante o fim de ano

 

 

O Instituto Ricardo Brennand, na Várzea estará fechado nos dias 24 e 25 para visitação. E na terça, 26 de dezembro, voltará a abrir suas portas para receber o público, normalmente, das 13h às 17h, com a última entrada pontualmente às 16h30. Nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro também não abrirá. Neste período sem operar, aproveita para realizar manutenção em seu rico acervo, que já recebeu mais de 3 milhões de visitantes e turistas e está distribuído num complexo cultural que compreende a Pinacoteca, o Museu Castelo São João, a Galeria, a Biblioteca, o Parque de Esculturas dos Jardins e a Capela Nossa Senhora das Graças. Vale a pena conhecer. Visite o InstutoRB e conheça seu rico acervo.

 


Santa Cruz do Capibaribe X 70 anos da cidade na Alepe

 


Em uma solenidade prestigiada, que reuniu diversas lideranças políticas de Santa Cruz do Capibaribe, o deputado estadual Diogo Moraes, representante do Polo de Confecções do Agreste na Alepe, celebrou os 70 anos de emancipação política da cidade. A sessão foi proposta por Diogo em homenagem ao município, que recebeu o Título de Cidade Empreendedora, por iniciativa do parlamentar. O aniversário de Santa Cruz é celebrado dia 29 de dezembro . O evento contou com o prefeito Fábio Aragão, do vice Helinho Aragão, de vereadores, secretários, do ex-deputado Oseas Moraes e do deputado Edson Vieira. Moraes fez um relato histórico, enaltecendo a capacidade de desenvolvimento de Santa Cruz, hoje o segundo maior Polo de Confecções do Brasil, responsável por movimentar cerca de R$ 5 bilhões por ano com outras cidades da região. “Um potencial que se concretizou, sobretudo à obstinação, ao perfil empreendedor e à capacidade de trabalho do povo de Santa Cruz do Capibaribe. É impossível não nos orgulharmos desses números e desses feitos porque essas conquistas são fruto de um esforço imensurável, empreendido por pessoas simples que conseguiram mudar a realidade social de Santa Cruz e de parte do Agreste e até expandindo às fronteiras até a Paraíba”, afirmou. O parlamentar relembrou os avanços obtidos nos últimos anos, como a premiação Band Cidades Excelentes, que Santa Cruz se notabilizou nacionalmente na área de sustentabilidade, a classificação do selo, na categoria ouro, da Associação Nacional dos Tribunais de Contas, reconhecendo as boas práticas de transparência e de controle interno de sua administração, além do maior crescimento no IDEPE, o Índice de Desenvolvimento da Educação, no ano passado, resultado dos investimentos e do compromisso que a atual gestão municipal tem tido com a educação.As comemorações do aniversário da cidade seguirão com entrega de obras e show da banda Limão com Mel dia 28, em praça pública.

 

Compra de última hora, bares e de restaurantes esquentam vendas em atacarejos

 

 

Para facilitar a compra e orçamento de pequenos negócios, de empreendedores na área da alimentação e de famílias, a rede nordestina Novo Atacarejo ampliou o horário de atendimento e também reforçou o estoque de itens para os festejos de final de ano. São produtos nacionais, regionais e importados para abastecer as 27 lojas da rede no Estado, do litoral ao Sertão. A variedade envolve itens como mercearia, bebidas, bazar, carnes, frios e frutas secas como ameixa, nozes, amendoim, amêndoas. Só com queijo do reino, o item com maior volume, a quantidade comprada para este ano foi 15% maior que em 2022. Outro destaque foi o panetone, que teve crescimento no estoque em 40%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Todas as padarias das lojas também entraram no clima natalino e estão produzindo diariamente bolos, pães recheados e salgados. Também é possível pedir por encomenda. Há ainda combos nas lojas como a compra de ave natalina e a pessoa levar incluída uma lasanha pronta congelada. Outra opção ao consumidor é parcelar, em até três vezes sem juros, no Novocard, a compra de aves natalinas, panetones e queijo do reino. Na área do bazar, é possível encontrar pratos, copos, talheres e demais itens para servir e conservar as refeições. Além de recipientes térmicos para armazenar bebidas como cooler e isopor. Itens do bazar estão sendo parcelados em até dez vezes, sem juros, além de eletro, produtos automotivos e utilidades do lar.Todas as lojas do Novo Atacarejo funcionarão em horário especial neste final do ano. Quinta (21), sexta (22) e sábado (23), as lojas abrirão uma hora mais cedo e fecharão uma hora mais tarde. Já na véspera de Natal (24/12) e do Ano Novo (31/12), as unidades estarão abertas das 7h às 18h. E no dia de Natal (25/12) e no Ano Novo (01/01), as lojas da rede nordestina estarão fechadas, só retornando a operação no dia seguinte.

 


Instituto de Olhos Fernando Ventura celebra certificação

 


O Instituto de Olhos Fernando Ventura, referência no atendimento oftalmológico e urgência, teve a qualidade dos serviços oferecidos reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O órgão é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. O IOFV conquistou a acreditação, que avalia e atesta competências técnicas e de conformidade. “O IOFV acaba de ganhar a mais importante certificação de qualidade do país. Certeza de um trabalho sério e ético, focado na segurança e cuidado aos nossos pacientes. Agradeço a cada um dos nossos colaboradores pelo excelente trabalho diário para termos um atendimento olho no olho e manter o padrão IOFV sempre”, disse Alexandre Ventura, diretor do IOFV. A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.Com 47 anos de história na medicina oftalmológica, Fernando Ventura fundou o IOFV, em 2015, na companhia de dois filhos, Alexandre e Catarina Ventura, e do genro, Carlos Gustavo Gonçalves de Lima, todos também oftalmologistas. Além da sua matriz, localizada no bairro do Derby, que funciona com atendimentos 24 horas, a instituição possui outras quatro unidades. Elas estão localizadas nas cidades do Recife (Casa Forte e Boa Viagem), Olinda (Casa Caiada) e Jaboatão dos Guararapes (Piedade).

 

 

Governo de Pernambuco entrega 152 títulos de domínio para agricultores do Pajeú

 

 

A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, entregaram, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, 152 títulos de domínio a trabalhadores rurais da unidade regional que compõe os municípios de Afogados da Ingazeira (66), Carnaíba (40), Itapetim (34) e Tuparetama (12). Os documentos regularizam os imóveis rurais que não têm a sua escritura registrada em cartório. O Governo de Pernambuco prevê, ainda, a entrega de mais de 1,6 mil títulos nos próximos meses. “Aqueles que vive nas zonas rurais dos municípios muitas vezes não eram enxergados pelo poder público, mas nós estamos aqui para inverter essa lógica. Hoje são 152 famílias do Sertão do Pajeú que, depois de esperar por uma vida inteira, agora têm o título das suas terras garantidos. Nossos compromissos de trabalho já estão se tornando realidade na vida do povo que vive nesta região com muita dignidade e acesso a direitos fundamentais”, ressaltou a governadora, que destacou ainda que realizará uma vistoria nas obras de pavimentação da estrada de Ibitiranga, a VPE-380, que vai da cidade de Afogados da Ingazeira até o povoado de Novo Pernambuco, em Carnaíba. A regularização fundiária foi pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco , junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Ellen Viégas, promover a regularização fundiária das terras contribui para o acesso dos agricultores às políticas públicas e para o desenvolvimento socioeconômico regional. O governo entregou 199 títulos em Bom Conselho, no Agreste. Além do direito ao acesso a essas terras, os trabalhadores beneficiados terão oportunidade de crédito imediato, segurança jurídica e social e direito à documentação básica.

 

 

Egape está com 1,25 mil vagas abertas para cursos EAD gratuitos em janeiro

 


Para oferecer ainda mais oportunidades de crescimento profissional para o público em geral, servidores estaduais e municipais, a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), da Secretaria de Administração (SAD), está com inscrições abertas para cinco cursos gratuitos, com 1,25 mil vagas disponibilizadas. As capacitações acontecerão no mês de janeiro. Os cursos ofertados na modalidade EAD sem tutoria (autoinstrucionais) terão início a partir do dia oito de janeiro e exigem, no mínimo, nível médio. Uma das novidades é a capacitação Inteligência Emocional. Essa formação tem o objetivo de apresentar ferramentas que auxiliam na gestão do equilíbrio emocional, por meio de estratégias de compreensão das emoções. Dessa maneira, os alunos poderão superar hábitos negativos que prejudicam o crescimento profissional e pessoal.Outros cursos também trazem oportunidades de aperfeiçoamento. De acordo com o diretor da Egape, Henrique Oliveira, as capacitações oferecidas abrangem várias áreas temáticas. “Além de Inteligência Emocional, a Egape traz, em janeiro, os cursos de Banco de Dados, Gestão Ambiental, Nova Lei de Licitações e Liderança e Motivação. Essas formações possuem embasamento teórico atualizado e de excelente qualidade”, enfatizou.E xemplo dessa relevância é o curso Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021): Aspectos Introdutórios e Principais Mudanças para a Licitação. Nele, os alunos aprenderão a correlacionar seu conteúdo com a legislação estadual atualizada e posicionamentos jurisprudenciais e doutrinários. Dessa maneira, o agente público estará preparado para as mudanças que ocorrem atualmente com a aplicação do novo ordenamento pertinente ao tema.Inscrições no (www.egape.pe.gov.br). Mais informações podem ser obtidas no número (81) 3183-8065 (cursos EAD).

 


Comércio amplia horário para vender nos últimos momentos de 2023

 

 

Na contagem regressiva para a virada do ano, o comércio incrementar as vendas. Lojas do Centro, de bairros e shopping centers ampliaram o horário e criaram suas estratégias para incrementar os negócios. “O final do ano é o período de maior movimento nas vendas e é quando os lojistas esperam vender estoques e melhorar os negócios”, adiantou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Fred Leal. Além de abrir de domingo a domingo, uma campanha da CDL, com parceiros, vai premiar clientes com sorteio de 5 caminhões de prêmios e 5 TVs de 55 polegadas e também vendedores de lojas com 10 vales-compra no valor de R$1 mil cada. A ação para o varejo envolve cerca de oito mil estabelecimentos, entre comércio de rua e lojas de 11 shoppings da RMR. Para concorrer ao sorteio, confira o site http://natalpremiado2023.com.br/. Por conta das fortes chuvas, que danificou a estrutura instalada no Pátio do Livramento, a troca presencial dos cupons passa a ocorrer agora apenas na sede da CDL Recife, na Rua do Riachuelo, 105, sobreloja, Boa Vista, das 8h às 17h, de segunda a quinta, e das 8h às 14h, na sexta-feira. Outra estratégia para levar consumidores ao centro da capital é por meio da plataforma virtual Rota do Comércio (www.rotadocomercio.com.br), que já tem mapeadas pelo menos 1.093 lojas de diversos segmentos. A ideia é facilitar e ajudar o consumidor a localizar melhor estabelecimentos e produtos nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. Além de estacionamentos privados e de Zona Azul, paradas de ônibus, bicicletários e pontos turísticos. O serviço também está disponível no aplicativo Conecta Recife.

Funcionamento do comércio de rua do Recife e dos shoppings da RMR para Natal e Ano Novo:

-Recife
Lojas do Centro e de bairros – dia 24 – normal; dia 25 – lojas fechadas; Dia 31 – normal; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas;

Plaza Shopping – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h; Dia 31 – das 12h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

RioMar Recife – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h; Dia 31 – das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

Shopping Boa Vista – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 11h às 19h; Dia 31 – das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 11h às 19h;

Shopping Recife – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h; Dia 31 – das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas;

Shopping Tacaruna – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h; Dia 31 – das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

-Olinda
Shopping Patteo Olinda – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h; Dia 31 – das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

-Paulista
Paulista North Way Shopping – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h; Dia 31 – das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

-Camaragibe
Camará Shopping – dia 24 – das 12h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer; Dia 31 – das 12h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer;

-Jaboatão
Shopping Guararapes – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h; Dia 31 – das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

-Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – lojas fechadas e praça de alimentação e lazer abrirá das 9h às 18h; Dia 31 – das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro – lojas fechadas e praça de alimentação e lazer abrirá das 9h às 18h;

-Igarassu
Shopping Igarassu – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – fechado; Dia 31 – das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro – fechado

-Moreno
Recife Outlet – dia 24 – das 9h às 18h; dia 25 – fechado; Dia 31 – das 9h às 16h; Dia 1º de janeiro – fechado;

 

Novo Atacarejo amplia horário de funcionamento

 

 

Todas as lojas do Novo Atacarejo funcionarão em horário especial neste final do ano. Quinta (21), sexta (22) e sábado (23), as lojas abrirão uma hora mais cedo e fecharão uma hora mais tarde. Já na véspera de Natal (24/12) e do Ano Novo (31/12), as unidades estarão abertas das 7h às 18h. E no dia de Natal (25/12) e no Ano Novo (01/01), as lojas da rede nordestina estarão fechadas, só retornando a operação no dia seguinte.


Redação com assessoria e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar