Hipertensão Arterial avança em Pernambuco e preocupa os especialistas

 

No Brasil, entre 30% e 35% da população acima de 18 anos têm hipertensão arterial. Em Pernambuco, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2020, cerca 1,6 milhão de pessoas no estado, foram diagnosticados com hipertensão. De olho nessa realidade, a Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco (SBC-PE) aproveita o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nesta quarta, dia 26, para alertar a população sobre o tema. Segundo o cardiologista, Dr. Audes Feitosa, coordenador do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC-PE, o histórico familiar é um fator importante para a predisposição à doença, mas o aumento da pressão arterial tem outras causas, sendo uma delas, o aumento do peso.

“Quando o indivíduo ganha peso, deve tentar reduzir de forma lenta e gradual, sem remédios ou dietas exageradas, procurar ajuda profissional”, sugere. Segundo o médico é importante estar atento à qualidade da alimentação. “Consumir frutas e vegetais, pelo menos três vezes ao dia, e reduzir o consumo de sal”, diz. Ainda segundo o cardiologista, mais um fator importante que devemos considerar é o estresse, cada vez mais presente na correria do cotidiano. “O quadro de irritabilidade e estresse deixa a pessoa mais propensa a hábitos não saudáveis, como comer mal e não se exercitar, na tentativa de resolver a ansiedade, o que é um agravante para o desenvolvimento da hipertensão”, explicou o médico. “Então, como parte dos cuidados preventivos da hipertensão arterial, está a prática regular de exercícios físicos”, conclui. “Este 26 de abril é um alerta para combatermos a hipertensão e, assim, reduzir a incidência de AVC, infarto, insuficiência cardíaca, lesão vascular periférica e outros comprometimentos causados por essa condição”, reforça Dr. Audes Feitosa, coordenador do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC-PE

 

InstitutoRB movimenta nova edição do Curso “Para Ler”

 

 

Já estão abertas as inscrições do XVIII Para Ler que será realizado pelo Instituto Ricardo Brennand em parceria com o Ministério da Cultura entre os dias 2 e 5 de maio, no auditório do centro cultural da Várzea. Nesta edição, a temática abordada será Conexões da Monarquia Hispânica com o Brasil Holandês e será ministrada pelo Prof. Dr. Rafael Valladares, que pretende problematizar a desmesura historiográfica das definições do Brasil holandês com os contextos entre flamengos e castellanos. As inscrições do Para Ler podem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/evento/xviii-para-ler-as-conexoes-da-monarquia-hispanica-com-o-brasil-holandes/1952876 e contarão com 50% das vagas destinadas a estudantes de universidades públicas. Mais informações pelo (81) 2121-0354.

 


Galeria Marco Zero destaca a pluralidade de Montez Magno

 


Depois do sucesso das obras de Montez Magno na SPArte, Marcelle Farias e Eduardo Suassuna, à frente da Galeria Marco Zero, anunciam outro recorte da trajetória do artista pernambucano. Agora sob curadoria de Itamar Morgado e Bete Gouveia, a exposição intitulada ‘Canto à Liberdade’, com mais de 100 obras dispostas nos dois pavimentos da galeria, tem como ponto de partida um poema visual que retrata o olhar livre e atemporal do artista. Com acesso gratuito, a mostra abre para visitação do público a partir desta quinta (27), com exibição até o dia 22 de junho. A Galeria Marco Zero fica na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, bairro de Boa Viagem.

Montez Magno, pernambucano de Timbaúba, foi considerado pioneiro em muitos momentos de sua jornada . Sempre exerceu com liberdade suas múltiplas formas de expressão, o que resulta em um acervo diversificado que vai de pinturas, gravuras, esculturas, ready mades e assemblages, passando por incursões à performance e música aleatória, além de uma produção poética que registra uma dezena de livros publicados. Na extensão superior da galeria, ficará a obra-chave, que deu título à exposição. “O trabalho ‘Canto à Liberdade’ é uma projeção que faz alusão ao compromisso de Montez com a sua própria autonomia em relação a qualquer dogma no campo de atuação. Com uma trajetória marcada pela independência e realizando experimentos em diversas linguagens e nos mais variados materiais e suportes, o amplo recorte da exposição revela a imensidão de um inventor de mundos, um dos mais significativos artistas da história da arte brasileira”, Marcelle Farias. O viés disruptivo de Magno abriu caminho para participações nas primeiras Bienais Internacionais de São Paulo, rendeu uma bolsa de estudos no Instituto de Cultura Hispânica de Madri e aproximou-o, no Rio de Janeiro, de um grupo de artistas que se tornariam expoentes do movimento neoconcreto brasileiro. “Pensamos esta exposição para prestar um justo tributo a esse artista plural, inventivo, pioneiro que, ao aproximar-se da casa dos 90 anos, continua sendo, efetivamente, um homem de seu tempo.

 


Shopping Patteo chega aos cinco anos com mais de 220 operações

 


O Shopping Patteo, inaugurado em abril de 2018, faz seus cinco anos consolidado como o principal equipamento comercial de Olinda. Com 137 mil m² de construção e mais de 51 mil m² de área bruta locável (ABL), o centro de compras conta com mais de 220 operações em funcionamento, distribuídas entre cinco pisos, nos segmentos de varejo, alimentação, lazer e serviços, oferecendo uma experiência completa para seus clientes.Com um fluxo médio de 1 milhão de visitantes por mês,dispõe de mais de 2 mil vagas de estacionamento, cinema e salas VIPs, centro hospitalar, clínicas, academia, bancos, universidade e área de lazer que contempla a Estação Turma da Mônica, parque exclusivo em Pernambuco. Ainda este ano, o centro de compras ganhará reforço em seu mix, com novas marcas como Kinitos Festas, Artex, Bagaggio, Mar&Cota, Fini, Eggo’s, Rommanel, World Tennis, Popeyes, Decor Music e Mellamface, além da ampliação da Rede D’Or.O entorno do mall também terá novidades, com as inaugurações do Seven Beach Club, do supermercado Grupo Mateus e da nova unidade da Petz, além da McDonald’s drive thru, já em operação. “A construção do Shopping Patteo Olinda representou um grande investimento para a cidade, com a criação de um espaço moderno e bem estruturado para os moradores e visitantes, não só da RMR mas de outras cidades e estados. É um equipamento pensado para ofertar à população conveniência, lazer e bem-estar, em um só lugar”, afirma Andreya Vila Verde, superintendente.O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

 


Em Paulista, bivalente contra a Covid-19 é liberada para público 18+

 


Após autorização do Ministério da Saúde (MS), o município do Paulista liberou, nesta terça ultima (25), a vacina bivalente contra a Covid-19 para o público 18+, nas unidades de saúde que já aplicam o imunizante e no polo itinerante do Centro Administrativo da Prefeitura, que fica na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, ao lado do Campo da Aviação, no bairro de Maranguape I. De acordo com a nota técnica do MS, a decisão de reduzir a faixa etária considera a disponibilidade de doses da dose bivalente e a oportunidade de atualização da resposta imunológica de uma população maior frente às novas variantes da doença causada pelo coronavírus. A recomendação é de que as pessoas tenham recebido ao menos duas doses das vacinas monovalentes (D1 e D2), como esquema primário, ou que tenham recebido previamente qualquer vacina monovalente como dose de reforço.

Para poder tomar a dose bivalente, é necessário apresentar a documentação obrigatória, como RG, CPF ou cartão SUS, comprovante de residência e comprovantes de todas as doses recebidas anteriormente pelo usuário. Nas unidades de saúde do Paulista, a vacinação acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h. Já no polo itinerante do Centro Administrativo, a vacinação ocorre de segunda a sexta, das 9h às 16h. De acordo com a coordenação do Programa Nacional de Imunização de Paulista (PNI), o serviço será ofertado neste sábado (29), no polo itinerante, também com vacinas de rotina e contra a Influenza.

 

 

UNIFG promove o projeto “Cidades Inteligentes”

 


Com o objetivo de propor soluções tecnológicas que possam melhorar a qualidade de vida da população, o Centro Universitário dos Guararapes promove o projeto “Cidades Inteligentes”, que busca disponibilizar informações em tempo real sobre os diversos aspectos que impactam a cidade, incluindo saúde, educação, habitação, mobilidade urbana e meio ambiente, de forma fácil e prática para os moradores do Recife e RMR. E visa aprimorar os serviços públicos por meio da introdução de novas tecnologias, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida da população. Uma das principais iniciativas é a criação de um aplicativo para smartphones, que permite reportar problemas e solicitar serviços de forma rápida e eficiente. O aplicativo também conta com um sistema de geolocalização, que permite o monitoramento de demandas e respostas mais ágeis para as solicitações. As pessoas também poderão fazer comentários sobre os serviços públicos.Com a utilização dessas soluções, é possível melhorar significativamente a qualidade de vida dos habitantes das cidades. As informações em tempo real sobre questões que afetam a cidade também permitirão que os cidadãos tomem decisões mais informadas sobre o uso dos serviços disponíveis. Consequentemente, a população terá maior controle sobre sua própria vida e bem-estar.

Como exemplo, propõe-se a implementação de câmeras inteligentes nas unidades de saúde pública, como uma solução tecnológica que fornecerá informações em tempo real ao cidadão sobre o número de pessoas que estão recebendo atendimento, evitando superlotação e distribuindo melhor os atendimentos médicos de urgência, permitindo assim, a redução de transtornos e controle maior do poder público para tomada de decisão. O projeto “Cidades Inteligentes” busca utilizar as soluções tecnológicas da indústria 4.0 para gerar informações em tempo real e solucionar as dificuldades enfrentadas pelos habitantes, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida da população. A ideia é apresentar a proposta para gestores públicos que tenham interesse em seguir adiante com o projeto, que utiliza soluções tecnológicas 4.0 para gerar informações em tempo real e ajudar a solucionar problemas. Inicialmente, a proposta é começar a coletar informações das principais dificuldades enfrentadas por moradores da região de Jaboatão dos Guararapes. E, em seguida, a construção de protótipos com as possíveis soluções.

Segundo o professor do curso de Engenharia de Produção da UNIFG, Rafael Coutinho, a ideia do projeto surgiu durante as discussões em sala de aula, a partir da observação de que a iniciativa privada está liderando o uso de novas soluções tecnológicas em busca de eficiência nas suas operações. O professor também destacou sua preocupação com a falta de investimento em inovação por parte do poder público, o que reforça a importância de iniciativas como o projeto “Cidades Inteligentes” para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Pensamos e vimos que uma possível solução para esse problema seria a implantação de câmeras inteligentes nos hospitais da rede pública, com o objetivo de permitir que os moradores tenham acesso, em tempo real, ao número de pessoas sendo atendidas naquele momento. Essa informação pode ajudá-los a decidir se devem buscar atendimento naquele hospital ou em outro”, explica.

 


Lei da Laqueadura – As novas regras

 


Passou a vigorar, no Brasil, a nova Lei da Laqueadura (Lei n. 14.443/2022), que facilita o acesso de mulheres a procedimentos contraceptivos. Na prática, a mudança traz inovações quanto a Lei do Planejamento Familiar (Lei n. 9.263/1996), reduz burocracias e causa grande impacto na vida de mulheres, ao permitir mais liberdade para tomada de decisões quanto às cirurgias de esterilização voluntária.Com a mudança, muitas dúvidas surgiram entre as mulheres, que desejam ter acesso a cirurgia, mas a professora de Direito Dayla Barbosa elenca, esclarece pontos e informa o que muda a partir de agora:

1- A permissão para realização de laqueaduras e vasectomias, a partir de 21 anos ou, com menos de 21 anos, se tiver ao menos 2 filhos vivos, ao contrário da norma anterior, que estabelecia idade mínima de 25 anos para esses procedimentos; 2- Outra inovação importante é a dispensa de autorização do cônjuge para procedimentos de contracepção; 3- Por fim, as mudanças trazidas pela nova lei, passaram a permitir a realização da laqueadura durante o parto, desde que esse procedimento tenha sido solicitado com 60 dias de antecedência.

“É importante destacar que as alterações quanto à idade mínima exigida e dispensa de autorização do cônjuge, também alcançam os homens”, explicou a professora da Estácio. Ao falar sobre uma possível resistência da rede pública ou privada em fazer o procedimento, Dayla alerta para que homem ou mulher busquem seus direitos. “A mulher ou homem que não tiver seus direitos respeitados, poderão buscar ajuda para, se necessário, judicializar a questão. Preenchidos os requisitos da lei, em cada caso específico, não há motivos para que sejam negados os direitos relativos à realização de métodos ou procedimentos contraceptivos”, sinaliza. Para ela, é importante destacar que todos os hospitais e clínicas tiveram tempo para adequação de suas rotinas e protocolos, a fim de providenciarem a adequação de seus serviços às novas exigências, sendo imprescindível o atendimento imediato das determinações constantes na nova lei. “A mulher ou homem que tiverem seus direitos violados podem buscar assistência jurídica e mover ação judicial para o cumprimento da lei, bem como podem promover denúncia aos órgãos competentes”.

Avanço para a mulher:A especialista em Direito informa que a entrada em vigor da Lei n. 14.443/2022 é um avanço na legislação do Planejamento Familiar, principalmente por conferir maior autonomia às mulheres nesse aspecto tão delicado que é a reprodução humana, maternidade. “A emancipação feminina, a conquista de mais espaços de fala na sociedade, certamente são fatores fundamentais de influência para a publicação de leis dessa natureza. Desburocratizar o acesso à procedimentos contraceptivos, permitindo que as mulheres tenham maior autonomia e liberdade para tomar decisões quanto à sua capacidade reprodutiva, representa um avanço significativo para a saúde reprodutiva das mulheres. Contudo, embora configure um avanço quanto aos direitos reprodutivos das mulheres, é preciso cautela para garantir que a implementação da nova lei venha acompanhada de amplo acesso à informação, bem como adequada orientação e aconselhamento à mulher, visando evitar esterilizações precoces, sem o devido esclarecimento”, disse.

 


Caruaru registra aumento de 25% em número de acidentes de trabalho em 2022

 


Caruaru registrou, em 2022, um aumento de 25% nos casos de acidentes de trabalho, em comparação com 2021. Segundo pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, só no ano passado, a cidade contabilizou 650 acidentes ocupacionais, 703 notificações de acidentes de trabalho e 305 concessões de benefícios previdenciários. No estado , Caruaru é o quinto no ranking de municípios prioritários, ficando atrás apenas de Recife, Jaboatão , Petrolina e Olinda. A pesquisa, que contabiliza os dados d Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), também indicou que, de 2012 a 2022, 5.818 casos de acidentes de trabalho foram registrados em Caruaru. Os números, chamam atenção para a importância do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que é celebrado nesta sexta (28).

O números apontam, que o setor de saúde foi o que mais gerou acidentes na região de Caruaru. Segundo os registros do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional, em 2022, 170 profissionais que atuam com atendimento hospitalar foram vítimas de acidentes ocupacionais. Isso mostra que, ao contrário do que muitos pensam, o setor de construção civil não é a principal causa de acidentes de trabalho no município. Os serviços em construção causaram quatro acidentes, em Caruaru, no ano passado. Para a gerente de sustentabilidade da Viana & Moura, Whilma Lacerda, os números são um reflexo do esforço coletivo que as construtoras caruaruenses têm feito nos últimos anos. “Antigamente, ocorriam muitos acidentes no setor da construção civil. Hoje, a maioria das empresas conta com iniciativas que proporcionam um ambiente saudável para os seus funcionários. Sem falar que as reformulações das normas regulamentadoras ajudam na implementação de uma gestão efetiva da segurança do trabalho. Na Viana & Moura nós levamos isso muito a sério,E ntendemos que a segurança é um valor inegociável”, destacou.A gerente também destacou que o treinamento é essencial para mitigar os riscos ocupacionais “Não basta defender a segurança no trabalho, é preciso ir a campo treinar e oferecer equipamentos adequados de proteção. Aqui, na Viana & Moura, temos o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), uma equipe que visa proporcionar um ambiente de trabalho seguro, através da implantação de Projetos de Melhoria e Análises”, finalizou Whilma Lacerda.

 

 

Shopping Costa Dourada recebe novas atrações para as crianças

 


O Shopping Costa Dourada recebe o evento Eu Amo Ler e Brincar, voltado para o público de todas as idades. Até o dia 7 de maio, a Praça de Eventos do centro de compras conta com feira de livros diversos e também com brinquedos, como pula-pula, cama elástica e piscina de bolinhas.Os brinquedos são voltados para crianças de 2 a 12 anos. Os ingressos têm o valor de R$ 25 para 30 minutos de brincadeira – com a cobrança de R$ 1 para cada minuto excedente; e de R$ 50 para a criança se divertir sem contagem de tempo. Crianças com deficiência (PcD) têm 50% de desconto no ingresso do brinquedo.Já a feira de livros é voltada para um público-alvo de todas as idades, e está disponibilizando cerca de 200 obras, entre livros infantis, infanto-juvenis e adultos. São obras em valores promocionais, com valores a partir de R$ 2, de clássicos da literatura mundial a livros de atividades, destinados a explorar o aprendizado e desenvolvimento da criança. Tanto os brinquedos como a feira de livros da Eu Amo Ler e Brincar recebem as famílias conforme o horário de funcionamento do Shopping Costa Dourada.

 


MRV&CO lança Plataforma de comunicação para o segmento

 


O Grupo MRV&CO, maior formador de corretores de imóveis do Brasil lança plataforma de comunicação inédita . A primeira etapa conta com o Podcast “Virando a Chave”, com a participação de especialistas do mercado e parceiros para abordar os d desafios da profissão e os diferenciais necessários para se destacar na área.Com cinco episódios, o “Virando A Chave” está disponível nas plataformas de áudio Spotify, Deezer e Google, além da exibição, por meio de vídeo, no canal do Youtube da MRV. O host do projeto é Thiago Ely, Diretor Executivo Comercial da MRVleva sua expertise, facilitando a democratização do conhecimento para esses profissionais, já que cada episódio conta com a participação de um especialista do setor e de um corretor premium da companhia. A primeira temporada receberá Guilherme Blumer (especialista em Marketing e Inovação no mercado imobiliário), Daniele Akamine (Advogada especialista em Economia da Construção e Financiamento Imobiliário), Felipi Adauto (Diretor Executivo da DF Casa Imóveis e Co-autor do livro “A chave da venda de Imóveis”), Cléa Kouri (Consultora de Gestão e Carreiras 60+/Projetos para empresas em Diversidade etária e Educação para Longevidade) e Fabiana Bruno (CEO da SUBA, agência de conteúdo, especialista em influência, focada em amplificar marcas institucionais e pessoais).

Os profissionais abordarão temas sobre como vender nas redes sociais, corretores 60+, financiamento imobiliário e estratégias de vendas, com os corretores da MRV Álvaro Rondon (MT), Jhony Dias (RJ), Ana Flávia Moreira (GO), Sinésio Ribeiro (MG) e Victória Munhóz (RS). É possível acompanhar o primeiro episódio através do link: www.youtube.com/watch?v=_mREOeQR1uw.Além do Podcast, a companhia aposta em outros pilares para impulsionar a carreira de corretores de imóveis com soluções de tecnologias emergentes, que serão lançadas em breve.“Mesmo proporcionando treinamentos e capacitações de acordo com novas tecnologias e tendências, sentíamos há algum tempo que faltava no setor imobiliário um canal de comunicação direta com os corretores. Hoje, anunciamos com orgulho a primeira iniciativa da área para construir e impulsionar uma comunidade de corretores através de tecnologias emergentes, como soluções de relacionamento, capacitação e conteúdo de alto valor.”, afirma Thiago Ely, Diretor Executivo Comercial da MRV.Ana Flávia Moreira, corretora de imóveis que atua há quase uma década na MRV aponta a importância do Podcast na troca de conhecimento entre os profissionais. “Se tem uma coisa que eu sempre falo é que a MRV é uma escola de corretores. Ela forma profissionais para a vida e eu sou um exemplo disso. Entrei na corretagem quando não sabia vender nada e tudo o que sei eu construí e vivi na empresa, que investe em conhecimento, em escola de vendas. E o podcast veio para agregar, pois tem acesso livre e ficará sempre disponível. É uma iniciativa muito importante da companhia em relação à troca de conhecimento do corretor em um mercado que muda todo dia e toda hora.”, destaca.

Redação com veículos e assessorias- Imagens – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar