Governo apresentará PL sobre igualdade salarial para homem e mulher
– Presidente Lula deve aunciar a medida no dia 8 de março –
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, confirmou nesta quarta (1º) que o governo apresentará um PL para garantir a igualdade de salário entre homens e mulheres no Brasil. O presidente Lula já adiantou que a medida será anunciada no dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O PL ainda está em construção, mas deve mexer na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, a partir da aprovação, a lei terá efeito imediato. A ministra explicou que a reforma trabalhista, aprovada em 2018, inseriu um dispositivo que estabelece multa para empresas que pagarem salários diferentes para homens e mulheres que exerçam a mesma função, mas segundo ela, a multa é tão pequena, que acaba estimulando a desigualdade.
“Nós temos que mudar essa lei da para colocar uma multa maior, para não valer a pena tratar de forma desigual homens e mulheres”, disse após evento para abertura do mês da mulher. “A lei é o primeiro passo, mas sabemos que a discriminação é cultural, ela é estrutural, e depois, a médio prazo, partiremos com políticas públicas, com divulgação através da mídia, nós conseguiremos alcançar essa igualdade salarial que é a base para que a mulher tenha igualdade de direitos”, argumentou. Em 2021, a gestão de Jair Bolsonaro,m chegou a devolver ao Congresso um projeto de lei, que estava pronto para sanção, que aumentava essa multa no valor correspondente a cinco vezes a diferença salarial paga pelo empregador.
O projeto, ficou parado na Câmara . Segundo Tebet, estudos do Banco Mundial e de organismos internacionais apontam que é possível erradicar a miséria no mundo apenas igualando salário entre homens e mulheres nos mercados de trabalho. “Você aumenta o PIB [Produto Interno Bruto, soma das riquezas de um país] com essa igualdade salarial porque você redistribui a renda e a receita. A mulher quando recebe salário, sabemos, nós colocamos praticamente 100% desse salário na conta da família, fazemos girar a economia naquilo que mais precisa: comida na mesa, um sapato [roupas] pra criança, material escolar, proteção das nossas famílias”, afirma Tebet.
Expo Noivas no Shopping Recife. Evento terá desfiles no domingo, 05
O produtor Ricardo Coller movimenta nesta quinta-feira (02), às 9h, no Shopping Recife, a Expo Noivas e Debutantes reunindo 80 expositores envolvidos nos bastidores de uma festa de casamento e eventos de 15 anos.
A feira segue até o próximo dia 08 trazendo as últimas novidades em produtos e serviços para o mercado. No domingo (05), às 15h, a Praça de Eventos será movimentada por um desfile de moda com lançamentos de novas coleções para noivas e debutantes, sob a batuta do empresário da moda Ítalo Bruno, da Loc Roupas.
Paulista terá agenda sobre o Dia Internacional
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Unidade de Saúde da Família (USF) Sítio Fragoso I vai ofertar uma série de serviços no dia 3 de março, das 9h às 12h, na Associação de Moradores do Bairro do Fragoso, na Rua Manoel Dionísio.
Durante a manhã, as mulheres do município poderão assistir uma palestra sobre o combate à violência contra a mulher. Além disso, serão oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, cotas para oftalmologista e vacinas contra a covid-19. O caminhão da mamografia estará no local para realizar exames, onde estarão disponíveis 40 vagas de manhã e 40 pela tarde.
Alerta: Cresce o número de animais abandonados em Caruaru
Referência no combate aos maus-tratos aos animais em Pernambuco, o vereador Anderson Correia (PP) volta a alertar sobre o crescimento do número de animais que vêm sendo abandonados em Caruaru. Emsessão plenária na última terça(28), na Câmara de Caruaru, ele ressaltou a necessidade da execução de políticas públicas para o município, pedindo a intervenção do Poder Público para a situação alarmante na Capital do Agreste.
“Precisamos combater o abandono com políticas públicas para os animais de rua, que estão em vulnerabilidade. Temos projetos e requerimentos já enviados para o Poder Executivo que trata sobre isso, com diversas campanhas e outras políticas como nossa solicitação para a criação da Casa de Passagem, um equipamento público de fundamental importância para os animais para dispor sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos em situações de abandono e vulnerabilidade, conforme a Lei Federal 13.426 de 2017. Estamos atentos aos diversos distritos e bairros que têm maior índice de animais em vulnerabilidade, como São José, José Carlos de Oliveira, Morada Nova, Rendeiras, e outros que estão em nosso radar”, destacou Anderson.
O ato de abandonar um animal é crime, considerado maus-tratos e, segundo a Lei Sansão (Lei 14.064/2020), o infrator que cometer esse crime pode pegar de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e perda da guarda do animal. Todos podem denunciar o crime de abandono nas delegacias de polícia; por meio do Disque Denúncia 81.3719-9595 e nas redes sociais do vereador Anderson Correia (@andersconcorreiaadv). É importante lembrar que, para denunciar, é preciso sempre ter provas concretas como fotos, áudios e/ou vídeos.
Feira de Artesanato agita Cabo de Santo Agostinho no fim de semana
A tradicional Feira de Artesanato do Cabo de Santo Agostinho está de volta ao Shopping Costa Dourada neste domingo (5). No dia, artesãos do município irão expor e comercializar seus produtos no horário das 12h às 20h. Entre Os produtos a serem comercializados, bolsas, peças em crochê, costura criativa, luminárias, bijuterias e acessórios. O público irá encontrar ainda itens de decoração e vestuário infantil e adulto. A Feira de Artesanato é realizada pelo Shopping Costa Dourada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Associação dos Artesãos.
Flores de Holambra expostas no Shopping Patteo Olinda
O Shopping Patteo Olinda recebe até dia 31 de março, a “Feira de Flores de Holambra”, cidade do interior do estado de São Paulo, que foi colonizada por imigrantes holandeses. Na década de 40, após a segunda guerra mundial, alguns imigrantes receberam terras do estado brasileiro e trouxeram os primeiros bulbos e sementes, iniciando a produção das primeiras mudas, transformando a cidade na maior produtora de flores e plantas ornamentais da América Latina.
A “Feira de Flores de Holambra” é uma amostra do que é produzido lá. São mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais, tais como: orquídeas, azaleias, antúrios, rosas do deserto, violetas, samambaias, bonsais, begônias, roseiras, além de plantas pendentes e exóticas como carnívoras, alguns tipos de bromélias, plantas que podem ser cultivadas na água e as orquídeas aéreas. No espaço, estão disponíveis flores e plantas de todos os tamanhos e para todos os gostos e tipos de ambientes, tanto os internos – casas, apartamentos e escritórios – como também para ambientes externos como varandas, jardins e quintais; além de adubos e fertilizantes, substratos, vasos, terra vegetal e acessórios para jardinagem. Os valores das plantas começam a partir de R$ 5,00, como é o caso dos mini-kalanchoes, hipoestes, cactos, mini suculentas, entre outras. Na Feira os clientes também poderão consultar colaboradores especializados, preparados para dar dicas de rega e adubação.
Arrumando a Praça chega ao bairro de Sítio Novo, em Olinda
A Prefeitura de Olinda segue o cronograma de revitalização dos espaços públicos de lazer e quadra de esportes. Agora investe na Praça Enéas Galeno, no bairro de Sítio Novo com serviços de podação das árvores, roçagem, limpeza, pintura nas áreas de lazer e entorno, jardinagem e iluminação dentro do complexo de lazer. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Gestão Urbana em uma força-tarefa com as diretorias de Paisagismo, Limpeza Urbana, Manutenção Urbana, Drenagem, além de 38 trabalhadores da LOCAR.
As ações do ‘Arrumando a Praça’, semanalmente, acontecem sempre em um bairro diferente da cidade. Desde o mês de dezembro de 2022, a iniciativa realizou melhorias em 16 praças, e até o fim de 2023, a expectativa é efetuar intervenções em 48 praças.
Curso: InstitutoRB promove mais uma edição do Para Ler
Entre os dias 7 e 10 de março, o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, vai promover mais uma edição da sua ação educativa Para Ler. O curso será ministrado pela Profa. Dra. Beatriz Porcel da Univerdidad Nacional de Rosário, Argentina e terá a temática sobre a obra da filósofa política Hannah Arendt , destacando o cenário político de nosso tempo, as crises e as possibilidades de participação das cidadãs e dos cidadãos.
O Curso abrange os seguintes conceitos :
• Apresentação da teoria política de Hannah Arendt.
• Formas violentas de dominação: a emergência e especificidade do totalitarismo. Contexto de aparecimento de As origens do totalitarismo, análise do anti-semitismo, do imperialismo e do totalitarismo.
• As chaves da A condição humana: as esferas do trabalho/obra/ação. As tensões entre o privado/o público/o social.
• Poder, violência, desobediência civil: marcos para pensar o nosso tempo.
• Leituras, apropriações, validade e atualidade do pensamento de Hannah Arendt: pensar sem corrimão, necessidade de compreender. Proteger a pluralidade como garantia da dignidade da política.
A realização do curso se dará em parceria com o Ministério da Cultura e as inscrições já podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/xvii-para-ler-hannah-arendt/1873476?share_id=adrfq . Mais informações pelo contato (81)2121.0365/ 0334.
Redação com veículos e assessorias – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br