Governo anunciará ações de combate à desigualdade racial nesta terça (21)

 


A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, adiantou que o governo anunciará novas medidas de combate à desigualdade racial nesta terça, 21 de março, quando a criação da Secretaria de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial (Seppir) completará 20 anos. A secretaria foi criada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula Silva, em 2003, após demanda histórica do movimento negro. Anielle Franco ministrou aula inaugural do semestre letivo na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), na tarde desta quinta-feira, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo a ministra, no próximo dia 21 haverá uma comemoração no Palácio do Planalto em que serão anunciadas medidas para aumentar a presença de mulheres negras no serviço público federal; será instituída uma coordenação de saúde da população negra junto ao Ministério da Saúde e também serão tituladas seis terras de povos quilombolas que aguardam a regularização há mais de 20 anos.

“É um processo muito longo a titulação das terras quilombolas. É um processo que vai e volta, e as famílias estão se perdendo. A ancestralidade está lá, mas as terras estão indo embora. A memória dessas mulheres negras e desse povo está indo embora, porque não titula”, disse a ministra.Além de titulações e indenizações, a ministra prometeu ações de educação e cultura ainda junto a comunidades quilombolas nos primeiros 100 dias do governo, e lembrou que esse é um pedido do presidente. O ministério anunciará, ainda em parceria com as pastas do Esporte e da Justiça, a criação de um Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo nos Esportes. “É inadmissível o que o Vini Jr. está passando na Espanha, mas o que todo mundo passa aqui também, e a gente sabe como é”.

 


O que as empresas podem e não podem fazer na hora de cobrar dívidas

 


Dívidas são sempre motivo para dor de cabeça de quem tem. Dúvidas sobre as medidas que podem ou não ser colocadas em vigor pelas empresas também é comum surgir entre os endividados. Neste mês de março começou a valer as novas regras da Lei 13.105/2015, que permite ao Juiz, após várias tentativas de buscar bens para pagar a dívida do credor no processo, determinar a suspensão do direito de dirigir do devedor, além da apreensão da CNH.

Sobre esse assunto mais recente, o advogado do Consumidor e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Romário Araújo, esclarece que essa regra não se aplica a todos os casos. Ele explica que essa medida seria extremamente danosa para um motorista de aplicativo, que tem como meio de sustento o seu direito de dirigir um automóvel. “O Juiz deve analisar caso a caso. Mas para as pessoas que dependem disso, é uma situação difícil. Isso também serve para mototáxi, táxi e outros serviços que dependem desse documento”, conta.

As empresas também podem tomar outras medidas contra os devedores, elas podem fazer uso da inclusão do nome das pessoas no SPC e no SERASA. “Outras situações possíveis é protestar o nome do inadimplente em cartório e notificá-lo, segundo está previsto contratualmente e pela Lei n. 13.105/2015”, afirma. Para quem não sabe, a inclusão do nome no SPC e no Serasa é realizada por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “É possível por execução de título executivo extrajudicial ou título executivo judicial pelo judiciário. A exclusão do nome no rol de inadimplentes é realizada quando inserido indevidamente ou após cinco anos da inclusão, segundo o art. 43, I, do Código de Defesa do Consumidor”, conta.
Os credores não podem, de modo algum, cobrar dívida causando constrangimento moral ou à integridade física do devedor. Caso isso ocorra, a pessoa pode procurar a ajuda de um advogado para entrar com um processo contra o credor. Nesse caso, os responsáveis podem responder na esfera civil e criminal pelo dano causado a quem está inadimplente.

 

 

Saúde: Calor, verão e pressão Arterial

 

 


Nessa época de Verão, muito se reclama do calor, principalmente em cidades grandes como o Recife. No último mês de fevereiro, por exemplo, as temperaturas na capital pernambucana ficaram entre 26°C e 31°C, em média. Mas o que muita gente não sabe é que o calor pode afetar sim o bom funcionamento do coração. Isso porque, com temperaturas mais elevadas, os vasos sanguíneos se dilatam para liberação de calor ao ambiente e o corpo perde água pela transpiração. Assim, a pressão arterial – que nada mais é do que a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos – diminui, o que obriga o coração a se esforçar mais do que o normal para fazer o sangue circular.

Segundo o cardiologista e professor de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS), Nemer Tarraf, as pessoas que podem ter o coração mais afetado pelas elevadas temperaturas são aquelas que já apresentam insuficiência cardíaca. “Se o coração estiver mais fraco, ele vai ter uma dificuldade muito maior para aumentar o desempenho para bombear o sangue”, afirma o intensivista.O médico acrescenta que pacientes que já sofreram infarto, quem faz uso de medicamentos diuréticos e pessoas que ingerem poucos líquidos, por exemplo, também estão suscetíveis a sofrer de algum mal como consequência do calor. Dentre os riscos, Nemer Tarraf pontua a possibilidade de uma simples perda de consciência, mas também de desenvolver alguma insuficiência renal ou sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Hidratação e cuidados com exercícios ao sol:Para se prevenir, é importante manter a hidratação e evitar fazer exercícios que exijam muito esforço físico em períodos com muita incidência do Sol, além de ter em mente os grupos que têm um maior risco. De acordo com Nemer, as pessoas que já têm algum problema cardiológico prévio precisam se preocupar não só com o Sol, mas também com a intensidade e o tipo de exercícios físicos

 


UniFavip Wyden oferece atendimento gratuito de Nutrição

 


Com o objetivo de cuidar e melhorar a saúde das pessoas, por meio de uma alimentação balanceada, o Centro Universitário UniFavip está oferecendo atendimento nutricional para a população, de forma gratuita. O serviço acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na clínica-escola do curso de nutrição, no próprio campus da instituição.“O atendimento é uma contrapartida social do curso de nutrição do UniFavip para a comunidade. Por outro lado, os estudantes de nutrição colocam em prática todo o conhecimento aprendido na teoria, fazendo o link da teoria com a prática e, assim, aprimorando a formação dos futuros nutricionistas”, destaca Geórgia Galvão, coordenadora do curso de nutrição do centro universitário.Os interessados em ter acesso ao serviço precisam agendar um horário pelo telefone 81 99281-2531– consultar horários disponíveis. São necessários documentos com foto e, caso tenham, levar também exames recentes e encaminhamento médico. Os atendimentos são focados nas especialidades de nutrição clínica geral e emagrecimento.

 


Endometriose: a doença que afeta uma em cada dez brasileiras

 

 

O mês de março é marcado como o mês da Luta contra a Endometriose, que, segundo a OMS afeta mais de 7 milhões de mulheres no Brasil. A data foi criada no ano passado, após a sanção da Lei 14.324/2022, que também estabeleceu a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. Recentemente, a endometriose ganhou mais visibilidade depois que a cantora Anitta precisou suspender seus shows e foi submetida a uma cirurgia para tratamento. A doença é uma condição inflamatória crônica em que as células do endométrio se proliferam e perpassam a cavidade uterina, como explica a enfermeira obstetra e docente no Instituto de Educação Médica (IDOMED), Arissane Falcão. A endometriose afeta cerca de 10% da população feminina no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo mais frequente entre mulheres de 25 e 35 anos de idade. “A doença pode estar presente tanto nas trompas, ovários, bexiga, intestino e na cavidade abdominal. Essa proliferação das células do tecido que reveste o útero internamente pode provocar dor ao urinar e evacuar, além de dor muito forte no período menstrual, dor no ato sexual e sangramentos fora do período”, afirma a especialista.

Arissane esclarece que o tratamento vai depender muito da condição, do estágio da doença e da quantidade de tecido endometrial fora da cavidade uterina. “O estágio do diagnóstico é primordial para a indicação do tratamento. Por isso, como principal forma de prevenção, a mulher precisa cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. Além disso, é importante esclarecer que o anticoncepcional não é tratamento para endometriose. Cabe esclarecer que, por minimizar as dores, alguns medicamentos anticoncepcionais podem até mascarar a doença, portanto, é importante evitar a automedicação”. Em casos de estágios mais avançados, deve ser realizada a retirada desse tecido através de uma cirurgia, conhecida como laparotomia. “É preciso deixar bem claro que a endometriose pode levar à infertilidade. Mulheres que não tiveram filhos – cada vez mais comum com 30 ou 35 anos – precisam visitar o ginecologista anualmente. Em casos de dores, as mulheres devem procurar o médico com urgência”, finaliza.

 

Olinda requalifica Mercado Público de Peixinhos e feira livre de Rio Doce

 


Os trabalhos de melhorias nos mercados públicos e feira livres de Olinda seguem em ritmo avançado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da cidade realizaobras de mais dois novos espaços . A primeira, será na área da feira de Rio Doce, na Primeira Etapa do bairro, além do Mercado Público de Peixinhos, localizado às margens da Avenida Presidente Kennedy. Na feira de Rio Doce foi concluída a última etapa da cobertura metálica de toda área de comercialização, que agora está devidamente dividida entre os setores de frutas, verduras, carnes, peixes e crustáceos. O novo espaço vai proporcionar melhor condição de trabalho para os feirantes e mais conforto para os consumidores. No local foram construídos banheiros masculino e feminino e o sistema de iluminação foi reformado.

Já no Mercado Público de Peixinhos a reestruturação contemplou a antiga área do comércio informal, que ganhou nova calçada e antigas barracas foram removidas. O projeto incluiu área de convivência com bancos, mesas e jardim. Além disso, 32 locatários receberam quiosques padronizados, feitos de fibra e com cobertura de material impermeável. Toda área do pátio de acesso à feira foi pavimentada e o local ganhou, ainda, uma nova iluminação.Esse trabalho segue agora para a Feira do Areal, também em Peixinhos, onde novos boxes serão implantados e a cobertura será substituída por uma estrutura metálica.

 

Santander contrata profissionais para atendimento personalizado

 


O Santander está contratando profissionais em Pernambuco para atuar no projeto AAA, um novo modelo de assessoria de investimentos, que oferta um portfólio variado de produtos para os clientes, que têm um atendimento personalizado. O Banco vem expandindo o time atual de advisors, e há vagas para capital e interior nesse processo de regionalização dos escritórios de atendimento a investidores. No País, há 600 vagas abertas para essa posição “Temos em Pernambuco um ambiente moderno que permite a integração de assessores de investimentos com os gerentes de relacionamento Select, para atender e recomendar as alocações mais adequadas de acordo com o perfil do cliente. Esse movimento do Santander, de atração de mão de obra qualificada, também tem o objetivo de atender a um público cada vez maior interessado em ter uma assessoria financeira qualificada que ajude a nortear sua carteira de investimentos”, diz José Arcurso, superintendente da Rede Nordeste do Santander Brasil.

Ainda como parte da estratégia de se tornar a maior plataforma de investimentos do mercado, o Santander Brasil oferece, gratuitamente, um curso de preparação para as certificações CEA (Certificação de Especialista de Investimentos) e CFP (Certified Financial Planner) para interessados como assessor de investimentos do Banco. Em parceria com a escola preparatória Eu me banco Educação, o curso é disponível para novos contratados quanto para quem já é assessor no Santander e deseja elevar o nível de formação. Segundo Luciane Effting, Executiva de Investimentos e responsável pelo Santander AAA, antes de disponibilizar os cursos gratuitos os assessores bancavam por conta própria a preparação para certificação para trabalhar com investimentos. No caso do CFP custa R$ 4 mil. Agora o Santander e a Eu Me Banco bancam para todos os seus Assessores AAA.Mais informações procurar no site do Sanatander.

Sesc promove encontros gratuitos sobre feminismo e direito das mulheres
O Sesc Ler São Lourenço da Mata vai promover rodas de conversa gratuitas, a artir desta terça, 21 e até sexta,24, para conscientização sobre respeito e direito das mulheres. A primeira agenda, a partir das 18h, trata do tema “Democracia, feminismo e gênero”. Na sexta, às 14h é sobre “Direito e protagonismo feminino”. Ambas serão conduzidas pela advogada criminalista, historiadora e Coordenadora da Mulher e Direitos Humanos do Município de São Lourenço da Mata, Monalisa Pinheiro.As duas atividades são gratuitas e não precisam de inscrição. “Entendemos que a transformação e mudança social acontecem por meio da informação e conscientização. E é urgente que mudemos essa realidade brasileira”, comenta Milena Sousa, assistente social da unidade. A iniciativa tem parceria com a Prefeitura de São Lourenço da Mata e da Diretoria da Mulher.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar