Governo abre canal para receber denúncias sobre ataques em escolas

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com organização não-governamental SaferNet Brasil, disponibilizou um canal virtual na internet para receber denúncias de ataques contra escolas. O site está disponível e as informações enviadas serão analisadas pela equipe do Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Centenas de agentes trabalham de forma integrada no monitoramento de ameaças: 51 chefes de delegacias de investigação, 89 chefes de agências de inteligência (incluindo Polícias Militares e Civis estaduais) e 25 policiais federais. As denúncias são anônimas, não sendo exigida identificação. A SaferNet destaca que o processo de preenchimento do formulário é simples, rápido e seguro. É possível denunciar, por exemplo, sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos. Não é exigida a identificação do denunciante. Os links denunciados serão automaticamente cruzadas com a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet Brasil e operada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

Desde 2006, a SaferNet Brasil recebeu e processou 767.938 denúncias anônimas de apologia e incitação a crimes contra a vida envolvendo 143.302 páginas (URLs) distintas, das quais 116.070 foram removidas por violar a lei ou os termos de uso dos serviços e plataformas digitais.

 

 

Semana de conscientização sobre Parkinson ganha agenda importante

 

 

Os tremores nas mãos podem ser apenas um dos sinais da doença de Parkinson. A cada 11 de abril Dia Mundial de Conscientização sobre esse problema de saúde, há a oportunidade de trazer mais visibilidade, diminuir estigmas e, assim, promover prevenção. A data é uma das mais marcantes desta semana e até dia 15. Especialistas explicam que o problema é causado pela perda dos neurônios que produzem a dopamina no cérebro. Mesmo sem cura, médicos argumentam que, quanto mais cedo se inicia um tratamento, melhores podem ser os resultados.

 

 

Em Paulista, Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda

 



Após determinação do Ministério da Saúde (MS), será realizada nas unidades de Saúde de Paulista, desta segunda ate 31 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Paulista, a imunização contra a gripe ocorrerá nos quatro territórios cobertos pela Secretaria de Saúde do município, totalizando 40 salas de vacina, localizadas em policlínicas e Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro Administrativo da Prefeitura.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença.

Conforme a determinação do Governo Federal, a campanha contra a influenza contempla:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),
-Gestantes (sem exigência quanto à comprovação da situação gestacional);
-Puérperas (necessita apresentar certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros);
-Povos indígenas;
-Trabalhadores da saúde;
-Idosos com 60 anos e mais (mediante apresentação de RG;
-Professores das escolas públicas e privadas;
-Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
-Pessoas com deficiência permanente;
-Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas (mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa);
-Caminhoneiros;
-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
-Trabalhadores portuários;
-Funcionários do sistema prisional;
-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e
população privada de liberdade.

 

 

UniFBV Wyden movimenta apoio ao Abrigo de Idosas Lar de Jesus

 

 

Com o objetivo de arrecadar materiais de higiene e cuidados pessoais para doação, os alunos e colaboradores do Centro Universitário UniFBV Wyden estão coletando , até o dia 28 próximo, fralda geriátrica (M, G e GG), sabonete líquido, toucas, shampoo, condicionador, lenço umedecido, enxaguante bucal, hidratante, desodorante, pomada para assadura, creme dental e algodão.

A iniciativa faz parte do trote solidário que se destina a auxiliar o abrigo de idosas ‘Lar de Jesus’, que existe desde 1947. Para contribuir, basta entregar no ponto de arrecadação localizado na biblioteca Gilberto Freyre, na rua Jean Émile Favre, nº 422, no bairro da Imbiribeira.

A ação se propõe a conectar as pessoas e engajar estudantes, docentes e os respectivos colaboradores das unidades de ensino superior da Wyden, para auxiliar os idosos nesta campanha. “É muito importante que chegamos nessa modalidade de trote, que se torna uma ação importante para a sociedade. Acreditamos no papel da educação em prol de um mundo mais justo e solidário”, enfatiza Erika Machado, reitora do Centro Universitário UniFBv Wyden. Anualmente diversas unidades de ensino superior realizam ações de trote solidário como conscientização sobre importantes temáticas de proteção de meio ambiente e direito dos animais; doação de sangue; arrecadação de alimentos não perecíveis e de higiene; além de material escolar, chocolates e brinquedos para crianças. “Queremos, como centro educacional, poder contribuir com a população por meio do Trote Solidário, e sempre convidamos toda a comunidade para ajudar” comenta Erika.

 

 

Santander X Comida Di Buteco

 


O Santander é, desde 2019, o Banco Oficial do Comida Di Buteco. Reafirmando o seu apoio à gastronomia e ao empreendedorismo, a instituição está entre as principais marcas apoiadoras da edição de 2023, na disputa que elegerá o melhor boteco do Brasil. Neste ano, o festival passará por 35 cidades brasileiras, com mil “butecos” participantes. Em Pernambuco, 36 endereços da RMR participam edição deste ano, que começou nesta última sexta e prossegue até 30 de abril, com o tema “A vida é feita de buteco”.

Durante o período , clientes Santander têm 10% de desconto nos petiscos dos estabelecimentos participantes, basta usar um cartão do banco. Em mais um ano, a Getnet, coligada ao Santander, será o meio de pagamento oficial.

O Santander atua próximo a toda cadeia empreendedora do setor gastronômico, desde o produtor rural até o consumidor final, passando também pelos bares e restaurantes de todo o país que trabalham com o banco. Essa atuação se conecta diretamente com os impactantes números de um evento como o Comida di Buteco, que movimenta mais de R$ 300 milhões na cadeia de valor do ecossistema da gastronomia e gera mais de oito mil empregos.

 

 

Olinda: Odontomóvel divulga agenda

 

 

O Odontomóvel da Prefeitura de Olinda segue oferecendo atendimento odontológico gratuito para diversas comunidades. Nesta semana irá beneficiar cinco pontos: Ouro Preto, Peixinhos, Alto da Bondade, Alto Nova Olinda e Casa Caiada. O trabalho inicia sempre às 8h, com atendimento por ordem de chegada.

Entre os serviços ofertados estão: restauração em resina, raspagem corono-radicular, profilaxia, aplicação de flúor e selante, exodontia simples e dessensibilização dentinária. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, foi criada para encurtar distâncias, possibilitando o maior cuidado e ampliando o bem-estar.

Redação com veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar