Google homenageia Emma Reyes

 

Apesar de crescer na pobreza e na negligência, Emma Reyes alcançou grande sucesso em sua vida. Ela morava com a irmã, a mãe e um menino em quarto até que sua mãe abandonou a família e Emma Reyes, de cinco anos. Um convento acolheu as irmãs, mas a vida não ficou mais fácil – as meninas foram mantidas analfabetas e Reyes relatou fazia bordados, alfaiataria e lavanderia por 10 horas por dia. Depois de 15 anos, ela fugiu e viveu em muitos lugares: Roma, Buenos Aires, Montevidéu, Jerusalém, Washington, Paris – criando arte enquanto explorava o mundo. Na década de 1940, passou por Paris e Buenos Aires, aprendendo com o pintor André Lhote. Em 1947 após um concurso internacional de arte na Argentina ela morou no México, na década de 1950, estudando com o muralista Diego Rivera, e nos anos 60 entre Israel e Itália. Emma acabou se estabelecendo na França, onde seu trabalhos era elogiado – retrata sua cultura e ficou conhecida como “mama grande”- por outros artistas latino-americanos.

Sua arte girava em torno das pessoas, frutas, vegetais, flores e híbridos de animais e humanos. Muitos a incentivavam a escrever sobre sua infância, sua história. Ela alegava que não podia porque era difícil organizar os pensamentos e nunca recebeu educação formal em idiomas. O historiador Germán Arciniegas encontrou a solução pedindo que escrevesse cartas para ele. Entre 1969 e 1997, Reyes escreveu 23 cartas as quais compõem o Livro de Emma Reyes .Ela não queria correção nos erros de ortografia e gramática das memórias porque se dizia orgulhosa deles. Afirmava que cada erro era uma lembrança à qual ela sobreviveu. Olivro foi editado em 2012 depois que faleceu, não chegando a viver o sucesso mundial que foi , com críticas elogiosas. É sem dúvida uma justa homenagem do Google a esse exemplo de superação.

 


Especialista alerta sobre o Golpe do SIM Swap

 

 

Conhecido por Golpe do SIM Swap (“troca do SIM Card”) , a ação consiste na clonagem do número do celular, que utiliza funções do chip SIM do telefone para criar uma cópia deste chip, e a partir dos dados clonados é possível ter acesso à informações como a conta de whatsApp, mensagens de SMS, etc. O SIM Swap acontece por meio de uma vulnerabilidade do sistema de verificação de senha de duas etapas. Neste caso, a segunda etapa da verificação é feita por meio de uma mensagem de SMS enviada ao usuário ou uma chamada telefônica. O golpe é realizado quando o agente possui acesso a operadora de telefonia, por meio do uso da engenharia social, que é quando o usuário do sistema passa a fornecer seus dados de forma voluntária, porém através da indução por outro indivíduo sem desconfiar que está sendo vítima de um golpe. Orienta o professor das Escolas de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário dos Guararapes, Sidney Cunha, que o primeiro passo para quem sofreu o golpe é ir à delegacia. “É recomendado que seja registrado um boletim de ocorrência para crimes cibernéticos e , de posse d este Boletim , o indivíduo procurar a operadora para troca do chip sim e do número de telefone”.

 


Ponto Cidadão X Reciclagem em Igarassu

 


O Ponto Cidadão, voltado para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de capacitação profissional em Igarassu, tornou-se ponto de coleta para óleo de fritura, dentro do “ Mundo Limpo”, iniciativa socioambiental do Grupo ASA, que tem como intuito mitigar os impactos ambientais da atividade industrial. O projeto – Coleta Solidária – propõe uma reeducação dos hábitos coletivos em relação ao descarte de lixo e interliga o descarte correto de resíduos a doações filantrópicas, tendo como instituição escolhida o IMIP. O Ponto Cidadão , além de atividades socioeducativas também promove workshops de tecnologia, feiras culturais e aulas de informática. Para jovens de 16 a 24 anos. Em 2022, inseriu 80% dos seus participantes no mercado de trabalho, e formou 102 jovens com cursos para área administrativo-financeira e comportamental. Desde sua fundação, em 2003, cerca de 1882 pessoas se formaram através do projeto. Já recebeu diversos prêmios. Em 2021 foi reconhecido com o Título Atitude Cidadã 2021 pelas iniciativas sustentáveis e de lixo, entregue pelo Instituto Lixo Zero Brasil. É uma iniciativa da Itamaracá Transportes, mantido por uma rede de 12 empresas voluntárias e gerenciado com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.

 


Serviços de odontologia gratuitos chegam em São Lourenço

 


A população de São Lourenço da Mata será beneficiada com serviços odontológicos gratuitos neste julho, com a chegada do OdontoSesc – carreta do Sesc equipada com consultórios odontológicos para ações itinerantes. Parceria entre a instituição e o Município, impulsionadas pelo Diretor Regional do Sesc PE, Oswaldo Ramos, e o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca já em prática. O atendimento ao público começa a partir desta terça à tarde, funcionando sempre de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O OdontoSesc funcionará de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h. A expectativa é de que sejam atendidas 100 pessoas por semana, as quais são encaminhadas pela Secretaria de Saúde Municipal ou órgãos em parceria com a mesma, que ficarão encarregados de conduzir crianças, jovens, adultos e idosos. Todos os procedimentos são realizados pela equipe de odontólogos e auxiliares de saúde bucal do Sesc e da Prefeitura. A unidade é equipada com consultórios, sala de raio-x, central de esterilização, escovódromo, sendo capaz de oferecer pequenas cirurgias, restaurações, exodontias, remoção de tártaro, profilaxia (limpeza), flúor e raio-x.A presença do OdontoSesc na cidade também ganha ações educativas sobre saúde bucal nas escolas da rede municipal e outros espaços de grande circulação. Nelas, crianças e jovens assistirão palestras e aprenderão técnicas de escovação Interessados: (81) 3216.1753 ou trpicanco@sescpe.com.br.

 


MEC divulga hoje a lista dos pré-aprovados do Fies

 


Nesta terça, o MEC divulga a lista dos pré-aprovados para o Fies. Neste semestre, o programa está ofertando mais de 77 mil vagas de financiamento para cursos em faculdades e universidades particulares de todo o Brasil. Entre as 1.265 instituições que participam desta edição do Fies está o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), na Imbiribeira com 62 vagas . A lista está disponível para consulta no Portal Acesso Único (https://acessounico.mec.gov.br). Após essa etapa, o candidato terá prazos para validar estas informações junto à instituição de ensino escolhida e também na Caixa Econômica Federal, onde o contrato será assinado após a aprovação. Esses prazos estarão no comprovante de inscrição gerado. Outras informações sobre o Fies, incluindo a lista completa dos documentos a serem apresentados na fase de complementação, podem ser conferidas e esclarecidas pelo site https://www.unit.br/fies, pelo telefone 0800-729-2100, ou através do plantão das equipes especializadas nos campi de cada unidade, entre 8h e 18h.

 


Colônia de Férias da Mata do Passarinho começa segunda, 17

 

 

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Olinda organizou uma programação especial para as férias de julho. Entre os dias 17, segunda próxima dia e 22 as crianças têm a opção de uma colônia de férias com brincadeiras e conscientização ambiental. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail planejamentoambientalolinda@gmail.com ou pelo telefone 995436404.No roteiro, atividades lúdicas, palestras, contação de histórias, jogos educativos, rodas de conversa, trilhas ecológicas e um cine ambiental. Podem participar crianças a partir de sete anos, sempre com a presença de um adulto responsável. O horário vai das 8h às 12h.A peça teatral ‘Pintou o clima para salvar a natureza’ abre a programação no dia 17, numa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Noronha de Pernambuco. A temática de fauna e flora também poderá ir para o rosto das crianças, pois uma equipe de artistas estará presente na brincadeira.

 


Espaço Janete Costa: Vitrine diferenciada na Fenearte

 

 

O Espaço Janete Costa é um ótimo esoaco para visitação para quem for à Fenearte, no Centro de Convenções. A iniciativa, idealizada pela arquiteta já falecida , apresentando projetos que acompanham o tema deste ano, “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”.O espaço tem a curadoria das arquitetas e designer Bete Paes e Roberta Borsoi, sócia da Borsoi Arquitetura, onde dividia o ofício com a mãe, Janete. O Espaço Janete Costa reproduz e recebe o público com uma homenagem aos loiceiros, a partir da sua fachada . “Ao entrar no primeiro ambiente, os visitantes são recebidos com uma mesa de jantar e seus utilitários, que resgatam no imaginário afetivo o degustar e o fazer dos alimentos”, comenta Bete. Nos demais ambientes,as pessoas conhecem o trabalho de arquitetos convidados e projetos sociais, que foram estimulados a pensar também sobre a presença das loiças nos cômodos.Por lá, uma variedade de peças de mestres artesãos participantes da Fenearte que pode ser vistas e adquiridas . O Espaço Janete Costa promoverá, ainda, o Conversas Instigantes. São 60 vagas por conversa, com lugares garantidas por ordem de chegada. Haverá também lançamentos de livros pela CEPE.

A Fenearte segue até dia 16. Vejamos a agenda do espaço: Hoje; terça (11): às 6h, o Conversa será “Artesanato X Design na Semana Criativa de Tiradentes” – Ana Vaz (designer têxtil), Júnior Guimarães (produtor cultural da Semana Criativa de Tiradentes) e Núbia Gomes (desenhista e artesã têxtil). Amanha, quarta (12), às 17h – Lançamento do livro “Além do barro” (Márcio Sá) e bate-papo com o autor e mediação, Diogo Helal. Quinta (13), às 16h – “O design que faz circular” – Jackson Araújo (ativista e diretor criativo do projeto Trama Afetiva), Jorge Feitosa (designer de moda) e Mariana Amazonas (ecodesigner, cofundadora da Roda). Sexta(14);16h – “Design Sustentável” – Barão di Sarno (designer, ativista, sócio da Questtonó), Fabiano Pereira (consultor de inovação e desig , diretor do Europeo di Design – IED) e Leopoldo Nóbrega ( ceramista, designer, consultor e processos criativos).

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar