Genérico de semaglutida (Ozempic) poderá ser produzido no Brasil

 

Um genérico de semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Ozempic, Rybelsus e Wegovy, pode começar a ser fabricado no Brasil em 2026. A liberação para que outras empresas produzam e vendam o produto pode levar a queda substancial no valor das medicações, segundo especialistas em saúde e direito.Os disponíveis no mercado, Ozempic e Rybelsus, são indicados para diabetes, mas amplamente usados de forma off label no emagrecimento. Já o Wegovy, indicado para obesidade, deve chegar às prateleiras no segundo semestre de 2023.

A Novo Nordisk, detentora dos direitos, solicitou à Justiça em 2021 a prorrogação do prazo da patente do composto semagalutida (princípio ativo dos medicamentos Ozempic, Rybelsus e Wegovy) e da tecnologia em formato de comprimido (Rybelsus), que teriam sido concedidos com atraso de 7 anos e 12 anos, respectivamente, pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A 5ª Turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), negou no último dia 12 a apelação da fabricante, que ainda pode recorrer. O colegiado acompanhou a decisão da relatora do processo, a desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, tendo em vista o possível dano social do aumento do prazo dessas medicações à saúde pública, que hoje busca ferramentas para enfrentar a diabetes, sobrepeso e obesidade.  A magistrada alegou que “o direito do inventor de usufruir do invento com exclusividade precede o ato de concessão da patente.” Na prática, significa que a empresa poderia ter explorado o produto a partir do momento em que deu entrada no pedido de patente, pois estaria protegida pela lei.

Em nota, o laboratório afirma que “não deseja a extensão do prazo de suas patentes, mas simplesmente a restituição ─ em medida exatamente igual, em natureza e tamanho ─ daquilo que lhe foi extraído pela inércia do INPI durante a fase de análise e aprovação da referida patente.”Um genérico de semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Ozempic, Rybelsus e Wegovy, pode começar a ser fabricado no Brasil em 2026. A liberação para que outras empresas produzam e vendam o produto pode levar a queda substancial no valor das medicações, segundo especialistas em saúde e direito.Os disponíveis no mercado, Ozempic e Rybelsus, são indicados para diabetes, mas amplamente usados de forma off label no emagrecimento. Já o Wegovy, indicado para obesidade, deve chegar às prateleiras no segundo semestre de 2023.

 

Inclusão: Treinamento do futebol para cegos é intensificado com vista a Copa do Nordeste

 

 

Os integrantes da equipe da Associação de Futsal de Cegos de Pernambuco intensificam os treinos realizados no Clube Municipal do Nobre em Paulista. O objetivo é participar da Copa do Nordeste do Futebol para Cegos e se classificar para o Campeonato Brasileiro da categoria. Para o diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos de Paulista, Kleber Pyrrho, é de suma importância o trabalho desenvolvido, pois dá representatividade à inclusão e permite a divulgação do esporte paraolímpico onde o Brasil é campeão. “Vamos participar da Copa do Nordeste de Futebol para Cegos, que acontece de 23 a 29 de abril, em Petrolina. Viajamos neste domingo e nossa expectativa é uma das melhores pela nossa qualidade e determinação no trabalho e nos treinos”, disse o servidor público.

Opresidente da Associação de Futsal para Cegos de Pernambuco (AFCP), Vinícius Passos, destacou a relevância de promover o esporte de pessoas com limitações físicas e no caso específico de pessoas cegas. “O futebol para cegos é praticado em diversos países. Somos pentacampeões olímpicos na modalidade em uma característica na qual revelamos muitos atletas aqui no Nordeste, que representam o Brasil mundo afora”, frisou o presidente da entidade.Já o treinador da equipe, Andreone Rego, falou sobre as chances da equipe na competição. “No torneio passado, conseguimos nos classificar no regional em João Pessoa (PB). Saímos invictos, porém, no quesito cartões, não passamos de fase. Agora em 2023, temos toda a experiência acumulada do torneio anterior e estamos fazendo pequenos ajustes para irmos com muita determinação para conseguir a vaga para a Série B”, concluiu o treinador.

 

Estética aliada aos processos naturais e a qualidade de vida

 

Com a determinação em devolver o bem-estar individual e cuidar da saúde emocional e da autoestima, que as sócias, Priscila Frank e Rhayssa Aryadne fundaram a Arya Beauty Clinic, empreendimento que preza pelos procedimentos estéticos naturais.“O espaço [a Arya] nasceu de uma experiência particular nossa, à época da pandemia da Covid-19, em que nos vimos completamente entregues à rotina exaustiva e completamente desatentas com a saúde. Como sempre nos interessamos pela área de procedimentos estéticos naturais, alinhamos a experiência pessoal com esse desejo e fomos atrás de especializações, e, hoje, montamos a nossa clínica que tem a missão de trazer o indivíduo para o centro da sua própria vida”, destaca Aryadne. A clínica, no bairro do Espinheiro, tem quase um ano no mercado estético. Todos os procedimentos ofertados pelo espaço focam em realçar a beleza natural das pessoas. “O mercado da estética, beleza e saúde está cada vez mais promissor no Brasil e no mundo. Estamos lidando com uma sociedade muito ansiosa e autocrítica, e que acaba por se cobrar por alcançar um padrão de beleza propagado massivamente nas redes sociais. Por isso, a nossa missão é focar na saúde física, mental e estética, que são fundamentais para se alcançar o bem-estar”, comenta Priscila.

O espaço, que funciona de segunda a sábado, traz tratamentos em Brow Lamination e Design Estratégico, despigmentação e brow repair, wild brow e up eyes, para as sobrancelhas; Natural lashes e extensão, para os cílios; revitalização e hidratação para os lábios; limpeza de pele e face glow. Também oferece massagens relaxantes, com pedras quentes, drenagem linfática, ventosaterapia, além de make-up.“Ainda este ano, queremos dar vazão aos nossos projetos de medicina interdisciplinar , que vem muito de uma visão de mercado e de interlocução com os nossos pacientes. A Arya pretende lançar uma grande de cursos voltada aos diversos profissionais do segmento da saúde e ampliar a nossa rede de saúde integrativa, com mais psicólogos e nutricionistas, para ajudar as pessoas a encontrarem o equilíbrio da própria vida se manterem mais focadas com a saúde”, enfatiza Aryadne. Informações pelo Instagram e Tik Tok: @aryabeauty.clinic.

 

Giradança reflete sobre corpos femininos em espetáculo no Sesc Santo Amaro

 

 

Camadas de tinta e de histórias acumuladas, impressas dissolvidas nos corpos. Assim podem se apresentam as bailarinas da Companhia Giradança (RN) no espetáculo “Graça – uma economia da encarnação”, com apresentação hoje , dia 20, às 20h, no Teatro Marco Camarotti no Sesc Santo Amaro. O espetáculo, que questiona o ser fêmea através das automitologias, tem Jania Santos, Joselma Soares e Ana Carolina Vieira, bailarinas da Companhia, trazendo à tona histórias que atribuem aos próprios corpos qualidades e possibilidades múltiplas, como nas narrativas mitológicas.A coreografia do grupo potiguar foi elaborada por Elisabete Finger, que é performer e coreógrafa. Já a direção artística é de Alexandre Américo, artista e pesquisador da dança, com enfoque na investigação em arte contemporânea, que considera o espetáculo como um marco para a Giradança, pois “avança no seu pensamento poético e político”. A apresentação conta com audiodescrição e intérprete de libras e é indicado para maiores de 18 anos. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do teatro Marco Camarotti.

A turnê de “Graça – uma economia da encarnação” é realizada através do Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022, com apoio da NatalCard, Michelle Tour, Transborda, HUB Criativo PE Criativo, Sebrae e Sesc – PE. A produção é da Listo Produções Artísticas Giradança. O espetáculo já passou pelos estados de São Paulo, Ceará, Paraná e Rio Grande do Norte.A Companhia Giradança foi criada na cidade de Natal/RN, em 2005, e se estabelece, já em seus primeiros trabalhos, como uma zona capaz ,de gerar tecnologias inacabadas (coreografias) operadoras de corpos discursivos com o enfoque nas relações tensionais entre corpos com e sem deficiência.A Giradança tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea. Com quase uma década de trabalho, acumula diversos prêmios nos seus mais de 13 espetáculos de repertório, onde já se apresentou por mais de 15 estados brasileiros e 5 países. o espetáculo vem ao Recife como parte do Festival Sesc de Economia Criativa, que teve início no último sábado, no Sesc Santo Amaro, com apresentações musicais e a inauguração da exposição “Encruzilhada: Território, memória e identidade”, que segue aberta para visitação do público na Galeria de Arte Corbiniano Lins até junho deste ano.

 

Saúde nos Terreiros realiza 112 atendimentos de saúde no Ilê Asé Omim Osun

 


O programa irá representar a cidade de Olinda no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde , na capital goiana (GO), dias 16 e 19 de julho. A iniciativa – Saúde nos Terreiros – realizada pela Prefeitura é destaque na garantia do acesso à saúde e cidadania para a população de comunidades tradicionais afro-indígenas do município. Neste primeiro semestre já realizou 512 atendimentos somados com a ultima terça, no Ilê Asé Omim Osun Ninintumbá, da Yalorixá Mãe Fernanda de Osum, localizado na rua Leopoldino Canuto de Melo, 1261, bairro Caixa D’água. Ali foram oram oferecidos serviços gratuitos com médico clínico, teste rápido de HIV, sífilis, HGT, hepatite B e C, exames de mamografia, citologia, além de avaliação nutricional, vacinação Covid bivalente e cadastramento de Cadúnico. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Atenção Básica e Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra de Olinda. Em 2022 realizou o projeto superou a marca dos 4.200 atendimentos. O programa pioneiro segue colhendo frutos e irá representar a cidade de Olinda no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que acontece na capital goiana (GO), entre os dias 16 e 19 de julho. Importante acompanhar pelo site da Prefeitura a programação em pauta.

 

Presença da família: Ponto chave na formação dos jovens

 


Os desafios que a sociedade tem vivenciado reforça o quanto é fundamental a presença e a proximidade da família em todas as fases da vida. “Os pais não só são responsáveis pelo sustento e bem-estar físico, mas pelo desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A presença proporciona segurança, estabilidade, autoestima e influência nas escolhas e comportamento ao longo da vida”, explica o Diretor pedagógico do Colégio Salesiano Recife, Luiz Ventura.Com o tempo escasso para conciliar trabalho e educação dos filhos, os pais precisam organizar a rotina para participarem mais de seu papel. “Estar disponível para escutar, sem estabelecer respostas precipitadas; nos momentos disponíveis, estar presente, ser um bom ouvinte, deixando a criança falar, expor suas ideias e sentimentos; aproveitar a hora de dormir, para conversar, saber do dia, como ela está se sentindo; respeitar e buscar compreender profundamente os sentimentos da criança, sendo compreensíveis e pacientes”, sugere Luiz.

Segundo pesquisa da UFMG, na pandemia , o uso de telas na adolescência aumentou mais de 240%. Este uso excessivo se alongou para as crianças e adultos e os efeitos impactam a cognição, emoções, linguagem, comunicação e a socialização.Para reverter este panorama, Luiz Ventura indica colocar limites a partir de negociação prévia e não abrir mão por motivos pequenos, e incluir momentos com a família. “Isso motiva! Planejar atividades , como passeios, jogos educativos, preparar lanche juntos, assistir filmes adequados a cada faixa etária, fazer a tarefa escolar com eles. Caso a criança vá jogar no celular, fazê-lo na presença dos pais ou junto com eles”, indica. Ele chama atenção para que os pais sejam exemplos, não apenas determinando, mas também abrindo mão do celular. A família deve proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e estimulante através de brinquedos, livros, jogos educativos para estimular a criatividade e aprendizado. Já com os adolescentes, acompanhá-los em jogos, passeios, proporcionar momentos de lazer os trazem para mais perto. Isso além de criar uma rotina saudável com hora de dormir, de alimentação, estudo e de lazer, e de incentivar boas leituras para abrir espaços de conversa.“É natural que na adolescência aconteçam oscilações de humor, isolamentos, momentos de tristeza, angústia. Esses acontecimentos devem ser monitorados pela família, com presença amiga e confiável, fornecendo apoio emocional e buscando ajuda profissional, caso haja necessidade. Além disso, é importante lembrar que cada pessoa é única e tem seus próprios desafios, maturidade e etapas próprias em cada fase do desenvolvimento, sendo assim as estratégias sempre serão diferentes para formar o indivíduo”, completa o Diretor pedagógico do Colégio Salesiano Recife.

 

Open Mall Pátio Aurora está sendo construído em Paulista

 


Com um moderno conceito presente nos principais centros urbanos do mundo, o Open Mall Pátio Aurora (centro de compras, lazer e serviços) está sendo construído em Paulista. O novo investimento, de aproximadamente R$ 15 milhões, vai gerar em torno de 500 empregos diretos em seu funcionamento. Considerado uma evolução no comércio de rua e shoppings a operação, que oferece espaços abertos com segurança integrados ao entorno residencial e mobilidade a ciclistas e pedestres, o projeto já está em construção e foi apresentado, nesta ultima terça pela Construtora Carrilho, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca da Prefeitura de Paulista no centro da cidade. As corretoras Kelly Costa e Karla Costa, explicaram que o empreendimento terá três blocos, com 116 lojas com pé direito duplo, 23 salas comerciais e 167 vagas de estacionamento, bicicletários, achados e perdidos, áreas de convivência. Além disso, a acessibilidade é ponto para conexão via wi-fi estarão à disposição dos moradores do entorno e aos visitantes.

“Em cada bloco haverá terraço gourmet, WC masculino, WC feminino, elevador, sala para a administração e zeladoria. Vamos receber operações de vestuário, calçados, óticas, artigos de beleza, conveniências e serviços de alimentação e bebidas entre outros”, explicou KELLY. “O centro expandido de Paulista já tem quase 40 mil domicílios com renda superior a R$ 2,4 mil . a expectativa é que cerca de 14 mil pessoas residam no Vila Aurora . Atualmente, mais de 5 mil pessoas já estão morando no local. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, o empreendimento vai trazer mais dinamismo ao centro da cidade e ajudar na transformação da vida diurna e noturna do local. “Paulista se expande diariamente e a iniciativa privada investe, no sucesso dos negócios por causa do apoio da gestão municipal, que não dificulta e dá as condições para que os empresários gerem empregos e renda para nosso município”, concluiu o secretário.

 

Projeto Lagos do São Francisco é documentado em série de vídeos

 

O Projeto Lagos do São Francisco é uma ação de Responsabilidade Social da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), em parceria com a Embrapa Semiárido, BNDES e prefeituras da região, que beneficia às comunidades ribeirinhas do Velho Chico, estimulando a pecuária e a produção agrícola sustentável para as famílias das localidades, compreendidas pelos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. O desenvolvimento, produtividade e melhoria de vida proporcionados por essa iniciativa estão registrados em uma série especial de minidocumentários, com 12 filmes com depoimentos e imagens que retratam a importância d a iniciativa. “A gente agradece ao Lagos do São Francisco por ter nos dado uma força muito grande para produzir nosso alimento e para o nosso rebanho também. É uma cadeia produtiva. A nossa missão é plantar para o homem da cidade comer. Se o campo não produz, a cidade não come”, afirma a agropecuarista, Adelaide dos Santos, de Delmiro Gouveia (AL), em depoimento no vídeo documentário que mostra os impactos positivos do projeto naquela área.

A jornalista e fiscal do projeto, Leila Menezes, destaca que os vídeos são “fundamentais para a documentando das ações e gerando indicativos para a Empresa. Além disso, possibilita a manutenção de memórias e o fortalecimento do protagonismo desses produtores que muitas vezes são invisibilizados”. A primeira parte da série foi lançada em março, em Paulo Afonso (BA), com o objetivo de apresentar os resultados obtidos . Os cinco primeiros vídeos estão disponíveis TV corporativa da Empresa/ Youtube, www.youtube.com/tvchesf. Criado em 2019, o projeto conta com R$ 5,9 milhões para o fomento à produção de mel frutas, hortaliças, e outros alimentos, além da criação de animais e preservação e recuperação da mata ciliar.


Blogdellas com veículos e assessorias – Foto: Ilustrações/Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar