Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes
Nesta próxima sexta-feira (21/04), Feriado de Tiradentes o comércio do Centro do Recife e de bairros funcionará de maneira facultativa, conforme convenção coletiva da categoria. Ficará a critério de cada lojista definir se abrirá e como será o horário de funcionamento do estabelecimento. A informação é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife). Já shopping centers da Região Metropolitana do Recife abrirão em horário especial. Confira abaixo como será o funcionamento do comércio do Recife e de centros de compra: Centro do Recife e bairros – Será facultativo. Vejamos:
*Recife
Shopping Recife – das 12h às 21h
RioMar Shopping – das 12h às 21h.
Shopping Boa Vista – das 11h às 19h
Shopping Tacaruna – das 12h às 21h
Plaza Shopping – das 12h às 21h.
*Olinda
Shopping Patteo Olinda – das 12h às 21h.
*Paulista
Paulista North Way Shopping – das 12h às 21h
*Camaragibe
Camará Shopping – das 12h às 21h
*Jaboatão
Shopping Guararapes – das 09h às 22h
*Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada – normal, das 10h às 22h
*Igarassu
Shopping Igarassu – Das 12h às 20h
*Moreno
Recife Outlet – das 09h às 21h
UNIFG realiza Seminário de Inteligência Emocional e Controle do Stress
Inteligência emocional e o controle do stress podem ser os grandes segredos para conseguir alcançar os objetivos em meio a tantas atividades do dia a dia. Pensando nisso e em como os profissionais que atuam com saúde mental podem ajudar pacientes a conseguir conquistar mais autonomia, o Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) promove o “Seminário de Inteligência Emocional e Controle do Stress”, que acontece no próximo dia 20, a partir das 8h até às 17h, de forma presencial, no auditório da Instituição, campus Piedade, na Rua Comendador José Didier, 27, em Jaboatão dos Guararapes.
Quem ministra o evento é a neuropsicóloga, Ana Rique, que fala sobre a temática e comenta sobre como é possível conseguir adquirir a inteligência emocional e o controle do stress. De acordo com o professor da UNIFG, um dos idealizadores da iniciativa, Bruno César, essa é uma excelente oportunidade para todo o corpo acadêmico, independente do curso, porque esses dois fatores podem ajudar na vida profissional e pessoal.“Inclusive, uma das discussões será sobre as nossas escolhas. Como saber tomar as melhores decisões para não ter arrependimento? Os interessados em participar devem se inscrever no link: https://forms.gle/HY2jtyHeFY5WxVfF9. As inscrições estão abertas e custam R$ 40. Contato é o (81) 9 8805-6952.
Saúde X Paulista I: Município vai receber mais serviços para o setor
Na busca por novos mercados que garantam o sucesso, muitas empresas estão em plena expansão e, nesse sentido, Paulista vai receber mais um empreendimento do setor de saúde, com a vinda de serviços especializados fornecidos por unidades móveis que irão oferecer exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia, entre outros. As unidades móveis são instaladas em carretas adaptadas com 15 metros de comprimento por três metros de largura, com equipamentos de última geração, reunindo estrutura externa de atendimento integrada por toldos organizados no estilo camarote, com capacidade para 30 pessoas, podendo operar até 90 atendimentos por dia, com filtros para água, banheiros e cadeiras. Na ocasião, o CEO da empresa, Higo Rafael Lopes, ressaltou que a escolha do município de tem vários fatores, como o crescimento econômico da cidade, a densidade populacional, a facilidade viária e o processo de licenciamento, que é muito favorável e dentro dos parâmetros da lei. “Pensamos trazer duas unidades novas, com investimento de R$ 3 milhões nas que empregamos 30 pessoas, dando preferência à mão de obra qualificada do local”, explicou Higo Rafael.
O responsável técnico da empresa, o médico Frediano Vidal, explicou os tipos de serviços que os usuários poderão receber, através destas unidades com aparelhos digitais de tecnologia de ponta, capaz de ofertar todo tipo de exames laboratoriais, assim como existe nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com laudos e resultados entregues na hora. “Nosso objetivo é atender às zonas rurais e localidades distantes que não tenham os serviços de saúde. Agradecemos à gestão pelo apoio à implantação de nossas unidades na cidade, do ponto de vista do setor privado, mas com o entendimento para parcerias de trabalho com o setor público”, frisou o gestor. O secretário de Desenvolvimento, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, explica que Paulista conta com uma estrutura favorável para a vinda e instalação de empresas no município. “O melhor de tudo é que essa realidade já está sendo conhecida por toda iniciativa privada da região, do estado, de todo o Nordeste e do país. Exemplo disso é que empresas da Paraíba e de Rio Grande do Norte estão vindo à nossa cidade, para gerar mais empregos e renda”, concluiu.
Saúde X Paulista II: Município amplia requalificação dos seus postos
Com a determinação de reforçar o trabalho que já está sendo realizado, a Secretaria de Saúde do Paulista assinou, nesta neste começo de semana uma Ordem de Serviço para a requalificação das Unidades de Saúde da Rede municipal. Nos imóveis, a gestão tem realizado várias intervenções nas estruturas para fortalecer o atendimento dos usuários e o bem estar de quem procuraali os serviços médicos oferecidos. Melhorias como troca de portas, esquadrias, gesso, revestimento interno, pintura, manutenções hidráulica e elétrica, assim como na cobertura, com a manutenção do telhado e das calhas estão sendo promovidas.
Como a educação superior se conecta e fortalece a agenda ESG
Para prestar contas à sociedade de sua agenda com 24 compromissos públicos e explorar as diversas formas de as universidades se conectarem ao tema ESG, a Yduqs, um dos maiores grupos educacionais do país, com 1,2 milhão de alunos, irá realizar, dia 28 de abril, a segunda edição de seu Fórum ESG – uma oportunidade de aprender sobre ESG e de conhecer estratégias, iniciativas e exemplos de vida que tornam tangíveis os impactos positivos da educação sobre a sociedade. O evento terá a participação de executivos da empresa e de convidados externos de renome em suas áreas, e será gratuito. A transmissão será pelo canal da Yduqs no YouTube, a partir das 15h do dia 28. “A promoção ESG é um processo, que envolve intencionalidade, colaboração e governança. Nós, do setor de educação, temos o privilégio de atuar em uma área que é puro impacto social positivo, mas com esse privilégio vem a responsabilidade de ampliar o acesso à informação, às melhores práticas. Esse é o objetivo do Fórum. Não só contar como estamos, mas ajudar organizações e indivíduos a se enxergarem nessa agenda e a entender mais profundamente o tema”, explica Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, o braço social do grupo, que assina o evento.
A jornada do ensino médio é repleta de desafios, e o evento irá tratar de soluções possíveis – acesso amplo, sucesso acadêmico, suporte na definição de carreira e o papel da tecnologia como ferramenta para docentes e alunos. Para ampliar o debate, o Fórum terá participações especiais como a deputada federal Tabata Amaral, o educador e filósofo Gabriel Chalita e a presidente do Instituto Península, Heloísa Morel, além de diversos executivos e docentes da Yduqs. O Fórum marcará o lançamento do Relatório de Sustentabilidade da Yduqs de 2022. Este ano, o documento, que é referência no gênero, terá formato de relato integrado, asseguração externa independente e um conjunto mais amplo de indicadores, das metodologias GRI e SASB. Entre as 24 metas definidas em 22, destacam-se a oferta de conteúdos de capacitação ambiental de forma transversal nas instituições do grupo, e que irão atingir 2 milhões de alunos até 2025, diversas ações pioneiras na frente ambiental (como a conclusão do inventário completo de gases de efeito estufa e a geração própria de energia elétrica) e o atendimento a mais de 700 mil pessoas por meio de atividades de extensão e ações do Instituto Yduqs. A Yduqs é uma das poucas organizações do país e a única do setor de Educação a ter o rating A pela MSCI, consultoria referência internacional em práticas ESG.
Descarte Sustentável
Somente no Brasil, são produzidas 79 milhões de toneladas de lixo por ano e mais de 6,3 milhões de toneladas desse total é descartada de maneira inadequada, gerando impactos diretos e indiretos ao meio ambiente. Resíduos eletroeletrônicos quando descartados de forma incorreta, liberam toxinas que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Além disso, resíduos depositados nos oceanos e mares, como plásticos, trazem riscos aos animais e aves marinhas que se alimentam desses materiais. Visando diminuir o impacto do descarte incorreto no meio ambiente e facilitar o dia a dia dos clientes, o mercado segurador oferece o Descarte Sustentável ( Descarte Ecológico), cobertura atrelada ao Seguro Residencial. Segundo Carlos Wendell, diretor do Sindsegnne, o serviço tem como objetivo recolher bens danificados na casa de segurados e dar um destino socioambientalmente correto ao resíduo.
“Após a coleta, o material é avaliado, separado e é dado o encaminhamento adequado para o seu descarte ou reciclagem. Dentro da apólice, não há limite para a quantidade de itens que o segurado pode pedir o recolhimento”, explica o diretor do Sindsegnne. Os itens são recolhidos por parceiros das seguradoras e especializadas no descarte de resíduos. Uma dessas é a Ecoassist. “Os principais produtos que coletamos por meio do Descarte Sustentável são móveis e eletrodomésticos como sofás, guarda-roupas, colchões, geladeiras, computadores, fogões, micro-ondas”, explica Eber Souza, diretor geral da Ecoassist.Além de ajudar na preservação do meio ambiente, o Descarte Sustentável é uma ferramenta para o desenvolvimento da economia circular, sistema que preza pelo uso consciente e sustentável de recursos naturais. “Cerca de 95% de todos os produtos coletados não apresentam condições para reutilização. Itens de madeira como sofás com cupins, mofos ou umidade, passam por um processo de trituração, depois por formação de blend, para então servirem como biocombustível através do coprocessamento. Essa é a forma desse material não parar em aterros sanitários e, de forma sustentável, servir como combustível gerando energia e sem consumir recursos da natureza”, completa o representante da Ecoassist.
Outros tipos de matéria-prima, como o plástico passam por um processo de industrialização e retornam ao mercado como matéria-prima. “Materiais com menor volume e sem escala de industrialização, retornam como subprodutos. Um exemplo são espumas que não estão contaminadas e podem retornar como parte de puffs e servirem de enchimento para colchões para a população em estado de vulnerabilidade social. Madeiras não comprometidas podem fazer parte de arte sustentável e fomentar renda local de artistas e artesãos”, diz Eber Souza.O empresário Leonardo Dowsley, morador do Recife, possui o Seguro Residencial e já utilizou o serviço de Descarte Sustentável disponível em sua apólice. O segurado solicitou o recolhimento de dois computadores desktop, um monitor e um telefone sem fio. “Utilizei a assistência e a experiência foi ótima. Agendei a coleta e a equipe foi em minha residência e recolheu computadores e monitores sem uso para uma destinação dentro das normas de sustentabilidade. Fico feliz em ter usado a minha apólice de Seguro Residencial para preservação do nosso meio ambiente”, conta Dowsley.
A oferta do Descarte Sustentável traduz o engajamento das empresas seguradoras em oferecer soluções cada vez mais alinhadas com o conceito de ESG, termo que significa Environmental, Social and Governance ( “Ambiental, Social e Governança”) e mostra a preocupação das corporações com as questões do meio ambiente, sociais e de governança corporativa .“Nosso negócio vai muito mais além do que emitir uma apólice de seguros. Estar aliado com as diretrizes de ESG traduz o quanto as seguradoras estão preocupada com os fatores ambientais, os fatores sociais e com a própria governança, fazendo jus ao conceito do mercado segurador que é trazer segurança para a população”,diz Ronaldo Dalcin, presidente do Sindsegnne.
Imposto de Renda X Isenção
Na última semana, o governo anunciou que não haverá mais a isenção de imposto em compras internacionais de até US$50 entre pessoas físicas. A medida tem dado o que falar entre consumidores e empresários que ainda não entenderam o que isso significa. Devido à alta sonegação de impostos, o Ministério da Fazenda decidiu aumentar a fiscalização sobre as compras internacionais feitas entre pessoas físicas, que, nos últimos anos, vêm sofrendo fraudes, já que o comércio de varejistas vem sonegando impostos.Por conta disso, o governo anunciou algumas medidas que pretendem evitar fraudes e aumentar a arrecadação do país. “O Ministério da Fazenda apontou que o combate a fraudes deste tipo poderia elevar a arrecadação do país em até R$ 8 bilhões por ano, o que significa que muitos empresários têm se aproveitado do benefício da isenção entre pessoas físicas para fraudar declarações e sonegar impostos”, explica a contadora da Ercon Contabilidade, Eliane Rufino.
Na prática, o que vem acontecendo é que os empresários fracionam as compras em pequenos valores se fazendo passar por pessoa física para evitar pagar o imposto por grandes compras. Por isso, a mudança vai funcionar a partir de um sistema mais rigoroso por parte da Receita Federal, que vai exigir obrigatoriamente uma declaração antecipada de todas as compras internacionais. “A nova declaração deve ser enviada antes da entrega do produto e precisará conter as informações do comprador, valor de compra e descrição do conteúdo, com possibilidade de multa em caso de subfaturamento ou de dados incompletos ou incorretos”, afirma. A contadora também explica que a nova medida é um alerta para que empresários estejam atentos ao cumprimento das exigências do fisco. De acordo com o governo, as mudanças vão trazer benefícios para a arrecadação do país e para os consumidores que vão receber as compras on-line mais rápido, porque os produtos terão o processo de liberação agilizado. Até o momento, está em andamento uma medida provisória (MP) que obrigará o exportador a prestar declaração antecipada com dados do exportador e de quem compra, além do produto.
Grupo Odontocape segue investindo na odontologia interativa
Cada vez mais o grupo Odontocape vem investindo em novas técnicas, equipamentos e materiais dentários utilizados nos consultórios odontológicos das suas cinco unidades.
E isso, o paciente já começa a perceber logo na primeira consulta, onde é possível visualizar através de uma tela da tv acoplada à cadeira do dentista, imagens através de uma câmara intra-oral que mostra e explica sobre cada procedimento que será necessário fazer.
Anabela Alencar, que é sócia-diretora do grupo Odontocape, explica que com a odontologia interativa é possível que o paciente tenha total conhecimento do tratamento planejado e que será executado pelo cirurgião-dentista. “As tecnologias advindas da odontologia interativa já são conhecidas há algum tempo, no que se refere aos tratamentos de reabilitação oral, na recuperação do sorriso, mas o que vem se destacando cada vez mais nas consultas e surpreendendo o paciente”, enfatiza Anabela.
O grupo Odontocape está há 26 anos atuando no mercado odontológico de Pernambuco e conta com cinco unidades de atendimentos localizadas Boa Viagem, Piedade, Graças, Derby e Olinda, ofertando cerca de 300 tipos de tratamentos odontológicos. Informações – 81 3301.5780.
Redação com veículos e assessorias- Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br