Estudo revela que caiu o número de jovens e adolescentes fora do mercado de trabalho

 

A quantidade de jovens e adolescentes brasileiros entre 14 e 24 anos que não estavam inseridos no mercado de trabalho caiu de 25,2% para 14,3% entre o quarto trimestre de 2019 e o último trimestre de 2024. A redução representa uma queda de quase 2,5 milhões de jovens. Os dados são do levantamento “Empregabilidade Jovem Brasil”, realizado pelo Ministério do Trabalho (MTE) em parceria com o CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola. Sergipe foi o estado com a maior queda no número de jovens fora do mercado de trabalho: a quantidade passou de 26,5% para 14%. Entre as regiões, a Sul registrou a maior redução do desemprego juvenil, com queda de 9,3 pontos percentuais. No Centro-Oeste, a redução foi de 11 pontos percentuais. Já as regiões Norte e Nordeste foram as que  tiveram a menor inserção de jovens no mercado. Em relação aos jovens que não estudavam nem trabalhavam em 2024, as mulheres de 18 a 24 anos, em sua maioria com filhos pequenos, representaram a maior parte desse grupo, somando mais de 3,3 milhões. O número de homens na mesma situação passou de 1,96 milhão. Esse é o menor valor desde o início da série histórica. Ainda de acordo com o levantamento, 7,7 milhões de jovens de até 24 anos estão empregados com carteira assinada. As ocupações mais comuns entre eles são as de auxiliar de escritório, vendedor no comércio varejista e assistente administrativo. O valor médio dos salários de pouco mais de 67% dos contratados é de até R$1.854.

 

Aplicativo lúdico ajuda no ensino de Libras para crianças surdas

 

 

A professora Priscila Starosky, da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Rio de Janeiro, desenvolveu o aplicativo Hora da Libras, voltado ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por crianças surdas. No Brasil, mais de 90% dessas crianças nascem em famílias ouvintes, o que pode atrasar o contato com a língua de sinais. A proposta é oferecer um ambiente lúdico, visual e interativo para facilitar esse processo desde cedo.Segundo a professora, há falhas no diagnóstico de perdas auditivas ainda nas maternidades e pouca orientação aos pais sobre a importância da Libras. Mesmo famílias que entendem seu valor enfrentam barreiras no acesso à educação adequada. O aplicativo busca apoiar esses núcleos familiares no desenvolvimento linguístico das crianças. O Hora da Libras está em fase de validação e já tem uma segunda versão em desenvolvimento. O projeto foi realizado em parceria com o curso de Sistemas de Informação do CEFET de Nova Friburgo e com o curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).A iniciativa recebeu apoio do CNPq e da FAPERJ.

 

Casa de Justiça e Cidadania da Unifafire se une ao TJPE e atende a população na Semana Estadual de Conciliação

 

 

De 5 a 9 de maio, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) une esforços através dos Núcleos de Conciliação na difusão de práticas consensuais para a resolução dos conflitos que se arrastam nos processos judiciais com a realização da terceira edição da Semana Estadual de Conciliação. O Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFafire) através do convênio que mantém com a Câmara Privada de Conciliação e Mediação do TJPE, estará prestando atendimento gratuito à população das 14 às 17h, na Casa de Justiça e Cidadania que funciona no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), localizado na Av. Conde da Boa Vista, nº 921, no Recife. Durante toda a semana serão realizadas ações de conciliação e mediação de processos judiciais e reclamações pré-processuais (demandas espontâneas) para casos envolvendo as áreas de família, consumidor e previdenciária. Os critérios para se inscrever são ter residência no Recife e possuir renda de até dois salários mínimos. Os interessados em realizar os atendimentos devem fazer agendamento prévio pelo whatsapp: (81) 99490.3007. O advogado e coordenador da Casa de Justiça e Cidadania da UniFafire, Armando Moury,  diz que o mutirão irá realizar conciliações de ações ligadas às áreas do direito de família como divórcio e pensão, direito do consumidor e ainda previdenciário. “As conciliações feitas no mutirão serão homologadas diretamente no Tribunal. O que significa dizer que tudo que for decidido no momento terá valor de processo junto à justiça estadual e ficará aguardando apenas a sentença final”, explica.

 

Feira Imperatriz das Artes volta ao Centro do Recife

 

 

A segunda edição da Feira Imperatriz das Artes acontece no  sábado (10/05), das 13h às 20h, na tradicional Rua da Imperatriz, no Centro do Recife. Gratuito e ao ar livre, o evento celebra a economia criativa com mais de 100 expositores de artesanato, moda autoral, literatura, gastronomia e arte popular. A programação inclui atrações musicais como Bonsucesso Samba Clube, Mestre Anderson Miguel e o projeto “Elas Cantam Reginaldo Rossi”, além de DJs. O espaço contará ainda com área kids, estrutura acessível para PCDs e intérpretes de Libras. Idealizada por Milena Gomes e Odilon Lima, a feira reforça o compromisso com a inclusão social e a valorização da cultura local. A realização é da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc.

 

Obra infantil sobre Noronha será lançada na livraria jaqueira, neste sábado (03)

 

 

A Livraria Jaqueira do Recife Antigo recebe o lançamento do livro infantil “Noronha: Sua História e Sua Natureza”, dia 03 de maio, a partir das 17h. Trata-se de uma obra pioneira que combina história, cultura e sustentabilidade ambiental para apresentar às crianças e suas famílias a fascinante trajetória de Fernando de Noronha. Escrito pela historiadora Grazielle Rodrigues e ilustrado por Juliana Mattos, o livro resulta de mais de 20 anos de pesquisa e traz uma narrativa envolvente e ricamente ilustrada, que explora desde os primeiros capítulos da história da ilha até a importância da preservação da natureza e do patrimônio cultural. A Livraria Jaqueira do Recife Antigo: está localizada na Rua Madre de Deus, 110.

 

Exposição Múltiplo Leminski estreia no Porto/PT e destaca legado do escritor

 

 

A exposição brasileira Múltiplo Leminski está em cartaz até 23 de maio no Instituto Pernambuco Porto Brasil, na cidade do Porto, em Portugal. A mostra celebra os 80 anos de nascimento do poeta, compositor e pensador Paulo Leminski (1944–1989), com um acervo inédito e experiências sensoriais que revelam sua produção artística multifacetada. Com passagem por mais de 15 cidades no Brasil e em Portugal, e público superior a 700 mil visitantes, a exposição reúne manuscritos, documentos pessoais, fotografias, vídeos, sonorizações e instalações interativas, oferecendo uma imersão no universo criativo do autor. A mostra antecede a homenagem a Leminski na 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto de 2025. No evento, sua vida e obra serão exploradas no Ciclo do Autor Homenageado, com destaque para o romance experimental Catatau, que completa 50 anos em 2025, além de suas crônicas e contos. A entrada é gratuita.

Redação com assessorias e veículos -Foto: Priscyla Lôbo/divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar