Estudo em 19 países diz que 60% das pessoas estão constantemente estressadas no trabalho

A segunda-feira para muitos, com o retorno ao trabalho após a folga no final de semana, pode significar um verdadeiro tormento, especialmente para quem vive em constante estresse no ambiente profissional. Um estudo recente, o Relatório Global de Bem-Estar no Trabalho de 2024, realizado pelo site de empregos Indeed, revela que quase 60% dos trabalhadores se sentem frequentemente estressados, e apenas 20% acreditam estar prosperando no trabalho. O levantamento, que analisou dados de 25 milhões de pessoas em 19 países, incluindo o Brasil ,aponta que muitas empresas ainda não conseguem atender necessidades essenciais para o bem-estar, como senso de pertencimento e inclusão. Esses dados levam a uma reflexão ainda mais importante neste mês , quando acontece o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aumentar a conscientização sobre os transtornos mentais no mundo. Um dos mais comuns é o burnout, ou esgotamento mental relacionado ao trabalho, que continua sendo um problema significativo. Em 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 421 afastamentos do trabalho devido à condição.A síndrome de burnout é caracterizada por um esgotamento físico e mental extremo, decorrente de condições de trabalho desgastantes, com sintomas como cansaço, insônia, alterações de apetite e problemas gastrointestinais. O tratamento envolve psicoterapia e, em alguns casos, medicação, além de medidas preventivas, como definir metas, participar de atividades de lazer e evitar o consumo de álcool.
Fundação Altino Ventura e SEDEPE realizam aula inaugural do programa de inclusão profissional para PCDs
O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da Fundação Altino Ventura (FAV) inicia nesta segunda-feira, dia 14, a partir das 9h, as primeiras turmas do Programa Trabalho e Renda Acessível, uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE). O programa busca oferecer qualificação profissional e empreendedora, além de serviços de intermediação de mão de obra e orientação gerencial para pequenos negócios, beneficiando pacientes atendidos pelo CER IV, seus familiares e cuidadores.A necessidade de criar a iniciativa foi identificada por meio de pesquisas realizadas junto ao público da FAV, que mostraram o potencial para inserção no mercado de trabalho e a demanda por qualificação em áreas de alta demanda. O programa espera atender até 150 pessoas em 12 meses, e os participantes terão a oportunidade de participar de feiras de Economia Popular e Solidária, vivenciando na prática o empreendedorismo.
Workshop gratuito capacita artistas em Jaboatão para concorrência em editais públicos
Artistas e agentes culturais de Jaboatão dos Guararapes (PE) e região metropolitana do Recife terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades para participarem da concorrência em editais públicos de fomento à cultura através do workshop ‘Capacitação em Orientação Documental para Editais’. A iniciativa é da CONSULTORIA DE PROJETOS LAB2 e tem incentivo da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. Com acesso gratuito, as oficinas acontecem nos dias 9, 16 e 30 de novembro – na Taberna do Chan (Prazeres), com encerramento no dia 7 de dezembro. As inscrições já estão abertas. As aulas abordarão temas como elaboração de release e portfólio, clipagem, e análise de editais. Podem participar das oficinas artistas pernambucanos de diversas áreas (música, teatro, dança, artes visuais, literatura, etc.), além de agentes culturais, gestores de espaços culturais e demais interessados na área. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pela internet, através do link https://linktr.ee/consultoriadeprojetoslab2.
Banco Central abre inscrições para nova fase de testes do Drex, versão digital do real
O Banco Central abriu nesta segunda-feira (14) as inscrições para a segunda fase de testes do Drex, versão digital do real, que vai até 29 de novembro. Empresas do setor financeiro poderão enviar propostas para desenvolver modelos de negócios baseados em contratos inteligentes, tecnologia que automatiza a execução de termos contratuais, simplificando processos e reduzindo custos.Nesta fase, os testes do Drex envolverão operações automatizadas, como compra e venda de bens e ativos, utilizando a tecnologia blockchain. As empresas selecionadas deverão detalhar o impacto positivo esperado, metodologias e possíveis questões legais, enquanto o Banco Central avaliará as propostas e a capacidade operacional para acompanhamento dos testes.
Cineasta pernambucano Cleyton Melo transforma realidade local em arte cinematográfica
Após sete anos de dedicação e superação de desafios, o cineasta pernambucano Cleyton Melo, de 27 anos, está prestes a lançar seu novo filme, “Era Apenas Uma Cidade”. O longa-metragem estreia no próximo sábado, 19 de outubro, às 19h40, no Cinema Centerplex, localizado no Shopping Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.A história do filme se passa na cidade fictícia de Cortina, que reflete as experiências e desafios enfrentados por comunidades locais. Com um olhar sensível, Cleyton Melo transforma a realidade da região em arte cinematográfica, oferecendo ao público um retrato autêntico das vivências do cotidiano.
BBB25: Globo revela novidades sobre nova edição do programa
A Globo divulgou novidades sobre o BBB 25 em um pacote comercial enviado às agências de publicidade na terça-feira (8). Algumas informações, como a data de estreia e mudanças na dinâmica do reality, já tinham sido compartilhadas em um evento para convidados na sede da emissora na segunda (7). A data de estreia do “BBB 25” está marcada para o dia 13 de janeiro de 2025, uma segunda-feira. A nova temporada será a primeira realizada sem direção de J.B. de Oliveira, o Boninho, que se despede da Globo em dezembro, após 40 anos de carreira. Rodrigo Dourado, diretor artístico do programa desde 2014,fará direção de reality shows da emissora. Para começar, já nas inscrições, os candidatos devem estar em duplas. Pais e filhos, irmãos, avós e netos, genros e sogras.É necessário ter laços fortes antes do confinamento. A dinâmica de Pipocas e Camarotes continua, sendo que as celebridades também precisarão entrar com uma dupla no reality. Como em 2025 será celebrado também os 60 anos da TV Globo, a decoração terá como tema a Fábrica de Sonhos, inspirando-se nas milhares de histórias que a emissora contou ao longo dessas décadas.
Aberto Recife de Tênis movimentará a Praia de Boa Viagem
Entre os dias 18 e 23 de novembro deste ano, o Recife vai sediar o ART – Aberto Recife de Tênis, na beira-mar da Praia de Boa Viagem. O torneio será disputado em diferentes categorias, incluindo simples e duplas, tanto profissional quanto amador, para competidores masculinos e femininos. Para participar, os tenistas devem ter acima de 16 anos. Com um total de R$ 257 mil em premiações, o torneio promete atrair tenistas de diversas partes do Brasil. O Aberto Recife de Tênis tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte de Pernambuco e conta com o patrocínio da Eletron Energy e da Construtora Vale do Ave. Para mais informações do evento e inscrições, os interessados devem acompanhar atualizações pelo perfil no Instagram @abertorecifedetenis.
Hospital Miguel Arraes celebra avanço nas doações de córneas em Pernambuco
O Hospital Miguel Arraes (HMA), localizado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, está celebrando sua posição de destaque no cenário estadual, alcançando a quinta colocação em doações de córneas. Até agosto deste ano, a unidade captou 44 córneas, o que contribuiu para um aumento de 9,5% nos transplantes desse tipo realizados em Pernambuco entre janeiro e julho de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento reflete o esforço contínuo dos profissionais de saúde do HMA e a importância do trabalho de conscientização sobre a doação de órgãos.A doação de córneas é um ato de solidariedade que transforma vidas, pois uma única pessoa pode beneficiar até duas pessoas com problemas de visão. As córneas são a parte transparente do olho que permite a entrada de luz, e sua substituição é necessária quando comprometidas por doenças ou traumas. No Brasil, o processo de doação é seguro, regulamentado e ético, permitindo que os receptores voltem a enxergar e recuperem a qualidade de vida. Atualmente, a fila de espera por transplantes de córneas em Pernambuco é superior a 1.400 pessoas, o que evidencia a demanda contínua por doações.
Redação com assessorias e veículos – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br