Estudo diz que 10% dos estagiários são responsáveis pelo sustento da família no Brasil

 

Uma pesquisa do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que entrevistou cerca de 12 mil estagiários, aponta que 10% deles são os únicos provedores de suas famílias no Brasil. Embora o índice seja menor que os 11% de 2022, ainda está distante dos 6% registrados em 2019, quando a pesquisa começou. O levantamento também mostra que 68% dos estagiários ajudam nas despesas domésticas, e 48% possuem renda familiar de até R$ 2.824. A Bolsa-Auxílio média chegou a R$1.108,10, o maior valor já registrado. Além disso, 16% dos entrevistados mencionaram o Bolsa Família como parte da renda, 9% recebem outros benefícios governamentais e 2% contam com o BPC (Benefício Assistencial de Prestação Continuada). Mais detalhes estão no portal.ciee.org.br.

 

 

Inscrições as abertas para cursos de música no Centro de Educação Musical de Olinda

 

 

O Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), vinculado à Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de música, de 1º a 30 de novembro de 2024. Estudantes de todas as idades podem concorrer a vagas para o primeiro semestre de 2025, com opções de aulas nos turnos da manhã, tarde e noite. O CEMO disponibiliza duas modalidades de ensino: o curso Regular, voltado para crianças, adolescentes e adultos, e o curso Livre, exclusivo para maiores de 18 anos interessados em instrumentos específicos como bandolim, cavaquinho, contrabaixo elétrico, entre outros. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do CEMO (www.cemoolinda.com). Para o curso Regular, os candidatos podem escolher entre participar de um sorteio ou realizar um teste prático. Para o curso Livre, a seleção é realizada obrigatoriamente por meio de teste. O sorteio acontecerá no dia 10 de dezembro de 2024, às 10h, e o teste prático será no mesmo dia, às 14h.

 

Pesquisadores desenvolvem dispositivo que mede glicose sem furar o dedo

 

 

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) está desenvolvendo o E-Gluco, um dispositivo para monitorar glicose sem a necessidade de furar o dedo. Funcionando como uma espécie de  relógio, o aparelho oferece monitoramento contínuo e alerta para casos de hipoglicemia. A novidade está na fase de testes clínicos no Hospital de Azambuja, no Vale do Itajaí. Segundo o professor responsável pelo projeto, Pedro Bertemes Filho, a previsão é de que, em 2025, a tecnologia seja testada em pelo menos 1.000 diabéticos no estado de Santa Catarina.Para diabéticos, que realizam várias medições diárias com desconforto, o E-Gluco representa uma solução prática e menos invasiva, eliminando a necessidade de perfurar a pele constantemente. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 20 milhões de brasileiros convivem com a doença, destacando a importância de avanços que melhorem a qualidade de vida dos pacientes.

 

 

Simpósio de Biomedicina debaterá doenças emergentes e reemergentes

 

 

Entre os dias 12 e 14 de novembro, a UNIFBV Wyden sediará o V Simpósio de Biomedicina, com o tema “Biomedicina e Saúde no Século XXI: Respondendo às Ameaças das Doenças Emergentes e Reemergentes”. Organizado pela Liga Acadêmica de Biomedicina em Análises Clínicas (LABAC) e a coordenação do curso de Biomedicina, o evento abordará tópicos fundamentais para o campo da saúde, como HTLV, botulismo e MPOX, oferecendo uma visão abrangente sobre os desafios e avanços na área.O simpósio será realizado presencialmente, das 12h40 às 18h, e incluirá palestras, minicursos e mesas-redondas. A programação diversificada contará com a abertura e palestras no dia 12, minicursos nos dias 12 e 13, e uma mesa-redonda, apresentações de trabalhos e o encerramento no dia 14. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro no link disponível no instagram @labacunifbv.

 

 

Sambada da Cocada do Amaro Branco recebe Grupo Percussivo Cores da Raça para abrir o Mês da Consciência Negra

 

 

Neste sábado(9) de novembro, a Sambada da Cocada, evento cultural do Quilombo Urbano do Amaro Branco em Olinda, PE, abre as celebrações do Mês da Consciência Negra com shows gratuitos a partir das 21h. O destaque da noite será o Grupo Percussivo Cores da Raça, da Paraíba, que se apresenta em intercâmbio cultural com os músicos pernambucanos. O evento contará também com as participações dos anfitriões A Cocada, Coco de Seu Vira e Axé de Kilú, trazendo muito axé, ancestralidade e alegria ao público.A programação inclui ainda uma oficina percussiva com o músico André Mulato, que vai facilitar a troca de saberes entre os artistas de Pernambuco e da Paraíba, das 14h às 17h, no mesmo local. O evento é gratuito e promete fortalecer os laços culturais entre as duas regiões, mantendo viva a música e a tradição afro-brasileira.

 

 

Olinda realiza ação do Novembro Azul no CRAS de Rio Doce

 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda percebeu que os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão sempre sendo procurados pela população em busca de informações sobre os benefícios financeiros. Porém, os cidadãos não têm a mesma “preocupação” quando o assunto é saúde. Pensando nisso, uma ação do Novembro Azul será realizada nesta segunda-feira (11), no CRAS 9, em Rio Doce, juntando os dois temas.A partir das 10h, palestras, orientações e tudo sobre o câncer de próstata será debatido no CRAS 9, que fica na Avenida Coronel Frederico Lundgren, 862. Entre outros tópicos, os profissionais da Secretaria de Saúde de Olinda vão desmistificar a questão do teste feito pelo toque e será explicado como os exames de sangue podem ser realizados para investigação do problema. Além disso, os participantes terão a chance de falar dos direitos da pessoa que tem câncer. Afinal, o CRAS é uma porta de entrada para quem precisa deste benefício, em processo que será concluído com o INSS. A parceria “saúde com assistência social” teve início no mês passado, com o Outubro Rosa, e foi um sucesso em Olinda. A ideia é que todos os CRAS recebam as orientações no Novembro Azul.

 

 

Instituto Dom Helder Camara está no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

 

 

O Instituto Dom Helder Camara ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife durante o mês de novembro, com a venda de diversos produtos que terão a renda arrecadada voltada para a instituição. O Quiosque Solidário, uma parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, fica localizado no Piso L1, próximo da loja O Boticário.Entre os produtos disponíveis para venda, estão livros, acessórios, camisas, canecas, garrafas, entre outros itens que retratam a vida e trabalho de Dom Helder. Também podem ser adquiridos biscoitos bricelets, produzidos de forma artesanal por monjas beneditinas do Mosteiro de Nossa Senhora do Monte, em Olinda.A organização sem fins lucrativos tem como objetivo preservar e divulgar o legado do seu fundador, Dom Helder Camara, que buscava promover ações concretas em favor da dignidade da vida humana em todas as suas dimensões. O Instituto Dom Helder Camara está completando 40 anos e está localizado na antiga residência do arcebispo emérito de Olinda e Recife, com um acervo da sua obra, vida eclesiástica e pessoal.

Redação com assessorias e veículos – Foto: Marcelo Camargo/AB
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar