Estudo da Fiocruz aponta desigualdades no acesso ao parto hospitalar

 

Um estudo do CDTS/Fiocruz aponta desigualdades no acesso ao parto hospitalar no Brasil. Entre 2018-2019, 27,3% das gestantes precisaram sair de seus municípios para dar à luz no SUS, contra 23,6% em 2010-2011.A distância média de deslocamento subiu de 54 km para 70,8 km, mas varia entre regiões: no Norte, é de 133,4 km; no Centro-Oeste, 104,4 km; no Nordeste, 68,6 km; no Sudeste, 55,9 km; e no Sul, 54,8 km. O estudo, com apoio da UFRJ e UFRRJ, alerta para os impactos negativos dessa dificuldade de acesso na saúde materno-infantil. O levantamento usou dados agregados nacionais do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do SUS. Segundo o estudo, mulheres que enfrentaram óbito materno e/ou neonatal viajaram por distâncias e tempos maiores para dar à luz no SUS. Enquanto mulheres com resultados normais viajaram 74,9 km e 85 minutos, as que tiveram problemas no parto viajaram 94 km e 100,9 min no último biênio analisado (2018-2019) pela pesquisa. A coordenadora do estudo, Bruna Fonseca, comenta que “Isso sugere que a distância e o tempo de viagem podem ser potenciais fatores de risco para mães e recém-nascidos, mas existem outros fatores a serem considerados, tal como o estado de saúde da gestante, a infraestrutura hospitalar ou o acesso ao pré-natal.” A pesquisadora destacou ainda que em análises futuras, o uso de técnicas multivariadas se mostra fundamental para entender melhor como diferentes fatores, além do tempo e da distância, contribuem para resultados maternos e neonatais adversos.

 

Olinda inicia funcionamento da Central de Perdidos e Achados para o Carnaval 2025

 

 

A Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda anunciou os horários da Central de Perdidos e Achados durante o Carnaval 2025. O serviço começa nesta sexta-feira (14), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 22h.A partir do dia 27 de fevereiro, com o início oficial do Carnaval da cidade, a Central funcionará 24 horas por dia até a Quarta-feira de Cinzas (06). Esse horário ampliado visa oferecer maior suporte aos foliões que perderem ou encontrarem documentos e objetos durante a festividade. Após o Carnaval, o atendimento será retomado ao horário regular, das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 177, Lado B, no Varadouro. Quem perder ou encontrar documentos ou objetos poderá entregá-los ou buscá-los na Central. Também será possível registrar Boletins de Ocorrência virtuais pelo site da Secretaria de Defesa Social (SDS), sem a necessidade de ir até uma delegacia, tornando o processo mais ágil e acessível. A Central tem como objetivo facilitar a recuperação de pertences extraviados, garantindo mais segurança e comodidade para foliões e turistas durante o evento.

 

 

Alunos da rede municipal do Jaboatão ganham destaque em feira de robótica

 

 

A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada em Comportas, foi convidada pelo Instituto Shopping Guararapes para participar da Feira de Robótica, que iniciou nesta quinta-feira (13) e segue nesta sexta-feira (14), na área de eventos do mall. Alunos dos anos iniciais  desenvolveram o projeto chamado “Futurismo na alimentação saudável com a robô Cida”. Trata-se de uma robô chamada Cida que, por meio de um programa de Inteligência Artificial, responde perguntas a respeito de alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e dá dicas para evitar o desperdício. A unidade de ensino já venceu duas vezes a Feira de Conhecimentos do município, com outros projetos. Todas as escolas da rede municipal dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental possuem Laboratório Móvel de Robótica, para desenvolverem projetos pautados no raciocínio lógico, na programação e na imersão tecnológica. Nesses equipamentos, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza material de apoio, como, por exemplo, componentes de montagem, para estimular o raciocínio lógico dos alunos, e também componentes eletrônicos para trabalhar noções de programação de robótica.

 

Carnaval inclusivo com acesso gratuito acontece neste sábado no RioMar Recife

 

 

A folia vai tomar conta da Praça de Alimentação do RioMar Recife neste sábado, dia 15/02, a partir das 17h, dentro da programação do RioMar de Folia. O carnaval inclusivo para pessoas com deficiência é uma iniciativa da Clínica Nuno Desenvolvimento e faz parte do “Projeto Inclusão é vida”, que tem por objetivo estimular que as famílias atípicas participem de eventos diversos, com todo suporte necessário, e façam interação entre si e com outras pessoas. A ação é gratuita, não precisa de inscrição e as fantasias são bem-vindas para entrar no clima de alegria. Para animar a folia, a banda Divina Música promete levar os foliões de todas as idades a um passeio pelas marchinhas de carnaval. Ainda no sábado, dia 15 de fevereiro, a programação do RioMar de Folia vai contar com apresentação de Orquestra de Frevo itinerante para animar os foliões, a partir das 18h, com encerramento no Piso L3. Já no domingo, dia 16, será a vez da Academia Fátima Freitas se apresentar a partir das 16h. Os shows acontecem no palco montado na Praça de Alimentação do RioMar Recife, com acesso gratuito.

 

Bloco de Rio terá bonecos gigantes no desfile  nas águas do Capibaribe

 

 

Com os acordes de Momo já se fazendo ouvir no Recife, a Catamaran Tours segue com sua programação carnavalesca, levando a folia e o frevo também para os rios que cortam o centro da capital pernambucana. Assim, este sábado (15) será marcado pela saída do tradicional Bloco de Rio, o único bloco fluvial do Recife. O desfile ocorre dentro de um catamarã, que percorre as águas do Rio Capibaribe. A bordo, muita folia, bonecos gigantes, passistas e orquestra de frevo. O embarque para o Bloco de Rio acontece às 16h, custando R$ 90 por pessoa. Crianças de 6 a 10 anos pagam R$ 40 e menores de 5 têm gratuidade. As entradas antecipadas podem ser adquiridas através do site www.catamarantours.com.br. Outras informações, pelo WhatsApp: 81. 99973.4077.

 

Ação gratuita no Recife, vai oferecer serviço para público interessado em descolorir cabelo para o Carnaval

 

 

O “Nevou In Comunidade” vai movimentar o gramadão de Roda de Fogo, nos Torrões, Zona Oeste do Recife, neste  domingo (16). Quinze barbeiros voluntários estarão platinando gratuitamente, o cabelo da garotada para o período do carnaval. A técnica de descolorir o cabelo caiu no gosto de muitos garotos, principalmente em períodos de festa como carnaval e final de ano. Oficinas de grafitagem, tatuagem e danças culturais também estão na programação que vai durar toda a manhã.

Redação com assessorias e veículos – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar