Espetáculo reúne 300 bailarinas de projeto social em homenagem às mães

Ainda em celebração ao Dia das Mães, neste domingo (19), o Camará Shopping será palco de uma apresentação especial. A partir das 16h, a Praça de Alimentação do piso L3 receberá 300 bailarinas, do projeto Ballet da Tina, para um espetáculo que promete ressaltar a beleza da dança e o vínculo único entre mães e filhas. O Ballet da Tina é um projeto social que tem como objetivo dar aulas de ballet gratuitas às crianças que moram na cidade. O espaço é um ambiente voltado à promoção da saúde e bem-estar para as crianças de Camaragibe e região através de uma metodologia lúdica e acessível. O evento será dividido em 10 apresentações, cada uma composta por 30 alunas e suas respectivas mães que irão se apresentar juntas. A ideia é proporcionar um momento inesquecível de cumplicidade e amor no palco, destacando a dedicação e o talento de cada dupla. Além de homenagear as mães, o espetáculo também busca fortalecer os laços familiares através da arte da dança, criando uma experiência emocionante, não só para elas, mas para todos os presentes. O evento é fruto de uma parceria entre o Camará Shopping, a Prefeitura de Camaragibe e órgãos do município.
Brasil integra projeto que vai desenvolver cultivo de alimentos no espaço
O Brasil vai contribuir para o Projeto Artemis, liderado pela Nasa, desenvolvendo formas de cultivar alimentos fora da Terra. Segundo o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, o país busca atuar nessa iniciativa, apesar de não ter tradição na exploração espacial. A ideia do programa da Nasa é estabelecer uma base permanente na Lua, a partir da qual será possível lançar missões para Marte. O Brasil pretende contribuir com seu conhecimento em agricultura, visando desenvolver tecnologias em parceria com a Embrapa. Além disso, espera-se que esses projetos também beneficiem as práticas agrícolas na Terra. O Projeto Artemis reúne 39 países comprometidos com a proposta de estabelecer uma base lunar. “Quando você tiver uma base permanente na Lua, não vai poder levar todas as coisas de que você precisa a partir da Terra. Você tem que ter meios locais de produzir oxigênio, energia e comida”, explicou Chamon, ao falar sobre os problemas que precisam ser resolvidos. Ele participou do webinar (seminário online em vídeo) Negócios Espaciais e o Papel do Brasil.
Alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão participam da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Vidal de Negreiros, participam nesta sexta-feira (17), de uma etapa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que consiste no lançamento de foguetes. A competição é composta de duas fases, sendo a primeira delas uma gravação de vídeo apresentando a equipe e o foguete a ser lançado e depois é feito o lançamento do objeto. A prova será realizada na Orla da Praia de Piedade, das 13h às 16h. A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada aberta com foco na construção e lançamento de um foguete experimental feito por estudantes das redes pública e privada das zonas urbanas ou rurais.
Instituto do Autismo terá uma nova unidade em Olinda
O trabalho em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas em Pernambuco vai ganhar mais um reforço, agora na cidade de Olinda. O Instituto do Autismo (IDA) inicia, este mês, a construção de mais uma unidade de sua rede, num espaço com mais de 1000 m². A previsão é de que, em julho, a oitava unidade do IDA seja entregue, com uma capacidade para atender um média de 200 famílias. “A cidade de tantos pontos turísticos agora também será a cidade da inclusão. Encontramos uma área incrível e tenho certeza que vamos conseguir transformar a vida de muitas crianças e adolescentes, com toda infraestrutura, como quadra, piscina e serviços que o Instituto do Autismo oferece”, afirma o diretor geral do Instituto do Autismo (IDA), Kadu Lins. Atualmente, o IDA está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Os pais ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo.
Defesa Civil realiza ações preventivas em vários bairros do Paulista

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista realizou, nesta quarta-feira (15/05), o trabalho de colocação de lonas plásticas na Rua 26, nº 95, no bairro de Maranguape I. De acordo com o órgão municipal, existe um Convênio de Encostas com o Ministério das Cidades para uma solução definitiva no local.A situação da etapa na qual essa rua está incluída, segundo a Defesa Civil, encontra-se em processo licitatório, aguardando um Parecer Jurídico Final da Procuradoria Geral do Município do Paulista.Além de Maranguape I, a Defesa Civil também tem percorrido outros bairros, realizando os trabalhos preventivos para o período chuvoso. No bairro da Vila Torres Galvão, os trabalhadores do órgão realizaram a colocação de lonas, atendendo a solicitações de moradores da área. O trabalho também envolve a questão da conscientização e para isso, as equipes da Defesa Civil estarão, na próxima semana, com ações educativas na Rua Palmeirinha, em Arthur Lundgren II, e Comunidade Chega Mais, em Pau Amarelo.
Museu do Estado movimenta programação especial na 22ª Semana Nacional de Museus
programação diversificada aberta ao público com uma série de atividades. Nesta quinta-feira(16), das 9h às 12h e das 13h às 17h, os visitantes terão a oportunidade de explorar as “Impressões Artísticas do Desenvolvimento de uma Cartografia”, uma iniciativa que promete revelar os segredos por trás da criação de mapas. Na sexta, dia 17, nos mesmos horários, a ONG GIRAL estará presente para uma ação educativa com jovens da periferia e zona rural do município de Glória do Goitá, proporcionando momentos de aprendizado e reflexão.E no sábado(18) das 14h às 17h, o destaque será o ciclo de palestras sobre o “Patrimônio Arqueológico Subaquático de Pernambuco”, com a participação dos professores Carlos Rios (UFPE), Ricardo Guimarães e Marcelo Lins, ambos doutorandos.
Fundação Terra alerta para prazo final de doações via declaração do imposto de renda

Os dirigentes da Fundação Terra estão mobilizados para destacar a importância das doações via imposto de renda, especialmente neste período de prazo final da entrega das declarações. A entidade, por meio da coordenadora de mobilização de recursos, Chames Balladares; pelo vice-presidente, José Carneiro Filho; por Valéria Quindere, do conselho gestor da unidade de Maracanaú; e pela presidente Ana Flávia Bretas, reforça a importância das doações para o trabalho assistencial que desenvolve há 40 anos. “Estamos otimistas e confiantes em atrair mais doações, contribuições e avançar com novos projetos, mantendo nossas ações em desenvolvimento, tanto em Arcoverde-PE quanto em Fortaleza, onde também operamos em prol dos mais necessitados”, declara Ana Flávia Bretas. Os dirigentes destacam a relevância do dispositivo previsto pela legislação, que permite a destinação do imposto devido para os Conselhos de Contribuintes dos municípios, beneficiando diretamente diversas instituições de assistência social, como a Fundação Terra. A entidade tem se destacado como um importante instrumento de proteção e apoio aos mais necessitados, conforme preconizado pela Lei Orgânica da Assistência Social, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Pessoa Idosa e demais legislações de assistência social. Foram muitas as conquistas alcançadas pela Fundação Terra, tendo como base apenas o ano de 2023. Na Saúde, por exemplo, contabilizou mais de 120 mil procedimentos. Na Educação, atendeu 1.590 crianças e adolescentes, do ensino infantil, fundamental e de atividades complementares. Na área Social, levou apoio a mais de 62 mil pessoas em vulnerabilidade social e mais de 9.500 ações sociais com doações.
Ortopedista destaca lesões e traumas que resultam de acidentes de trânsito
Durante o Maio Amarelo, ortopedistas procuram chamar atenção de toda sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Mais de 30 mil pessoas perdem a vida no Brasil a cada ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Isso representa uma média de mais de 80 mortes por dia. Além das mortes, cerca de 400 mil pessoas ficam feridas em acidentes, anualmente. Muitas dessas lesões resultam em incapacidade permanente ou sequelas graves. “Os acidentes de trânsito não são simples eventos. Eles representam traumas físicos e emocionais profundos, resultando em fraturas severas, lesões na medula espinhal, danos cerebrais e, em casos extremos, perda de vidas preciosas”, alerta a ortopedista do Instituto de Ortopedia e Trauma do Recife (IOT), Etelvina Vaz. Com base em pesquisas, os jovens são os mais afetados pelos acidentes de trânsito, representando a maioria das vítimas fatais. Entre os 18 e 34 anos, o trânsito é uma das principais causas de morte. Para a especialista “a prevenção de acidentes de trânsito não é apenas uma escolha, é um compromisso com a vida e com o bem-estar de todos’, finaliza.
Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br