Em Pauta: Especialistas alertam sobre os cuidados com a saúde no São João

 

Para muitos São João é a melhor época do ano. E a tradição pede quadrilhas, forró, comidas típicas. Os especialistas alertam quanto a saúde devido as fogueiras, fogos e alimentação. A oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, a enfermeira Rubiane Souza , a nutricionista Fabrícia Padilha e a pneumologista Patrícia Bezerra, da Faculdade Pernambucana de Saúde, explicam os cuidados que devem ser tomados para evitar complicações. Catarina lembra que as fogueiras e fogos podem ocasionar queimaduras e traumatismos oculares até danos definitivos, além de ardência, conjuntivite, uveíte e alergia. Para a oftalmologista, a forma de evitá-los é ter cuidado na escolha dos fogos, observar as instruções e os manter longe das crianças. “É bom não ficar olhando para cima quando for soltar, pois pode cair a fagulha no olho. Tem de ter cuidado com os fogos que não acendem rápidos. Eles podem vir repentinamente e atingir a visão.

Sobre fogueiras, o ideal é evitar o contato com o vapor e o fogo. Quem tem olho seco, sentirá mais irritação que o normal”, disse a diretora do IOFV. A tutora de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Rubiane , explica que queimaduras nas fogueiras em áreas da genitália, extremidades, pescoço ou face, mesmo que pareçam inocentes, devem ser avaliadas por um profissional. “Ao queimar-se, a pessoa deve remover vestes e adornos (anéis, pulseiras, brincos) e lavar com água, a fim de aliviar a dor, de resfriar o local e evitar a propagação da queimadura”, orienta .

Especialistas desaconselham receitas caseiras. Assim, não se deve colocar abrasivos como creme dental, temperos, itens culinários ,talcos para os pés ou de bebê. Casos de queimaduras com combustíveis (gasolina, querosene, álcool) utilizados também têm causado grande preocupação e lotado os serviços de atendimento de queimados. “Isso deve-se principalmente a lesões graves, que muitas vezes decorrem de explosões, e que atingem maior superfície corporal, a exemplo do que ocorre com fogos de artifício”, explica Rubiane. Nesses casos, é melhor sempre procurar a ajuda de um médico. Sobre inalação da fumaça: a pneumologista e tutora de Medicina da FPS, Patrícia Bezerra, lembra que quanto mais próximo das fogueiras, mais expostas as pessoas estão aos danos que as fumaças podem causar aos pulmões. “Muitos possuem doenças respiratórias, como a asma. A fumaça pode fazer os brônquios se contraírem, causando uma crise, falta de ar. Não se deve ficar próximo de fogueiras, mas em um local ventilado. Os pacientes com asma, principalmente, precisam ter atenção redobrada. No quesito Alimentação: Pamonha, cuscuz, canjica, bolo de milho, pipoca, arroz doce são muito comuns nessa época do ano. O milho é uma boa fonte de carboidrato, rico em fibras, e ajuda a melhorar a saúde do intestino, explica Fabrícia , nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde. Mas ela faz um alerta. “É importante se preocupar com a manipulação e conservação dos alimentos comercializados, além de serem altamente perecíveis é necessário ter o cuidado com a matéria prima dos pratos. Os alimentos em armazenamento ou com comercialização incorretos podem causar problemas de saúde”, pontuou.

 


Olinda lança projeto Patrimônio em Movimento

 


A igreja do Amparo (século XVII) foi palco do lançamento do Projeto Patrimônio em Movimento, idealizado pela Prefeitura de Olinda com a coordenação da Secretaria Executiva de Patrimônio. O projeto nasceu com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade e prevê ações educativas, interativas e participativas, envolvendo a população, incluindo estudantes, professores, moradores e visitantes, em uma jornada de descoberta e apreciação de sua história e identidade cultural. O projeto irá circular em diversos prédios históricos e em locais abertos, tendo a cidade como cenário para atividades educativas sobre preservação patrimonial, apresentações culturais com artistas da cidade, além de painéis sobre a história e importância do patrimônio material e imaterial de Olinda.

A solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito, Professor Lupércio, do Maestro Formiga, da Presidente do Instituto Geográfico Arqueológico de Pernambuco, Margarida Cantarelli e George Cabral, presidente do mesmo órgão no município, além de autoridades da gestão municipal. A Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) deu o tom do evento com muito frevo, maracatu, caboclinho, samba e música erudita, incluindo duas composições inéditas do compositor italiano, Illio Volante, regida pelo Maestro olindense, Rogério Gonçalves. As próximas edições do Patrimônio em Movimento acontecerão em 06 de agosto, no Seminário de Olinda; e no dia 30 do mesmo mês, no Cemo, dentro da programação de 40 anos do centro.

 


Setor da construção civil em crescimento

 


Após um longo período de crises, marcado pela instabilidade econômica e pela pandemia, a indústria da construção civil passa por recuperação. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a previsão é que o setor cresça 2,5%, em 2023. Entre 2021 e 2022, o mercado da construção avançou 17,7% em comparação com a economia nacional, que registrou 8,2%. O gerente de vendas da Viana & Moura, Leonardo Queiroz, defende que o equilíbrio fiscal foi um dos principais fatores que influenciaram na recuperação da construção civil. “De 2022 para cá, as contas começaram a se equilibrar e o país voltou a ter recursos para investimentos.Tivemos um momento de baixa de juros, ano passado, que impulsionou projetos imobiliários e, agora, colhemos os frutos ”. Os dados da CBIC reforçam as informações do relatório anual da Global Powers of Construction (GPoC), que indica que o setor da construção civil deve se expandir em ritmo mais rápido do que a economia em geral, com uma taxa de crescimento média global de 3,2% ao ano. Destaca, ainda, que essa expansão favorece, especialmente, empresas que usam a inovação e a tecnologia para impulsionar a eficiência operacional. Leonardo Queiroz lembra que essa tendência está presente no Brasil. “Diversas empresas estão investindo na adoção de medidas tecnológicas. A Viana & Moura desenvolveu um sistema próprio para controle de produção e gestão de recursos, que permite a melhora da produtividade dos colaboradores e maior controle de custos empregados na obra. Isso simplifica o processo construtivo e torna a nossa produção mais eficaz”, finalizou.

 


Deputado defende ampliação do debate entre professores e Estado

 


Para ampliar o debate em torno da valorização dos profissionais da educação do estado, o deputado estadual Antonio Coelho apresentou parecer contrário ao PL Complementar nº 712/2023 durante reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT) da Alepe. Relator da matéria , o parlamentar sublinhou sua compreensão diante da exigência legal do reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual e evidenciou a necessidade de se evitar um achatamento maior no Plano de Cargos e Carreiras da categoria. Autor do PLC, o governo ainda não apresentou uma proposta de aumento nos salários para os servidores da educação. O relatório do parlamentar foi aprovado pela comissão. Em seu relatório, ele pontua que a rejeição ao projeto tem como finalidade expandir o debate, buscar a construção de uma solução negociada entre as partes envolvidas, ou seja, atender o pleito dos professores ao mesmo tempo em que se considera as limitações fiscais do estado.“Só conseguiremos uma educação de qualidade mediante o reconhecimento dos esforços dos professores e servidores. Enquanto legisladores, temos o papel de mediar esse impasse. O meu empenho é ampliar o debate e trabalhar para construir consensos de modo que possamos assegurar a valorização de os profissionais da rede estadual de ensino, com o foco voltado à busca da isonomia entre a categoria”, disse Coelho. A proposta apresentada pelo Executivo prevê um aumento médio de 14,95% apenas para os funcionários da educação que ainda não recebem o piso do magistério, atualmente em R$ 4.420,50. Trata-se de um cenário que deixa de fora mais de 50 mil servidores da educação, entre ativos, aposentados e pensionistas. “Nossa luta tem que ser por todos”, destacou , celebrando a aprovação do parecer.

 


Proteção com geomanta começa a ser instalada em Águas Compridas

 


A aplicação da geomanta já é realidade na Primeira Travessa da Rua Seis de Janeiro, em Águas Compridas. O terreno passou por todo processo inicial de limpeza e adaptação e já recebe as mantas para proteger a barreira durante a chuva. O trabalho começou num perímetro de 200 metros quadrados. A implantação foi possível graças a um convênio com o Governo de Pernambuco no valor de R$ 13 milhões e vai proteger 94 pontos de risco em Olinda, mapeados pela Defesa Civil. Ela integra um pacote de intervenções da Operação Inverno 2023, que inclui serviços de limpeza e drenagem de canais, canaletas e galerias; instalação e substituição de lonas , corte de vegetação e vistorias. Para colocar a geomanta é preciso obedecer um roteiro de atividades. A primeira delas é a limpeza e retirada de toda vegetação do local. Em seguida, o talude é nivelado através de corte. A terceira e última é a instalação da proteção. Primeiro são abertas valas nas extremidades do perímetro a ser coberto para delimitar o espaço. O manto chega enrolado em bobinas, cada uma com capacidade para 100 metros quadrados do revestimento. Ela é cortada e levada para a encosta. A geomanta é composta por uma face PVC, que fica em contato com a barreira e outra de poliéster. O manto é firmado primeiro com grampos de aço. A face de poliéster, que fica para cima, recebe jatos de água, areia, cimento e aditivo para aderir ao solo, formando uma camada de dois centímetros.Com essa proteção a população também vai ter que fazer sua parte. Mesmo com uma camada de concreto, não se deve caminhar nem colocar qualquer tipo de peso em cima da geomanta para não danificá-la.

 


Leucemia em Pernambuco preocupa os especialistas

 


Segundo o Instituto Nacional de Câncer , são diagnosticados 11 mil novos casos de leucemia no Brasil, por ano. Em Pernambuco, nesse 2023, são esperados 540 casos. O Junho Laranja é uma campanha que conscientiza sobre a doença. As leucemias são cânceres que comprometem a fábrica do sangue (medula óssea), que passa a liberar os glóbulos brancos (leucócitos) doentes na corrente sanguínea, sejam jovens (blastos), quando falamos em leucemias agudas; ou já maduros quando falamos em leucemias crônicas. “Em qualquer das situações há um defeito genético que originou a doença. Sua causa é desconhecida e pode-se dizer que na maioria das vezes é multifatorial”, explica a hematologista Lorena Costa, da Multihemo Oncoclínicas.A especialista explica a diferença entre a leucemia aguda e crônica. “Na primeira, há dificuldade de produzir células saudáveis, já na segunda não há perda na capacidade de formar novas células, mas há alterações do funcionamento das células já maduras”. Nas leucemias agudas, geralmente ocorre a multiplicação das células tumorais de maneira rápida, enquanto que nas leucemias crônicas, o aumento das células tumorais é mais lento e o paciente pode não apresentar sintomas. Lorena alerta ainda para os principais sintomas: anemia, cansaço, falta de ar, palidez e manchas roxas. Há formas de tratamento para os diferentes tipos de leucemias, havendo possibilidades com quimioterapia, drogas alvo, transplante de medula, medicamentos e até mesmo, observação clínica. “Recentemente, tivemos muitos avanços quando se fala em tratamento da leucemia. A terapia com Car-T CELL é um exemplo.Os linfócitos do tipo T são tratados em laboratório para que possam reconhecer e atacar as células cancerosas. Mas nem sempre ela pode ser a primeira opção de escolha, depende do caso”, acrescenta.

 


Escola Rubenita Cavalcanti recebe programa EcoPaulista

 


Os estudantes da Escola Rubenita Cavalcanti, em Arthur Lundgren II, no Paulista, receberam na ultima sexta, 16, o programa EcoPaulista, iniciativa com foco a coleta seletiva. Desenvolvida pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos da cidade, a ação visa sensibilizar os alunos quanto à importância da coleta de lixo e preservação da natureza. Uma palestra ocorreu após a Semana do Meio Ambiente, onde foram produzidos brinquedos com materiais recicláveis, além de debates sobre temas como o uso racional dos recursos naturais e a sensibilização do uso da água. “É importante que a gente traga essas temáticas para sala de aula, pois precisamos auxiliar no crescimento e conhecimento desses futuros adultos da melhor maneira possível”, destacou a gestora da escola, Maria Auxiliadora da Silva. O Programa Ecopaulista percorre as ruas do município com o caminhão da coleta seletiva, conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Paulista, das 7h30 às 15h, de segunda a sábado. O trabalho de recolhimento dos materiais em residências, condomínios, supermercados, entre outros pontos, fica sob a coordenação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A estrutura contará com o suporte de dois caminhões e o lixo recolhido será enviado para cooperativas de catadores Interessadas em se cadastrar: pelo WhatsApp (81) 9.8965.7738.

 


Escola Chico Science é entregue à população olindense

 


A educação de Olinda ganhou mais vagas com a inauguração do anexo da Escola Municipal Chico Science, em Rio Doce. O equipamento, em atividade desde o início de maio, foi entregue oficialmente aos estudantes e suas famílias na última quinta (15) com festa, agradecimentos e depoimentos emocionados. O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, fez questão de ressaltar o trabalho de todas as pessoas envolvidas na construção da escola, desde os reeducandos que atuaram na pintura, limpeza e conservação até as gestoras e professoras. “Através do trabalho de vocês a vida dessas crianças vai mudar. Quem sabe daqui vá sair um futuro prefeito, uma futura prefeita, um médico, um professor? Vocês fazem a diferença para elas.” Para a secretária da Fazenda e Planejamento de Olinda, Mirella Almeida, lembrou que a transformação que a atual gestão vem implementando na educação é fruto de muito esforço e pés no chão na gestão dos recursos. “Olinda é uma cidade grande e com poucos recursos, mas tem multiplicado isso com trabalho. Cada um aqui tem contribuído para uma educação de qualidade porque é a educação que vai mudar a vida dessas crianças”, pontuou. Já a secretária de Educação, Edilene Soares lembrou: “Esse espaço é de vocês e precisa ser cuidado e abraçado pela comunidade, pois foi pensado com muito carinho para que os filhos de vocês pudessem estar na escola”, disse. O anexo da Escola Chico Science possui duas salas de aulas. Juntas, acolhem 110 alunos de creche e pré-escola. As salas são climatizadas e a unidade passou por todo um processo de requalificação no início do ano, com pintura e melhoria estrutural.

 


Secretaria de Saúde de Olinda X Inscrições

 

 

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúde de Olinda terminam nesta gunda-feira (19). A seleção simplificada aberta pela pasta contempla cinco especialidades com dez vagas para ampla concorrência e quatro para Pessoas Com Deficiência (PCDs), além de cadastro de reserva. As remunerações variam de R$ 1.302 e R$ 7.000 e os selecionados podem ser contratados em até 12 meses, sendo prorrogável por decisão do Poder Executivo Municipal. As funções são: médico PSF, pediatra de urgência e emergência plantonista, psiquiatra infanto-juvenil, técnico de enfermagem plantonista e enfermeiro intervencionista SAMU (cadastro de reserva).A seleção será feita em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, denominada avaliação curricular e executada pela Comissão Especial de Organização de Seleção Pública Simplificada, responsável pela elaboração das normas, acompanhamento, fiscalização e supervisão da execução dos serviços do Processo Seletivo.O resultado preliminar será divulgado no dia 10 de julho, tanto no Diário Oficial da Amupe quanto no site da Prefeitura de Olinda (www.olinda.pe.gov.br).

Redação com veículos e assessorias- Fotos-Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar