Educação: Brasil não avança na meta de universalização

 

Entre 2019 e 2022, o Brasil não avançou na meta de universalização da educação infantil. A frequência escolar das crianças com 4 e 5 anos de idade – início da obrigatoriedade da educação básica – recuou 1,2. É o que aponta a Síntese de Indicadores Sociais 2023: uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (6) pelo IBGE.O acesso à creche das crianças de 0 a 3 anos manteve-se estável, estatisticamente, de 2019 a 2022 (de 35,5% para 36%), interrompendo a expansão na cobertura de oferta de ensino, para essa faixa etária, verificada no período anterior a 2019.“Esses resultados indicam que a pandemia do novo coronavírus causou um retrocesso na garantia de acesso à escola, que não havia sido revertido em 2022, mais de dois anos depois dos primeiros casos de covid-19 no Brasil”, diz IBGE. Como consequência, o país não avançou no cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), no período de 2019 a 2022, que estabelece como objetivo, a ser alçado até 2024, a universalização da educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e o atendimento de, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos. As regiões Norte e Nordeste concentraram as retrações na frequência escolar das crianças de 4 a 5 anos de idade, passando de 86,1% para 82,8% e de 95,6% para 93,6%, de 2019 a 2022. As demais grandes regiões não experimentam variação significativa em seus percentuais.

Os principais motivos para não frequentar instituição de ensino no grupo das crianças de 4 a 5 anos de idade mudaram de composição entre 2019 e 2022. Houve redução no percentual que não frequentava escola por opção dos pais ou responsáveis, motivo mais frequente, que passou a representar 39,8% dos casos, em 2022, comparado a 48,5%, em 2019.Essa queda levou ao aumento percentual dos demais motivos, incluindo o índice daqueles que não frequentavam escola por falhas na oferta de educação básica obrigatória, tais como: falta de vagas; falta de escolas; distância excessiva ou insegurança da escola; e condições financeiras insuficientes dos pais ou responsáveis para manter a criança na escola, como falta de dinheiro para pagar mensalidade, transporte, material escolar etc. Somados, esses motivos passaram de 44,4% (19,5% por falta de vaga somado a 24,9% dos demais), em 2019, para 47,5% (20,8% por falta de vaga somado a 26,7% dos demais), em 2022. O motivo, com maior aumento em sua proporção entre 2019 e 2022, foi a categoria outro motivo, que dobrou de 4,2% para 8,8%, em 2022, provavelmente fruto de razões relacionadas à pandemia de covid-19.A frequência escolar na etapa adequada das crianças de 6 anos, que deveriam ter ingressado no ensino fundamental, caiu de 81,8% em 2019 para 69% em 2022.

 

Agrotóxicos: 25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos

 

 

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que 25% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil têm resíduos de agrotóxicos acima do permitido ou sem autorização. “A inconformidade é um sinal de erros no processo produtivo e na adoção de boas práticas agrícolas”, destacou a agência. Do total de 1.772 amostras analisadas e coletadas em supermercados de todo o país, 41,1% não tinham resíduos e, em 33,9% delas, estes estavam dentro do limite permitido. As amostras são coletadas semanalmente pela vigilância sanitária dos estados e municípios. Cada amostra é cadastrada em um sistema de gerenciamento antes do envio. Os resultados do ciclo 2022 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos mostram que 67% das amostras puderam ser rastreadas até o distribuidor e 23%, até o produtor rural. Segundo a Anvisa, as amostras são analisadas em laboratórios especializados por meio de métodos científicos reconhecidos internacionalmente. Ainda de acordo com a pesquisa, três amostras apresentaram risco agudo para o consumidor de danos à saúde pelo consumo de uma grande porção do alimento em curto espaço de tempo, como uma refeição ou um dia de consumo. Quanto ao risco crônico, nenhum dos agrotóxicos pesquisados apresentou exposição pelo consumo de alimentos maior que a ingestão diária aceitável.

 

Portátil, teatro do Porta dos Fundos, chega ao Recife neste domingo, 9

 

 

O espetáculo ‘PORTÁTIL’, do Porta dos Fundos, chega ao Recife, em apresentação única, no próximo dia 09 de dezembro (sábado). A sessão será no Teatro Guararapes, às 21h, e os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla.‘PORTÁTIL’ é um espetáculo de improvisação em formato longo com os atores Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Gustavo Miranda, Luciana Paes e o músico Andres Giraldo. Cada espetáculo parte de uma entrevista com a plateia que dá origem a uma peça inteiramente improvisada, com início, meio e fim. Com os poucos dados que a pessoa escolhida na plateia fornece aos atores, além de uma trilha sonora composta no momento, o elenco cria uma narrativa própria que percorre as memórias do entrevistado. No final, o resultado é um espetáculo orgânico, diversificado, que passeia por diversos personagens, épocas e lugares, a fim de contar a história de uma pessoa. ‘PORTÁTIL’ é, para os integrantes do Porta dos Fundos, um lugar de invenção, de desdobramento, desenvolvimento dos atores e cumplicidade com a plateia. Para os espectadores, é possível testemunhar, ao vivo, o processo criativo do grupo de humor, e para os atores, o espetáculo trabalha a química, a cumplicidade, a generosidade e o brainstorming de ideias. Por ser um espetáculo de improvisação feito a partir da história de alguém da plateia, cada apresentação é, obrigatoriamente, diferente. Em 2015, ‘PORTÁTIL’ viajou pelo Brasil, esteve em temporada no Rio (Teatro do Leblon) e passou por algumas cidades de Portugal. Em 2016 fez uma temporada em SP (Teatro J.Safra) e outra no RJ (Teatro dos Quatro) e esteve em algumas cidades portuguesas.

 

Festival Triunfo da Gastronomia chega a sua 2ª edição

 


Desde a última segunda, 4, e até sábado, 9 de dezembro acontece no município de Triunfo a segunda edição do Festival Triunfo da Gastronomia. O evento conta com uma série de ações, como consultorias, oficinas e treinamentos para os profissionais do setor gastronômico do município. O Festival é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer, do Sebrae PE e do Instituto Cesar Santos. “Levaremos o nosso time de chefs para trocar experiências e levar novas formas de pensar a gastronomia, com técnicas e estratégias para fomentar os mais diversos atores da cadeia produtiva, orientando desde o agricultor até o serviço final, no restaurante” , explicou o chefe Cesar Santos, presidente do Instituto.”O Festival se constitui em ação importante para o setor turístico enquanto evento que integra a programação do Natal Triunfo, assim como é oportunidade para se valorizar a gastronomia triunfense enquanto manifestação cultural e social do nosso povo”, relata André Vasconcelos – secretário municipal de Turismo.Nos dias 8 (sexta-feira) e 0/12 (sábado) o público poderá participar no pátio de eventos das aulas-show com grandes nomes da gastronomia pernambucana.Também nestes dois dias, das 19h às 23h30, será realizada uma mostra de produtos triunfenses e música ao vivo.Aula-show:08/12-19h às 20h – Chef Adriano Oliveira,20h30 às 21h30 – Chef Cesar Santos.09/12:19h às 20h – Chef Bruno Alexandrino,20h30 às 21h30 – Chef Flávia Quaresma. Atrações musicais :08/12-21h30 – Ana Cristina.09/12:21h30 – Bruno Poeta

 


Cantata Natalina com Mestre Nado em Olinda

 


A magia do Natal está prestes a se manifestar em Olinda com o espetáculo “Cantata Natalina com Mestre Nado, luz e ocarina”. Evento único que ocorrerá na ,Praça do Jacaré, neste sábado (9), aberto ao público, começando a partir das 15h.O evento terá início às 15h com a abertura da Feira Multicultural, onde visitantes poderão explorar e conhecer peças de diversos artesãos olindenses, provar itens gastronômicos e experimentar diversas manifestações artísticas. Em seguida, às 16h, haverá uma Aula Espetáculo com o Mestre Nado, com explicações sobre seus instrumentos criados a partir do barro. Às 18h, o palco será tomado pela apresentação do grupo de idosos do CRAS de Olinda e em seguida haverá uma performance do ETE Centro de Criatividade Musical de Recife, às 18h40.A apoteose ocorrerá às 18h, com a atmosfera natalina dominando o ambiente na pela Orquestra Mestre Nado, composta por jovens talentosos da Escola Sagrado Coração de Jesus. O evento segue com um line-up de artistas locais. Às 19h40, Débora Azevedo mostra seu talento e sua voz, seguida por Zeh Rocha às 20h. O público poderá aproveitar a performance do Teatro Teamo às 20h20, e por fim, Talis Ribeiro dará o toque final à celebração com sua apresentação às 20h40.”Este evento é um tributo à mobilização da comunidade, à ajuda mútua e ao cooperativismo. Tudo feito em benefício da comunidade e da cidade”, diz Mestre Nado. Olindense, Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mestre Nado é Notório Saber pela UPE, um artista plástico, ceramista, músico e inventor de instrumentos musicais feitos de barro. Com seus 78 anos de idade, dos quais mais de 65 foram dedicados ao mundo do barro. Além de suas habilidades como ceramista, Mestre Nado é um músico talentoso que aprendeu a tocar e criar músicas de ouvido. Ele é capaz de fabricar instrumentos de sopro, como ocarinas, com suas próprias mãos, refinando-os até atingir a perfeição sonora.

 

Art Tattoo Expo consagrou tatuador de Olinda como melhor do evento

 


A 3ª edição da Art Tattoo Expo, principal convenção de tatuagem do Nordeste, movimentou o RioMar Recife até o último domingo. O evento, que é uma vitrine de criatividade e habilidade, trouxe artistas que fazem parte do mundo da tatuagem, piercing, micropigmentação, além de um workshop para iniciantes, o projeto social “Tatuagem Salva Vidas” e um desfile de tatuados, que concorreram ao título Miss e Mister Tattoo 2023. MELHOR DO EVENTO – Matheus Gadelha, um jovem tatuador de Olinda, de 26 anos, levou o prêmio de melhor do evento com uma tatuagem inspirada no game de sua infância. O artista levou 39 horas para executar a tatuagem com 1,30 m de pura arte. Além disso, foi o melhor na categoria black work. Com mais de 500 trabalhos avaliados, a competição na convenção foi acirrada, abrangendo 27 categorias que destacaram a diversidade e a maestria dos tatuadores participantes.

 

Interiorização: OAB-PE inaugura Coworking de Moreno

 

 

O presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, e a presidente da OAB Jaboatão dos Guararapes, Ana Firmino presentes na inauguração do Coworking Esperança Garcia, em Moreno. A entrega do novo equipamento visa beneficiar a advocacia do município, reforçando ainda mais o compromisso da Ordem com a interiorização de todas as ações, do Litoral ao Sertão. Fernando Lins, expressou sua satisfação em entregar esse novo espaço para atender a advocacia do município de Moreno. “Temos a satisfação de poder entregar à advocacia da região, um novo espaço. O coworking irá permitir que o advogado possa exercer sua atividade dentro de uma estrutura adequada”, garantiu o presidente. “Nosso compromisso é com a advocacia do Estado inteiro, do Cais ao Sertão”, ressaltou.Em seu discurso, Ana Firmino destacou a importância do equipamento. “Essa inauguração marca uma nova história para a nossa jurisdição. Afinal de contas, Moreno precisava de um lugar como esse para atender advocacia”, disse a presidente da OAB Jaboatão dos Guararapes. “Aqui, os advogados poderão trabalhar e atender seus clientes. Em especial, a jovem advocacia. Estamos perto do Fórum de Moreno, da Defensoria e do Ministério Público”, finalizou. Estiveram presentes na inauguração, a secretária-geral da OAB Jaboatão dos Guararapes, Marília Velozo; o procurador do município de Moreno, Hugo Ribeiro; o sub-procurador, Otávio Marinho e o advogado Alexandre Nunes.

Redação com veículos e assessorias- Fotos-Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar