Edital do Concurso público nacional unificado sairá em 10 de janeiro

 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos já anunciou o edital do Concurso Público Nacional Unificado para dia 10 de janeiro. As inscrições vão começar dia 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. A prova tem nova data indicativa de 5 de maio. A medida atende demanda dos candidatos. “Recebemos solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar”, explicou, em nota, a ministra Esther Dweck, sobre o tempo maior entre o edital e a prova. A outra novidade é que a prova será realizada em 217 cidades.

A ampliação visa garantir que regiões tenham provas em mais de uma cidade. E as novas cidades são: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Camaçari (BA), Lauro de Freitas (BA), Caucaia (CE), Maracanaú (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Parnamirim (RN), São José dos Pinhais (PR), Farroupilha (RS), São José (SC), Serra Velha (ES), Vila Velha (ES), Betim (MG), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), São João de Meriti (RJ), Caçapava (SP), Guarulhos (AP). Hortolândia (SP), Jacareí (SP). Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP). Osasco (SP), Paulínia (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Taboão da Serra (SP), Valinhos (SP), Vinhedo.

 

PE conta com maior número de cães com certificação no Corpo de Bombeiros

 

 

Os cães que atuam no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) são os mais treinados e certificados para busca, resgate e salvamentos. Os 10 cães da corporação conquistaram o número de 40 certificações válidas nesta última semana . É o maior número do Brasil. Com relação à quantidade dos animais certificados, o CBMPE ocupa a 4° colocação nacional e 1° colocação do Norte-Nordeste.

O treinamento envolveu avaliações rigorosas para garantir a demonstração de habilidades essenciais, como capacidade olfativa aguçada, resistência física e obediência. Os animais certificados, dependendo da categoria, são aptos a atuar em ocorrências que exijam pronta resposta a emergência, como desabamentos, deslizamentos, busca em mata e busca de cadáver. Pernambuco conta com dez cães certificados, três em treinamento e dois aposentados. Esses animais são cruciais em diversas ações de salvamento, como no resgate de vítimas do deslizamento causado pelas chuvas em maio de 2022.

 

Mudanças climáticas podem agravar quadro de dengue e zica

 

 

Os riscos apresentados pelas mudanças climáticas no Brasil podem levar à proliferação de vetores, como o mosquito Aedes aegypti e, em consequência, ao agravamento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. O alerta é de levantamento na área da saúde feito pela plataforma AdaptaBrasil, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As projeções indicam também expansão da malária, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral. O trabalho levou em conta as temperaturas máxima e mínima, a umidade relativa do ar e a precipitação acumulada para associar a ocorrência do vetor, que são os mosquitos transmissores das diferentes doenças em análise. A AdaptaBrasil avalia também a vulnerabilidade e a exposição da população a esses vetores.

 

Olinda X Soletrando

 

 

Três estudantes do Ensino Fundamental 1 da Escola Municipal Mizael Montenegro Filho (@escolamizaelmontenegrofilho) participaram, nesta última semana da etapa final do projeto “Soletrando”. O primeiro lugar ficou com a estudante Maria Sophia Miranda, representando o 3º ano C. O segundo, com Sophia Alexandre, do 2º ano A. O terceiro lugar foi conquistado por Nicolas Samuel, do 4º ano C, na Rua Catarina Batista de Alencar, em Casa Caiada. A idealizadora do projeto, a professora Marise Leal Gusmão (@mariseleal17), que também é escritora de livros infantis explica sobre a iniciativa: “Essa já é a quinta escola em que faço este projeto. O objetivo é para que eles aprendam a escrever, ler corretamente. O estudante pensa na letra e no som. O importante é aprender, porque a aprendizagem é a única certeza de que o aluno pode ser o que ele quiser. Ele tem que acreditar nele e saber que é capaz. Eu entrava em cada sala para estudar 20 palavras por dia com eles. Eram 10 turmas ao todo, e o campeão de cada turma ganhou uma medalha. Eles aprendiam ortografia e acentuação em cada palavra. Foram 466 palavras. E para a final do Soletrando, foram as mais difíceis”.

 

Melhorias na malha viária do Estado

 


A governadora Raquel Lyra assinou, neste último sábado (16), em Bonito, a ordem de serviço da PE-109, que liga o município a Agrestina, e autorizou a licitação da PE-112. Essa via tem seu início no entroncamento com a PE-103, em Camocim de São Félix. A melhoria da malha rodoviária é uma das prioridades do Governo. A gestão já investiu R$ 900 milhões para assegurar a boa trafegabilidade em Pernambuco, garantindo segurança a motoristas e pedestres. “ Em um ano desafiador, chegamos ao final trazendo mais notícia boa. O recurso da PE-109 já está garantido, uma obra que vai beneficiar não só Bonito, mas a região inteira. Também foi autorizado o lançamento do edital da PE-112, que beneficiará os moradores e o escoamento da produção. Celebramos essas conquistas para o desenvolvimento econômico”, destacou a governadora.

 

Atacarejo chega ao Sertão de PE

 

 

Além de fortalecer a atuação na RMR e interior, a rede nordestina Novo Atacarejo finca sua operação também no sertão do Estado, com uma loja em Ouricuri. A marca inaugurou unidade em Araripina e abriu unidade no bairro da Várzea, Recife. Juntas, elas irão gerar quase 1.000 empregos diretos e quase três mil indiretos, ajudando a fortalecer o comércio e gerando parcerias. Com essas três novas unidades, a rede – que tem quatro anos de atuação no mercado e está entre os 20 maiores grupos do setor no país, segundo a Associação Brasileira dos Atacarejo (Abaas) – fecha 2023 com nove lojas inauguradas só este ano, sendo sete em Pernambuco e duas na Paraíba. E passará a contar com 27 estabelecimentos em operação, com presença em 22 cidades e gerando uma média de oito mil empregos diretos. O Novo atacarejo inaugurou sua primeira unidade em 2019, em Carpina, em 2020 e depois expandiu seus negócios no Estado e chegou à Paraíba.

 

Novo Ouricuri com vagas de empregos

 

 

A rede nordestina Novo Atacarejo abriu processo seletivo de 1 mil vagas de emprego para novas lojas e unidades já em operação na Região Metropolitana do Recife e interior. São vagas para cargos de liderança e operacionais. O processo inclui vagas para pessoas com deficiência. A seleção de candidatos envolve funções, que incluem operadores de caixa, açougueiros, operadores de empilhadeira, assistentes de manutenção e TI, além de gerentes de áreas. Para as funções operacionais, como operador de loja, os candidatos precisam ter, no mínimo, 18 anos de idade, ensino médio completo, disponibilidade de horário e não é exigida experiência. No caso dos cargos técnicos, como açougueiro, padeiro, operador de empilhadeira, é necessário ter curso na área. Para as ocupações de liderança, é necessário ter experiência na área, em liderança, ensino médio e disponibilidade de horário. Segundo a gerente de RH do Novo Atacarejo, Ilza Santos, o processo de inscrição é todo on-line para facilitar o acesso dos candidatos às vagas. Os interessados devem acessar a plataforma de recrutamento da rede de atacarejos: https://novoatacarejo.jobs.recrut.ai/#openings, buscar a cidade, a ocupação desejada e preencher os documentos.

Redação com veículos e assessorias / Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar