Durante 40 anos, homicídios de mulheres foram subnotificados no nosso país

 

As taxas de homicídio de mulheres foram subnotificadas no Brasil por um período de 40 anos, de 1980 a 2019. O aumento foi de 28,62%, passando de 4,58 homicídios por 100 mil mulheres para 5,89. Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz , da Universidade Federal do Rio Grande do Norte , do Instituto Nacional do Câncer e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Para a OMS, óbitos acima de 3 para 100 mil mulheres já caracterizam a região como de extrema violência.Para chegar a este resultado, a pesquisa empregou um método de correção ao analisar as mortes violentas de mulheres para tentar identificar a violência de gênero, a partir do registro de óbito do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Sistema Único de Saúde.Karina Meira, pesquisadora e coordenadora do estudo, explica o método : “Existem técnicas demográficas que permitem identificar fatores de correção para esse problema de subnotificação. Primeiro nós fizemos a correção para as causas indeterminadas e depois nós fizemos as correções para a subnotificação, e aí a gente teve um número de óbitos, de homicídios, corrigido”.

O estudo apresenta alta na frequência de óbitos de mulheres por violência em todas as regiões. Na Região Norte, esse tipo de ocorrência foi 49,88% maior do que o apontado pelo governo. O menor índice foi na Região Sul, embora tenha registrado aumento de 9,13%.Rafael Guimarães, pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz, coautor do estudo, explica as disparidades nas regiões.“ A gente tem uma redução do risco de óbito para o Sudeste e para o Sul e aumento no Norte e Nordeste, o que significa dizer que ao longo de 40 anos, esse problema foi se tornando mais penalizante para mulheres do Norte e do Nordeste do que pro Sul ”.Outro dado alarmante é sobre assassinatos de mulheres negras. Entre 2009 e 2019, o Brasil registrou uma redução dos homicídios de mulheres brancas, e um aumento entre pretas. Em 2019, uma mulher negra sofria um risco, em média, 1,7 vez maior de ser assassinada, sendo a situação mais grave em alguns estados. No Rio Grande do Norte uma mulher preta corria risco 5,1 vezes maior de ser morta. Karina reforça queo resultado reflete a persistência do racismo no país. “A gente é um país que tem um racismo, que a gente vivenciou a escravidão por mais de 300 anos, e nós temos um país em que os corpos negros, tanto de mulheres quanto de homens, têm menos valor”.

 

Escritora Mari Bigio no Motivo de Casa Forte

 

 

Educativo e recreativo: Nesta sexta (24), a escritora pernambucana Mari Bigio irá participar do Projeto Prazer de Ler no Colégio Motivo Casa Forte. A escritora fará mediação de leitura e contação de histórias, além de tirar fotos e autografar livros.Mari também é cordelista, cantora e radialista com um currículo extenso com trabalho voltado para crianças.

 

Regra de Idade Mínima para Aposentadoria Especial pode ser alterada

 

 

A aposentadoria especial do INSS pode sofrer alterações em suas regras devido ao julgamento do STF em pauta. A Ação Direta de Inconstitucionalidade 6309 proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), defende que o trabalhador exposto a agentes nocivos e atividades consideradas perigosas deve se aposentar sem idade mínima.Anteriormente à Reforma da Previdência em 2019, o empregado em situação de perigosidade laboral apenas cumpria o período de 15, 20 ou 25 anos, a depender do trabalho exercido, para obter o benefício de seguridade social. Logo depois da alteração previdenciária, os segurados com direito à aposentadoria especial além de exercer a atividade pelo período proposto, devem ter uma idade mínima para solicitar o benefício. A CNTI argumenta que a medida tomada com a Reforma de 2019 é inconstitucional e prejudica os trabalhadores que se expõem a condições insalubres. Em contrapartida, o relator da ADI 6309 e membro do STF, Ministro Roberto Barroso, diz que a mudança feita em 2019 não viola a constituição.“O novo requisito segue o mesmo objetivo do estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria voluntária dos segurados do regime geral de previdência social: impedir a saída prematura do mercado de trabalho e a sobrecarga do sistema com o pagamento de benefícios por prazos demasiadamente longos”, afirma Barroso no Plenário Virtual do STF.

De acordo com o advogado previdenciarista Elizeu Leite, o segurado que não cumpriu os requisitos para a regra de idade mínima até a vigência da Reforma, deve entrar na Regra de Transição. “Na Regra de Transição dos pontos são somados 66 pontos para aquela aposentadoria aos 15 anos, 76 para a de 20 anos e 86 pontos para a aposentadoria dos 25 anos, friso que a mais comum é a última”, explica Elizeu.O advogado ainda ressalta que a medida atual, que possui idade mínima, é altamente injusta com o segurado. “Não tem sentido ter uma regra que estabeleça uma idade mínima, visto que o segurado tem essa benesse justamente pela atividade exercida ser prejudicial a sua saúde”.Barroso votou a favor da continuidade da regra da Reforma da Previdência, ou seja, em desfavor da CNTI. O Ministro Ricardo Lewandowski pediu vista do processo, sustendo que precisam analisar mais profundamente a matéria. Com isso, o julgamento ficará suspenso até a devolução dos autos pelo Ministro.A programação completa está disponível no site do Sesc, confira o pdf interativo.

 

 

Camará Shopping recebe Saúde nos Bairros

 


O Camará Shopping recebe, nesta quinta e também hoje,, sexta, 24, uma ação gratuita que tem como objetivo a conscientização e promoção da saúde do público feminino. Trata-se do ônibus do projeto Saúde nos Bairros, que é voltado para o público em geral e também para as trabalhadoras do centro de compras. Ao longo dos dois dias, a ação irá ofertar consulta médica e de enfermagem, exame citopatológico, vacinação e solicitação de exames, caso necessário. Também serão realizados testes rápidos para sífilis, hepatites e HIV, aferição de pressão arterial e orientações gerais. Não é necessário agendamento prévio. A iniciativa, uma ação das secretarias de Assistência Social e de Saúde de Camaragibe em parceria com o Camará Shopping, integra a programação do Março Lilás, mês de conscientização para a importância de prevenir o câncer do colo do útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Quarta para elas – O Março Lilás no Camará Shopping conta ainda com o Quarta Para Elas. Os atendimentos estão sendo realizados todas às quartas-feiras, pela manhã e à tarde, tendo como foco o público feminino. Pela manhã, estão sendo realizadas orientações com uma equipe multidisciplinar formada por advogada, assistente social e psicóloga.Já no período da tarde, as profissionais da Secretaria de Saúde estão efetuando a entrega de material informativo, bem como promovendo orientações sobre saúde da mulher e realizando atendimento de enfermagem, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial e encaminhamento para a realização de exames, caso necessário.

 


Instituto Yduqs promove Trote Solidário em apoio ao “Juntos por São Sebastião!”

 


Após a grande tragédia ocasionada pelas fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo, o Instituto Yduqs se mobilizou para doar 2 toneladas de alimentos, e, em parceria com diversas unidades de ensino superior do país, promoverá, até a primeira semana de abril, um Trote Solidário que se destina a auxiliar as famílias atingidas com doações. Para apoiar com qualquer valor, basta acessar https://bit.ly/JuntosPorSaoSebastiao. “Estamos tristes e nos solidarizamos com os moradores que perderam seus entes queridos e fazemos questão de ajudar a região a se reerguer em um momento de tanta comoção. Entendemos que a universidade também é o local de ensinar a exercer a cidadania, e não temos dúvida de que os estudantes, docentes e colaboradores das instituições parceiras farão parte do Movimento Juntos Por São Sebastião!, dando força e esperança a quem precisam reconstruir suas vidas”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs. A ação se propõe a conectar as pessoas e engajar estudantes, docentes e os respectivos colaboradores das unidades de ensino superior da Estácio, Ibmec, Idomed e Wyden, para auxiliar as pessoas atingidas nesse momento tão desafiador. Anualmente, diversas unidades de ensino superior realizam ações de trote solidário como conscientização sobre importantes temáticas de proteção de meio ambiente e direito dos animais; doação de sangue; arrecadação de alimentos não perecíveis e de higiene; além de material escolar, chocolates e brinquedos para crianças. O pró-reitor do Centro Universitário UniFavip Wyden, Jônatas Nascimento, acredita no papel da educação em prol de uma sociedade mais justa e solidária e realiza ações, além de apoiar a iniciativa do Instituto Yduqs.”Lamentamos esta tragédia e queremos contribuir por meio do Trote Solidário, convidando a comunidade para ajudarl. Essa é uma lição de solidariedade que pode ser aprendida por todos” comenta Jônatas Nascimento, pró-reitor do UniFavip Wyden”.

O Instituto Yduqs acredita no poder das pessoas, das ideias e das iniciativas e que cada um pode ser um importante agente da mudança e busca estabelecer pontes entre organizações, comunidades e indivíduos, fomentando projetos que promovam a inclusão para fazer do mundo um lugar mais justo e igualitário. Parceiro de mais de 50 instituições, já impactou mais de 1 milhão de pessoas nos últimos três anos.Com ações como o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que tem como missão combater o analfabetismo auxiliando os indivíduos a exercerem a sua cidadania, e o Rede de Valor que fornece auxílio financeiro a alunos que ingressaram nas instituições de ensino superior parceiras por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), dentre mais de 300 projetos, o Instituto busca promover a transformação social por meio da educação, desenvolvimento social e meio ambiente e saúde. Saiba mais: https://institutoyduqs.com.br/

 


Polo Caruaru com Mega Aulão de Ritmos neste fim de semana

 

 

No próximo domingo (26), o Polo Caruaru vai realizar o Mega Aulão de Ritmos, um evento especial para aqueles que gostam de dançar e querem aprender mais sobre os ritmos. A iniciativa vai acontecer das 14h às 15h30, na área 4 do Polo, ao lado da praça de alimentação, e vai contar com cinco professores ensinando ritmos como forró, zumba e aeróbica dance. A entrada será 1kg de alimento não perecível que será doado para as vítimas das recentes chuvas na região.Além do evento, o Centro de Compras e Lazer também dispõe de opções de compras e lazer para a família toda nas mais de 200 lojas que estão com novidades de looks e acessórios para a próxima estação. O Polo Caruaru conta com praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes, além de brinquedos, como triciclos elétricos e pista de kart, para crianças e adultos se divertirem. Para os papais não ficarem de fora do lazer, o Polo conta com um espaço Boomerangue para que eles aproveitem para fazer compras, enquanto a criançada se diverte.

 


Paulista celebra a tradição africana e indígena

 

 

Ainda com foco no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que é comemorado em 21 de março, o grupo Movimento Manajé, junto com a Prefeitura do Paulista, realizarão a 1ª edição do Coco dos Mestres, que celebra a cultura africana e indígena no município. O festejo é uma forma de combate ao racismo e a intolerância religiosa enfrentado por essa parcela da população. O evento é inédito, inteiramente gratuito e aberto para todos os públicos. A ação acontece neste domingo (26.03), das 16h às 21h, no Campo da Aviação, que fica na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, em Maranguape I. A festividade conta com diversas atrações, como a apresentação das bandas: Coco dos Malungos, Flor de Mulungu e Coco da Conceição. Além disso, o evento vai homenagear artistas que se destacam na difusão do samba de Coco na sociedade e, por fim, irá encerrar com uma roda profana em homenagem aos Mestres e Mestras do culto Catimbó Jurema Sagrada. O coco, principal dança envolvida na celebração, é a mistura do batuque africano com os bailados indígenas. Ele surgiu nos engenhos da antiga Capitania de Pernambuco, atuais Pernambuco, Alagoas e Paraíba. O baile recebe genericamente o nome de coco, mas possui inúmeros outros nomes, como coco de usina, coco de umbigada, coco de roda, etc.O Movimento Manajé, formado por descendentes de africanos e indígenas, nasceu na segunda metade de 2021. O intuito é dar protagonismo à celebração da Jurema Sagrada e resgatar saberes, fazeres e expressões ancestrais, que foram historicamente apagadas pelo racismo estrutural, ambiental, discriminação e intolerância religiosa. A palavra Manajé é de origem Tupi-Guarani, que significa “reunião do povo, o ajuntamento”.

 


Plano da PPP da Iluminação Pública de Olinda é analisado por investidores

 


A Prefeitura de Olinda apresentou o projeto de Parceria Público-Privada para o parque de iluminação da cidade nesta terça-feira (21.3), na sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília, para empresas interessadas em participar do projeto. No evento, o prefeito, Professor Lupércio, recebeu empresários e representantes do mercado.A PPP da iluminação prevê a troca de 26,6 mil pontos (100%) da cidade por lâmpadas de LED, com prazo de 13 anos. O investimento previsto é de R$ 31 milhões. O benefício para a população será um serviço mais eficiente, resultando numa cidade mais segura, com redução de acidentes de trânsito e possibilidades de melhor uso de espaços públicos – praças e áreas de lazer – no período noturno, além de geração de emprego e renda.No projeto também consta uma iluminação especial em 27 pontos turísticos e monumentos históricos de Olinda, como a Biblioteca Pública, a Catedral Metropolitana da Sé e o Mercado da Ribeira.O prefeito, Professor Lupércio, aprovou o evento e acredita que a PPP vai virar realidade, trazendo muitos benefícios para a população olindense. “A troca de todo parque de iluminação vai trazer mais segurança, qualidade de vida e permitir que a população utilize mais ainda os espaços públicos da nossa cidade, inclusive incrementando o turismo com a iluminação especial nos monumentos históricos”.

 


Prevenção: Reforço contra a tuberculose

 


Com o objetivo de fortalecer a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cura da tuberculose, a Secretaria de Saúde do Paulista realizará atividade voltada para a temática. Em alusão ao mês de combate à tuberculose, movimentará o III Simpósio de Vigilância Epidemiológica, com o tema: “As Particularidade do Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose Infantil”. O encontro será na próxima quinta-feira (23.03), das 8h às 12h, na Uninassau-Paulista. De acordo com a organização, o público alvo abrange os médicos, enfermeiros e dentistas da Rede Municipal de Saúde, com a participação da Dra. Rita de Cássia Coelho Moraes de Brito. O tema foi escolhido por conta da tuberculose infantil ser considerada uma realidade que precisa de atenção, com singularidades para o diagnóstico e tratamento. Com as ações alusivas ao mês e Dia Internacional da Tuberculose, o município do Paulista une forças às ações estaduais, nacionais e mundiais para reduzir a doença. O evento foi planejado e organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Coordenação do Programa Municipal de Controle e Prevenção da Tuberculose.

 


Em Paulista, Secretaria de Meio Ambiente resgata capivara

 


Em Paulista, uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) foi resgatada por uma equipe de técnicos do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista. A presença do animal silvestre foi informada por moradores de um condomínio, localizado no bairro e ao chegar ao local foi constatado que se tratava de uma fêmea adulta. De acordo com os funcionários da SEMA, após o resgate e traslado adequados, o animal foi direcionado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da Agência Estadual de Meio Ambiente . “Fomos informados pela população que o animal perambulava desde a última terça-feira pela localidade e que, ao não conseguir voltar ao seu habitat natural, ficou estendida na calçada da rua. Ao chegarmos no local, observamos algumas escoriações na pele e o animal estava bastante debilitado”, explicou a bióloga e analista ambiental da SEMA, Geanne Santos. Segundo a CETRAS, que recebeu o bicho, foram realizados os primeiros atendimentos ao animal, que seguiu para cuidados intensivos e será monitorada até sua total recuperação.Para o caso da população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate, é preciso entrar em contato pelo número de telefone (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

 

 

Bela Toca chega em Boa Viagem como novo ponto de encontro

 

 

Boa Viagem ganha mais um point gastronômico que promete arrastar frequentadores: O Boteco Bela Toca. O espaço funcionará no antigo The Match e After Match. A iniciativa é dos mesmo sócios do Match Hall que buscam trazer inovações para os pernambucanos.

A proposta do empreendimento é manter a tradição de boteco com o diferencial do Grupo Match: um grande complexo de entretenimento para todos os gostos. Entre as novidades oferecidas: Será a primeira casa Eisebahn Unfiltered de Pernambuco, o cardápio foi assinado pela Chef Tati Mendonça e o projeto é assinado pelo arquiteto Diogo Viana.

Além disso, drinks autorais e diversidades no rótulo de cervejas. Para atrair a turma jovem e fazer um esquenta para a já consolidada balada no Match Hall, em alguns horários terá música ao vivo e opções de comida de boteco que vão surpreender o paladar do pernambucano.

Para o pós-balada, o boteco terá uma hamburgueria, o Bela Toca Burguer que irá funcionar das 01h às 07h. Av. Domingos Ferreira, 1950 – Boa Viagem.

Redação com veículos e assessorias- Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar