Doação de livros para crianças do Sertão é prorrogada no RioMar Recife

 

 

Para além da programação com a presença de Lázaro Ramos, Djamila Ribeiro e Chico César e homenagem a autoras e autores negros, o Festival RioMar de Literatura ultrapassa os limites do Teatro RioMar e ganha contornos de solidariedade por um prazo ainda maior. A campanha de doação de livros infantis e juvenis novos ou usados em bom estado promovida pelo RioMar Recife, em parceria com a ONG Amigos no Sertão, foi prorrogada e seguirá até o dia 31 de maio. O ponto de arrecadação está no SAC, no Piso L1, e os livros arrecadados serão doados para crianças que moram no Sertão de Pernambuco.Assim como na edição do ano passado do Festival RioMar de Literatura, o RioMar Recife promove uma campanha de arrecadação de livros literários infantis e juvenis que serão doados para crianças que moram no Sertão de Pernambuco, através da ONG Amigos no Sertão. Poderão ser doados livros infantis e juvenis de qualquer gênero literário, não sendo válidos livros didáticos. Para fazer a doação, basta levar os livros novos ou usados em bom estado de conservação e colocar no baú que ficará localizado no SAC do RioMar Recife até o dia 31 de maio.

 

 

Memórias Póstumas de Brás Cubas está em primeiro no ranking de vendas da Amazon

 

 

O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, está em primeiro lugar nas vendas da Amazon de literatura latino-americana e caribenha. O livro saiu pela editora Penguin Classics com tradução de Flora Thomson-DeVaux. Em segundo lugar no ranking da Amazon, está o livro O Idiota do autor russo Fyodor Dostoyesky. Em terceiro lugar vem Amor nos Tempos de Cólera, do Gabriel Garcia Marquez.O primeiro lugar no ranking de vendas de Memórias Póstumas veio depois de posts que viralizaram no Tik Tok após uma resenha positiva da escritora e influenciadora americana Courtney Henning Novak. “Eu absolutamente amei Memórias Póstuma de Brás Cubas, de Machado de Assis. Seriamente, este é provavelmente meu novo livro favorito. Eu vou definitivamente ler mais livros desse autor e mais literatura brasileira”.Segundo a professora de literatura brasileira do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Andréa Sirihal Werkema, Machado de Assis é talvez o maior escritor brasileiro. “Machado de Assis é um escritor do século 19 e é formado num ponto de vista oitocentista. Noventa por cento dos seus escritos é sempre baseado na realidade nacional de sua época. Ele é um grande conhecedor do que acontece no Brasil durante os anos em que ele viveu. Além de ser um intelectual e erudito, ele era um homem muito atento a tudo o que acontecia no Brasil naquele momento”.

 

 

Alunos do Jaboatão participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

 

 

Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Vidal de Negreiros, participaram na última sexta-feira (17), de uma etapa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A competição é composta de duas fases, sendo a primeira delas uma gravação de vídeo apresentando a equipe e o foguete a ser lançado e depois é feito o lançamento do objeto. A prova foi realizada na Orla da Praia de Piedade. Os alunos que alcançaram o primeiro lugar foram Davi Farias e Yasmin Vitória, que alcançaram 130 metros com o seu foguete. O segundo lugar ficou com Janilson Orlando e Rodrigo Antônio. O foguete da dupla alcançou 129 metros. O terceiro lugar foi definido em empate, com as duplas Rayssa e Wibson do 4° ano, e Carlos Gabriel com Pedro Marques do 5° ano, ambos alcançaram 122 metros.A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada aberta com foco na construção e lançamento de um foguete experimental feito por estudantes das redes pública e privada das zonas urbanas ou rurais.

 

 

Chega à reta final  edição do mutirão gratuito do Imposto de Renda, da UNIFG  com a Receita Federal

 

 

Próximo ao prazo final da entrega da Declaração do Imposto de Renda, também chega nas últimas semanas a 4ª edição do mutirão gratuito do Imposto de Renda realizado pelo Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), em parceria com a Receita Federal, com o objetivo de facilitar e ajudar no processo de realização da declaração. Os atendimentos seguem até o dia 31 de maio,  e ocorrem todas as quartas-feiras, no campus Boa Vista, localizado na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 155, Boa Vista, no Recife, e às quartas e quintas-feiras, no Campus Piedade, situado na Rua Comendador José Didier, nº 27, Piedade. Em ambos os locais e dias, os serviços serão realizados nos horários das 8h às 12h e 14h às 17h. Serão realizados 50 atendimentos por dia, e para participar, os interessados deverão levar, na ocasião, 1 quilo de alimento não perecível, que será revertido para o Mercado Solidário, toda a arrecadação será doada para moradores da localidade, cadastrados pela instituição e que estão em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em participar devem se inscrever e agendar data e horário pelo telefone (81) 3461-5529, porque as vagas são limitadas. Os agendamentos podem ser realizados entre os períodos das 09h às 12h, 14h às 17h e 18h às 21h.

 

 

Assistência Social do Paulista oferece serviços gratuitos à população

 

 

No município do Paulista, a população conta com uma ampla prestação de serviços no campo da ação social, tudo de maneira totalmente gratuita. Dentre eles, está toda assistência em relação ao Cadastro Único (Cadúnico), pelo qual a população tem acesso aos benefícios do Governo Federal. No município, é possível encontrar o serviço através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), assim como no Centro de Convivência e Cidadania Conjunto Beira Mar, no Janga, e na sede da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, no bairro de Maranguape I. Nestes locais, o cidadão consegue ter várias solicitações atendidas relacionadas ao Cadúnico como atualização, inserção em cadastro, bloqueio ou desbloqueio. Para isso, não é necessário o pagamento de nenhuma taxa, sobretudo por ser um serviço público que o cidadão tem como direito. A secretária executiva de Assistência Social do município, Elisa Alcântara, reforçou que a população deve ficar atenta e manter o cadastro atualizado. “Para quem não atualizou o cadastro, ou que tenha perfil para serem inseridos no cadastro único, pode entrar em contato, ir a um CRAS mais próximo, de segunda à sexta, das 8h às 16h, no entanto, é preciso observar qualquer irregularidade e denunciar”, explicou Elisa.  De acordo com a secretária executiva, os usuários podem entrar em contato através do atendimento ao Cadúnico, pelo telefone (81) 99930.0487, ou indo diretamente à sede do órgão, no Centro Administrativo, localizado na Av. Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I, ou através do email politicassociais@paulista.pe.gov.br

Redação com assessorias e veículos Fotos: Divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

 

Compartilhar