Dia Mundial do Cérebro: alimentação rica em vitaminas garante saúde do orgão
O Dia Mundial do Cérebro, celebrado hoje(22) foi criado em alusão à fundação da Federação Mundial de Neurologia. A data alerta para os cuidados com o órgão responsável pelas funções da memória, inteligência, linguagem, consciência e outros, além de ser a parte mais importante do sistema nervoso. E para executar bem todas as suas funções, é necessário e importante uma série de cuidados diários, que podem ser realizados de diversos modos, dentre eles, se destaca a alimentação equilibrada. O consumo de comidas ricas em vitaminas apropriadas irá proporcionar a manutenção, estimular seu bom funcionamento e, assim, fazer com que o órgão trabalhe com o máximo de eficiência. De acordo com a nutricionista e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Renata Freire, o órgão usa a glicose como fonte de energia, contudo, o consumo de carboidratos auxilia para que funcione bem. “Existem alimentos que auxiliam no nosso sistema nervoso central, promovendo melhoria da cognição. São as gorduras poli e insaturadas provenientes do azeite, abacate, as oleaginosas, sementes e peixes como salmão, atum e sardinha”, informa. “Há alimentos que auxiliam na entrada dos hormônios do bem-estar na barreira hematoencefálica, que são alimentos ricos em triptofano e magnésio, como banana, leite, aveia, cacau, as oleaginosas”. A especialista ainda reforça que a ausência de uma alimentação rica para o pleno desenvolvimento do cérebro pode ser notada através de “muita dor de cabeça, falta de concentração, dificuldade de lembrar nomes”. Para que isso não aconteça, é importante investir além da alimentação rica, na ingestão de água, para auxiliar na melhora da função cognitiva. Contudo, para os casos em que os sintomas sejam persistentes, é importante procurar a ajuda de um médico.
Covid-19 pode ter efeitos neurológicos comparáveis à esquizofrenia
Quando uma pessoa é infectada pelo vírus da covid-19, padrões de proteínas do cérebro podem ser alterados, segundo novo estudo brasileiro publicado na sexta-feira, 19, na revista científica European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience. Surpreendentemente, algumas dessas alterações se assemelham a mudanças que acontecem no cérebro de pessoas com esquizofrenia e doenças cognitivas, como o Alzheimer. Já se sabe que a covid-19 é uma doença que causa inflamação sistêmica e que, em algumas pessoas, afeta o cérebro. Sintomas como a névoa cerebral e a falta de memória podem aparecer não só durante a infecção, como permanecer meses após a recuperação do paciente. Quando esses sintomas permanecem por mais tempo, o quadro é chamado de covid longa. A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada das doenças cerebrais e dos métodos de tratamento dessas condições.
Picanha é eleito melhor prato do mundo; Vatapá está na lista também
Todo ano, o TasteAtlas – um guia gastronômico online de viagens experimentais para comida tradicional – realiza o TasteAtlas Awards, um ranking que elege os 100 melhores pratos típicos ao redor do planeta. O resultado de 2024 saiu: o Brasil está em primeiro lugar. Segundo a plataforma, a picanha, um dos cortes mais queridos do churrasco brasileiro, conquistou o 1º lugar na lista, que é baseada na votação popular internacional de ingredientes, pratos e bebidas. O Brasil também aparece no ranking com o vatapá, na 16ª posição.
Ministério Público de Pernambuco, UFPE e UFRPE promovem Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com as Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), promove a Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, de 23 a 30 de julho. A iniciativa celebra o Dia Internacional comemorado em 25 de julho.A programação inclui rodas de conversa, exibição de filmes, lançamento de radiodocumentário, oficinas e uma feira de mulheres artesãs, incluindo quilombolas. Os eventos abordarão temas como racismo ambiental, representatividade de pessoas negras nas instituições públicas e diálogos afrocentrados.A Semana é realizada em parceria com o GT Racismo e o Núcleo de Apoio à Mulher do MPPE, a Casa da Mulher do Nordeste, o Núcleo Jurema, o Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e Juventude, e a Ecofeira da Rural. “Essa programação foi montada por meio do trabalho conjunto, em uma verdadeira rede que congrega instituições e coletivos que trabalham tanto a temática do racismo e da mulher. Nosso foco é fortalecer essa luta pelos direitos para esse segmento da população”, detalhou a coordenadora do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo do MPPE (GT Racismo), Procuradora de Justiça Ivana Botelho.
Jovens de todo Brasil podem concorrer a 80 bolsas de estudo 100% integrais na área de Tecnologia
A Jala University está com inscrições abertas para concorrer a 80 bolsas de estudo 100% integrais, com aulas a partir de janeiro de 2025, na quinta turma de Engenharia de Software no país. “Hoje temos um total de quase 300 alunos no Brasil, com estudantes espalhados em todas as regiões, em 20 estados brasileiros. Temos alunos de Roraima até o Rio Grande do Sul”, comenta a gerente nacional da Jala University, Tatiana Andrade.O objetivo da Jala University é fomentar a indústria de software na América Latina e contribuir para o desenvolvimento da propriedade intelectual, formando e capacitando jovens em tecnologia. Quem se interessar pela oportunidade poderá se candidatar por meio do site https://jala.university/pt/conhecajalau/ . De acordo com a Jala, o candidato ideal possui diferenciais como paixão por tecnologia, raciocínio lógico e matemático e disponibilidade para se comprometer com uma educação em tempo integral.
Exposição celebra carreira de Alceu Valença
A cidade de Olinda, em Pernambuco, recebe uma exposição celebrando os mais de 50 anos de carreira do músico Alceu Valença. Intitulada “Alceu Valença: uma geografia visceral nordestina”, a mostra está em cartaz na Casa Estação da Luz até o dia 18 de agosto.Com mais de duzentos objetos, incluindo fotografias, vídeos históricos e peças do acervo pessoal do artista, a exposição destaca a trajetória, a poética e a musicalidade de Alceu, nascido em São Bento do Una, no agreste pernambucano. A curadoria de Rafael Todeschini enfatiza a originalidade da obra do compositor.Além do acervo fotográfico, a mostra inclui uma gravação inédita de um show com Jackson do Pandeiro e Alceu Valença em turnê em 1978.
Série sobre Ayrton Senna na Netflix vai estrear em novembro
A minissérie sobre a vida de Ayrton Senna na Netflix já tem data para estreia. Com Gabriel Leone no papel do piloto, ‘Senna’ estará disponível a partir de 29 de novembro. Serão seis episódios e a produção está sendo tratada como um dos grandes lançamentos globais da plataforma de streaming. Além de Gabriel Leone no papel principal, o elenco ainda tem nomes como Pâmela Tomé fazendo a apresentadora Xuxa e Julia Foti vivendo Adriane Galisteu. Como 2024 marca os 30 anos da morte trágica do piloto brasileiro que foi tricampeão de Fórmula 1, a produção é uma das mais aguardadas.Vicente Amorim é o diretor geral da série que vai contar o começo de Senna no automobilismo até o fatídico acidente em 1994 que lhe tirou a vida. Outros importantes nomes estão na produção. Alice Wegmann fará Lílian, a primeira mulher do piloto. Marco Ricca fará Maurão, pai de Ayrton. Gabriel Louchard vai viver o narrador Galvão Bueno, grande amigo de Senna.
Redação com assessoria – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br