Cresce o número de consumidores engajados com a sustentabilidade

 

Após dois anos de queda, o número de consumidores mais comprometidos com a sustentabilidade voltou a crescer. Em 2023, esses, denominados Eco-Actives, era de 18% da população da América Latina – e 22% globalmente.Os dados são da pesquisa Sustentar para ganhar: Desvendando práticas ecológicas para alcançar o crescimento de marca, pela Kantar. O estudo global Sustain to Gain, powered by Who Cares? Who Does?, realizou 120 mil entrevistas. Foram 15 mil pessoas ouvidas na América Latina, sendo cerca de 3,5 mil no Brasil. A expectativa para os próximos anos é que os Eco-Actives aumentem sua participação no quadro geral. Globalmente, o percentual deve avançar até 49% em 2027. Na América Latina, o número projetado é de 34%.Os Eco-Actives são as pessoas super engajadas e que advogam pelas boas ideias. Os Eco-Considerers, um grupo intermediário, têm a preocupação, mas por razão de algumas barreiras não conseguem agir da maneira como gostariam. Já os Eco-Dismissers são os mais distantes do assunto e não têm interesse em se envolver.“ Mesmo em um cenário difícil, vemos crescimento no cluster de mais comprometidos. É um dad excelente. Achamos que o indicador derraparia, mas esse ano teve esse supercrescimento. E teve crescimento dos Eco-Considerers. Os dois somados são a maioria”, analisa Kesley Gomes, Latam LinkQ Director da Kantar.Em termos de potencial de consumo, Eco-Actives e Eco-Consideres representam mais de US$ 46,2 bilhões em compra de bens massivos de consumo na América Latina.

De modo geral, a população está mais engajada e em busca de uma rotina mais sustentável. Até mesmo os Eco-Actives têm suas ressalvas a respeito dos preços praticados pelos produtos que compõem a categoria (70%). Fatores como a dificuldade em encontrar itens (61%) e a falta de informação (55%) são barreiras. O cenário é de oportunidades para as marcas: 50% dos latino-americanos procuram empresas que ofereçam formas de compensar seu impacto no meio ambiente e diversidade, e 44% deixaram de comprar produtos devido ao seu efeito na natureza.O estudo pergunta quais marcas estão fazendo um bom trabalho em sustentabilidade e 45% da amostra na América Latina não soube informar e 6% disseram que não sabiam. No recorte dos Eco-Actives, os percentuais caem para 37% e 4%. O ranking latino-americano é liderado pela Coca-Cola, seguida pela Bimbo e pela Nestlé. A brasileira Natura aparece em quarto lugar, logo a frente da Ypê – que mesmo tendo atuação apenas no Brasil conseguiu volume de citações para ingressar no ranking regional. A lista do Brasil é liderada pelas duas, seguidas por Omo, Coca-Cola e O Boticário. A pesquisa Sustentar para ganhar será apresentada nesta terça, 24, por meio de um webinar às 12.

 

 

Marcapasso tipo tampinha de caneta é implantado com sucesso no Reino Unido

 

 

Médicos do Hospital da Universidade Southampton, no Reino Unido, estão entre os primeiros do país a implantar um marca-passo do tamanho de uma tampa de caneta em um paciente. O dispositivo, chamado marca-passo sem fio Aveir VR, é 10 vezes menor que os aparelhos padrão, com 38 mm. Graham Motteram, de 76 anos, é o primeiro paciente do hospital a receber o novo marca-passo. Ele descobriu que tinha problemas cardíacos após um check-up de rotina para diabetes. Detectou pressão alta e após realizar um eletrocardiograma, foi encaminhada ao pronto-socorro. Esse marca-passo é usado para corrigir ritmo cardíaco lento, condição conhecida como bradicardia. Ela ocorre quando a frequência cardíaca é mais lenta do que o normal – abaixo de 60 batimentos por minuto – o que significa que o coração não consegue bombear sangue rico em oxigênio para o corpo durante atividades ou exercícios normais. Os sintomas podem incluir tonturas, falta de ar, falta crónica de energia e desmaios. Pode fazer com que o cérebro e outros órgãos fiquem privados de oxigénio – a doença pode ser fatal sem detecção e tratamento precoces. “Alguns dias depois, o professor Roberts veio me ver e me contou sobre um dispositivo totalmente novo que estava disponível e achou que seria a escolha certa para mim – o procedimento ocorreu 10 dias depois, sem sem dor “, contou Motteram. O dispositivo foi implantado no ventrículo direito do coração – uma câmara no coração que bombeia sangue com baixo teor de oxigênio para os pulmões – por meio de um cateter na veia cava inferior, a maior veia do corpo localizada no abdômen. Uma vez alcançado o ventrículo direito, o dispositivo utiliza tecnologia inovadora para mapear a parede interior do coração e avaliar o posicionamento correto antes de ser fixado no lugar – isto ajuda a reduzir o número de tentativas de reposicionamento que podem danificar o tecido cardíaco.

O procedimento levou cerca de 30 minutos para ser concluído. “O marcapasso ventricular sem eletrodo Aveir representa um avanço significativo no atendimento ao paciente com a tecnologia de marcapasso sem eletrodo. A duração da bateria deste dispositivo tem potencial para durar mais de 20 anos em alguns pacientes. Além disso, prevê-se que num futuro próximo seremos capazes de implantar um segundo dispositivo na câmara superior do coração (átrio), em pacientes selecionados, o que significa que um grupo maior de pacientes poderá beneficiar desta tecnologia.”, disse o cardiologista Paul Roberts. A cada batimento cardíaco, o marca-passo recebe uma mensagem indicando se o dispositivo detectou ou estimulou e, se necessário, fornece pulsos elétricos para corrigir o ritmo cardíaco lento ou irregular. “Fiquei no hospital por mais dois dias antes de receber alta. Já se passaram seis dias desde o meu procedimento e me sinto melhor do que há meses!”, comemora o paciente. O novo marca-passo, desenvolvido pela empresa global de saúde Abbott foi projetado para operar como parte de um sistema de câmara dupla. Isto envolve a implantação de um segundo dispositivo no átrio direito – a câmara do coração que recebe sangue com baixo teor de oxigênio do corpo, que então deságua no ventrículo direito – onde fornecerá estimulação coordenada às câmaras superior e inferior do coração. O sistema de câmara dupla está atualmente sendo testado quanto à segurança e eficácia e espera-se que seja oferecido aos pacientes no futuro, mediante aprovação regulatória. Outras características incluem uma bateria para durar até o dobro de outros marca-passos sem eletrodo e a capacidade de “recuperação de longo prazo” – o que significa que pode ser facilmente removida para substituição ou atualização à medida que novas tecnologias se desenvolvem, sem danificar o tecido cardíaco.

 


Oftalmologista alerta quem passa muito tempo na frente de telas

 

 

A era digital trouxe comodidades e facilidades à nossa vida cotidiana, mas carrega uma preocupação crescente com a saúde dos nossos olhos. Com cada vez mais pessoas passando longas horas na frente de computadores, tablets e smartphones, o cuidado com a saúde ocular tornou-se essencial. Para ajudar a aliviar a tensão ocular e prevenir problemas, Catarina Ventura, oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura, compartilhou dicas de exercícios para quem passa muito tempo diante das telas. Confira: Piscar: O simples ato de piscar é muitas vezes negligenciado, mas é fundamental para manter a superfície ocular lubrificada. Catarina enfatiza: “Piscar frequentemente ajuda a evitar que os olhos fiquem secos, reduzindo a sensação de coceira e irritação”. Regra 20-20-20:A oftalmologista sugere a regra 20-20-20 para reduzir a fadiga ocular. A cada 20 minutos, desvie o olhar da tela e olhe para um objeto a uma distância de pelo menos 20 pés (cerca de seis metros) por pelo menos 20 segundos. Isso ajuda a relaxar os músculos oculares. Movimente os olhos: Faça exercícios de movimentação ocular, olhando para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Catarina Ventura explica: “Isso ajuda a fortalecer os músculos oculares e reduz a probabilidade de desenvolver visão embaçada ou visão dupla”.Olhos fechados: Fechar os olhos por alguns minutos em intervalos regulares pode ser um alívio imediato para os olhos. Catarina Ventura comenta: “Isso ajuda a relaxar os músculos oculares e a reduzir a exposição à luz intensa das telas, além de ter a função de lubrificar os olhos”.Lembrando que esses exercícios não substituem consultas regulares com um oftalmologista. Se a pessoa estiver enfrentando problemas oculares persistentes, é fundamental procurar orientação médica. Além disso, adotar práticas saudáveis, como ajustar o brilho e a distância da tela, pode ser igualmente importante na proteção da saúde ocular em um mundo cada vez mais digitalizado.

 


Ciclo Artístico e Cultural de Olinda 2024 X Inscrições

 


As inscrições para o Ciclo Artístico e Cultural 2024 de Olinda terminam dia 31 . Os interessados devem acessar o portal cultura.olinda.pe.gov.br, onde o edital está inserido.A iniciativa é da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda que promove a seleção de propostas, em diversas modalidades e categorias, para compor o calendário regular de apresentações no município no ano que está por vir. As atividades valorizam a cultura olindense e seus artistas, além da geração de renda e movimentação da economia. Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins econômicos, respeitando os dispositivos legais. Para comprovação, os representantes das atrações artísticas, sendo individuais, grupos ou agremiações, devem apresentar histórico, registros como links de vídeos, fotos de apresentações/ensaios; material gráfico; declarações de associações, moradores, etc.. Os recursos para contratação dos artistas vão decorrer da dotação própria de orçamento do Município .De acordo com a convocatória, a nova perspectiva de valorização das atividades culturais na cidade, garantem a transparência, isonomia e a ampla participação da cadeia cultural. Nos critérios de análise, estarão a representatividad popular, histórico e qualidade artística. Entre as categorias que incluem todo o período ciclo artístico e cultural 2024, carnavalesco, como troças, blocos, agremiações e afins, estarão também quadrilha junina; afoxé; bacamarteiros; bandas; blocos afro, de samba ou de pau e corda; boi; caboclinhos; cavalo marinho; clubes de frevo; emboladores; escolas de samba, grupos de dança; mamulengos; repentistas; maracatus; xaxado; reisados; orquestras, etc.

 

Olinda foi a segunda cidade que mais vacinou no Dia D

 


Com 5.310 doses aplicadas durante todo sábado (21.10), Olinda foi a segunda cidade de Pernambuco que mais vacinou crianças no Dia D da Vacinação infantil. Todas as unidades básicas de saúde do município e sete policlínicas abriram as portas das 8h às 16h para atualizar a caderneta. Já no Shopping Patteo, no térreo, o trabalho foi das 9h às 16h. Foram oferecidos todos os imunizantes do calendário do Ministério da Saúde para o público até 14 anos. A Campanha de Multivacinação para Crianças e Adolescentes começou no dia 10 de outubro em todas as unidades, policlínicas e no ponto de vacinação montado no piso térreo do Shopping Patteo, em Casa Caiada. Ela se estende até o dia 29.As unidades vão funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta. No Patteo, local aberto também aos sábados, o início será às 9h por conta do horário de funcionamento do centro. Para essa campanha estão mobilizadas cerca de 400 pessoas. A meta da Gestão é atingir uma cobertura de, pelo menos, 95% da faixa etária.

 

ENEM Action promove último Simuladão Online

 


Milhares de enenzeiros se preparam para o principal exame para quem deseja realizar um curso superior. Neste domingo, dia 29, o Enem Action vai promover mais um Simuladão Online. Para aproveitar esta última oportunidade de avaliarem seus conhecimentos antes do ENEM, os estudantes devem realizar a inscrição gratuita até está quarta, dia 25, no site nem Action em simuladaodoenem.com.br. A prova terá duração de 5 horas, considerando as 60 questões mais a redação. Caso a internet do candidato caia durante o simulado, o mesmo poderá retomar a prova de onde parou. As questões resolvidas ficarão salvas. Um dos diferenciais do Simuladão é a utilização da metodologia TRI, a mesma do ENEM. Essa assegura, com até 90% de precisão, a nota que o candidato tiraria no exame do INEP. Além de testarem seus conhecimentos, os participantes concorrem ao ranking por mérito que premiará os 30 primeiros colocados. O estudante que alcançar o primeiro lugar receberá um tablet Samsung Galaxy tab S6 com caneta 64G. Já o segundo, um Kindle 11° geração e, do terceiro ao 30° lugar, licenças trimestrais do Disney+. Todos os participantes do Simuladão receberão condições diferenciadas em cursos de graduação em renomadas instituições de ensino superior do país. O ENEM Action é uma plataforma online e gratuita de preparação para o ENEM. A partir de um cadastro, o usuário tem acesso a apostilas das áreas , aulas comentadas em vídeo, correção de provas do ENEM de anos anteriores, workshop de redação, minissimulados e e-books que o permitem revisar o conteúdo previsto para o Exame Nacional do Ensino Médio.

 

Brasileiros sentem insegurança para caminhar nas ruas

 

 

De acordo com pesquisa divulgada no último mês pelo Datafolha, seis em cada dez brasileiros sentem insegurança ao caminhar nas ruas das cidades onde moram. A pesquisa aponta que esse sentimento acontece principalmente durante o anoitecer, sendo que 34% dos entrevistados afirmam se sentirem muito inseguros e 26% um pouco inseguros, especialmente mulheres e pessoas com mais de 45 anos. A segurança urbana é uma preocupação atemporal em cidades de todo o mundo. Envolve a proteção de pessoas, propriedades e comunidades em um ambiente urbano, onde desafios específicos podem surgir devido à densidade populacional, à diversidade cultural e econômica, à infraestrutura complexa e a outras variáveis únicas.A equipe da Verzani & Sandrini, líder no setor de segurança e facilities no país, mostra em detalhes as principais estratégias para melhorá-la nas cidades e empreendimentos urbanos: Segurança pública e combate ao crime: Essa dimensão envolve a redução da criminalidade, a manutenção da ordem pública e a garantia de que os residentes possam viver em suas comunidades sem o medo constante da violência ou do crime; Segurança viária: Um trânsito seguro é crucial para evitar acidentes e salvar vidas. Inclui melhoria das infraestruturas viárias, regulamentação de velocidade, educação sobre segurança no trânsito e fiscalização. Preparação para desastres: As cidades enfrentam riscos de desastres naturais, como terremotos, enchentes, incêndios e tempestades, por isso, uma cidade segura deve estar preparada para enfrentar esses eventos com planos de contingência e sistemas de alerta precoce.Saúde pública. A segurança urbana envolve garantir que os residentes tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e estejam protegidos de riscos à saúde, como epidemias e poluição. Desenvolvimento inclusivo: é aquela que promove a inclusão social, garantindo que todos os grupos da sociedade tenham igualdade de oportunidades e acesso aos recursos e serviços urbanos. Mais informações na página da empresa.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar