Comércio do Recife animado com negócios da Páscoa

 

O comércio do Centro do Recife está otimista com a movimentação da Páscoa este ano. A busca por produtos prontos e artigos para a confecção de decoração de mesas, de ambientes e de pratos tem movimentado lojas. “É uma data também importante para o setor, que movimenta várias categorias e fornece matéria-prima a muita gente que trabalha na área da alimentação”, observou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) e do Sindilojas Recife, Fred Leal. Na expectativa do representante do varejo recifense, as vendas da Páscoa, deste ano, devem ser 12% maiores que as do mesmo período do ano passado. A lista de compras envolve itens como ingredientes, formas, embalagens, coelhinhos, cestas, fitas e outros artigos. Para facilitar a busca por lojas e segmentos, o comércio do Centro do Recife conta com uma plataforma virtual, que faz a localização por itens de interesse. É a Rota do Comércio (www.rotadocomercio.com.br), uma plataforma virtual que já reúne 1.093 lojas de diversos segmentos, nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. Basta acessar e digitar o nome do estabelecimento, por nome da rua ou digitar categorias, no campo ‘Atividades’. No mapa, aparecerão os pontos de venda, endereço, a rede social, o horário de funcionamento e contatos. Também é possível identificar estacionamentos privados e de Zona Azul, paradas de ônibus, bicicletários e pontos turísticos.

 

 

Ministério ordena retirada de dez marcas de azeite de oliva do mercado

 

 

Todos os comerciantes, varejistas ou atacadistas do país devem recolher das prateleiras dez marcas de azeite de oliva extravirgem. São elas: Terra de Óbidos; Serra Morena; De Alcântara; Vincenzo; Az Azeite; Almazara; Escarpas das Oliveiras; Don Alejandro; Mezzano; e Uberaba.Essa determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária é um desdobramento da Operação Getsêmani, que identificou um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de azeite de oliva fraudados. No início de março, foram apreendidos mais de 104 mil litros de azeite de oliva, além de embalagens e rótulos. Por orientação do ministério, o consumidor que possuir azeite de uma dessas marcas em casa deve parar de consumir imediatamente o produto e solicitar a substituição, como determina o Código de Defesa do Consumidor.  Também é possível pedir ressarcimento, mesmo depois de aberto e consumido o produto. Para isso, basta ter a nota fiscal comprovando que o azeite faz parte da lista de produtos fraudados. Além disso, deve ser comunicado ao Ministério da Agricultura o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto pelo canal Fala.BR. As pessoas prejudicadas também podem fazer reclamação na secretaria de vigilância sanitária do seu município. Para não serem enganados, a orientação é que para que os consumidores, antes da compra, confiram a lista de produtos irregulares já apreendidos, não comprem a granel, e optem por produtos com a data de envase mais recente, além de conferir a data de validade. Outra dica é desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado.

 

 

UniFAFIRE sedia palestra sobre oportunidades de trabalho no Canadá

 

 

Nesta segunda-feira(18), às 19h, o Centro Universitário UniFAFIRE será palco da palestra “More e trabalhe no Quebec”. O evento contará com a presença de Frederico Chagas e Ximena Carrasco, representantes do escritório do Governo do Québec em São Paulo, que apresentarão o programa de recrutamento para mais de 200 vagas no mercado canadense. As oportunidades abrangem diversos setores, como alimentício, engenharia, enfermagem, tecnologia da informação, entre outros. Os critérios de candidatura variam, mas em geral, são necessários ensino superior, técnico ou tecnólogo, além de experiência na área e conhecimento intermediário de francês ou inglês. O processo de candidatura é realizado de forma online e gratuita, diretamente pelo site Quebec na Cabeça (www.quebecnacabeca.com) até o dia 8 de abril. Os profissionais selecionados receberão cursos de francês pagos pelo governo enquanto aguardam os trâmites de visto.

 

 

Inscrições do Fies prorrogadas até esta segunda-feira

 

 

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano para esta segunda-feira (18).O programa financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior. Os interessados em participar devem se inscrever até antes da meia noite desta segunda, pelo horário de Brasília, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A prorrogação foi publicada na sexta-feira (15), quando acabava o prazo de inscrições para o Fies. As demais datas do processo seletivo não foram alteradas. Ou seja, no dia 21 de março, sai o resultado, e a complementação da inscrição dos pré-selecionados vai de 22 a 26 de março. Participam desta edição 1.260 instituições privadas de educação superior que oferecem, por meio do programa, 67 mil vagas para financiamento. Metade delas é reservada para o Fies Social, que atende pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Esse grupo pode financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada de educação superior.

 


Grávidas devem redobrar os cuidados para prevenção da dengue

 

 

Com a alta dos casos de dengue no Brasil, especialistas alertam que gestantes devem redobrar os cuidados, na prevenção da doença. É que, na gravidez, a mulher compartilha seu sistema imunológico com o bebê e, por isso, fica mais suscetível a infecções, podendo evoluir para quadros graves. De acordo com estudo recente, publicado por pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, da Fiocruz Bahia, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Escola de Medicina Tropical de Londres, a dengue hemorrágica aumenta duas vezes mais a chance de o bebê nascer prematuro, com baixo peso e problemas de desenvolvimento. A boa notícia, segundo especialistas, é que com os cuidados necessários, a doença pode ser prevenida e controlada. A dengue é uma doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, também transmissor da zika e Chikungunya. No entanto, diferente da infecção causada pelo Zika vírus, a dengue muito raramente está relacionada à malformação fetal. Ao participar da live “A epidemia da dengue no Brasil e na gestação”, promovida pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o presidente da Comissão Nacional Especializada de Doenças Infectocontagiosas, Regis Kreitchmann, ressaltou a importância de realizar exames e procurar orientação médica.”É importante a gente saber nem toda paciente vai ser internada, nem toda paciente vai pra UTI ou corre risco importante de gravidade e morte. Então a gente tem que ter esse cuidado. Boa parte das pacientes a gente tem uma evolução muito tranquila. Cuidadosa, é claro”, disse Kreitchmann.

 

 

Março Ecológico é mês dedicado ao cuidado ambiental em Olinda

 

 

Este período é marcado pelo Março Ecológico, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, que busca promover a conscientização e ações em prol da natureza. As atividades do Março Ecológico começaram no sábado passado (16), com a limpeza da Praia do Del Chifre, onde voluntários se uniram para remover resíduos. No dia 21 de março, está programada uma palestra sobre Educação Ambiental com enfoque na prevenção da Dengue, na Mata do Passarinho. O evento visa sensibilizar a comunidade do Bairro Alto da Conquista, o mais afetado pela doença na cidade, contando com a parceria da Secretaria de Saúde de Olinda. Após a palestra, haverá um plantio simbólico de mudas nativas e a distribuição de mudas medicinais pelo projeto Meio Ambiente Itinerante. Em 22 de março, acontecerá o III Fórum Ambiental de Olinda, abordando as Alterações Climáticas no Mundo e seu Impacto Direto em Nossas Vidas. O evento contará com palestras no Auditório da Prefeitura, das 9h às 12h, discutindo a temática que mobiliza ações ambientais globalmente. O encerramento das atividades do Março Ecológico será no dia 23 de março, com mais um evento de limpeza, desta vez organizado pelo Grupo Central de Escoteiros, na Antiga Fábrica do Tacaruna.

 

 

População em situação de rua terá espaço com serviços  em Paulista

 

 

Será inaugurado, nesta segunda-feia (18), às 14h, em Paulista, o Serviço de Atendimento à População de Rua (POP), onde funcionava a Casa de Acolhimento Vó Raimunda II, na Rua Ulisses Narciso Dorneles, 65, no bairro de Nossa Senhora da Conceição. A implantação do espaço tem o intuito de levar os serviços da Assistência Social às pessoas em situação de rua. No local, os usuários do serviço contarão com uma equipe técnica de referência, com coordenação, assistente social, psicóloga e educadores sociais. “O serviço não é de acolhimento, mas sim, de média complexidade, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, como todos os serviços ofertados pela Assistência Social do município. A diferença é que vai ser exclusivo para as pessoas em situação de rua, que o município não tinha”, ressaltou a secretária executiva de Assistência Social, Elisa Alcântara.

 

 

Sommeliere dá dicas de harmonizações para sabores da Páscoa

 

 

Com a Páscoa se aproximando, surge a oportunidade de desfrutar de uma variedade de pratos deliciosos em meio a reuniões familiares e encontros com amigos. Jorgeane Meriguette, sommelière da Wine Concept Brasil, oferece dicas valiosas de harmonização para a Páscoa. Ela sugere começar com uma tábua de queijos suaves, como brie ou queijo de cabra, acompanhados de um espumante frutado. Para pratos como “Arroz de Polvo”, opte por um vinho branco fresco e frutado. O “Bacalhau à Lagareiro” harmoniza bem com um vinho branco Alvarinho, equilibrando a gordura do bacalhau. Um tinto jovem, leve e frutado também pode acompanhar o bacalhau. Para sobremesa, chocolate e vinho do Porto Tawny ou Ruby formam uma harmonização suave e equilibrada, realçando os sabores. Com essas dicas, a celebração de Páscoa será ainda mais especial, cheia de sabores ao  lado de entes queridos.

 

 

Prorrogado prazo para inscrição do edital de produção de Livros

 

 

As inscrições para o novo Edital de Produção de Livros, promovido pela Editora da Universidade de Pernambuco (EDUPE), em comemoração aos seus 25 anos de atividades, foram prorrogadas até o dia 21 de março. Esta iniciativa visa difundir o conhecimento gerado no âmbito da prática docente, bem como as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade.O objetivo principal é publicar até 20 obras que abranjam diversas áreas do saber, tais como Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Interdisciplinar, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.Para mais informações e detalhes sobre o processo de inscrição, visite o site oficial da Universidade de Pernambuco (UPE) em upe.br.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar