Com desfile de moda autoral, Faculdade Senac participa da Fenearte 2023

 

– Serão levados à passarela 14 looks da coleção exclusiva “Mãos do Barro”-

A Faculdade Senac estará na Fenearte 2023, um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Pernambuco. E celebrará a criatividade e o talento dos alunos, com um desfile- “Mãos do Barro”- de moda autoral, dia 14 , às 20h, no Centro de Convenções. A coleção da Faculdade Senac fará uma homenagem aos ceramistas do estado que transformam o barro em narrativas poéticas do nosso imaginário cultural. Apresentará looks que transitam entre a tradição utilitária do barro e o design orgânico e contemporâneo de cerâmicas que ressignificam formas e texturas.”As peças mergulham em silhuetas estruturadas e amplas, formas orgânicas e uma paleta de cores que transita entre os tons terrosos do barro e da cerâmica e as cores vibrantes das pinturas e esmaltações. O barro aparece em texturas, adornos e aplicações que se juntam às nervuras manuais de tecidos”, explica Karina Fernandes, professora de Design de Moda da Faculdade Senac Recife. Para compor a coleção, grupos de professores da instituição analisou 55 modelos criados pelos alunos. Desses, 14 looks foram selecionados.

A coleção Senac tem parceria com a ceramista e arte educadora Micaella Alcântara, cujas peças irão compor a cenografia dos looks no desfile. Os alunos da instituição fizeram uma imersão no ateliê da artista, onde puderam conhecer o trabalho criativo e o processo de transformação do barro em peças autorais. Na ocasião, a ceramista fez algumas demonstrações para que os alunos aprendessem a manipular o material de trabalho. “Nós adquirimos a argila e agora eles estão produzindo as suas próprias pecinhas de barro que vão compor a cenografia dos looks”, destaca a professora Karina. Alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Caruaru também participarão da Fenearte. O desfile está marcado para o dia 15 de julho, com uma coleção inspirada no trabalho da ceramista e loiceira pernambucana Mirelly Guedes da Avoá Cerâmica. “São 14 looks que serão apresentados a partir da leitura de uma cartela de cor harmônica e doce, além de delicada e sofisticada”, explicou o coordenador do curso Luiz Clério.

 


AGE também participa da Fenearte financiando 71 estandes

 

 

A participação da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) na 23ª Fenearte será em dose dupla. A agência de fomento estadual está presente na feira, que começa nesta quarta (dia 5) e segue até 16/07, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, com estande próprio, no número 202, em que realiza a divulgação de seus produtos disponíveis aos empreendedores e empresas, além de tirar dúvidas sobre seu funcionamento. Numa parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), como parte da política pública de manutenção da cadeia produtiva do artesanato e da economia criativa no Estado, a AGE também disponibilizou uma linha de crédito especial para facilitar a compra de estandes por parte dos expositores(as) selecionados(as). Este ano, o financiamento foi solicitado por 71 empreendedores(as), tanto do segmento de artesanato, quanto de alimentação, somando mais de R$ 206 mil. Entre 2015 e 2023, a AGE já financiou 1.121 estandes da Fenearte, totalizando cerca de R$ 2,7 milhões liberados.“Vamos mostrar um dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado, que é o das linhas de crédito, numa feira de grande dimensão, além do apoio concedido aos empreendedores que irão participar”, ressalta Antonio Jácome, superintendente de Pequenos Negócios da AGE. Vale destacar que os 71 empreendedores(as), que financiaram seus estantes com a AGE, representam 12 municípios pernambucanos da Região Metropolitana, Agreste e Sertão. Recife (27 artesãos), Olinda (6), Jaboatão dos Guararapes (5), Passira e Tacaratu (4) foram as cidades mais contempladas.

Um desses clientes beneficiados é Jorge José de Oliveira, da Casario Criativo. Ele trabalha com restauração de móveis e fabricação artesanal de objetos utilitários, feitos a partir de madeira de demolição. Pela sétima vez, participa da Fenearte, na Rua 2, estande 66.O seu carro-chefe são as luminárias em formato de meninos, além dos anjos e dos bichos, como cachorro. Tudo em madeira. Mas, também, tem o boneco-baú gigante, que guarda elementos circense, com direito a luzes e trilha sonora. Uma mistura de Gepeto com Professor Pardal, o olindense de 49 anos, enfatiza: “O financiamento do estande pela AGE facilita muito. Os juros cobrados são justos”. A companheira, Mauricéia, cuida da pintura de alguns itens, e a filha Mayara, das redes sociais. A Fenearte proporciona um passeio completo pelo artesanato, moda, gastronomia, além de decoração, shows e oficinas artísticas e gastronômicas. O tema da feira nesta edição – “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos” – homenagem à arte feita com barro pelos povos indígenas. São mais de 5 mil expositores, artesãos locais e de todo o Brasil e de diversos países. São esperadas 300 mil pessoas. A Feira contabiliza mais de 30 setores. No maior, dedicado a artesãos pernambucanos, são 305 estandes.

 


Galeria Marco Zero com nova exposição: “Seis Paisagens”

 

 

A Galeria Marco Zero com nova exposição: ‘Seis Paisagens’, com obras de Bruno Faria, Rayana Rayo, Bozó Bacamarte, Ianah Maia, Marlan Cotrim e David Alfonso. Trata-se de um experimento curatorial desenvolvido pelo pesquisador Guilherme Moraes. A abertura será nesta quarta, 5, às 19h.A mostra foca em seis eixos: Paisagens de falência (Bruno Faria), Sinfonia do Presente (Rayana Rayo), Ecos do horizonte (Marlan Contrim), Coleta de terra, produção de dados (Ianah Maia), Saudade transplantada (Davi Alfonso). A partir da reflexão sobre as conexões entre universos distintos, a ideia é oferecer ao público a oportunidade de conferir os universos propostos por cada um desses artistas, uma possibilidade para a percepção dos pontos em que suas poéticas convergem, divergem e se amplificam”, avalia Marcelle Farias. “Agregando diferentes correntes artísticas e de pensamentos em sintonia com novos talentos, a Marco Zero vive um momento especial com uma nova geração de artistas representados que vem conquistando espaço e respeito no circuito”, assinala Eduardo Suassuna.

 


Campanha cadastra doadores de medula

 

 

Uma parceria entre a Secretaria de Administração (SAD), por meio do Programa Expresso Cidadão, e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) foi firmada com o objetivo de ampliar o número de pessoas cadastradas como doadoras voluntárias de medula óssea. A instituição já está realizando o cadastro online e no dia 13 de julho será a ação da coleta na unidade do Expresso Cidadão Pina, localizada no RioMar Recife. Para participar, é preciso realizar o agendamento, que está disponível no site https://www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento .Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 35 anos e o doador permanece no cadastro até os 60 anos, podendo realizar a doação até esta idade. Para isso, deve apresentar bom estado de saúde e não ter doença impeditiva para cadastro e doação de medula. Mais informações sobre as doenças impeditivas podem ser adquiridas no link: redome.inca.gov.br/doencas-impeditivas-do-cadastro-e-da-doacao/.

O maior número de pessoas cadastradas aumenta as chances de ajudar pessoas que precisam de medula. Segundo Hemope, a chance de encontrar uma medula compatível entre irmãos é de 25% e entre pessoas que não são parentes pode chegar de 1 em 100 mil até 1 em 1 milhão. Além do ato de solidariedade, o doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) tem direito a meia-entrada em cinemas, teatros e espetáculos, nos termos da Lei n° 16.724/2019.Para participar, o interessado deve seguir alguns passos: realizar o agendamento no site: www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento; apresentar documentação necessária; assistir apresentação explicativa sobre o processo de doação de medula óssea e esclarecer eventuais dúvidas; assinar termo de consentimento e coletar amostra de sangue (5 ml) para exame de tipagem HLA.O transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de cerca de 80 doenças relacionadas às células do sangue e deficiências no sistema imunológico, como leucemias, linfomas, doenças do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, anemias graves, além de mielodisplasias, doenças do metabolismo e vários tipos de tumores.

 

 

Competitividade em Foco

 


O LIDE Pernambuco através do seu Comitê de Competitividade promove nesta quarta (amanhã), dia 5, às 12h, no Executive Lounge do hotel Atlante Plaza, um almoço de trabalho para conectar o subsecretário de desenvolvimento regional do Estado de Minas, Lucas Pitta, líder do projeto Minas Livre para Crescer, com os prefeitos e secretários de desenvolvimento econômico e prefeitos de 18 municípios pernambucanos. Na pauta a aplicação dos municípios a Lei de Liberdade Econômica, que proporciona aos municípios uma aceleração na dinâmica do ambiente de negócios ampliando significativamente a geração de empregos e renda. Já estão confirmados prefeitos e secretários de desenvolvimento econômico das prefeituras do Recife, Igarassu, Goiana, Abreu e Lima, Garanhuns, Gravatá, Bezerros, Ipojuca, Toritama, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Petrolina, Gravatá, Santa Cruz de Capibaribe e Palmares. Minas é um Estado com mais de 800 municípios e o que melhor aplicou a Lei cujo impacto ocorre no âmbito municipal.

 


SESI-PE com cursos online e gratuitos

 


O SESI-PE abriu, nesta segunda (3), 300 vagas para cursos gratuitos e online, com direito a certificado de conclusão. Serão 150 vagas para o curso “Satisfação do Cliente” e outras 150 para “Habilidades para Falar em Público”. As inscrições podem ser feitas pelo site pe.sesi.org.br, seção “Educação a Distância”, até dia 16. Interessados devem ter, no mínimo, 16 anos, e-mail, acesso e noções básicas de internet. Após matrícula, o estudante terá 30 dias para estudar o conteúdo e concluir o curso desejado. “Satisfação do Cliente” promoverá conhecimentos no foco , considerando que todo serviço e produto ofertados passam pelo crivo da clientela , uma vez que a qualidade deles estará sempre em função da necessidade e das expectativas do cliente. Os alunos estudarão temas como Conceito de cliente; Necessidades e desejos; Produtos ou serviços? Qual a diferença; Definindo a satisfação do cliente; Atendimento ao cliente; Uso das ferramentas de marketing. A carga horária é de 40h. Já o curso “Habilidades para Falar em Público”, a carga horária é de 8h, irá tratar de habilidades para apresentação de projetos no ambiente de trabalho e desmistificar o medo de falar em público. Entre os conteúdos estão Sintomas físicos e pensamentos negativos; Estratégias para aprender a lidar com a ansiedade; Expressão corporal; A mente e o medo; O poder do foco; Perda de controle; Falar em público na empresa. Após cumprir a carga horária , o aluno terá avaliaação e, depois de atingir 70 pontos ou mais no exame, receberá o Certificado .Informações (81) 98151-8375 / educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

 


Olinda “Arrumando as Escolas”

 


Nesta próxima quinta-feira (6), a segunda escola a receber o Projeto “Arrumando as Escolas” , é a Antônio Correia, no bairro de Alto da Conquista. A ação, promovida pela equipe de manutenção da Secretaria de Educação de Olinda, irá beneficiar a unidade de ensino com diversos serviços de manutenção na estrutura nas salas de aula, banheiros, administração e área externa. A escola atende a 765 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, além do EJA.O vice-gestor da Escola Antônio Correia, José de Arimatheia de Santana reconhece a importância do projeto em benefício dos alunos. “Para todos nós receber esse projeto significa proporcionar aos estudantes e funcionários melhores condições de conquistas pedagógicas e assim contribuir para melhorar os indicadores de qualidade na educação de Olinda”, reforça.O mutirão irá percorrer, semanalmente, as escolas atendendo às demandas de cada unidade com vários serviços e de forma sequenciada dentro de um cronograma pré-estabelecido, de acordo com a necessidade de cada unidade escolar. Na semana passada, a primeira escola a receber o Projeto foi a 19 de Setembro, no bairro de Águas Compridas. A unidade atende a 263 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, 1º e 2º anos, e vai oferecer ainda mais conforto aos alunos.

 


Paulista faz rastreamento de focos do Aedes aegypti

 


Ação providencial: Um grupo de 105 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) do Paulista iniciou, nesta última terça (04) e concluirá na sexta-feira (07.07), o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). A ação começará, às 8h, em todo o município.O trabalho será desenvolvido por amostragem. Nos pontos escolhidos, as equipes irão visitar imóveis para inspecionar recipientes com a presença de larvas do mosquito.Com base no estudo, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, definirá estratégias para conter o vetor, responsável pela Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

 


Terreiro Ilê Axé Talabi realiza Articula Matriz Africana

 

 

O Terreiro Ilê Axé Talabí, na rua Orobó, 257, em Paratibe – Paulista, realizará gratuitamente neste sábado (8) e domingo (9), o projeto Articula Matriz Africana: Cultura, Territorialidades e Ecossistemas com incentivo do Funcultura. Os encontros promovem transmissões de saberes, fazeres e métodos tradicionais de cultivo e manejo da terra resguardados pelas comunidades de matrizes afro-indígenas do Estado. A iniciativa mostrará vivências orais, gastronomia tradicionais dos orixás, experiência de produção de horta comunitária de ervas medicinais no terreiro, produção de mudas de árvores frutíferas e sagradas para compartilhamentos com outros terreiros da região RMR. Dentro do campo sagrado serão plantadas o Igi Opé (Dendezeiro), Jurema Preta, Akoko, Obí e Iroko. Na gastronomia, público e comunidade irão se alimentar das comidas tradicionais, como: Èwà Obaluaiê (feijão do senhor rei da terra), Àgbàdo Funfun – milho branco (mungunzá), Fèsélù Òbúko – Pirão de bode e Isu – inhame.Os dois dias de atividades serão oportunidades para sensibilizar de crianças aos idosos, sobre ancestralidade negrindígena, no campo do uso sustentável dos recursos naturais e da alimentação ancestral da Jurema Sagrada e do Orixá. O momento será coordenado pela RAE – Rede de Autogestão em Ecossistemas da Comunidade Tradicional do Terreiro Axé Talabi e valoriza os territórios terreiros enquanto espaços de preservação do ecossistema natural e da biodiversidade. “Sem natureza não há Orixás, os Orixás são as próprias manifestações e vitalidades dos elementos naturais. Não há cultura, cultivo e continuidade sem água, sem terra, sem ar. E é neste sentido que nossas comunidades de Terreiros atuam como espaços de envolvimento para preservação de um legado, um sentido de mundo que relaciona espiritualidade, cuidados e vida”, explica o Babalorixá e Juremeiro Pai Júnior de Odé, do conselho religioso do Terreiro Axé Talabi e idealizador do projeto.

A cultura do Candomblé e da Jurema Sagrada está fortemente presente em Pernambuco e em outros estados. É de fundamental importância as narrativas dos povos indígenas e africanos, que sustentam a base filosófica dos terreiros, para a cultura popular e tradicional, assim como para a diversidade cultural do Brasil. O entendimento de cultura para as comunidades tradicionais de matrizes afro-indígena – Povos de Terreiros – é integralizado, vai muito além das manifestações de ordens estéticas, dos brinquedos e das produções artísticas, entende-se como cultura um complexo que inclui a salvaguarda de práticas tradicionais ligadas aos diversos valores morais, éticos e comportamentais, integrados a preservação dos elementos e manifestações da Mãe Natureza. Programação:Dia 8 de :9h – Acolhida dos participantes e vivência Ilè ògérè: a Mãe Terra; 10h-A ciência das folhas: apresentação das espécies e a terra;12h às 14h – O alimento que nos une: preparação e refeição coletiva do Èwà Obaluaiê – feijão do senhor rei da terra;15h às 17h – Produção da horta: processos de plantio das espécies na horta de ervas medicinais;18h – O alimento que nos une: refeição coletiva do àgbàdo funfun – milho branco (mungunzá) e fechamento do primeiro dia de atividades.9 de Julho – (Domingo):9h – Vivência as folhas têm segredos;10h – apresentação das sementes, narrativas ancestrais e produção das mudas de árvores e ervas sagradas;12h – O alimento que nos une, preparação e refeição coletiva do fèsélù òbúko – Pirão de bode;15h – Vivência corpo templo, morada da natureza;17h – Vivência ensinamentos que vêm da terra: memórias do território de Paratibe;18h – O alimento que nos une: refeição coletiva do isu – inhame; fechamento do segundo dia de atividades com a entrega dos certificados aos participantes.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar