Com adesão do INSS, 2ª edição do Enem dos Concursos terá 3,6 mil vagas

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou participação na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), elevando de 35 para 36 o número de órgãos federais participantes. Com a entrada do INSS, o total de vagas ofertadas passou de 3.352 para 3.652, um acréscimo de 300 oportunidades, todas destinadas ao cargo de analista do seguro social, vinculado ao Ministério da Previdência Social. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A pasta destacou que os órgãos desta nova edição não são os mesmos da primeira, realizada em 2024. A maioria das vagas é para preenchimento imediato ou em curto prazo. Entre as oportunidades estão 250 vagas para analista técnico de justiça e defesa, e 250 para analista técnico de desenvolvimento socioeconômico, referentes a novas carreiras transversais. A banca organizadora do certame ainda será escolhida. As inscrições devem ocorrer em julho, com aplicação das provas prevista para os meses de outubro e dezembro.

 

Maio Laranja: Olinda promove mutirão de serviços contra a violência infantil

 

 

A Prefeitura de Olinda realiza, nesta quinta-feira (22), das 8h às 12h, um mutirão de serviços em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa, com foco no combate à violência infantil. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Direitos Humanos, Saúde e executiva de Assistência Social, com apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).O evento tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários para prevenir e enfrentar a violência contra crianças e adolescentes. A programação inclui atendimentos com clínica móvel, odontomóvel, vacinação, além de serviços do DPCA, Procon-PE, CadÚnico Olinda, CRAS Varadouro e orientações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).No dia, também, haverá apresentações culturais, com destaque para os Bonecos Gigantes e o percussionista Nildo da Percussão.

 

Mais de 5 milhões de eleitores terão título cancelado, informa TSE

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (20) que deve cancelar mais de 5 milhões de títulos eleitorais de pessoas que faltaram às três últimas eleições sem apresentar justificativa ou pagar as multas necessárias. O prazo para regularizar a situação do título se encerrou na segunda (19). Esses eleitores, contudo, ainda têm uma última chance de regularizar sua inscrição eleitoral. Para isso, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento na internet e fazer um requerimento. Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo. O TSE informou ainda que o cancelamento não será comunicado individualmente. O eleitor pode verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE.A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título cancelado, ficando impedido de votar ou ser votado.

 

TJPE atende pleito da OAB-PE e suspende prazos processuais entre 19 e 23 de maio

 

 

Atendendo ao ofício encaminhado pela presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a suspensão dos prazos processuais no período de 19 a 23 de maio, abrangendo o Processo Judicial eletrônico (PJe) de 1º e 2º graus e demais sistemas complementares. O pedido da OAB-PE teve como fundamento a recente implementação do Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN) e do Domicílio Judicial Eletrônico, cujas mudanças, previstas nas Resoluções CNJ nº 455/2022 e nº 569/2024, demandam um período de adaptação técnica e funcional por parte da advocacia. A medida assegura maior segurança jurídica e evita prejuízos no exercício profissional da classe durante a fase de transição tecnológica, garantindo tempo hábil para adequações e a plena visualização das intimações no novo ambiente eletrônico. A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou a importância da decisão para a advocacia. “A decisão representa um reconhecimento da importância da advocacia nesse novo momento do Judiciário brasileiro e uma ação concreta de respeito às prerrogativas”.

 

Vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos acontece no Recife nesta quinta-feira (22)

 

 

Na próxima quinta-feira, dia 22 de maio, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Estácio Recife realiza a sua primeira campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos. A ação acontecerá das 8h às 12h, no campus Abdias de Carvalho, com acesso gratuito para toda a comunidade. A iniciativa, realizada em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, disponibilizará 200 doses da vacina antirrábica, que protege cães e gatos contra a raiva, uma doença viral grave e fatal. Para participar, é necessário que o animal esteja saudável e livre de ectoparasitas, como carrapatos e pulgas. É indicado que o tutor leve focinheira caso seja preciso conter o animal para a aplicação. A vacinação é anual, portanto, cães e gatos que já foram vacinados recentemente não precisam receber nova dose. A campanha é direcionada a tutores de pets que ainda não estão com a vacinação atualizada.A instituição pede que os tutores participantes levem 1kg de alimento perecível que serão doados para o presídio Bom Pastor. A Estácio Recife está localiza na Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678, na Madalena.

Redação com assessorias e veículos – Foto: Marcos Santos –USP imagens
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar