Cientistas criam sistema de IA que auxilia na mobilidade de pessoas cegas

Cientistas da Universidade Shanghai Jiao Tong, na China, desenvolveram uma tecnologia inovadora que utiliza algoritmos de inteligência artificial para ajudar na locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão. O sistema, detalhado na revista Nature Machine Intelligence, interpreta o ambiente e envia comandos de voz e sinais sensoriais ao usuário, indicando direções e alertando sobre obstáculos. O dispositivo é composto por óculos com câmera, que capturam imagens processadas em tempo real por um algoritmo de IA. As informações são transmitidas por meio de auscultadores de condução óssea, que deixam os ouvidos livres para outros sons do ambiente. Além disso, peles artificiais elásticas colocadas nos pulsos vibram para orientar a direção e evitar obstáculos laterais. A nova tecnologia foi testada em robôs humanoides e em pessoas cegas, em ambientes reais e virtuais, com resultados positivos na navegação e no desempenho em tarefas como atravessar labirintos e alcançar objetos. O estudo destaca a inovação como uma alternativa promissora às próteses e aos tratamentos médicos tradicionais.
Companhias aéreas terão 288 voos extras no feriadão
As três principais companhias aéreas do Brasil vão operar 288 voos extras entre os dias 17 e 21 de abril. Serão 35 mil assentos adicionais, com destaque para o Nordeste, que é a região mais procurada pelos turistas nesta época do ano. Segundo o Ministério do Turismo, os feriados da Semana Santa e de Tiradentes, que em 2025 formam um feriadão prolongado, prometem aquecer o setor em todo o Brasil. Entre os turistas, estão devotos que buscam cidades com forte tradição religiosa e viajantes que desejam aproveitar o período para descansar e conhecer novos destinos. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o aumento no fluxo de viajantes é uma das metas do governo federal para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a economia e consolidar o Brasil como um destino turístico de excelência.
Patrulha Maria da Penha começa a funcionar em Olinda em maio; formação de guardas segue até o fim de abril
A Patrulha Municipal Maria da Penha começa a operar em Olinda a partir de maio com atendimento especializado a mulheres com medida protetiva. Até lá, guardas municipais participam de um curso de formação voltado ao combate à violência de gênero. A capacitação é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e da Secretaria Especial da Mulher. O curso, iniciado no dia 4 de abril, está sendo realizado na Uninassau do Shopping Patteo Olinda e conta com cinco módulos, cada um com oito horas de duração. Os conteúdos abordam temas como os direitos das mulheres, ciclos da violência, Lei Maria da Penha e funcionamento da rede de proteção. As aulas são ministradas por especialistas, incluindo representantes da Delegacia da Mulher, da Patrulha Estadual, promotoras e advogadas. A patrulha contará com 16 agentes treinados e viatura própria, com atendimento 24 horas por dia. O serviço será voltado exclusivamente para mulheres já protegidas por medida judicial, podendo ser acionado pelos números 190 (PM) ou 153 (Guarda Municipal). O grupo também fará visitas e monitoramento das vítimas para garantir o cumprimento das medidas e oferecer suporte contínuo. Mais informações podem ser obtidas pelo CEAM, que funciona 24h na Rua Maria Ramos, 131, Bairro Novo, ou pelo WhatsApp (81) 9 9188-3825.
Microcrédito em Pernambuco apresenta crescimento de 4%, segundo dados do Santander
A busca por crédito para investir no próprio negócio impulsionou um crescimento de 4% na carteira de recursos concedidos pelo Santander Brasil a micro e pequenos empreendedores em Pernambuco, no segundo semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo dados do Prospera Santander Microfinanças, programa de microcrédito do banco, as mulheres lideram a procura por esse tipo de financiamento, representando 66% do total de clientes no país. Os setores de confecção, cosméticos e beleza concentram a maior parte dos tomadores de crédito. A linha do Prospera se destaca por oferecer condições mais acessíveis e suporte especializado, auxiliando os empreendedores na aquisição de mercadorias, matéria-prima e melhorias estruturais para expansão dos negócios. O atendimento é feito por especialistas que orientam na gestão e ajudam a identificar novas oportunidades. Em janeiro de 2025, o programa atingiu R$ 3,3 bilhões em carteira em todo o país, um aumento de 9% em relação ao mesmo mês de 2024. Com foco na interiorização e geração de oportunidades, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, o Prospera conta com cerca de 1,4 mil especialistas e já atende 1,15 milhão de clientes ativos – um crescimento de 3% na base em comparação com o ano anterior.
Olimpíadas de 2028 terão cinco novos esportes e equidade de gênero
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta semana, mudanças significativas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com foco na igualdade de gênero e no aumento da diversidade esportiva. O programa olímpico da próxima edição contará com 351 eventos com medalha, número superior aos 329 de Paris 2024. Entre as novidades estão cinco esportes recém-incluídos: beisebol, críquete, flag football, lacrosse e squash.Além disso, o COI confirmou seis novas modalidades mistas, isto é, quando atletas de ambos os gêneros competem juntos: tiro com arco, golfe, ginástica, remo, tênis de mesa e o revezamento 4x100m no atletismo. No total, serão 161 eventos femininos, 165 masculinos e 25 mistos, com previsão de participação de 11.198 atletas – sendo 5.655 mulheres e 5.543 homens. Outra mudança importante é a igualdade no número de seleções femininas e masculinas nas modalidades coletivas, com exceção do futebol, que terá 16 equipes femininas e 12 masculinas disputando a competição.
Decoração do Carnaval do Recife vira exposição no Paço do Frevo a partir de 16 de abril
O brilho e a poesia do Carnaval do Recife ganham vida na exposição “É gente! Carnaval do Recife”, que foi aberta nesta terça-feira (16), no térreo do Paço do Frevo. A mostra reúne 36 peças da decoração de rua da folia deste ano, com curadoria artística da fotógrafa Chico Barros e da artista visual Andréa Tom. A dupla criou obras a partir de imagens de brincantes reais, com intervenções feitas à mão em papel, destacando personagens da cultura popular. A exposição é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com o IDG. As peças estão divididas em quatro eixos temáticos: “Gente é para florescer”, “Gente é para brilhar”, “Gente é para amar” e “Gente é para ser livre”. Entre os homenageados estão nomes como Dona Zenaide Bezerra, Mestre Teté, Marron Brasileiro e Cristina Andrade. A exposição segue em cartaz até 31 de julho, com entrada gratuita.
Redação com assessoria e veículos – Foto: Reprodução
E-mail: redacao@blogdellas.com.br