Check-up auditivo em crianças pode identificar perda precoce

 

A perda auditiva na infância afeta a rotina, trazendo problemas de fala, socialização e educação, inclusive interferindo no desempenho escolar da criança. O acompanhamento fonoaudiológico é essencial para diagnosticar o problema de forma precoce e o período de férias escolares é ideal para isso. O check-up auditivo em crianças consiste em uma série de exames que avaliam a audição e detectam possíveis problemas auditivos. Entre eles: Audiometria – para medir a capacidade de ouvir diferentes tons e sons; Imitanciometria – avalia todo mecanismo da orelha média e os reflexos; Timpanometria – avalia a saúde do tímpano e a funcionalidade do sistema de condução auditiva e Emissões Otoacústicas – para medir a resposta do ouvido interno a estímulos sonoros, detectando problemas no processamento auditivo.

As férias das crianças podem ser um momento adequado para se dar mais atenção s essa questão « pois é possível encaixar os exames na rotina da criança e, caso seja identificado algum distúrbio auditivo, iniciamos o tratamento, que já pode apresentar bons resultados quando o segundo semestre letivo iniciar, melhorando tanto o desempenho na escola, quanto as habilidades sociais”, explica a fonoaudióloga da Clínica Três Marias, Dra. Tarciana Amorim.


O que fazer com as crianças para reduzir o tempo de uso das telas

 

A infância é um momento fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo. Essa inteligência singular é adquirida principalmente nos primeiros 2 anos de vida, que determinam grande parte do amadurecimento das estruturas e regiões cerebrais, sendo consequência do tempo, da experiência e das relações vividas pelas crianças durante este período. Em um mundo cada vez mais tecnológico, como pensar o impacto das telas sobre esse processo de desenvolvimento? A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda evitar a exposição de crianças menores de dois anos às telas, além de limitar o tempo de uso ao máximo de uma hora por dia, entre dois e cinco anos, com a supervisão de pais, cuidadores ou responsáveis.

“Pesquisas apontam que a superexposição a eletrônicos pode causar déficit de atenção, atrasos cognitivos, distúrbios de aprendizado, aumento de impulsividade e diminuição da habilidade de regulação das emoções. Principalmente nas férias, o grande desafio das famílias é proporcionar brincadeiras em casa, reduzirem o uso exagerado de telas”, afirma Beth Coutinho, pedagoga e docente do curso de pedagogia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG). “A criança quando interage com familiares e amigos, terá sua autoestima bem trabalhada, proporcionando um melhor desempenho no dia a dia”.

 


Olinda: São Benedito recebe policlínica requalificada

 


A Prefeitura de Olinda entregou à população a Policlínica São Benedito requalificada. Moradores do bairro e de áreas vizinhas vão contar com consultas de clínica médica, ginecologia, obstetrícia e pré-natal, urologia, endocrinologia, dermatologia e pediatria. A unidade de saúde oferece serviço de psicologia para pessoas com espectro autista, consultório odontológico e farmácia com medicamentos básicos.O local conta com salas para enfermagem, curativos e de vacinas. A reforma ainda possibilitou acessibilidade para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. A Secretaria de Saúde anunciou que o atendimento será estendido: além do horário das 8h às 17h, segue aberto ao público até às 20h. “O SUS em Olinda vem sendo implantado de forma inclusiva, descentralizado e humanizado. Isso é resultado do esforço que essa gestão tem feito ”, afirmou a secretária de saúde, Ana Cláudia Callou. “Não vamos medir esforços para melhorar a vida dos Olindenses”, concluiu o prefeito, Professor Lupércio.

 


Paulista: Escola Maria das Neves inaugura espaço multimídia

 


Para fortalecer o ensino dos estudantes da educação infantil, a Secretaria de Educação de Paulista inaugurou, nesta terça, 04, , uma nova sala com espaço multimídia, juntando biblioteca, área para leitura e laboratório de informática, na Escola Municipal Maria das Neves, em Jardim Paulista Baixo. A iniciativa foi realizada através da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem e da Coordenação de Bibliotecas Escolares, beneficiando os alunos dos anos iniciais da Rede Municipal do Paulista. Por meio desse novo espaço, será possível a realização de diferentes práticas educativas, buscando informação e conhecimento. No local, estão sendo disponibilizados computadores, além de um acervo de livros e paradidáticos, conjuntos de mesa, estantes, tapetes recreativos e pufes.

Parte do mobiliário foi doado pelo Projeto Aconchego da Leitura, que incentiva o hábito de ler. Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Educacional, Rafaela Gomes, “intensificar a qualidade do processo formativo dos alunos é a prioridade. “ Estamos garantindo oportunidades de aprendizado ao cidadão e reunindo os livros atrelados à tecnologia, como é a informática. Com isso, ampliamos a equidade para nossa comunidade discente”, destacou a gestora . O projeto tem a parceria de empresas privadas. A representante da Junqueira Viagens, Sheila Monteiro que apoia a iniciativa, destacou a parceria que objetiva o desenvolvimento educacional das crianças. “Temos a satisfação de inaugurar, com nosso aporte mais uma sala nesse sentido no município. Com esta, já é a sexta . Estamos proporcionando bem-estar e oportunidades para os cidadãos do futuro”, disse.

 


Em Paulista, pessoas com fibromialgia ganham direitos

 


Para ampliar direitos assegurados em lei municipal, pessoas portadoras da Carteira de Identidade de Fibromialgia têm direito a estacionar em vagas preferenciais, como as destinadas a idosos e pessoas com limitações físicas (PCD), em Paulista. Os cidadãos com esse perfil podem requerer a emissão do Cartão de Pessoas Com Deficiência (PCD) para veículos, na Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil. O atendimento ocorre, das 8h às 13h, de segunda a sexta, no Centro Administrativo da Prefeitura, na Av. Brasil Prefeito Geraldo Pinho Alves 222, em Maranguape I. É preciso levar um documento original com foto, como Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de comprovante de residência e a Carteira de Identificação de Fibromialgia emitida pela Secretaria Municipal . O procedimento pode ser realizado online,pelo link para preenchimento do formulário de requerimento e envio de documentos: informações e orientações : https://forms.gle/69BzRQ5KnpzjrBS49. Informações: estrategicapaulistape@gmail.com.

 


Senac Recife oferece cursos de férias para crianças e adultos em diversas áreas

 


As férias de julho chegaram e o Senac Recife está com uma variedade de cursos rápidos para crianças e adultos explorarem seus talentos e adquirirem novos conhecimentos. Há opções para todos os gostos, com treinamentos nas áreas de beleza, comércio, gestão, artes, tecnologia, comunicação, saúde, gastronomia e produção de alimentos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pe.senac.br/cursos-2/. Para a garotada, o destaque é o curso Desenho . Ver informações completas e inscrições:Inscrições: www.pe.senac.br/cursos-2/

 


Saúde dos idosos ganha mais cuidados em Olinda

 

 

A Prefeitura de Olinda segue ampliando o acesso à saúde para os moradores da cidade e promove mais uma edição do Programa Olinda Mais Saúde. Desta vez, a iniciativa coordenada pela Secretaria de Saúde aconteceu na Associação dos Idosos de Ouro Preto, Rua F3, Ouro Preto COHAB. Durante a ação foram realizados mais de 200 atendimentos através da Diretoria de Atenção Básica. O programa é uma ação itinerante que tem por finalidade ampliar os serviços e atendimentos de saúde nos bairros. A população contou atendimentos gratuitos com avaliação médica, dentista, aferição de pressão arterial, exame de glicose, vacina Bivalente contra Covid-19, além de influenza, testagem para HIV/Sífilis e Hepatite e terapias integrativas.Também houve orientações da Caderneta da Pessoa Idosa, avaliação nutricional, além de encaminhamentos para realização de exames como mamografia e PSA.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar