Casos de sífilis e HIV/aids crescem entre homens jovens

 

Dados do Ministério da Saúde indicam que o país vem registrando sim queda nos casos de HIV/aids, mas não entre homens de 15 a 29 anos. Nesta faixa tem aumentado, chegando, em 2021, a 53,3% dos infectados de 25 a 29 anos. Os números registram crescimento dos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes. No mês em que se realiza a campanha Dezembro Vermelho, iniciativa de conscientização para a importância da prevenção contra o vírus HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que, se não tratadas, essas infecções podem causar lesões nos órgãos genitais, infertilidade, doenças neurológicas e cardiovasculares e até câncer como o de útero e de pênis. Ao longo de dezembro, a sociedade médica esclarece dúvidas envolvendo as ISTs por meio de live, posts e vídeos em seu perfil nas redes sociais (@portaldaurologia). Apesar de o SUS oferecer a vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura da segunda dose está em 27,7% entre os meninos. Já entre as meninas, a cobertura é maior: 54,3%, mas ainda longe dos 95% recomendados.

As ISTs podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Entre as mais comuns estão herpes genital, sífilis, HPV, HIV/aids, cancro mole, hepatites B e C, gonorreia, clamídia, inflamatória pélvica, linfogranuloma venéreo e tricomoníase. Algumas ISTs, em estágio inicial, são silenciosas, não apresentando sinais ou sintomas iniciais podem desaparecer espontaneamente, dando a falsa impressão de que a doença foi curada, o que pode atrasar o tratamento e agravar as complicações e as consequências, que podem ser infertilidade, câncer e até mesmo a morte. Entre os sintomas mais comuns estão: feridas, corrimento, verrugas, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. O uso do preservativo é a melhor prevenção, além da vacinação contra ISTs como HPV e hepatite. Dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids 2022 do Ministério da Saúde apontam que o número de infectados vem caindo, exceto entre os homens de 15 a 29 anos.

 

Alerta: Arroz branco provoca aumento de açúcar no sangue

 

 

O arroz branco é o acompanhamento mais clássico da nossa culinária, principal parceiro do feijão. No entanto, um estudo da Universidade de Harvard indica que ele pode não ser a opção mais saudável e que seus efeitos no organismo, principalmente no sangue, não são levados em consideração. O arroz branco é um produto refinado, já que, durante seu processo de industrialização, é retirada a casca, resultando na perda de fibras, minerais e vitaminas e preservando apenas o amido. Assim, é bastante rico em carboidratos: cada 100 gramas de arroz branco contêm de cerca de 28,2 gramas de carboidratos. O artigo da Universidade de Harvard destaca que a quantidade total de carboidratos em uma refeição ou lanche desempenha um papel fundamental nas variações do nível de açúcar no sangue. “Uma porção de arroz branco tem praticamente o mesmo impacto que consumir açúcar de mesa puro. Causa um aumento rápido e alto no açúcar no sangue”, diz o artigo. Com base nesta informação, os pesquisadores de Harvard realizaram um estudo que conclui aconselhando as pessoas com diabetes a evitarem este alimento, bem como outras opções que possam ter um efeito semelhante.

 

Salesiano conquista 4º e 5º lugar no Brasileiro de Seleções de Basquete

 

 

O último final de semana foi de disputa no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de basquete, na categoria sub-16 feminino e masculino, em Anápolis (Goiás). Os alunos do Colégio Salesiano Recife: Marília Gabriela Falcão Muniz, Kauã Rubem de Souza Moura, Guilherme Vinicius Marques da Silva e Roberto Figueiroa Mendes Xavier Filho foram convocados para participar da equipe pernambucana.


Ao todo, foram 10 seleções estaduais que garantiram a participação no torneio que vale o título do ano. Apenas duas avançaram para a final, que acontecerá entre os dias 21 a 26 de dezembro. Pernambuco garantiu o 4º lugar no feminino e 5º no masculino. “É muito satisfatório para nós, que coordenamos o basquete do Salesiano Recife, manter a constância de tantos anos com atletas no alto nível neste esporte. Temos estudantes que jogam a nível internacional, como um que foi 3º lugar no sul-americano na seleção brasileira este ano, e esses quatro alunos que representaram Pernambuco. Isso só reforça a força que temos no basquete”, afirma o coordenador de esportes do colégio, Guilherme Negreiros.

 

COP 28: Pernambuco ingressa no Consórcio Brasil Verde

 


O Governo de Pernambuco aderiu ao Consórcio Brasil Verde, iniciativa que reúne políticas conjuntas entre os estados para promover o desenvolvimento de cadeias econômicas, fortalecendo a governança socioambiental. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28),em Dubai.”O Nordeste brasileiro tem muito potencial, só precisamos ter a capacidade de nos unir para garantir os investimentos necessários. Investir em pesquisas, tecnologia e educação para que a gente possa ser o que o mundo espera de nós. Então é fundamental que os entes subnacionais possam colocar de maneira muito eficaz as suas metas e indicadores das iniciativas verde-econômicas e focar na nova matriz econômica que o mundo nos exige”, destacou Raquel . Consórcio Brasil Verde foi instituído em 2021 pela coalizão Governadores pelo Clima. O objetivo é promover ações de regeneração ambiental e proteção das populações mais vulneráveis dos riscos associados às mudanças climáticas. A partir do Consórcio, os estados participantes trabalham de maneira conjunta, fortalecendo a governança climática e buscando financiamentos internacionais para os projetos desenvolvidos. Participam do Consórcio Verde os estados do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal.

 

Yduqs se junta ao Pacto Global da ONU no Brasil e lança o Educa2030

 


O Pacto Global da ONU no Brasil anunciou dia 29/11, durante o 12º Fórum Global de Direitos Humanos, em Genebra, o lançamento do Movimento Educa2030, o 10º da estratégia Ambição 2030, criada para acelerar a Agenda 2030 da ONU, fazendo com que as organizações assumam compromissos públicos em metas ousadas e mensuráveis. O Movimento busca engajar as empresas com metas ambiciosas para o avanço da educação no Brasil, com foco no aumento da escolaridade da população, na inclusão produtiva de jovens e no aumento de mulheres em carreiras STEM (agrupamento de disciplinas educacionais em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Os grupos Yduqs e Globo são embaixadoras do movimento, que tem como parceiros a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e o Ministério do Trabalho e Emprego. “Queremos multiplicar, em nosso país, a transformação a que assistimos diariamente em nossas instituições de ensino, que é a educação gerando poder de autodeterminação, inclusão e cidadania”, diz Cláudia Romano, vice-presidente e head de ESG da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, organização que também irá atuar para trazer novas empresas para a agenda Educa 2030.

“O Educa2030 veio para contribuir com a promoção da universalização de uma educação diversa e alinhada à Agenda 2030 e de Direitos Humanos”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, que completa. “As empresas desempenham um papel fundamental em nossa sociedade e possuem uma responsabilidade significativa na promoção da educação, tanto ao considerar a estrutura de seus profissionais e negócios quanto ao impacto em seu entorno. Esta é uma pauta indispensável para o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico do país”. Os principais pilares deste movimento são a Escolaridade (possibilitar que os funcionários da empresa elevem sua escolaridade, oferecendo oportunidades facilitadas de conclusão do ensino médio, por exemplo, sobretudo entre grupos subrepresentados, como pessoas negras, mulheres e PCD, considerando operações e cadeia de valor); a Inclusão Produtiva (promover a inclusão produtiva de jovens de 14 a 29 anos, com foco na Lei da Aprendizagem); e Mulheres no STEM (impulsionar o desenvolvimento de mulheres em carreiras STEM). Recentemente, a Yduqs aderiu também aos movimentos “Raça é prioridade” e “Elas lideram”, ambos ligados à estratégia Ambição 2030, do Pacto Global da ONU.

 

Ivo Amaral Jr. participa do 7º Encontro dos Secretários-Gerais da OAB

 


Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), processos internos de forma eletrônica, compliance e formatação das eleições do sistema OAB, de forma online. Estes foram alguns dos temas debatidos no 7º Encontro dos Secretários-Gerais da OAB, realizado na quarta-feira (29), durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia, em Belo Horizonte, Minas Gerais.A OAB PE foi representada pelo secretário-geral Ivo Amaral Jr., que avaliou positivamente o encontro. “A nossa participação foi importante para otimizar todo o sistema da Ordem em Pernambuco, com diretrizes para enfrentarmos os desafios da advocacia no dia a dia e apostar ainda em novas tecnologias”, disse.A reunião foi conduzida pela secretária-geral do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Sayury Otoni que reafirmou que os secretários-gerais devem trabalhar fortemente para deixar um legado de excelência. Com a presença de 25 secretários-gerais e representantes das seccionais, o encontro foi marcado por agradecimentos e elogios à 24ª Conferência Nacional da Advocacia.

 

Governo do Estado abre mais 22 leitos em grandes emergências

 

 

Foram abertos esta semana, mais 22 leitos para a assistência de adultos em nosso estado. São dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Jesus Pequenino (HJP), em Bezerros, no Agreste, e outros 12 leitos de retaguarda de vascular no Hospital Geral de Areias (HGA), Zona Oeste do Recife. Só este ano foram 318 novos leitos, em Pernambuco, com o objetivo de reforçar a rede de saúde SUS.“Esses novos leitos se juntam a quase trezentos outros leitos abertos desde o início do ano e representam o esforço diário da gestão de ampliar e qualificar o atendimento à saúde de quem mais precisa. Os leitos de retaguarda abertos em Bezerros e no Recife buscam atender ao esforço de reduzir os impactos nos grandes hospitais”, afirma a governadora em exercício, Priscila Krause”.A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que os novos leitos vão reforçar a retaguarda de grandes hospitais do Estado. No HJP, os leitos foram instalados com equipamentos atuais, da mais alta tecnologia, e estão distribuídos de forma individualizada. Além disso, podem ser destinados para realização de hemodiálise. Os pacientes recebem os cuidados de equipe multidisciplinar especializada, de forma qualificada e humanizada. Com o acréscimo, a unidade hospitalar de Bezerros passa a contar com 20 leitos de UTI, que vão dar suporte à população do Agreste. Já no HGA, foram abertos seis leitos femininos e seis masculinos, que servirão com retaguarda para vascular.

 

Senac PE participa de festival1 gastronômico na 30ª Agrinordeste

 

 

Professores de Gastronomia do Senac Pernambuco participam a partir desde essa última quinta (30) do festival Sabor do Campo, uma das atrações da 30ª Agrinordeste. Durante o evento, que segue até domingo (3) no Centro de Convenções , eles se juntarão a chefs de outros Estados do país para realizar oficinas e aulas-show voltadas para culinária regional, churrasco, doces e confeitaria.O festival gastronômico será uma oportunidade de vivenciar a culinária regional sob a batuta de chefs talentosos e reconhecidos. Já no primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (30), o chef Heleno Junior, do Senac Recife, irá preparar uma deliciosa torta de doce de leite assado com castanha de caju caramelizada na cachaça. No mesmo dia, a chef Cris Barros, da Faculdade Senac, apresentará o doce patrimônio de Pernambuco: o bolo de noiva. Já no sábado (2), o chef Robson Lustosa, também da Faculdade Senac, mostrará todo o seu talento no preparo de um carré de cordeiro em farofa crocante de coquinho catolé com redução de café e purê de macaxeira. Em seguida, o chef Renan Yamashita, do Senac Recife, irá preparar um irresistível okonomiyaki sertanejo.

O festival gastronômico Sabor do Campo, da Agrinordeste, contará ainda com show de churrasco, com o especialista Mauro Carvalho (RS), harmonização de vinhos regionais do Vale do São Francisco, com André Guedes (RJ), cozinha do mangue de frutos do mar, com a chef Negralinda (PE), e o 15º Show de Lácteos, que reúne os melhores produtos da região em um concurso de queijos. A Agrinordeste é atualmente a maior feira do segmento , realizada pela Faepe, com patrocínio do Sebrae, Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco, Banco do Nordeste (BNB), Adepe, Bayer, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SAD) e apoio do Sistema OCB. Para participar da feira e conhecer a programação basta se inscrever no site agrinordeste.com.br.

Redação com veículos e assessorias- Fotos- Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar