Campanha “Feminicídio Zero” firma parceria com entidades e times de futebol

 

Vários setores do país se uniram à mobilização nacional permanente pelo Feminicídio Zero, nesta sexta-feira, numa iniciativa do Ministério das Mulheres em Brasília. O feminicídio, definido como o assassinato de mulheres em contextos de violência doméstica ou por ódio ao gênero feminino, é uma questão urgente que exige ação coordenada. Os parceiros desta campanha se comprometem a erradicar o feminicídio através de prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência de gênero, dentro de suas capacidades e áreas de atuação. Entre as ações previstas estão iniciativas no ambiente de trabalho e campanhas contínuas de conscientização dirigidas aos homens. Clubes de futebol como Flamengo, Corinthians, Vasco, Botafogo e Bahia são alguns dos parceiros que aderiram à campanha. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ressaltou a importância de envolver grandes times brasileiros, especialmente em face de dados alarmantes: uma pesquisa do Fórum de Segurança Pública e Instituto Avon revelou que, em dias de jogos, as agressões contra mulheres aumentam em 23,7%, e esse número sobe para 25,9% quando o time joga na cidade-sede.

 

 

Síndrome metabólica: doença pouco conhecida pode causar sérios danos à saúde

 

 

A síndrome metabólica, uma doença pouco conhecida, pode causar sérios danos à saúde. Segundo um estudo da Revista Ciência e Saúde Coletiva de 2020, 29,6% dos adultos brasileiros sofrem dessa condição, com prevalência acima de 40% em pessoas acima de 60 anos. O ortopedista Sormane Britto, especialista em metabolismo e fisiologia do esporte, alerta para essa condição que vai além da dificuldade de emagrecer, pois ela aumenta o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2. Fatores como pressão arterial elevada, altos níveis de glicose, gordura abdominal e colesterol anormal estão envolvidos. Devido à ausência de sintomas claros, o diagnóstico precoce é fundamental. “As pequenas mudanças no estilo de vida, como adotar uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e controlar o estresse, podem fazer uma grande diferença na prevenção e controle da síndrome”, alerta o especialista.

 

Evento discute os riscos da exposição nas redes sociais

 

 

No próximo dia 30 deste mês, o Ponto Cidadão, projeto social que promove a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica em Igarassu, região metropolitana do Recife, realizará sua 18ª Feira de Tecnologia. Este ano, o evento terá como foco o tema “O Impacto da Exposição nas Redes Sociais”, escolhido com o objetivo de mostrar os riscos da exposição virtual sem limites, que são capazes de impactar diretamente na empregabilidade.Além da realização de palestras em torno da temática, o assunto também será trabalhado através de peças teatrais, exibição de documentários, realização de um quiz para testar o conhecimento de quem for à feira, e uma sala de jogos, com as criações dos próprios alunos com base no tema desta edição. O evento vai contar também com a demonstração de jogos desenvolvidos pela turma de programação. Conduzido pela professora Eduarda Balbino com auxílio dos jovens, o evento é gratuito e aberto ao público e acontecerá na sede do Ponto Cidadão, no centro de Igarassu, das 9h às 16h. O Ponto Cidadão é um projeto idealizado com iniciativa da Itamaracá Transportes, desde 2004, contando atualmente com apoio voluntário de outras empresas.

 

 

Lançamento literário comemora 150 anos da imigração italiana no Brasil

 

 

Em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, no dia 30 de agosto, o Auditório Dom Helder Câmara, localizado na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), receberá o lançamento da obra “Memória dos 150 anos da imigração italiana no Brasil”. O evento terá início às 18h30 e propôs-se a apresentar ao público uma antologia que homenageia a rica herança cultural italiana no país. A obra é fruto de uma colaboração entre a Editora Inhouse e o Comites Nordeste – Comitê dos Italianos Residentes no Nordeste, com o apoio cultural do Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco. A antologia ganhou forma sob a organização da Presidente do Comites Nordeste, Maria Carolina Russo, da Conselheira Gabriela Weber Buonocore, e do editor da Editora Inhouse, Márcio Martelli.Em suas 274 páginas o livro presta uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, por meio da colaboração de 42 escritores de todo o Brasil os quais contribuíram com relatos e memórias dos descendentes daqueles que, em busca de uma vida melhor, deixaram sua terra natal para contribuir na formação do Brasil. O evento será aberto ao público.

 

 

Últimos dias de inscrições do Programa de Trainee exclusivo para pessoas negras

 

 

Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para o processo seletivo da quarta edição do Programa Trainee 2025 da Yduqs – uma das maiores organizações do setor de Educação do país – voltado exclusivamente para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas. Serão oferecidas vagas para diversas áreas de formação, destinadas a concluintes ou recém-formados, de dezembro de 2021 a dezembro de 2024, de qualquer região do Brasil, desde que tenham mobilidade e disponibilidade para residir no Rio de Janeiro. Os interessados poderão fazer suas inscrições ou cadastros por meio do link https://traineeyduqs.gupy.io/. O processo seletivo avaliará a capacidade analítica e habilidades comportamentais dos candidatos, sem a necessidade de conhecimento de Excel e inglês. Após a contratação, os trainees poderão ser direcionados para posições estratégicas na organização, além de um salário compatível com o mercado, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios.

 

 

Filmes “É Assim que Acaba” e “Harold e o Lápis Mágico” ganham sessões inclusivas na Cinépolis do Shopping Guararapes

 

 

A Cinépolis do Shopping Guararapes promove mais duas edições das Sessões Inclusivas Adaptadas em agosto, proporcionando uma experiência cinematográfica acessível para todos. As sessões acontecerão nos dias 24 e 31 de agosto, com filmes para diferentes faixas etárias. O ambiente será adaptado com som reduzido, luzes suaves e liberdade de movimentação, atendendo às necessidades de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e outras condições especiais. Neste sábado,dia 24, o público infantojuvenil terá a oportunidade de assistir ao filme “É Assim que Acaba”, uma adaptação do best-seller de Colleen Hoover que acompanha Lily Bloom, uma jovem determinada a superar seu passado.Já no dia 31, próximo sábado, a Sessão Inclusiva Adaptada será voltada para o público infantil, com a exibição do filme “Harold e o Lápis Mágico”. Baseado no clássico livro infantil de Crockett Johnson, o filme segue as aventuras de Harold, um garoto imaginativo que explora mundos incríveis com a ajuda de seu lápis mágico, capaz de desenhar e dar vida a tudo o que ele imagina.

 

Oswaldo Montenegro celebra meio século de música com show no Teatro Guararapes

 

 

O cantor e compositor Oswaldo Montenegro prepara-se para retornar aos palcos de Pernambuco com uma nova turnê que celebra seus 50 anos de carreira. O show, marcado para o dia 22 de novembro, às 21h30, no Teatro Guararapes, promete uma experiência inesquecível para o público. Com ingressos variando entre R$80 e R$240, já disponíveis no site www.cecontickets.com.br e nas bilheterias do teatro, o espetáculo será acessível e inclusivo, contando com intérpretes de libras e audiodescrição.A apresentação, que já percorreu várias cidades do Brasil, faz uma profunda imersão na carreira de Montenegro, combinando música e conteúdo visual que destaca as cinco décadas de sua história artística. Além de clássicos como “Bandolins”, “A Lista” e “Lua e Flor”, o público será presenteado com novas composições como “Lembrei de Nós” e “O Melhor da Vida Ainda Vai Acontecer”, todas acompanhadas por projeções que revelam as origens e inspirações das canções. O show também conta com a presença da flautista Madalena Salles e do multi-instrumentista Alexandre Meu Rei.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar