Campanha alerta para relação entre abuso de álcool e a violência contra a mulher



Uma campanha de conscientização que aborda a relação entre o consumo abusivo de álcool e a violência contra a mulher, foi lançada pelo governo federal. Com o mote “Violência contra a mulher não faz parte do jogo”, a campanha passou a ser exibida nas redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública antes dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, como aconteceu na noite dessa sexta-feira na partida entre Brasil e Haiti.A ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e pela Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, e integra o Pacto Brasil Contra o Feminicídio.Estudos que embasam a campanha apontam que uma em cada três mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de violência, e, em dias de jogos, as ameaças aumentam 24%.Nesse cenário, mulheres cujos parceiros fazem uso abusivo de álcool têm mais do que o dobro de risco de sofrer violência doméstica.A mensagem de prevenção à violência contra a mulher também está sendo divulgada por bares e restaurantes parceiros da iniciativa.O serviço Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma gratuita.

 

Circuito do Milho do São João de Olinda 2026 leva forró pé de serra a feiras e mercados



Milho, forró e tradição nordestina estarão lado a lado em mais uma edição do Circuito do Milho, que integra a programação do São João de Olinda 2026.Nesta segunda 22 e terça 23 de junho, feiras e mercados da cidade receberão apresentações de forró pé de serra nos principais corredores de comercialização do produto, fortalecendo uma tradição que movimenta a economia local durante o período junino.A programação será realizada na Feira de Rio Doce, Mercado de Peixinhos, Mercado de Sítio Novo e Feira de Tabajara.Os polos de Rio Doce e Peixinhos terão atrações musicais nos dois dias do evento, enquanto Sítio Novo e Tabajara contarão com apresentações no dia 23. Em todos os locais, os shows acontecerão das 10h às 12h e das 14h às 16h.

 

MEC encerra hoje o prazo para pagamento da inscrição do ENEM 2026



O prazo para  pagamento da taxa de inscrição do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, de 2026, termina nesta segunda-feira, 22 de junho.A taxa de inscrição custa R$ 85, e a Guia de Recolhimento da União para pagar o valor é gerada na página enem.inep.gov.br/participante.O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou em aplicativos bancários, por Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança.Segundo o MEC, a quitação da taxa é o que garante a participação dos candidatos não-isentos no exame.A aplicação das provas do Enem 2026 acontece nos dias 8 e 15 de novembro.O resultado do exame permite que o candidato concorra a vagas em instituições de Ensino Superior por meio de programas federais.Pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, o participante disputa o acesso a universidades públicas em todo o país.Ele pode também concorrer a bolsas integrais ou parciais de estudo em faculdades privadas com o Prouni, o Programa Universidade para Todos.E, ainda, financiar a graduação na Educação Superior usando o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.E o exame também permite certificar a conclusão do Ensino Médio para os candidatos com 18 anos de idade completos e que alcançaram a pontuação mínima exigida.

 

Recife realiza 21º São João 60+ nesta segunda-feira no Classic Hall



Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ), vai realizar o 21º São João 60+. A festa vai ocorrer no Classic Hall, a partir das 13h. A entrada é gratuita e para participar, basta chegar. Entre as atrações, o público presente vai poder conferir Fabiana Pimentinha do Nordeste, Carlinhos Monteverde, além de quadrilhas juninas e trio pé de serra. A Rainha e o Rei 60+, eleitos no último dia 9 de junho, participarão da programação e serão oficialmente coroados. As novas majestades são Maria das Dores, de 92 anos, a mais velha entre as candidatas, do Grupo Vitalidade do Sesc de Casa Amarela; e Ivan Ribeiro, 70 anos, do Grupo 50+ Santos Dumont.A expectativa é que mais de 7 mil pessoas compareçam ao festejo junino. O São João 60+ deve receber integrantes dos diversos grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios, além dos usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, equipamento gerido pela SDHJ.O evento contará com o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).

 

Senac Paulista celebra o São João com show gratuito do Quarteto do Forró



O ritmo do forró vai tomar conta do Senac Paulista na próxima segunda-feira (22). Embalado pelo clima junino, a instituição realiza uma nova edição do projeto SenaCultural, que recebe o Quarteto do Forró para um show gratuito, a partir das 19h, no auditório da unidade. A apresentação promete reunir clássicos do gênero em uma noite de celebração das tradições do São João e da cultura popular nordestina.Aberto ao público, o evento convida a comunidade para vivenciar um repertório marcado por grandes sucessos do forró. Além de ampliar o acesso à cultura, o SenaCultural busca aproximar artistas locais da comunidade e transformar o Senac em um espaço de convivência, formação e incentivo às manifestações artísticas.Realizado mensalmente, o projeto está na sua terceira edição.

Redação com assessoria Foto: arquivo

e-mail: redacao@blogdellas.combr

Compartilhar