Câmara amplia o direito da mulher a acompanhantes em exames e consultas

 

A Câmara aprovou as emendas do Senado ao PL 81/22, do deputado licenciado Júlio Cesar Ribeiro, que garante às mulheres o direito de levar acompanhante durante as consultas e exames. A exceção é para atendimentos realizados em centros cirúrgicos e de terapia intensiva que possuam restrições de segurança. O projeto será enviado à sanção presidencial. O direito a acompanhante já é garantido para o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, conforme a Lei Orgânica da Saúde. O projeto aprovado estabelece que toda mulher tem o direito de ser acompanhada por pessoa maior de idade durante consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, independentemente de notificação prévia. O acompanhante será de livre indicação da paciente ou, nos casos em que ela esteja impossibilitada de manifestar sua vontade, de seu representante, e está obrigado a preservar o sigilo das informações de saúde no atendimento.

A proposta prevê: no caso de atendimento que envolva qualquer tipo de sedação, caso a paciente não indique acompanhante, a unidade de saúde indicará pessoa para acompanhá-la, preferencialmente uma profissional de saúde do sexo feminino; a paciente poderá recusar o nome indicado e solicitar outro, independentemente de justificativa; a eventual renúncia da paciente a acompanhante durante sedação deverá ser feita por escrito, após o esclarecimento dos seus direitos, com no mínimo 24 horas de antecedência, assinada por ela e arquivada em seu prontuário; as unidades de saúde de todo o país ficam obrigadas a manter, em local visível de suas dependências, aviso que informe sobre o direito de acompanhante; em casos de urgência e emergência, os profissionais de saúde ficam autorizados a agir na proteção da saúde e da vida da paciente, ainda que na ausência do acompanhante.

 

 

Wasabi pode melhorar cognição de idoso

 

 

O wasabi, aquela pastinha verde que acompanha sushis e makis, pode melhorar alguns tipos de função cognitiva em pessoas com mais de 60 anos. É o que aponta um novo publicado na revista científica Nutrients. O trabalho, feito por pesquisadores japoneses, aponta que a ingestão do tempero melhora a memória de longo e curto prazo em adultos mais velhos. Wasabi é um tipo de planta que cresce no Japão e no Extremo Oriente Russo. Os benefícios para a cognição vêm do 6-metil sulfonil hexil-isotiocianato (6-MSITC), um composto bioativo com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, que retardam os danos às células, garantindo uma maior proteção. “Estudos anteriores sugeriram que os antioxidantes e anti-inflamatórios têm um papel importante na saúde cognitiva dos adultos mais velhos”, escrevem os pesquisadores japoneses no artigo. “Portanto, espera-se que o 6-MSITC tenha um efeito positivo no desempenho cognitivo em adultos mais velhos”.Mais recentemente, houve rumores de que o wasabi ajuda nas habilidades cognitivas devido ao seu suposto efeito calmante no cérebro. Por causa disso, agora é vendido como suplemento em muitas lojas de produtos naturais. Neste novo estudo, a equipe de pesquisa montou um experimento para descobrir se tais afirmações são verdadeiras.

 

 

“Uma Noite Em Ritmo Quente” volta ao Teatro RioMar

 

 

O espetáculo de teatro e dança “Uma Noite em Ritmo Quente” está de volta ao Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife. A montagem motiva o público a reviver o filme Ritmo Quente (Dirty Dancing), que bateu recordes de bilheteria e se tornou um dos maiores clássicos do cinema. Serão duas apresentações no próximo sábado, dia 11 de novembro, às 17h e 20h. Vencedor do Oscar e Globo de Ouro em Melhor Canção Original com “I’ve Had The Time of My Life”, Ritmo Quente (Dirty Dancing) mostra a história da jovem Baby. Em férias com sua família, ela se apaixona pelo instrutor de dança Johnny no hotel onde está hospedada. Apesar da censura dos pais, a paixão pela dança e o amor inesperado conquistaram o coração do público. Agora, a produção cearense traz de volta para o Teatro RioMar essa emocionante história em um espetáculo dirigido por Karla Karenina, roteirizado por Fernanda Zeballos e Iuri Cintra e idealizado e protagonizado por Diego Borges. Em sua temporada de estreia, o espetáculo girou por quatro grandes teatros (Teatro RioMar Fortaleza, Teatro RioMar Recife, Teatro Municipal São José e Theatro José de Alencar), arrastando uma legião de fãs e lotando casa em todas as sessões realizadas. Os pedidos nas redes sociais não param e, por isso, será realizada uma nova temporada de final de ano.Os ingressos custam a partir de R$ 35 e podem ser adquiridos no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br).

 

 

13º: Planejar e poupar são ações recomendadas

 


A primeira parcela do 13º está prevista para ser depositada na conta de trabalhadores, com contrato de trabalho regido pela CLT, de todo o Brasil, no dia 30 de novembro. O dinheiro é bastante aguardado pelos brasileiros, com a proximidade das festas de final de ano. Contudo, apesar do dinheiro ser positivo, visto como uma renda extra que pode ser usada para comprar algum produto desejado pelo trabalhador ao longo do ano, mas não teve a oportunidade, deve-se ter cautela e planejamento antes de gastar.Por isso, o ideal é desde já começar a planejar e sempre utilizar a prudência nos gastos financeiros. É preciso lembrar, também, que em janeiro virão os boletos referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), escola, férias e outros gastos necessários e previstos. Assim, para que o planejamento seja feito, o primeiro passo a ser dado é fazer uma lista do que a pessoa precisará pagar até o dia 30 de dezembro e outra daquilo que gostaria de comprar, caso esse valor estivesse disponível. “Pense: o que eu preciso pagar? Que não deve fazer parte de minha vida financeira em 2024; o que eu preciso comprar efetivamente no final do ano? Os gastos realizados com as festas e quanto eu devo e consigo reservar para despesas futuras”, explica a economista e professora do UNIFG, Lytiene Rodrigues.Outra possibilidade é poupar o dinheiro para que, em uma eventualidade, tenha o valor à disposição. Uma forma é aplicar o dinheiro na poupança. Importante pensar qual valor será reservado. Se for um valor alto, pode-se buscar outros tipos de aplicações financeiras mais rentáveis, como o Tesouro Direito. Geralmente, essas opções de aplicações exigem que o dinheiro fique investido durante um período e não pode ser sacado.

 

 

Setor de eventos apresenta saldo positivo

 


O setor de eventos de cultura e entretenimento continua sendo um dos maiores geradores de empregos no país, apontam os dados do Radar Econômico, estudo realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE com base em dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência. No saldo acumulado entre janeiro e setembro de 2023, o segmento teve um crescimento de 34,8%, enquanto outras áreas como agropecuária (- 9%), construção civil (-14,6%) e serviços (26,5%) registraram um decréscimo, comparado ao mesmo período do ano passado. A média nacional, envolvendo todas as atividades econômicas, foi de queda: – 26,6%. O índice foi impulsionado pelo desempenho do core business do setor, que abrange atividades como organização de eventos; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; atividades de recreação e lazer; e produção e promoção de eventos esportivos. Foram geradas 19.422 vagas de empregos, com crescimento de 35% sobre mesmo período de 2022 (14.389). Só no mês de setembro foram mil vagas.Destaque para o segmento de organização de eventos (exceto culturais e esportivos): a atividade teve um incremento de 90% no número de vagas geradas no período (14.548 em 2023 e 7.643 em 2022).

 


Olinda I: Odontomóvel visita Alto da Bondade, Vila Popular e Sítio Novo

 


O Odontomóvel, da Prefeitura de Olinda, segue oferecendo atendimento odontológico gratuito em diversos bairros. Até a próxima quinta-feira (9), a unidade móvel irá beneficiar os moradores do Alto da Bondade, Vila Popular e Sítio Novo. O trabalho inicia sempre às 8h, com atendimento por ordem de chegada.O projeto promove atendimentos gratuitos voltados à saúde bucal dos moradores, de forma itinerante na cidade. Entre os serviços ofertados estão: restauração em resina, raspagem corono-radicular, profilaxia, aplicação de flúor e selante, exodontia simples e dessensibilização dentinária. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, foi criada para encurtar distâncias, possibilitando o maior cuidado e ampliando o bem-estar.

 


Olinda II: Mutirão de serviços de saúde e cidadania com o TJPE

 


A Prefeitura de Olinda oferta serviços gratuitos de cidadania e saúde, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Fórum de Olinda, localizado na Av. Pan Nordestina S/N. Os serviços são gratuitos e começam a funcionar, a partir das 8h, com iniciativa conjunta das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Mobilidade e Segurança Cidadã. Entre os serviços oferecidos estão: Mamografia; Odontologia; Atendimento Médico; Aferição de Pressão e Glicemia; Vacinação contra Covid-19, Gripe, Tétano e Febre Amarela, além de Avaliação Nutricional; Assistência Jurídica; Emissão de cartões de estacionamento para pessoas idosas e com deficiência=; Credenciamento no CRAS; e Atendimento Procon.

 


MRV adere ao ‘Movimento + Água!’ do Pacto Global da ONU

 


A MRV, empresa do grupo MRV&CO, acaba de assinar carta compromisso do ‘Movimento +Água’, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil para a aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil. Ao fazer parte do movimento, a organização reforça seu comprometimento em contribuir individualmente e coletivamente para esse objetivo.

Em 2022, 32%, dos R$235 milhões investidos pela MRV em obras de infraestrutura urbana nas regiões em que atua, foram empregados para saneamento básico e estrutura de acesso à água de qualidade e esgotamento sanitário eficiente. O uso consciente da água é destaque nas diretrizes da Política de Sustentabilidade da empresa. Com isso, o grupo atua fortemente em iniciativas de reuso e redução do consumo de água em suas operações. Em 2022, por exemplo, as iniciativas de reaproveitamento nas obras propiciaram um volume de reutilização de 722,3 m3 de água.“Buscamos ir além dos muros de nossos empreendimentos e não apenas entregar apartamentos de qualidade aos nossos clientes, mas impactar toda a vizinhança de nossos condomínios, por meio de uma urbanização com responsabilidade social e sustentabilidade. Ao participarmos e apoiarmos o ‘Movimento + Água!’ reafirmamos nosso compromisso de deixar um legado para a população das regiões onde atuamos”, afirma Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO e um Líder com ImPacto.Mais do que um posicionamento público, o ‘Movimento +Água’ propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas, defendendo a definição de metas como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, avançando no ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

 

Juana Moura: Coleção comemora 18 anos da marca

 

 

A marca de acessórios Juana Moura completa 18 anos e celebra a sua maioridade com clientes e parceiras com o lançamento de sua coleção comemorativa CIGANAS DO MAR. Uma coleção de acessórios de moda hypada inspirada na força misteriosa da natureza e do feminino através das formas, materiais e cores. Com um styling descontraído que evoca a estética Boho chic com sofisticação e uma seleção de peças que conta com colares, pulseiras, brincos, bolsas, sandálias, lenços, itens de roupas descoladas. Muitas sobreposições e misturas que combinam designs, cores, tamanhos e formas diferentes tornam a estética que prioriza autenticidade e liberdade na maneira de se vestir.A designer Juana Moura vem construindo, ao longo dos anos, uma maravilhosa forma de destacar a beleza e o feminino através das suas criações e o envolvimento de as suas clientes que as fazem sentir parte desta celebração. “Brindar a maioridade da marca com a chegada do verão é uma forma poética e otimista de celebrar um novo capítulo na história da Juana Moura”, diz a designer da marca.

 

 

Alerta: Automedicação e organização nos remédios dos idosos

 

 

Com a chegada dos 60 anos é comum o aparecimento de doenças crônicas e perda cognitiva progressiva, tornando frequente a automedicação, o que exige atenção, cuidado e organização dos medicamentos para o uso seguro. Nem sempre o paciente possui habilidade para gerenciar a farmacoterapia prescrita sozinho. Esquecer, tomar a dose mais de uma vez, trocá-la por outro medicamento, são erros comuns entre os idosos que fazem uso diário de medicamentos. Esses erros podem gerar riscos à saúde, atrapalhar o tratamento do paciente e dificultar o controle de doenças crônicas. Quando associado as medicações de uso diário com automedicação os riscos aumentam muito. Juliana Veríssimo, farmacêutica e professora da Estácio alerta: “ Existem ferramentas para ajudar no gerenciamento dos medicamentos. São aplicativos de celular, alarmes, tabelas coladas em local visível, etiquetas nas embalagens e caixas organizadoras, que podem ser utilizadas até que o paciente encontrar a alternativa que melhor atende a rotina diária. Não recomendamos retirar os medicamentos da embalagem original e da cartela, para não o confundir ou, expor o medicamento a condições que possa comprometer a qualidade”,diz.Embora 35% dos remédios adquiridos no Brasil sejam através de automedicação, não é aconselhável que o idoso os utilizem sem orientação, pois com o avanço da idade, situações de debilidade física e cognitiva, além das doenças crônicas que surgem de forma progressiva, torna arriscado ingerirem a dose sozinhos, mesmo quando prescritos. Alguns medicamentos como a insulina, uma medição injetável, possui cuidados rigorosos para evitar riscos como hipoglicemia (queda abrupta da glicemia) que, em casos graves, o paciente pode perder a consciência. De acordo com a Fiocruz, através das estatísticas do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, 27% das intoxicações no Brasil, e 16% dos casos de morte por intoxicações são causados por medicamentos.

 


Homenagem

 

 

No XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, no Rio de Janeiro, o cirurgião Walter França recebeu do palestrante Fernando de Barros certificado de menção honrosa pelos seus relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cirurgia bariátrica no Brasil.

Redação com veículos e assessorias- Fotos-Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar