Brasileiros preferem praias e destinos nacionais para viagens em 2025

 

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e pela Nexus Pesquisa revela que as praias são as atrações turísticas favoritas dos brasileiros, escolhidas por 35% da população como destino de viagem. Em segundo lugar aparecem opções ligadas à natureza e ao ecoturismo (16%), seguidas por atrações culturais e históricas (7%) e atividades de saúde e bem-estar (7%).O levantamento, intitulado Tendências de Turismo Verão 2025, ouviu 5.542 pessoas de todo o país entre 14 e 28 de outubro de 2024, a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência. Os fatores decisivos para a escolha dos destinos incluem belezas naturais (23%), preços acessíveis (16%) e a possibilidade de reencontrar amigos e familiares (12%). Redes sociais como Instagram, TikTok e Facebook são as principais fontes de informação para definir roteiros, citadas por 47% dos entrevistados. Opiniões de amigos e familiares (37%) e sites e blogs de turismo (22%) também são relevantes. O estudo mostrou que 61% dos brasileiros fazem pelo menos uma viagem de lazer por ano, com 33% viajando uma vez, 22% de duas a três vezes e 6% quatro vezes ou mais. Além disso, 63% dos entrevistados optariam por destinos nacionais, mesmo com todas as despesas de uma viagem pagas.

 

 

Marinha do Brasil abre navios para visitação pública gratuita no Porto do Recife

 

 

O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” e a Fragata “Independência”, que atracarão no Porto do Recife por ocasião da Operação “ASPIRANTEX-2025”,estarão abertos à visitação pública gratuita nesta sexta-feira (17) e neste sábado (18), no período de 9h às 16h. Para ter acesso às embarcações, os visitantes devem preencher o formulário de inscrição para agendamento prévio, que será disponibilizado nos sites da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) e nas redes sociais do Porto de Recife e apresentar-se no dia escolhido com documento de identificação com foto. A Operação Aspirantex 2025 tem por objetivo incrementar o adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, colocando em prática treinamentos de guerra, por meio de diversos exercícios e adestramentos, e contribuir para a familiarização de 209 Aspirantes da Escola Naval, futuros Oficias, com a vida ao mar.

 

Alerta: gestante tem estabilidade garantida, mesmo durante o contrato de experiência

 

 

A legislação trabalhista brasileira estabelece que, em determinadas situações, o empregado tem direito a uma estabilidade provisória no emprego. Contudo, o tema da estabilidade durante o contrato de experiência tem gerado controvérsias jurídicas. Embora exista um debate sobre a aplicação dessa estabilidade no período de experiência, é importante notar que o entendimento majoritário na jurisprudência atual é de que o empregado goza de estabilidade provisória, mesmo quando contratado por prazo determinado, como é o caso do contrato de experiência. A estabilidade temporária, em casos de gravidez, respaldado pela Súmula 244 do TST, tem sido interpretada pela maioria dos tribunais como aplicável mesmo no âmbito do contrato de experiência. Embora algumas decisões pontuais sugiram o contrário, a tendência atual é de que o vínculo de experiência não afasta a garantia de emprego nesses casos específicos, desde que o empregador não tenha comprovado justificativa de rescisão do contrato dentro dos limites legais. Embora o posicionamento atual majoritário seja pela estabilidade, ainda existem situações em que a questão é judicializada, o que pode gerar incertezas jurídicas e riscos para as empresas. Em razão disso a advogada trabalhista, Fernanda Luísa Gomes, do escritório Martorelli Advogados, recomenda que “As empresas prezem pela resolução do caso adotando uma postura preventiva, para isso orientamos que seja estendido o contrato, evitando eventuais questionamentos, ou que, em caso de impossibilidade, seja paga a indenização substitutiva. Essa abordagem visa não apenas evitar a judicialização, mas também proteger a empresa de futuras demandas relacionadas à estabilidade”.

 

 

Prazo para solicitar ou renovar financiamento estudantil no BNB vai até 27 de fevereiro 

 

 

Os estudantes interessados em solicitar ou renovar o crédito no âmbito do Programa de Financiamento Estudantil (FNE P-Fies), no Banco do Nordeste (BNB), têm até o próximo dia 27 de fevereiro para realizar o cadastro. Os formulários e links para a solicitação estão disponíveis no site da instituição na Internet. O P-Fies financia estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). As instituições de ensino também precisam possuir convênio com o Banco.Para 2025, o Banco do Nordeste está disponibilizando R$ 29 milhões, sendo R$ 513 mil para contratações em Pernambuco. O programa P-Fies utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).O prazo de pagamento total chega até três vezes o tempo de duração do curso e as prestações mensais equivalem a 35% do valor da mensalidade mais juros, sem carência.

 

 

Curso gratuito da Fundação Bunge para padeiros e confeiteiros tem inscrições abertas no Recife e mais quatro cidades do país

 

 

De 15 a 29 de janeiro, jovens de baixa renda de 18 a 29 anos podem se inscrever para as novas turmas do De Grão em Pão, projeto da Fundação Bunge que oferece cursos gratuitos de panificação e confeitaria. Neste ano, além de São Paulo (SP), Duque de Caxias (RJ) e Recife (PE), a iniciativa chega a duas novas cidades: Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), com turmas específicas para cada uma das especializações, em parceria com o Senai. Para concorrer a uma vaga, os interessados devem preencher o formulário referente à sua cidade disponível no site da Fundação Bunge. O anúncio dos selecionados será realizado em 24 de fevereiro, também no site. Ao final do curso, todos receberão propostas para trabalhar em padarias com carteira assinada, com salários compatíveis com o mercado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), há 140 mil vagas abertas para trabalhar em padarias no Brasil, sendo a maioria delas para atuar como padeiros, salgadeiros e confeiteiros.

 

 

Olinda recebe edição especial do FECOART que conta com shows gratuitos

 

 

Olinda recebe, neste sábado (18), a edição especial do Festival Cultural Olinda Arte (FECOART). O evento reúne microempreendedores nos segmentos do artesanato, gastronomia, moda, plantas ornamentais, cervejas artesanais, além de espaços kids e para pets. O espaço será montado na Praça do Carmo, das 15h às 21h, e conta com o apoio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo do município.Os visitantes vão poder conferir uma programação de shows gratuitos com atrações como a cantora Dany Myler, as bandas Prakatá e Capim Santo, além de Carranza e Eduardo Rossi. Este é mais um evento que estimula os artesãos locais e aquece a economia criativa da cidade.

Redação com assessorias e veículos – Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipojuca (PE)
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar