Brasil discute novas regras para a indicação de cirurgias bariátricas

 

O ano de 2023 promete mudanças importantes para a cirurgia bariátrica no Brasil. É que as regras para indicação dessa cirurgia, que tem como seu maior objetivo o tratamento da obesidade grave ou mórbida irão passar por inovações país. As novas diretrizes, que já estão em fase de discussão no Conselho Federal de Medicina (CFM), deverão ampliar os critérios de indicação do procedimento cirúrgico para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC), a partir de 35 kg/m², sem a presença de qualquer tipo de doença relacionada. Essa novidade já foi definida e publicada pela Federação Internacional para a cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), que representa 72 associações e sociedades nacionais em todo o mundo e, também, pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica. Aqui no Brasil, mesmo após o importante aval do CFM, as regras ainda precisam ser aprovadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que, assim, possam ser postas em execução. Atualmente, as bariátricas podem ser feitas em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35, desde que tenham doenças metabólicas e outras associadas ao excesso de peso e em pacientes com IMC acima de 40 sem outras doenças correlatas.

“Já se passaram mais de 30 anos desde que houve consenso sobre a indicação dos parâmetros da cirurgia bariátrica, em 1991 e, de lá para cá, diversos estudos de alta qualidade já foram realizados. Hoje, pelo que se vê, as atuais práticas não mais representam a nossa realidade atual, sobretudo por conta do avanço de nossas tecnologias e pelo crescimento da obesidade no Brasil”, explica o cirurgião bariátrico Walter França.De acordo com ele, é extremamente urgente e necessários o apoio de todos os organismos e entidades da sociedade civil que defendem a cirurgia bariátrica como sendo tratamento eficaz para o combate a obesidade e suas doenças correlatas, a exemplo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. “Atualmente, vejo a cirurgia bariátrica como o procedimento mais eficaz para combater a obesidade em seus níveis mais graves. Por isso, neste ano que se inicia, é extremamente importante ampliarmos ainda mais o debate sobre este tema no Brasil e garantir que a indicação para a cirurgia da obesidade possa acompanhar os mesmos parâmetros definidos internacionalmente”, ressalta o especialista.


Além disso, o cirurgião Walter França lembra que a cirurgia metabólica, outro procedimento semelhante a bariátrica, mas que tem como meta principal o tratamento de doenças metabólicas, entre elas, a diabetes também deve sofrer alterações, podendo ser indicada para pacientes com diabetes fora do controle e que tenha IMC maior que 30. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, durante a pandemia, além do aumento da obesidade, houve uma queda no número de cirurgias bariátricas no Brasil, devido a suspensão dos procedimentos, o que fez ampliar as filas de espera em muitos estados. Os dados mostram que as doenças relacionadas à obesidade são responsáveis por mais de 4,7 milhões de mortes em todo mundo anualmente e metade delas ocorre entre pessoas com menos de 70 anos de idade. Além do excesso de peso e das doenças relacionadas à saúde como o diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, a obesidade também pode até ocasionar risco de câncer se não houver o tratamento de controle adequado.

 


Alzheimer: Reposição hormonal pode reduzir risco para mulheres

 

 

Estudo publicado na Alzheimer’s Research y Therapy mostrou que fazer terapia de reposição hormonal pode reduzir o risco de Alzheimer em mulheres que possuem o gene APOE4, ligado a doença. A pesquisa, que foi feita a partir de exames de mulheres com mais de 50 anos que iniciaram a reposição hormonal sem terem o diagnóstico de demência, é uma fase inicial, mas considerada promissora no sentido de buscar formas de prevenir a doença. Estudos já haviam mostrado que o risco de demência é maior em mulheres do que em homens e que a queda do estrogênio durante a menopausa é um dos possíveis fatores que aceleram o desenvolvimento da doença. Nesta nova pesquisa, os cientistas buscaram analisar se a reposição hormonal do estrogênio durante a menopausa em mulheres portadoras do APOE4 diminui as chances delas desenvolverem Alzheimer. Estima-se que uma a cada quatro mulheres tenham o gene.

No Brasil, 1,2 milhão de pessoas vivem formas de demência e100 mil novos casos surgem anualmente , segundo o Ministério da Saúde. A doença, causada pela degeneração e morte de células cerebrais, é irreversível e progressiva. A prevenção é o melhor caminho. A ciência ainda não encontrou fórmulas eficazes de inibir o o Alzheimer. Até então, o que se sabe é que manter a mente ativa, ter vida social ativa, bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas pode ajudar a retardar a doença. A descoberta sobre a ligação da doença com o estrogênio, hormônio que tem funções neurológicas, deve guiar novas pesquisas ao longo dos próximos anos. Pesquisa da Universidade de East Anglia analisou estudo de saúde cerebral já em andamento do Consórcio Europeu de Prevenção da Demência por Alzheimer. Ao todo, foram analisados os cérebros de 1.906 pessoas (1.178 mulheres) com mais de 50 anos em 10 países que não sofriam de demência quando ingressaram no projeto. Todos passaram por testes cognitivos e exames de ressonância e de volumes cerebrais e foi possível perceber que as mulheres em terapia de reposição do estrogênio perdido na menopausa para controlar os sintomas deste período de mudanças hormonais , tiveram melhores índices de saúde neurológica, melhor memória, melhor função cognitiva e maiores volumes cerebrais ao longo do tempo.

 


Como evitar erros ao procurar empregos pela Internet

 

 

Quem está à procura de oportunidade no mercado de trabalho deve ficar atento não apenas a empresas que estão contratando. Além de sair de casa para distribuir currículo, pode ser mais proveitoso usar recursos tecnológicos e apostar em networking e plataformas de vagas. Mas, esse método requer alguns cuidados. Larissa Gonçalves, gerente de Recursos Humanos da Luandre RH, e Fabio Maeda, Diretor da Catho, listaram algumas dicas a respeito dos principais erros – e como eliminá-los – ao procurar uma vaga de emprego pela Internet. Segundo a especialista da Luandre RH, vagas com salários muito discrepantes do mercado e com poucas exigências podem ser um alerta de golpe. “Outro erro é aplicar em vagas que você não possui os pré-requisitos, desviando seu foco e energia em uma vaga que não está preparado para atuar”, recomenda a gerente. Outro falha é manter um comportamento passivo, especialmente nos sites de vagas. “O profissional realiza o cadastro, coloca o currículo na plataforma, mas se acomoda e fica à espera de ser chamado pelos recrutadores, ao invés de buscar oportunidades proativamente”, orienta Maeda. A principal dica é: em plataformas de emprego e consultorias de RH – ou mesmo na própria empresa de interesse – é possível realizar as buscas por cidades e cargos/áreas de atuação e se aplicar às vagas que condizem com seu objetivo profissional.

Mandar currículo ainda adianta? “É válido, principalmente quando o envio é direcionado para empresas do mesmo segmento que já trabalharam e conseguem contatos assertivos nas empresas”, defende a gerente da Luandre. Para ela, o envio deixa de ser interessante se for sem estratégia de contatos. Maeda explica que o recurso pode ser usado, a depender da empresa. “Algumas companhias investem em plataformas específicas para o recrutamento;a seleção é unicamente por meio da inscrição nestes canais. Ainda existem quem prefere os processos por meio do recebimento de currículos por e-mail, o que torna o envio válido. É bom pesquisar sobre o empregador”, ressalta. Como usar as plataformas da melhor forma? O candidato deve dar preferência a sites de emprego gratuitos e que seja atuante em redes sociais profissionais como o LinkedIn, que permite interação com profissionais e lideranças da área em que deseja atuar;

Cada plataforma pedirá dados pessoais e o currículo. Quanto mais informações o candidato preencher, mais completo seu perfil profissional ficará, o que aumenta suas chances de ser encontrado dentro das plataformas; É importante se familiarizar com os recursos disponíveis nas plataformas e, caso tenha dúvidas, tente procurar por tutoriais de cadastro e dicas de uso de cada site; Ler a descrição das vagas pode ser uma estratégia para identificar pontos de melhoria no currículo, como habilidades e qualificações;
Muitos recrutadores também utilizam as plataformas de vagas para Banco de Talentos. Não deixe de se inscrever, pois a possibilidade de ser visto primeiro é alta, em adição de estar sempre no radar das empresas; Faça uma lista com as principais plataformas gratuitas de emprego do país e consultorias de RH. Também mantenha um perfil profissional atualizado no LinkedIn para estar por dentro das publicações das empresas ou segmentos que têm interesse; Um networking bem realizado pode fazer a diferença. Construir e manter uma imagem positiva entre ex-colegas de trabalho, de faculdade, amigos e parentes, gera mais confiança em suas habilidades profissionais, o que pode resultar em indicações de oportunidades. Ter um perfil profissional nas redes sociais, criar conexões e manter contato com as pessoas certas aumenta sua credibilidade no mercado de trabalho.

 


Segue votação de homenageados do Carnaval de Olinda

 



A votação para a escolha dos homenageados do Carnaval 2023 de Olinda segue a todo vapor durante o fim de semana. Deste este último sábado (21), o totem itinerante está na Praça de Alimentação do Shopping Patteo, no bairro de Casa Caiada. Os homenageados serão escolhidos através de votação popular. O equipamento estará à disposição do público das 10h às 17h nesta segunda (23) e terça-feira (24).São duas categorias – vivos e in memoriam – com cinco candidatos cada uma. O resultado será divulgado nesta próxima quarta-feira (25). A votação também pode ser feita até às 23h59 desta terça-feira, no site da Prefeitura de Olinda. O perfil dos candidatos está disponível do portal da gestão municipal.https://www.olinda.pe.gov.br/confira-os-pefis-dos-candidatos-a-homenageados-ao-carnaval-de-olinda-2023/

Candidatos para homenagens ( Em Vida)

– Maestro Oséas (Músico e Arranjador)
– Dona Glorinha do Coco (Cantora)
– Mestre Tonho das Olindas (Passista e dançarino)
– Seu Abílio (Velho do Cariri)
– Rogério Rangel (Cantor)

Candidatos para homenagem (In Memoriam)

– Guitinho da Xambá (Cantor e ativista cultural)
– Porquinho (Porta Estandarte)
– Zé da Macuca (Fundador do Boi da Macuca)
– Pedro Sapateiro (primeiro porta-estandarte da Troça Ceroulas de Olinda)
– Dona Janete (Maracatu Leão Coroado)

 

Paulista: Vacinas contra a Covid para crianças de 5 a 11 anos estão limitadas

 


Devido ao não repasse de doses de vacina da Pfizer pediátrica (de 5 a 11 anos de idade), por parte do PNI estadual, desde a última sexta-feira, sexta-feira (20), que Secretaria de Saúde do Paulista disponibiliza as doses apenas no polo infantil do Paulista North Way Shopping, no Centro. Por conta da pouca quantidade de doses disponíveis, totalizando 100 unidades, não será possível encontrar o imunizante nos postos de saúde, temporariamente. A expectativa é normalizar a oferta da vacinação à medida que novas unidades forem repassadas à Saúde do Paulista.

 


UFPE No Meu Quintal chega à Sertânia

 

O Projeto UFPE No Meu Quintal é um projeto de extensão da UFPE que tem como principal objetivo proporcionar o contato direto entre estudantes de todos os cursos da universidade, dos três campi, com as mais diversas populações do interior de Pernambuco, na forma de cursos, capacitações, workshops, rodas de conversa, palestras e exposições em todas as áreas do conhecimento, principalmente para formação de agentes multiplicadores. O UFPE no Meu Quintal leva em conta o sentido paulofreiriano da extensão como comunicação e de não apenas levar saberes, mas sim de trocar saberes, partindo da universidade pública enquanto ponte necessária entre os conhecimentos produzidos e acumulados na academia e os mais diversos saberes populares. A iniciativa existe desde 2017 e já promoveu sete operações nos municípios de Iguaracy, Tabira, Tuparetama, Solidão, Betânia, Dormentes e Flores, todos no Sertão pernambucano, além de uma edição internacional no Haiti.

A primeira operação de 2023 será em Sertânia, sertão de Pernambuco e além das diversas oficinas propostas pelos estudantes da UFPE teremos a já tradicional participação de instrutores e atletas de alto rendimento de diversas modalidades esportivas (Tiro com Arco, Karatê, Muay Thai, Badminton e Jiu Jitsu), que realizarão oficinas abertas para a população bem como teremos a parceria de dois importantes projetos de extensão desenvolvidos pela UFPE, o projeto Precious Plastic, realizado pelos departamentos de expressão gráfica e arquitetura, que abordará um pouco da sustentabilidade, descarte correto e reciclagem do plástico e o Paleolab-PE, do Laboratório de paleontologia da UFPE que levará um pouco dos fósseis pernambucanos e fósseis da Antartica.Além dos projetos parceiros, teremos as habituais oficinas ministradas por alunos da UFPE, dos campi Recife, CAV – Vitória de Santo Antão e CAA – Caruaru, também firmamos uma importante parceria com a UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através de um projeto local de grande relevância, o Trilhas Potiguares, agregando projetos de estudantes daquela instituição.

O projeto contará com 129 colaboradores , discentes e docentes das duas universidades. Serão mais de 60oficinas nas áreas de Meio Ambiente; Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano; Saúde; Educação; Cultura; e Justiça e Cidadania, indo desde primeiros socorros à oficinas de dança e jogos. Todas as intervenções são ofertadas de forma totalmente gratuita e são voltadas para jovens e adolescentes, professores do ensino fundamental e médio, agentes Comunitários de saúde, lideranças comunitárias, funcionários públicos e população em geral. A duração desta edição é de uma semana, ocorrendo desde os dia 22 a 29 próximo.


Redação com Veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar