Brasil deve recuperar certificado de eliminação do sarampo

 

O diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse neste sábado (9) que o Brasil deve recuperar, nos próximos meses, seu certificado de eliminação do sarampo. A afirmação foi feita durante seminário sobre vacinação na Academia Nacional de Medicina, no Rio. “ O Brasil já se encontra há um ano sem nenhum caso novo diagnosticado, o que nos permite ter esperança de que, nos próximos meses. a comissão possa certificar novamente o país”, disse Barbosa. O Brasil recebeu certificado de eliminação do sarampo em 2016 da OMS, mas acabou perdendo em 2019, devido a um surto da doença.

 

Com Brasil entre as concorrentes, Fifa anuncia candidaturas para sediar Copa Feminina de 2027

 

 

A Fifa anunciou neste último sábado (9) que três candidaturas para organizar a Copa do Mundo Feminina de 2027: uma europeia composta por Bélgica, Alemanha e Holanda, outra norte-americana com EUA e México e a do Brasil. A decisão será anunciada após votação pública durante o Congresso da Fifa, dia 17 de maio de 2024, em Bangkok, na Tailândia. Em 25 de novembro, a África do Sul anunciou sua retirada do processo, preferindo “apresentar uma candidatura mais bem preparada para 2031”. Os EUA já organizaram sozinhos as edições de 1999 e 2003, e a Alemanha a edição de 2011. A última Copa do Mundo feminina foi pela Austrália e pela Nova Zelândia de julho a agosto de 2023, e a Espanha se sagrou campeã ao vencer a Inglaterra na final.

 


Shoppings montam agenda para celebrar o Natal

 

 

São muitas opções. Pista de gelo, apresentações de corais, sessões de fotos com o Papai Noel. Os centros de compras já estão preparados para atrair os visitantes no fim de ano. Os Shoppings centers do Grande Recife montaram programações especiais para celebrar o Natal. Até o dia 25 de dezembro, há opções que incluem apresentações culturais e brincadeiras, para pessoas de todas as idades. E aproveitar. As variadas agendas ficam disponíveis nas páginas de cada shopping. O Shopping Boa Vista por exemplo está promovendo a “Árvore Solidária” com um painel de cartas de meninas e meninos de 4 a 10 anos de idade, atendidos pela ONG Espaço da Criança. Para participar, basta escolher uma das cartinhas colocadas no painel e fazer a doação até o dia 12 de dezembro, na Administração do Shopping Boa Vista.

 


Prioridades dos brasileiros segundo o Radar Febraban/ Ipespe

 


Pela primeira vez na série histórica do Radar Febraban, Emprego e Renda assumiu o topo do ranking de prioridades da população para a atuação do Governo Federal. Emprego e Renda: mais do que dobra entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, indo de 15% para 32%; Saúde: apesar do aumento de nove pontos entre o final do ano passado (17%) e o momento atual (26%), essa área recua para a segunda colocação, nesse período, agenda de prioridades; Educação: a citação a essa área cai de 20% para 12% ao longo do ano, registrando o movimento mais expressivo; Fome e Pobreza: junto com Educação apresentou queda de oito pontos, saindo de 14% em dezembro/2022 para 6% agora; Segurança: manteve o patamar de dezembro de 2022 (6%); Inflação e Custo de Vida: saiu da casa de dois dígitos (13%) para 6%, nos últimos 12 meses; Meio ambiente: subiu de 2% para 4%, sendo o maior percentual obtido no referido período; Corrupção: outro item que saiu da casa dos 2 dígitos (10%), caindo para 3% na atual rodada; Reforma Tributária, Infraestrutura e Políticas de Incentivo ao crédito comparecem com 1%. A pesquisa foi realizada pelo Ipespe entre 29 de novembro a 02 de dezembro.

 


Meninas são mais afetadas pela crise climática

 


Crescimento dos casamentos infantis, abandono da escola e aumento do trabalho doméstico estão entre alguns dos efeitos da crise climática que atingem mais meninas, ampliando a desigualdade entre os gêneros. Um estudo da Organização Não Governamental (ONG) Plan International em oito países, entre os quais o Brasil, revelou os efeitos das transformações do clima na vida de garotas menores de 18 anos de idade. A pesquisa focou no acesso à educação a partir de entrevistas com 78 meninas do Brasil, Benim, Camboja, El Salvador, Filipinas, República Dominicana, Togo e Vietnã. Segundo o levantamento, devido às desigualdades e discriminações de gênero que já existem nesses países, elas acabam sendo mais afetadas pelas mudanças climáticas.

 


Jovem cria curso profissionalizante e banda marcial em Paulista

 

 

Davi Vinícius é exemplo de speração: natural da comunidade do Tururu, em Paulista, criou o Projeto Minha Comunidade Melhor. Unindo arte e educação. Da iniciativa surgiu uma banda marcial e um curso profissionalizante para os moradores. Davi nasceu, cresceu no Tururu. Conseguiu entrar na universidade e se formar em administração com a ajuda de um projeto social do qual fez parte na adolescência. Consciente da transformação que vivenciou na própria vida, quis fazer o mesmo por outras pessoas da comunidade. As primeiras atividades começaram quando Davi tinha apenas 15 anos. Inicialmente tratavam-se de ações pontuais, como a distribuição de cestas básicas e refeições para pessoas em insegurança alimentar e situação de rua. Para isso ele precisava da colaboração dos outros moradores. Os moradores da comunidade abraçaram a iniciativa e as ações solidárias se tornaram rotina ao longo de uma década, mas Davi sentia que precisava fazer algo que pudesse gerar impacto a longo prazo. Foi a partir daí que surgiu a ideia de criar um curso profissionalizante. Há pouco mais de um ano, o Projeto Minha Comunidade Melhor oferece os cursos de auxiliar administrativo e logística.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar