Bloco Camburão da Alegria muda trânsito e encerra carnaval de Olinda no domingo
O Carnaval de Olinda encerra com o desfile do Bloco Camburão da Alegria no domingo (18) de manhã. Para garantir a segurança, foi montado um esquema especial de trânsito e a ciclofaixa operacional de lazer foi cancelada. Em relação aos bloqueios, 96 pessoas estarão envolvidas na operação. A Secretaria de Mobilidade Urbana dividiu a equipe entre 23 agentes, 13 auxiliares, dez servidores e 50 terceirizados. Serão montados sete bloqueios móveis e 12 fixos ao longo do percurso. Eles serão ativados às 7h e desativados às 21h. O monitoramento também será feito por drones e motocicletas acompanhando o cortejo. A ciclofaixa será reaberta no domingo seguinte, dia 25 de fevereiro. Os bloqueios móveis terão como pontos de referência as seguintes vias: Rua Cândido Pessoa, Rua de São Francisco e Av. Ministro Marcos Freire. O desfile parte da Praça 12 de Março e conta com a participação de policiais militares e bombeiros.
Artista indígena que estudou na UFPE foi selecionado para a Bienal de Veneza 2024
A 60ª Bienal de Veneza receberá a presença de Ziel Karapotó, um artista indígena brasileiro e egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ziel Karapotó nasceu na comunidade Karapotó Terra Nova, em São Sebastião (AL). Ele foi convidado pelos curadores Gustavo Caboco, Denilson Baniwa e Arissana Pataxó para participar do evento que ocorrerá de 20 de abril a 24 de novembro. A Bienal tem como tema “Foreigners Everywhere”(Estrangeiros em todos os lugares), destacando os outsiders do universo da arte. Com curadoria liderada por Adriano Pedrosa, diretor do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), o evento focará na produção de artistas de diversas origens, dando espaço e visibilidade a grupos anteriormente marginalizados, como imigrantes, expatriados, pessoas queer e indígenas. A obra que Ziel Karapotó apresentará na Bienal de Veneza se chama “Cardume” e consiste em uma ampliação e releitura de uma de suas instalações, que faz parte do acervo do Museu Paranaense e integra a exposição coletiva indígena “Mejtere: histórias recontadas”.
Alerta: Imóveis X Terrenos da Marinha
Decisão da Justiça Federal de Pernambuco afetará milhares de proprietários de imóveis localizados em terrenos da Marinha no Recife. “Proferida em primeira instância, a sentença prevê a nulidade das medições utilizadas como parâmetro para o cálculo dos tributos federais para este tipo de imóveis. A demarcação que vigora até então, administrada pela Secretaria de Patrimônio da União, foi considerada defasada”, lembra o especialista no tema, Rodrigo Ribas, sócio da área tributária do PRH-Soluções Jurídicas. A ação movida pelo Ministério Público Federal em face da União visa reconhecer a inadequação das medições utilizadas como parâmetro para o cálculo de tributos federais pela Superintendência de Patrimônio da União para esse tipo de imóvel, cujas medições remontam a 1831 e, segundo a perícia técnica do processo, estão bastante defasadas e sujeitas a alterações. A sentença determina que a União refaça esses critérios de cálculo e tributos com base nos parâmetros utilizados em suas perícias. A decisão ainda não é definitiva e depende de recursos, mas uma vez transitada e julgada, certamente beneficiará milhares de proprietários de imóveis nessa situação no Recife.
Inscrições para o concurso do Banco do Nordeste foram prorrogadas
O prazo para inscrição no concurso para o cargo de analista bancário de nível médio no Banco do Nordeste (BNB) foi prorrogado. Os interessados terão agora até 16h do dia 11 de março, dois dias a mais que o período inicial. O certame está oferecendo 410 vagas imediatas, além de 300 vagas para cadastro de reserva. Os interessados em participar do processo seletivo devem ter ensino médio completo e idade mínima de 18 anos no momento da admissão. A remuneração inicial é de R$ 3.788,16 para uma jornada de trabalho de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais. A data provável de realização das provas é 28 de abril. As inscrições devem ser feitas pela página da Fundação Cesgranrio na internet –(https://www.cesgranrio.org.br/). O edital completo, com todas as informações necessárias para os candidatos, está disponível nos sites da organizadora do certame, a Cesgranrio, e do Banco do Nordeste (https://bnb.gov.br/).
SENAI-PE oferece cursos técnicos gratuitos em Caruaru
Ao todo são 59 vagas para cursos técnicos gratuitos. As inscrições podem ser feitas até 22 de fevereiro através do site https://www.pe.senai.br/editais/. Os cursos disponíveis são Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Manutenção Automotiva, com aulas nos turnos da manhã e da noite. Os candidatos devem ter 16 anos ou mais, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, e ter condição de baixa renda autodeclarada. O preenchimento das vagas será feito por ordem de inscrição.
Desfile “Corpus Diversus” no Camará Shopping celebra a diversidade
Organizado pelo movimento sociocultural coletivo “Gorda Sim”, o desfile tem como objetivo promover o respeito e a aceitação da diversidade de corpos, etnias, idades, sexualidades e gêneros, destacando que todos têm o direito de ocupar espaços. Na terceira edição do desfile, participarão 20 modelos de diferentes idades, tamanhos, etnias e habilidades, enfatizando a diversidade e a inclusão no ambiente carnavalesco. Além disso, o evento contará com a presença do caboclinho mirim do Canindé e de artistas locais ligados ao carnaval, como Lia de Camaragibe e o professor de dança e coreógrafo Micael Júlio. O desfile será gratuito e ocorrerá no piso L3 do Camará Shopping, localizado em Camaragibe, a partir das 19h.
HQ futurista mostra o Recife daqui a 200 anos
“Comuna dos Sonos” é a estreia da designer pernambucana Roberta Veras no mundo das HQs. Ambientada em um Recife futurista, a história se passa no ano de 2.220, onde monumentos como a Torre Malakoff e a igreja da Madre de Deus permanecem, embora em ruínas. A protagonista, Princi, descobre-se em um sonho lúcido, transportada para um futuro distante onde a humanidade compartilha sonhos através de uma rede social chamada Hypnos. No primeiro episódio da série, Princi explora um mundo 200 anos à frente de sua realidade temporal, enquanto enfrenta mistérios, perigos e descobre os segredos de ser uma ‘fora de tempo’. O lançamento da revista de 60 páginas está marcado para ocorrer no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) amanhã, a partir das 15h, seguido por um bate-papo com a autora.
Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br