Automóveis X Preocupações Ambientais

O Salão de Tóquio, de 26 próximo a 5 de novembro, rebatizado de Salão de Mobilidade retrata a revolução em curso, movida a preocupações ambientais (salve a expansão dos veículos elétricos) e atenção ao ir, vir e estacionar em metrópoles apinhadas de gente. Já não se trata de apenas apresentar lançamentos. É hora de resolver os dilemas da civilização motorizada. Nessa estrada, convém ressaltar uma das estrelas da festa, símbolo do que vem por aí: o CI-MEV, um protótipo de microcarro eletrificado da Honda. Sua proposta é garantir o deslocamento rápido, barato e seguro para pessoas sem acesso a transporte público próximo de suas casas e evidente alternativa para trajetos mais curtos em lugares de trânsito pesado. Não é certo que o CI-MEV chegará ao mercado de imediato, mas ele mostra que há sinal verde para a caminhada de microcarros, renascidos por imposição de tempos tão complicados para a humanidade. No Japão, há uma categoria específica, chamada de kei car, ou “automóvel leve”, criada pelo governo em 1949, ao cabo da II Guerra e da crise econômica que a sucedeu. As normas para esses carrinhos são claras: há limitações de tamanho e potência, de forma a se adequarem a ruas estreitas e cidades extremamente populosas. Nenhum pode ultrapassar 3,4 metros de comprimento, 2 metros de altura e 1,48 metro de lar- gura. Taí. Pode ser sim uma boa solução.
AVC exige mais cuidados

As mortes por AVC no mundo podem aumentar 50% e chegar a 10 milhões até 2050 se ações de prevenção não forem aprimoradas, alerta a Organização Mundial do AVC publicado no Lancet Neurology. A estimativa prevê que as vítimas de 2020 poderão passar dos 6,6 milhões para 9,7 milhões em 2050, aumento superior em países de renda baixa e média, do qual o Brasil faz parte. Os dados de 2020 indicam que 86% dos óbitos daquele ano ocorreram nos países pobres e que o porcentual deverá chegar a 91%.
Obama: Ex-presidente e agora roteirista
A vida pós-Presidência tem rendido dinheiro e diversão a Barack Obama que toca uma produtora com a mulher, a ex-primeira-dama Michelle. Até um Oscar de melhor documentário, por Indústria Americana, já exibe na estante de casa. Agora, em sua primeira incursão na ficção, causou boa impressão ao diretor Sam Esmail, que diz ter recebido preciosas dicas dele para o roteiro de seu novo filme, Leave the World Behind “Deixe o mundo para trás”, adaptação do romance de mesmo título que tanto entusiasmou o então comandante da Casa Branca. “O presidente, um grande amante do cinema, fez anotações como um fã do livro que é e me apontou o que queria ver na película”, contou Esmail, que acabou selando parceria com a Higher Ground, dos Obama, e promovendo o palpiteiro a colaborador no enredo, que ganhou pitadas de suspense e tem estreia prevista para dezembro na Netflix.
Dia do Comerciário: agenda própria nas unidades do Sesc

As unidades do Sesc celebram o Dia do Comerciário. A data será comemorada durante o mês com ações também para dependentes e público em geral. Haverá lazer em parque aquático, competições esportivas, programação ao ar livre e ao vivo. Nesta segunda, 16, Dia do Comerciário, no Sesc Casa Amarela, a partir das 9h havera brincadeiras, contação de histórias, limpeza de pele com a equipe Mary Kay, corte de cabelo, massoterapia, atendimento dentário, design de sobrancelhas com o Grau Técnico, e orientações sobre câncer de mama com a Escola de Enfermagem Israel. Também: show da Escola de Frevo do Recife e de brega com Swing do Pará e Cheila. Entrada: No Sesc Ler São Lourenço da Mata, das 10h às 15h, havera ações recreativas e esportivas e música ao vivo com Amanda Ferraz e Johnnie Chik. Agenda completa na pagina do Sesc. Os preços são diferenciados para trabalhadores do comércio, dependentes e público em geral. O feriado tem ainda atividades na Orla de Candeias. A unidade de lá, fechada para obras de melhorias, estará com programação gratuita. Das 8h às 12h, havera sula de alongamento e ritmos, atividades esportivas e show de Cintia Barros e banda.
Olimpíadas dos comerciários

A competição, realizada anualmente nas unidades do Sesc, segue com programação durante o mês de outubro, em unidades da RMR. Em São Lourenço da Mata, neste 16, Dia do Comerciário, a partir das 9h, serão realizadas disputas masculinas de futebol society. As inscrições ainda podem ser realizadas na unidade de forma gratuita. Também no dia 16, na Orla de Candeias, em frente ao Sesc Piedade, haverá torneio de vôlei de praia, na categoria duplas mistas, sendo um homem e uma mulher por equipe. A competição acontecerá das 8h às 12h, e para participar, a empresa precisa inscrever os funcionários e levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Já no Sesc Santo Amaro, as disputas de disputas de futsal masculino acontecem no dia 23 de outubro, a partir das 19h30, com premiações para os primeiros colocados, incluindo troféu e medalhas. A entrada é gratuita, e para se inscrever, a empresa precisa encaminhar a relação dos funcionários participantes para a Supervisão de Esportes da unidade.
Ipiranga e Estácio abrem vagas para curso em gestão de postos

A Ipiranga e a Estácio abrem mais uma turma do curso de graduação tecnológica em Gestão de Postos de Combustíveis. São 250 vagas exclusivas para os gerentes de postos em todo o Brasil. O objetivo é capacitar, treinar e oferecer experiências para profissionais do setor, com o estímulo ao desenvolvimento estratégico de negócios, além de comunicação, liderança, gestão financeira, trabalho em equipe e visão empreendedora. Este é o segundo ano da parceria entre a empresa e a instituição. Atualmente, são mais de 700 alunos, com previsão de formatura para meados de 2024. O curso é uma proposta inovadora da Escola de Varejo Ipiranga, uma iniciativa da marca que busca oferecer atualização, treinamentos e experiências para profissionais do setor. Embora o setor tenha como característica ser majoritariamente masculino, essa realidade vem mudando e as mulheres já fazem a diferença, estando cada vez mais inseridas nas oportunidades no mercado. O curso de graduação tecnológica em Gestão de Postos de Combustíveis já conta com mais de 30% de mulheres.
Mulheres dominam o segmento odontológico

De acordo com o Conselho Federal, 72 % da odontologia brasileira (ativa) é composta hoje por mulheres-cirurgiãs dentistas. Na década de 60-70 os homens dominavam o mercado com 90%. Segundo Anabela Alencar, sócia-diretora do Odontocape, as cinco clínicas do grupo acompanham essa estatística: 81% dos funcionários são mulheres. “Formamos uma empresa amiga da mulher como prega o selo nacional lançado para incentivar a inclusão”, constata.
Lei Júlia Matos: Direitos para Advogadas e Advogados

Há cerca de 7 anos foi promulgada a Lei nº13.363/16, conhecida como “Lei Júlia Matos”, que trouxe importantes prerrogativas para as advogadas e advogados em momentos especiais de suas vidas. O diploma alterou o Estatuto da Advocacia (EAOAB) e o Código de Processo Civil (CPC) “para estipular direitos e garantias para a advogada gestante, lactante, adotante ou que der à luz e para o advogado que se tornar pai” (art. 1º). “Embora não seja de data recente, a referida lei aborda um tema relevante e que segue atual, pois assegura garantias expressas que permitem a advogadas e advogados exercerem seus misteres profissionais com a dignidade e respeito inatos à sua condição”, destaca o sócio-fundador do Limongi Advocacia, Erik Limongi Sial. Ele destaca que “para as advogadas, as principais garantias durante o estado gravídico ou o período de amamentação foram: 1. Entrada em tribunais sem passar por detectores de metais e raios X (durante a gestação); 2. Reserva de vaga em garagens dos fóruns e tribunais (durante a gestação); 3. Acesso à creche ou local adequado para atender às necessidades do bebê (para lactantes, adotantes ou que deram à luz); 4. Preferência na ordem das sustentações orais e audiências (mediante comprovação da condição); 5. Suspensão de prazos processuais por 30 dias (art. 313, § 6º, CPC), contados a partir da data do parto ou da concessão da adoção, quando a advogada for a única representante da causa, com notificação por escrito ao cliente (para adotantes ou que deram à luz)”. E lembra: Aos advogados que se tornarem pais igualmente foi assegurado o direito à suspensão dos prazos processuais por 8 dias (art. 313, § 7º, CPC), contados a partir da data do parto ou da concessão da adoção, mediante apresentação de certidão de nascimento ou documento similar que comprove a realização do parto, ou de termo judicial que tenha concedido a adoção, desde que haja notificação ao cliente.
Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br