Aprovado PL que assegura tratamento imediato para idoso com câncer

 

Uma boa iniciativa, sem dúvida: A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante às pessoas idosas o acesso imediato a tratamento de câncer diagnosticado.A medida está prevista no Projeto de Lei 6606/16, do deputado Fausto Pinato (PP-SP), que inclui este direito no Estatuto da Pessoa Idosa. O relator, deputado Luiz Lima (PL-RJ), recomendou a aprovação. “O início tempestivo do tratamento, além de melhorar as chances de sucesso, será também benéfico ao SUS [Sistema Único de Saúde], por evitar a piora e o agravamento e as consequentes internações prolongadas”, disse Lima.Ele afirmou ainda que, entre as doenças crônico-degenerativas, o câncer é a segunda causa de morte em idosos no Brasil, atrás apenas das doenças do aparelho circulatório (como derrame e insuficiência cardíaca). O projeto será agora analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 


Biografia de Matthew Perry é livro mais vendido da Amazon

 

 

A morte de Matthew Perry, que interpretou o impagável Chandler Bing em “Friends” (1994-2004), pegou de surpresa a legião de fãs da série. Apesar de travar uma batalha pública contra a dependência química, o ator vivia uma fase aparentemente estável.Horas após a notícia, a biografia de Perry, “Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As Memórias do Astro de Friends”, chegou ao topo dos livros mais vendidos da Amazon. A estimativa de envio também está mais longa e vai de nove a dez dias. A editora Best Seller lançou a versão em português em janeiro de 2023, meses após o livro ter superado a marca de um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos. Como seu personagem na cultuada série, o estilo irônico, mas ao mesmo tempo vulnerável de Perry é a marca da obra literária.

 


Samico e Bajado X Galeria Marco Zero

 

 

Nesta próxima quarta-feira, 29, a Galeria Marco Zero, no Recife, comemora dois anos de funcionamento, tempo que bastou para que o espaço virasse referência nacional na área das artes plásticas. Para marcar a data, Marcelle Farias e Eduardo Suassuna, dupla à frente do espaço expositivo, elaboraram uma programação que envolve duas grandes exposições simultâneas sob a curadoria da pernambucana Ariana Nuala. “Estamos felizes demais em trazer essas mostras neste momento especial para a Galeria, por isso pensamos em algo que presenteasse os amantes de Arte, nosso público. São nomes importantes no Brasil e no mundo, e que tem suas histórias intimamente ligadas à Olinda e ao Nordeste. Para a exposição de Bajado, trouxemos um conjunto de painéis que foi adquirido pela Pinacoteca de São Paulo e gentilmente cedido pela instituição para a mostra na Marco Zero. E Samico é um nome basilar também na nossa história, uma vez que foi com uma mostra desse artista, com curadoria de Moacir dos Anjos, que inauguramos há dois anos.”, lembra Marcelle. A curadora Ariana Nuala explica o recorte das mostras: “Estamos trazendo a singularidade de cada artista. Samico e Bajado, apesar de morarem em Olinda, serem pernambucanos, têm histórias e trajetórias poéticas bem distintas, então optamos por duas exposições, com dois títulos distintos. Uma se chama *“Janelas de Bajado”* e a outra, *“Festa para o Caçador”*, que é de Samico.”, revela.

Ainda segundo Ariana, serão apresentadas mais de 50 obras de Samico, incluindo desenhos e estudos, matrizes, uma série de etapas para que cada gravura ficasse pronta: “Traremos ainda pinturas, incluindo um retrato que ele faz de sua esposa, Célida Samico. O nome “Festa para o Caçador” vem da obra “A Caça”, que parte de um conto do escritor Eduardo Galeano, mas que tem ainda uma interpretação de Célida, que vai falar sobre o movimento c entre quem caça e quem é caçado.De acordo com a curadora, “Janelas de Bajado” traz também cerca de 50 trabalhos, na maioria pinturas, além de um estandarte, retratando a perspectiva das multidões, pensando os festejos populares, procissões, o futebol, uma relação de religiosidade forte, mas ao mesmo tempo do frevo, das manifestações culturais. “Pretendemos contrapor a noção de Bajado como um artista primitivo, um artista naif, algo que discordamos completamente, então vamos mostrar o olhar intenso que ele tinha sobre essas manifestações, que são consideradas folclóricas. Traremos ainda o documentário “Bajado um Artista de Olinda”, da cineasta pernambucana Katia Mesel, além de fotografias do escritor, escultor, cineasta e fotógrafo Liêdo Maranhão, que trazem momentos de Bajado – que era letrista, cartazista, pintor, cinéfilo -, enquanto morador de Olinda e brincante”, acrescenta.

 


Feira de negócios Pet movimenta o Centro de Convenções

 

 

A Feira Petnor, a mais importante feira de negócios pet do Norte e Nordeste, segue, de ontem, 27 até essa quarta, 29 de novembro no Centro de Convenções de Pernambuco com uma expectativa de público de 20 mil pessoas. E apresenta uma série de lançamentos dos setores de saúde, nutrição, tecnologia, equipamentos, acessórios, serviços e muito mais. Em paralelo, será realizado o Congresso Nordestino de Especialidades Veterinárias de Pequenos Animais (Conevepa), o Degrau Pet – Palco de Empreendedorismo e o Petnor Groomer Show com campeonato de tosa e estética.Vitrine do setor de pet e veterinário, a Petnor traz 160 expositores e 210 marcas de todo o Brasil. Entre os segmentos abrangidos, estão fábricas, laboratórios, clínicas, hospitais, pet shops, distribuidores, redes varejistas e atacadistas, pet food, cosméticos, higiene e estética, máquinas e equipamentos. “A feira é um ambiente de negócios que favorece o fortalecimento de relacionamentos, proporciona o encontro entre fornecedores e compradores de variadas marcas, incentiva o empreendedorismo e impulsiona o desenvolvimento de novas parcerias. Estamos ocupando 10 mil m² do pavilhão e nossa expectativa para este ano é da geração de R$ 12 milhões em negócios”, afirma o realizador da Petnor, Paulo André Moura. Ele lembra que a sustentabilidade é um dos compromissos da feira este ano. “Queremos apresentar cada vez mais produtos e serviços fundamentados nos princípios da sustentabilidade como ingredientes orgânicos, alimentos e cosméticos naturais, bem-estar animal e que reafirmem o compromisso com embalagens recicláveis”, pontua.

Um dos destaques deste ano da feira será o Degrau Pet – Palco de Empreendedorismo. Será um ciclo de 16 palestras para empreendedores da área com foco em gestão, estratégia e administração de negócios do setor pet com palestrantes renomados e cases de sucesso. Já o Congresso Nordestino de Especialidades Veterinárias de Pequenos Animais mobiliza os acadêmicos, pesquisadores e estudantes durante os três dias de evento. Serão 60 palestras e três mesas redondas com a participação de mais de 30 palestrantes, uma oportunidade única para atualização e qualificação técnico-científica. A programação está disponível no site www.feirapetnor.com.br/conevepa e no Instagram https://www.instagram.com/conevepa A Petnor inova ainda este ano com um campeonato próprio de tosa e estética animal com o Petnor Groomer Show. A expectativa é de que a competição tenha a participação de 150 profissionais, que se apresentam nas seguintes categorias: pomeranea class, tosa BB, poodle class, control c control v – espelho, tosa do dia a dia, golden class, asiática pelo liso, Spitz padrão da raça e penteado.FEIRA – O evento é uma realização da AgênciaPE, tem patrocínio do Sebrae/PE, apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PE) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-PE).

 

Amparo 60 realiza nova exposição: Arrecifes

 

 

Nesta terça, 28 de novembro, a partir das 19h, a Amparo 60 inaugura a exposição coletiva Arrecifes, com curadoria de Guilherme Moraes e Walter Arcela, em vernissage para convidados. A mostra é a última realizada pela galeria em 2023 e fecha o ciclo de celebrações dos seus 25 anos, comemorados este ano, reunindo trabalhos de 45 artistas. Ao longo de sua existência a Amparo 60 vem desempenhando um papel fundamental no fomento da cena artística pernambucana, trabalhando para consolidar um mercado de arte contemporânea fora do eixo Rio – São Paulo. A galeria, comandada por Lúcia Costa Santos, foi pioneira, no Recife, ao abrir espaço para artistas contemporâneos no final da década de 1990. A cada ano, a Amparo 60 amplia seu espectro de atuação, colaborando com a circulação de artistas consagrados e emergentes dos mais diversos estados brasileiros. Nesses anos, a galeria tornou-se referência no Norte e Nordeste, atuando em parcerias com críticos e curadores diversos, com um casting de mais de 40 artistas. “2023 é um ano muito especial para nós e precisávamos encerrá-lo com um momento de celebração e congraçamento. Desde o início do ano, já em nossa participação na SP-Arte marcamos o início das comemorações dos nossos 25 anos, período no qual fomos agentes atuantes para o fortalecimento da arte contemporânea em Pernambuco, acompanhamos toda a movimentação dessas últimas duas décadas, resistindo às dificuldades desse mercado fora do eixo Rio –São Paulo. Posso dizer que estou orgulhosa e feliz dessa nossa trajetória até aqui”, conta a galerista Lúcia Santos.

Para pensar essa exposição especial, foram convidados os jovens curadores Guilherme Moraes e Walter Arcela. “Para mim é uma responsabilidade e um privilégio poder me debruçar sobre a trajetória de uma galeria que teve um papel fundamental, que ocupou um espaço importante quando as nossas instituições públicas não estavam consolidadas. O tecido da história da Amparo é muito rico, de uma grande complexidade. Então, realmente é um grande desafio, uma constante impossibilidade de dar conta de tantas coisas”, diz Guilherme Moraes. Os curadores se lançaram sobre esses 25 anos em que a galeria tem atuado, focando valorizar quem hoje está representado no casting, mas sem esquecer alguns nomes incontornáveis para a proposta da mostra. O título da coletiva, Arrecifes, vem, segundo Walter Arcela, exatamente dessa ideia de um ecossistema vasto e diverso, onde existem vários micro-habitats. “Dentro de uma mesma formação ecológica, nos arrecifes, temos uma infinidade de possibilidades e de modos de vida. É um pouco isso que encontramos ao olhar para a Amparo”, detalha Arcela. A narrativa construída vai tecendo uma grande constelação através desse conjunto disforme de artistas, com poéticas tão diversas, mas que foram e seguem sendo, em suas trajetórias, marcados pelas persistência e insistência da Amparo 60 em existir e resistir, no Recife, à nordeste do Brasil. “ A Amparo é esse local de micro-habitats. Estar no nordeste brasileiro e resistir é uma ação política, de fincar pé e produzir cultura à Recife do Brasil”, reflete Arcela.

 


Alerta: Excesso de vitamina D pode ser prejudicial

 

Sim, o excesso desse nutriente pode causar elevação dos níveis de cálcio no sangue, levando à hipercalcemia. Segundo a endocrinologista Lorena Lima Amato, a condição pode ocasionar uma série de problemas, como pedra nos rins, constipação, depósito de cálcio nos rins e até em regiões cerebrais, além de alterações no eletrocardiograma. Nesse caso, para reverter o quadro, é preciso reavaliar o tratamento com vitamina D e hidratar-se para ajudar a diminuir as taxas de cálcio.

Redação com veículos e assessorias- Fotos-Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar