Anvisa esclarece que ‘nenhuma vacina aprovada pela agência foi proibida‘.

 

A Anvisa reafirma que todas as vacinas contra a Covid-19 aprovadas estão válidas e podem ser utilizadas para proteção do vírus. “Os benefícios das vacinas superam os riscos relacionados ao uso desses produtos”, afirma a reguladora .O comunicado foi feito em meio a uma polêmica de suposto abandono das vacinas da AstraZeneca/Oxford e Janssen no SUS por risco de trombe. O Ministério da Saúde negou o desuso e afirma continua indicando e distribuindo os fármacos para os de mais de 40 anos – público com menor probabilidade de apresentar os efeitos adversos. “TODAS as vacinas contra a Covid-19 no Brasil, e devidamente aprovadas pela ANVISA, tiveram sua eficácia e segurança comprovada. As vacinas contra a Covid-19 salvaram milhares de vidas, evitaram milhões de hospitalizações e desaceleraram a pandemia no Brasil e no mundo”, publicou a Anvisa em reforço. As vacinas passaram a ser recomendadas para pessoas com mais de 40 anos após nota técnica do ministério no final do ano passado. No documento, a antiga gestão deixa de recomendar os imunizantes para pessoas com menos de 40 anos após um estudo identificar 98 casos de trombose abaixo da faixa etária, sobretudo em mulheres, após as doses das vacinas.

O risco, no entanto, é um efeito adverso raríssimo. Os casos de trombose relatados representam 0,2 casos por 100 mil doses aplicadas até 3,8 casos por 100 mil doses aplicadas. Os eventos ocorreram, em sua maioria, num período de 30 dias após a vacinação. As formas clínicas mais reportadas foram de trombose de seio e trombose venosa cerebral. Também há relatos de trombose de veias intra-abdominais, tromboembolismo pulmonar e tromboses arteriais. Conforme a nota técnica, na população de 18 a 39 anos, devem ser administradas preferencialmente vacinas da Covid como a Pfizer ou CoronaVac. Entretanto, nos locais de difícil acesso ou na indisponibilidade do imunizante dessa plataforma [RNAm], poderão ser utilizadas as vacinas de vetor viral (Astrazeneca e Janssen). “Todas vacinas COVID-19 tem um bom perfil de segurança, porém não se pode descartar a ocorrência de raríssimos casos de reações adversas graves. Em um cenário inicial de elevada morbidade e mortalidade da Covid-19 no país, a relação benefício vs risco demonstrou-se extremamente favorável a vacinação” destaca o Ministério da Saúde.

 

 

Shopping Patteo e IDA debatem sobre Transtorno do Espectro Autista

 

 

Para marcar o mês de conscientização e mobilização social sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Shopping Patteo Olinda recebe, nos dias 18 e 19 de abril, às 19h, ação em parceria com o Instituto do Autismo (IDA). Serão bate-papos com especialistas para debater temas ligados ao TEA.Na terça (18), entre as convidadas, Carla Patrícia Silva, diretora Clínica do IDA – Boa Viagem, psicóloga, psicopedagoga, analista do comportamento e mestranda em Intervenções Psicológica na Educação e no Desenvolvimento. Priscila Figueiredo, diretora Clínica do IDA – Igarassu, pedagoga, psicopedagoga e analista do comportamento também participará do debate.Já na quarta (19), a programação seguiria com a presença da diretora Clínica do IDA – Imbiribeira, Bruna Leite, que é fonoaudióloga, pós-graduada em Psicomotricidade, pós-graduada em Psicopedagogia e pós-graduanda em Análise do Comportamento com curso de ABA,TEACCH, PECS DENVER, PROMPT, Apraxia de Fala.As rodas de conversa serão abertas ao público e acontecem no piso L2 do Shopping Patteo Olinda. O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, educador físico e especialista em psicomotricidade com formação no Brasil e no exterior. O instituto é exclusivo para atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contando atualmente com unidades em Boa Viagem, Imbiribeira e Igarassu. Em todas as operações são disponibilizadas equipes multidisciplinares formada por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos, nutricionista, além de especialistas em ABA – Análise do Comportamento Aplicada.

 

 

Sociedade Garantidora de Crédito é pauta para Acic e Sebrae

 

 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, Newton Montenegro, os integrantes do Conselho Superior Deliberativo da Entidade Franco Vasconcelos e Ivania Porto e o diretor executivo da Acic, Thiago Gomes, estiveram em Recife para uma reunião com o superintendente do Sebrae, em Pernambuco. Murilo Guerra recebeu a comitiva para um diálogo sobre a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) e foi convidado a integrar o projeto.“A Acic é fundador da SGC e tem trabalhado, desde o ano passado, para que este importante braço financeiro promova novas oportunidades de crescimento, por meio do acesso ao crédito, para pequenos e microempresários. Nosso modelo é de parceria entre empresários e entidades financeiras e o Sebrae, nosso parceiro de primeira ordem, não poderia faltar”, explicou o presidente da Associação, Newton Montenegro.“A parceria com a Acic, que tem muito prestígio dentro da sociedade Caruaru , é longa. O Sebrae sempre esteve com a Associação, inclusive na Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. A Sociedade Garantidora de Crédito é de grande importância, em outros estados têm ocorrido muito fortemente e eu imagino que no Agreste de essa iniciativa vai trazer muitos benefícios para os pequenos empresários da região”, enfatizou o superintendente do Sebrae, Murilo Guerra.A conselheira da Acic Ivania Porto ressaltou a relevância da agenda com o Sebrae para a recém-criada Sociedade Garantidora de Crédito. “Foi uma tarde de trabalho com o Sebrae , através de seu superintendente, já operacionalizando o modelo e a forma como a SGC vai contribuir para o desenvolvimento não só de Caruaru, mas, agora, de toda a região”, finalizou.

 

 

Paulista: Sala do Empreendedor busca selo de referência do SEBRAE

 

 

Em sintonia com o crescimento acelerado do setor econômico do município, a Sala do Empreendedor de Paulista se qualifica para receber o selo de referência do Sebrae. A certificação leva em conta critérios que passam pela excelência no atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI) e à Microempresa (ME) com ferramentas padronizadas.Na ocasião do treinamento realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, a consultora de Políticas Públicas do Sebrae, Patrícia Caldas, falou sobre a capacitação .“Nossa vinda aqui é motivada pelos excelentes resultados apresentados pelo município em relação à economia, nesse sentido vamos apoiar a equipe municipal para dar excelência ao ambiente de negócios aqui na cidade. O selo de referência vai qualificar o município para os processos de atendimento e esse é nosso objetivo final, de que a Sala do Empreendedor de Paulista se certifique”, destacou a consultora. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município, Raimundo Lopes, esse é mais um passo a ser conquistado pela gestão municipal. “Devemos atrelar nossa competência e inteligência empresarial com a larga experiência de instituições como o Sebrae, para oferecer o melhor serviço aos e, sobretudo, para estar em sintonia com nosso crescimento”, lembrou o secretário.

 

 

Nexen inaugura Centro de Distribuição em Ipojuca

 

 

A Nexen, companhia especializada em equipamentos para captação de energia solar, chega a Pernambuco para inaugurar o seu primeiro Centro de Distribuição no Nordeste. O espaço está instalado em Ipojuca e vai agilizar ainda mais o processo de entrega na região. A empresa, que possui matriz e filial em Santa Catarina, distribui equipamentos fotovoltaicos para o agronegócio, indústrias, comércio e residências e tem ampliado sua participação no mercado de energias renováveis impulsionada pela procura dos brasileiros.A distribuidora oferece todos os equipamentos necessários para um sistema de geração de energia solar completo. Desde módulos fotovoltaicos, inversores, kit para estrutura, cabos e conectores. O diferencial é a garantia da vida útil dos aparelhos, com média de duração de 20 a 25 anos. “Trabalhamos com as melhores marcas do mercado mundial e com modelos de fabricação própria, por isso, nossos produtos têm alta eficiência, tendo uma baixa taxa de necessidade de assistência técnica”, afirma Ítalo De Pra Neto, CEO da Nexen. Além de atendimento personalizado, a Nexen oferece muitas vantagens e benefícios exclusivos, suporte técnico e treinamento a seus parceiros, atuando por meio de integradores de sistemas, que fazem a ponte com o consumidor final.Mais agilidade – Sediada em Chapecó, Santa Catarina, possui centro de distribuição em Araquari, próximo ao terminal portuário de Itajaí (SC), de onde despacha para todo o Brasil. “Com o novo CD em Ipojuca (PE), reduziremos custos e agilizaremos a entrega que hoje leva, em média, 20 dias, a partir de Itajaí, para aproximadamente 04 dias para os estados do Nordeste”, afirma Gustavo Chagas, Gerente de Operações da Nexen.Em expansão – Em 2022, a Nexen cresceu mais de 200% em vendas e produção, na comparação com 2021.

“O Nordeste sempre teve uma participação importante no crescimento da Nexen, representando em média 25% de nosso faturamento. Com a filial de Ipojuca, nossa previsão é de crescer mais 50% em faturamento, pois estaremos ainda mais próximos de nossos integradores, realizando o atendimento de sempre, com garantia e qualidade para promover o crescimento de nossos integradores também”, afirma Ítalo De Pra Neto.Boom do setor – Recentemente, o Brasil entrou na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O país produziu, em 2022, 24 GW de potência operacional solar, assumindo a oitava colocação no ranking internacional. No ano passado, de acordo com dados do Portal Canal Energia, o setor solar atraiu mais de R$45,7 bilhões de novos investimentos, um crescimento de 64%, em relação a 2021.Números do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) revelam ainda que o Brasil registrou, no primeiro trimestre de 2023, a maior produção de energia limpa dos últimos 12 anos. Mais de 90% da energia gerada e utilizada pela sociedade foi produzida a partir de fontes renováveis – hidráulica, eólica, biomassa e solar. E as projeções do órgão para energia solar a partir de usinas de geração centralizada é que deverá duplicar de tamanho até dezembro de 2027.Economia para consumidor – A energia solar fotovoltaica passou a eólica na lista de maior matriz elétrica brasileira, ficando atrás apenas da fonte hídrica, que atualmente produz 109,7GW. Na energia solar, a radiação é captada por painéis, ocorrendo uma transformação da corrente elétrica para utilização em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais. Com isso, é possível economizar a conta de luz em até 95%, além de ser um investimento de baixo impacto ambiental.

 

 

Programa Chapéu de Palha inicia pagamentos dos beneficiários

 

 

O Governo de Pernambuco, através do Programa Chapéu de Palha, iniciou, na última sexta-feira (14), os pagamentos dos beneficiários da modalidade fruticultura irrigada. Vem pagas duas parcelas iniciais – março e abril- as demais seguirão o calendário do Bolsa Família.” O Governo de Pernambuco continua cumprindo o seu compromisso com o Chapéu de Palha, seguindo o cronograma normal, que já vem sendo feito desde o início do ano, para garantir renda às pessoas que mais precisam, em especial nesse momento da entressafra”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos.

Essa iniciativa disponibilizará cerca de R$ 1,6 milhão e beneficiará mais de 4.000 trabalhadoras e trabalhadores cadastrados na região do Sertão do São Francisco. Em 2023 serão destinados mais de R$ 40 milhões para o pagamento das bolsas, capacitações e educação no campo. Chapéu de Palha tem o propósito de minimizar os impactos do desemprego nos períodos de entressafra em todas as regiões do estado. O público-alvo são trabalhadoras e trabalhadores da cana-de-açúcar, fruticultura irrigada e, também, as pescadoras e pescadores artesanais.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Imagens/Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar