Anvisa aprova vacina bivalente da Moderna para Covid-19

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta última segunda, 26, a vacina bivalente — com cepa original e ômicron da Covid-19 — da farmacêutica Moderna. No Brasil, o imunizante será operacionalizado pelo Grupo Adium. A autorização engloba a imunização de reforço de crianças de 6 anos até os adultos. A farmacêutica, contudo, planeja estender a autorização até bebês de 6 meses (nesta versão, com esquema inicial de duas doses). — Ainda faltam rituais regulatórios, acerca do preço da vacina, por exemplo. O Brasil é prioridade para a moderna — diz Glaucia Vespa, diretora médica regional para vacinas na América Latina da Adium, em parceria com a Moderna. O grupo Adium já anunciava o interesse de entrar no mercado brasileiro desde o ano passado. A demora, explica Thiago Barbosa, diretor da unidade de vacinas da Adium no Brasil, está relacionada às mudanças regulatórias globais. — Achamos melhor posicionar a vacina associada à variante ômicron. Então esperamos para oferecer uma vacina adaptada. Teremos a vacina com as cepas BA.4 e BA.5. O pedido de registo ocorreu em janeiro . Ainda não há prazo, contudo, para a chegada das doses no Brasil, nem preço definido.

 

 

CASACOR PE 2023 ocupará mais uma vez o Edif. Chanteclair

 

 

 

A CASACOR Pernambuco 2023 será de 22 de setembro a 5 de novembro, mais uma vez no icônico Edf. Chanteclair, quando a mostra completou 35 anos. Em 2022 foram 28 mil visitantes em 51 dias de evento, público recorde da exposição. O tema de 2023 é “Corpo e Morada” – um entendimento de casa como uma extensão do corpo. “Quem for visitar a CASACOR deste ano vai perceber essa relação do ser humano com seu corpo e sua casa, como ambos se cruzam e se complementam”, descreve Gabriela Coutinho, uma das diretoras da CASACOR Pernambuco. A mostra vai ocupar o térreo o mezanino do Chanteclair, com 30 ambientes entre quartos, salas, cozinhas, lofts e estúdios, além de operações de restaurante, bar, café, livraria, galeria de arte popular e contemporânea, lojas e a Praça Recentro, na área externa. Este ano a CASACOR investe também em um palco permanente, que deverá receber artistas, designers, artesãos e projetos incubados no Porto Social, para palestras e shows.

Nesta edição, a CASACOR junto com a Lightsource e com o luminotécnicos Carlos Fortes, vai investir na finalização do projeto de iluminação da fachada do Chanteclair. “ Um dos pontos centrais da mostra é o que vai ficar para a cidade. Então este ano completaremos a iluminação do prédio. Ano passado fizemos a lateral que fica na Vigário Tenório e agora deixaremos o Chatenclair todo iluminado”, disse Carla Cavalcanti, uma das diretoras da mostra. A CASACOR de 2023, terá mais uma vez como parceiro social, a Casa Zero – espaço sociocultural de criatividade que funciona na Rua do Bom Jesus e que foi idealizado por Fábio Silva. A partir dessa parceria, a gestão da CASACOR busca ampliar sua atuação na área de responsabilidade social, contribuindo com a cadeia que já funciona na região. Para a realização de mais uma edição da CASACOR no Chanteclair, a mostra conta com a parceria da Prefeitura,IPHAN e a Realisis Empreendimentos, proprietária do edíficio.

 

 

Envio do Pix errado: Economista explica como resolver

 

 

 

O pix é um facilitador de pagamentos. Contudo, fazer uma transferência de um valor com os dados errados pode ser uma dor de cabeça. Para evitar esse desgaste, economista explica como recuperar o valor. De acordo com a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues Cunha, a pessoa que fez o pix errado precisa procurar a instituição financeira que recebeu o valor e informar sobre a operação equivocada. “É preciso fornecer todas as informações sobre o recebedor e verificar se existe junto a esse banco alguma proposta de solução específica para esses casos. Também é possível verificar, na chave pix, as informações de contato com o recebedor, para solicitar a devolução do valor, através de e-mail ou de repente, número de celular disponível”, ensina. Ainda segundo Lytiene, o Banco Central informa que a devolução do valor, em casos de fraude ou falha operacional do sistema das instituições financeiras, dos correntistas envolvidos na transação, pode ser viabilizada por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED). “A solicitação do MED deve ser feita quando o autor do pix procurar a instituição financeira do recebedor. O prazo é de 80 dias, desde a data de realização da transferência s. Se a pessoa que recebeu o pix for conhecida, fica mais fácil a devolução do valor, porque ao contactá-la, ela pode devolver imediatamente”, comenta.

Para quem recebeu o pagamento errado, o passo a passo é: em casos onde o recebedor foi informado pelo autor do pix sobre a operação ou a instituição financeira, ele passa a ter até 90 dias para realizar o estorno do dinheiro para a pessoa que fez a operação. A devolução pode ser através do próprio pix, acessando a opção devolver o dinheiro, que está vinculada ao extrato. Se a devolução estiver atrelada a compras indevidas, arrependimento, o prazo para a devolução do dinheiro é de 7 dias. “Nos casos em que o dinheiro não retornou, no prazo de 90 dias se não houver estorno do dinheiro para a pessoa que realizou o procedimento de envio do pix , é preciso procurar novamente a instituição financeira e acionar um processo judicial. Além dos danos morais e materiais, já está configurado um crime penal de apropriação indébita, de acordo com o código penal art. 169. É necessário acionar o banco para obter as informações e judicializar a ação”, fala. O melhor a se fazer é sempre prevenir para evitar dor de cabeça. Muita atenção na hora de colocar os dados e finalizar a operação. Parar tudo o que estiver fazendo, voltar o foco para o procedimento e conseguir realizar com sucesso. Antes de confirmar o envio, é importante verificar os dados, como nome, valor, banco, antes de confirmar e finalizar.

 

 

Nota do Enem pode ser aproveitada para ingressar no ensino superior

 

 

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2018 e 2022, pode aproveitar a nota para tentar vaga no ensino superior. O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira, abriu processo seletivo para cursos presenciais. São eles: Administração, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, além dos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Estética e Cosmética.Para esses cursos, a instituição de ensino também abriu outro processo seletivo para o segundo semestre de 2023. Será por meio de vestibular, no qual o candidato poderá fazer a prova online após o ato da inscrição. Os candidatos que fizeram o Enem entre 2018 e 2022 devem conferir o boletim de desempenho no site do Inep e preencher o formulário de inscrição no site https://www.unit.br/enem https://www.unit.br/enem , selecionando o curso desejado. Após a análise das inscrições, os alunos são classificados segundo o desempenho no Enem em ordem decrescente (ou seja, da maior classificação para a menor). Para participar, o aluno deve ter tirado 300 pontos ou mais nas provas específicas e não pode ter zerado a redação.

 

 

Agência do Trabalho avança ajudando quem busca novas oportunidades

 

 

No papel de conectar quem precisa de mão de obra e quem procura uma chance de oferecer suas habilidades ao mercado, as unidades da Agência do Trabalho, administradas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, divulgaram o total de 1.335 vagas de emprego para a população, somente no último mês de maio. As oportunidades, distribuídas em todas as regiões do estado, foram direcionadas a diversos perfis de trabalhadores. Entre os profissionais que conseguiram se colocar em uma empresa por intermédio da Agência, está o tecnólogo em logística Ricardo Félix de Lima. Aos 44 anos, casado e pai de duas filhas, ele se encontrava desempregado. Decidiu procurar a Agência do Trabalho do Jaboatão onde reside, e foi encaminhado para um processo seletivo. No mês de maio, foi contratado para o cargo de Supervisor de Operações Logísticas. “A Agência do Trabalho me deu oportunidades e eu só tenho a agradecer. Hoje, me encontro como supervisor de uma equipe de 33 pessoas, trabalhando muito, dentro de uma perspectiva de crescimento. Acima de tudo, estou feliz por estar de novo no rol dos empregados. Aconselho quem esteja desempregado a procurar uma unidade da Agência e não desistir”, declara Ricardo.

Em relação as ofertas no último mês, destacaram-se as ocupações de vendedor de comércio varejista (133), trabalhador da pecuária (58), auxiliar nos serviços de alimentação (50), faxineiro (49) e vendedor pracista (40). Além das funções mais operacionais, cuja escolaridade exigida varia do Ensino Fundamental ao Ensino Médio completo, também foram disponibilizados postos de trabalho que requerem formação técnica e superior. A Agência do Trabalhodo Estado tem 25 unidades pelo Sertão, Agreste, Zona da Mata e Grande Recife. O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. O agendamento de serviços, o quadro diário de vagas disponíveis e outras informações podem ser acessados no site sedepe.pe.gov.br.

 

 

Ensino Fundamental: Conheça benefícios de um plano de aula eficaz

 

 

Muito se fala sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e no ensino médio, justamente por contemplarem os anos iniciais e finais, respectivamente, da vida escolar. O ensino fundamental também é de grande relevância na formação educacional , após o letramento, ser responsável pela base de conhecimentos que dará suporte para todo o conteúdo vivenciado na educação pré-vestibular. Nesse contexto, os planos de aula são indispensáveis para garantir que esse período seja trilhado da maneira correta.Vanuza Gomes, professora de Português, Produção Textual e Arte do Colégio Dom Miguel, que é escola parceira do Sistema GGE de Ensino, ressalta que elaborar e seguir o plano de aulas não apenas auxilia na entrega do conteúdo, mas ajuda a despertar o interesse e contribui com a memorização dos alunos. “É necessário que haja conscientização do docente quanto a importância do plano de aula. Uma vez que, para atingir o êxito no ensino-aprendizagem, é preciso um planejamento. A ausência acarretará em aulas monótonas e cansativas, de modo que o aluno não sinta interesse em participar”.

A professora ainda destaca cinco benefícios de ter o planejamento de aulas no Ensino Fundamental: aperfeiçoar o cotidiano escolar; orientar os docentes durante as aulas, semanas, meses e semestres; transformar objetivos abstratos em metas concretas; promover a integração de disciplinas e turmas e favorecer o engajamento dos alunos. “O plano de aula é de suma importância para garantir a qualidade do Ensino Fundamental, para o monitoramento do ensino e para avaliação da aprendizagem, pois é através dele que o docente poderá organizar os conteúdos que serão ministrados nas aulas, bem como os temas e objetivos. Além de possibilitar ao professor o uso de metodologias, ferramentas, materiais e informações sobre o que será trabalhado em sala de aula”, defende Vanuza Gomes. De acordo com o Portal Brasil Escola, um bom plano de aula deve ter algumas características, como clareza e objetividade; sistematização das atividades com o tempo; utilização de metodologias diversificadas; inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem; articulação entre teoria e prática; flexibilidade frente a situações imprevistas e noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado. “Acredito que, através de formações para os professores, a exemplo do que acontece com as escolas parceiras do Sistema GGE, eles poderão ser conscientizados sobre a importância dessa ferramenta que somada à utilização de novas metodologias, como atividades dinâmicas, jogos, aulas em campo, filmes, entre outros, é indispensável para se ministrar aulas satisfatórios com interação social, estímulo à criatividade, encorajamento na autonomia , um ensino de qualidade”, finalizou Vanuza.

 

 

“Vamos Paulistar 2023” terá serviços de apoio à população

 

 

O “Vamos Paulistar 2023” terá serviços de apoio à população, nos dias finais da celebração. O evento , na Praça João Pessoa, centro da cidade, nesta quarta, quinta e sexta – 28, 29 e 30 de junho- é das 18h às 2h. Os homenageados são Beto Mix e Jorge Verdinho (In Memorian). Para assegurar a diversão , a Superintendência de Vigilância em Saúde escalou profissionais da área para orientar na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos. Além disso, inspetores sanitários irão supervisionar os estabelecimentos que comercializam alimentos. Já a Superintendência de Atenção Especializada, disponibiliza serviço de urgência e emergência, com um posto de atendimento médico durante o evento. A equipe assistencial será composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com um total de 60 trabalhadores de saúde, sendo 10 por dia, para atender as necessidades da população.A estrutura contará ainda com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município, para direcionar os casos mais graves. Para garantir o fluxo de atuação de toda a equipe da Saúde, a ação contará com um coordenador do órgão.

Na mobilidade, um caminhão guincho, quatro viaturas e 30 agentes de trânsito atuarão, nos três dias, em nove pontos de bloqueio, das 17h30 às 02h30, que compreendem a Av. Senador Salgado Filho, na Rotatória do Fórum; a descida da Rua do Nobre; Rua Adeilson João Alves da Silva, acesso à Rua da Levada; a Av. Marechal Floriano Peixoto, em frente à Esposende; a Rua da Mangueira, Rua Coronel Alberto Lundgren; a Av. Marechal Floriano Peixoto, em frente ao acesso da Rua João Paulo XXIII; Rua do Cajueiro, em frente ao Complexo de Delegacias da Polícia Civil em Paulista. A segurança será realizada pela Guarda Civil Municipal do Paulista, que irá dispor de um efetivo de 50 homens em cada dia do evento, um ônibus que será usado como base e duas viaturas. Além disso, uma Central de Videomonitoramento, com três câmeras, funcionará 24h. Policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) também farão a segurança no local. O combate a exploração sexual e trabalho infantil terá o apoio do serviço dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social do Litoral e do Centro da cidade, das 8h às 16h, para casos de violência sexual, abuso e/ou exploração sexual, violência física, psicológica e negligência contra crianças e idosos. Após esse horário, os canais de denúncias para flagrantes serão pelo Disque 100 e também junto ao Conselho Tutelar, no atendimento de plantão, através do número (81) 99942-1419.A coleta de lixo, lavagem, varrição e limpeza do local do evento e das ruas adjacentes será realizada, diariamente, das 5h ao meio-dia. O trabalho será desenvolvido por 42 servidores, entre fiscais e agentes de limpeza, e contará com um caminhão pipa para água, desinfetantes, um caminhão varredeira e um caminhão compactador. O evento é realizado pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude e, com ações integradas das secretarias de Saúde, Mobilidade e Segurança, Obras e Serviços Públicos, Políticas Sociais e Direitos Humanos.

 

 

Samba na Praça sempre no primeiro domingo do mês no Plaza

 

 

Após o grande sucesso das suas primeiras edições, o Samba na Praça, realizado no Plaza Shopping, passa a acontecer mensalmente, sempre no primeiro domingo do mês, proporcionando ao público uma tarde de lazer, entretenimento e boa música. A próxima edição acontece no dia 2 de julho (domingo) com a presença da Banda Soul da Silva (@souldasilv) e suas versões contagiantes das melhores composições da MPB em ritmo de chorinho e samba. O evento ocorrerá das 13h às 15h, na praça de alimentação (piso L5), garantindo uma tarde saborosa e momentos especiais em família ou entre amigos.”Após o sucesso e a grande aceitação das primeiras edições, estamos entusiasmados em trazer de volta essa experiência musical e gastronômica para os nossos visitantes. Com a realização mensal do Samba na Praça, queremos tornar esse evento mais uma opção de lazer e diversão de qualidade para os nossos frequentadores”, comentou Carol Seabra, gerente de Marketing do Plaza Shopping.O Samba na Praça é um evento gratuito e aberto ao público. Quem for conferi-lo poderá apreciar a boa música enquanto desfruta da feijoada oferecida pelo Tempero da Fazenda ou das diversas opções gastronômicas oferecidas pelas operações na praça de alimentação. Para mais informações sobre o evento e outras atrações do Plaza Shopping, basta acessar o site www.plazacasaforte.com.br ou siga o @plazacasaforte nas redes sociais.

 

 

Hino da cidade do Paulista faz 50 anos e ganha comemoração

 

 

Para promover a consciência histórica dos moradores do município, a Prefeitura de Paulista realizou evento em comemoração aos 50 anos de composição do hino oficial da cidade. A solenidade contou com a presença do autor da obra, Joel Andrade, reconhecido pela sua contribuição histórica .Na ocasião, foi lançado o projeto ‘Paulista, minha escola, a ti, pertenço,’ com vista a incentivar a reflexão e a prática sobre a identidade do pertencimento dos alunos da Rede Municipal, acerca dos monumentos e patrimônio histórico da cidade, além de incentivar a investigação sobre o surgimento e construção de cada escola como: ano de fundação, origem do nome, dentre outros, ajudando na preservação do espaço público escolar. “É muito relevante reconhecer em vida as pessoas que fazem da história de uma cidade e, no caso de Paulista ainda mais, já que nosso município é muito novo se tratando de sua emancipação, que tem somente 87 anos. Joel Andrade é uma figura que deve ser exaltada pelo feito da composição do hino da cidade que completa 50 anos em 2023 e os alunos devem conhecer isso.

Outro ponto é o lançamento do projeto que vai servir como instrumento de formação da identidade paulistense e ajudar na preservação das escolas , frisou a secretária de Educação do município, Katia Clemente. Para o homenageado, Joel Andrade, a iniciativa de promover a história é de muita valia, pois, por meio da preservação do passado é que se constrói o futuro para as próximas gerações. “O hino de Paulista existe porque, além de mim, existiu há 50 anos atrás uma figura, que foi o professor Severino Bezerra de Oliveira, que escutou uma marcha arranjo que eu compus e levou a proposta aos representantes da gestão municipal. Hoje, me sinto feliz por essa homenagem, contudo, me dá mais satisfação que um patrimônio histórico como a canção-hino de nosso município seja festejada e, mais importante ainda, que os alunos e a juventude de nossa Paulista saibam disso nas escolas”, disse o artista.O evento contou com a participação do Quinteto da Banda Marcial José Firmino da Veiga, que executou a peça musical sobre a regência do maestro Flávio Casimiro e com as presenças do presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista , Amaro Poeta, e da poetisa, escritora e contadora de histórias, Bernadete Serpa Lopes, que recitaram poemas em homenagem a Joel Andrade.

 

 

Sicredi realiza mostra fotográfica sobre a cultura nordestina

 

 

A Sicredi Recife realiza mostra fotográfica com as fotos vencedoras do concurso de 2022 que traz a cultura nordestina como tema . A exposição é gratuita e até a próxima sexta, 30, no piso L2, do Shopping RioMar. Com o tema “Regionalidade e Cultura Local” contempla 24 associados que retrataram em suas fotografias o que representa a cultura nordestina na dança, artesanato, culinária, expressões artísticas, monumentos históricos e eventos locais. O concurso fotográfico é uma iniciativa promovida pela Central Sicredi Nordeste, que busca promover e apoiar o desenvolvimento por meio da cultura. O concurso fotográfico de 2023 “Nossos Retratos” está com as inscrições abertas e terá como tema “Regionalidade e Cultura Local”. As inscrições podem ser feitas no site https://www.sicredine.com.br/concursofotografico/ até 19 de julho. É aberto á participação de qualquer pessoa com mais de 18 anos, associada a uma cooperativa do Sicredi descritas no Regulamento. Os interessados devem enviar imagens que retratem a cultura, os costumes, a história de seu estado – culinária, dança, artesanato ou monumentos históricos. Para o presidente da Sicredi Recife, Floriano Quintas, ao apoiar eventos assim, a Sicredi Recife demonstra o compromisso em incentivar a comunidade local por meio da cultura. “A exposição tem um papel importante na preservação da história para as gerações futuras, ajudando a documentar e ilustrar espaços e valores da região”, ressalta.

Redação com assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar