Anvisa aprova novo medicamento para colesterol alto

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta semana, um novo medicamento para o controle do colesterol considerado ruim, o LDL. Desenvolvida pela farmacêutica Novartis, a incilsirana demanda apenas duas injeções no abdômen ao ano e consegue reduzir em 50% os níveis do composto gorduroso. O fármaco é vendido sob o nome comercial de Sybrava. Um dos riscos do colesterol elevado é a aterosclerose, quando o acúmulo da gordura forma placas nas artérias e obstrui o fluxo sanguíneo. Como consequência, pode levar a eventos cardiovasculares como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). É importante que especialmente aqueles que já passaram pelos problemas mantenham o colesterol sob controle. “Manter o colesterol ruim (LDL) controlado é essencial para que um paciente não volte a ter novos eventos cardiovasculares graves como esses, que têm mais chances de acontecerem depois de um primeiro caso”, diz Raul Santos, cardiologista do InCor-HCMFUSP, professor associado da Faculdade de Medicina da USP e ex-presidente da Sociedade Internacional de Aterosclerose (IAS), em comunicado.

 

Caruaru: Acic Mulher viabiliza banheiros para as feirantes

 

 

A Feira da Brasilit, em Caruaru ganhará banheiros voltados exclusivamente para ao público feminino. A ação é fruto de uma mobilização do Núcleo Acic Mulher , a partir de parceria com as Câmaras Setoriais de Arquitetura e Urbanismo e da Construção Civil da Associação, a Prefeitura e a empresa Comercial Batista. “Esse é o papel da Acic Mulher: juntar essas pontas. Isso que é associativismo, isso que é unir forças, somar e deixar algo concreto para a nossa cidade, para o nosso público-alvo, que são as mulheres empreendedoras”, comemorou a presidente do Núcleo, a empresária Carolina Miranda. “O banheiro será construído ao lado da Casa Rosa e contará com segurança, a acessibilidade e o conforto das sulanqueiras, visto que uma boa arquitetura deve ser acessível a todos”, pontuou a coordenadora da Câmara Setorial de Arquitetura e Urbanismo da Acic, Deborah Brito. A construção da estrutura foi apresentada pela presidente da Associação dos Sulanqueiros, Fátima Pinheiro. “Nós temos duas baterias de banheiro, mas são precárias, pequenos. Um banheiro para mulher precisa ser diferenciado.Tem mulheres já idosas, com deficiência, mulheres que vão com crianças.A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Luana Marabuco, também parabeniza a iniciativa e afirmou que a Prefeitura de Caruaru irá colaborar com a viabilização do projeto.“A iniciativa da Acic é muito importante, pois proporciona bem-estar para as milhares de mulheres que trabalham semanalmente na Feira da Sulanca”, concluiu.

O projeto está sendo desenvolvido por escritórios que integram a Câmara de Arquitetura e Urbanismo da Acic. A expectativa é que o novo espaço atende solicitações das sulanqueiras, com fraldário e um chuveiro. Para realizar as medições para o projeto, a Acic Mulher conduziu visitas técnicas, acompanhadas por representantes da Secretaria de Ordem Pública de Caruaru. Para fortalecer ainda mais a iniciativa, a Acic Mulher buscou uma parceria fundamental para garantir a concessão dos materiais para a obra, junto à empresa Comercial Batista. “É uma honra participar. A gente entende que as empresas tem responsabilidades para promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade onde ela se faz presente. Esse projeto da Acic é simplesmente fantástico. Ele vai mudar a vida de várias pessoas de forma positiva”, afirmou a gerente jurídica, Camila Oliveira.

 


CDL: Campanha com descontos, vales-compras e sorteio de carro

 

 

O comércio quer incrementar os negócios para o segundo semestre. Para incentivar o setor, a CDL Recife lançou, na última terça (4), a campanha Liquida Grande Recife, que chega à 13ª edição. A iniciativa oferece descontos em estabelecimentos e converte compras em cupons para os consumidores concorrerem a prêmios. Serão sorteados 1 Hyundai HB20 e 10 vales-compras de R$1.000,00. “Essa é uma de nossas estratégias para atrair ainda mais os clientes ao Centro do Recife e movimentar o varejo”, adiantou o presidente da CDL Recife, Fred Leal, que também é presidente do Sindilojas. Durante seis dias, os consumidores que adquirirem produtos em um dos estabelecimentos que integram a iniciativa terão descontos, definidos lojas, e poderão concorrer ao sorteio de prêmios. Com a campanha, a expectativa da CDL Recife é incrementar as vendas 20%, na comparação com 2022. Essa é considerada a maior campanha de varejo do estado. A ação vai envolver mais de oito mil estabelecimentos do Centro, de bairros e dos 11 shopping centers da RMR: Shopping Recife, Plaza Shopping, Shopping Tacaruna, Shopping Boa Vista, RioMar Recife, Shopping Guararapes, Paulista North Way, Shopping Costa Dourada, Shopping Patteo Olinda, Shopping Camará e Shopping Igarassu. As lojas participantes estarão identificadas com adesivos, cartazes e panfletos informativos. O Liquida conta com patrocínio da Rede, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Recentro, Prefeitura do Recife, Governo do Estado , Adepe, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Banco do Nordeste e Governo Federal. A campanha tem o apoio da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas Recife) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Há duas maneiras de trocar os cupons para participar do sorteio. Uma é cadastrando as notas fiscais das compras, no site Liquida Grande Recife (www.liquidagranderecife.com.br). A cada R$ 100,00 em compras por pagamento o cliente terá direito a 1 cupom. Utilizando cartões na maquininha Rede, os cupons são triplicados. No site do Liquida, consta o regulamento e outras informações sobre a campanha.Outra forma de trocar os cupons é ir presencialmente, no Ponto de Atendimento, no Pátio do Livramento, bairro de São José, Centro. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-, das 8h às 17h e no sábado, das 8h às 15h, durante o período de 04 a 08/07.O sorteio será dia 14 , às 10h horas, na CDL Recife, Boa Vista. O evento será transmitido ao vivo pelo Instagram (@liquidagranderecife e @cdlrecife). Os ganhadores serão informados por telefone ou e-mail. A lista dos premiados será divulgada no site (www.liquidagranderecife.com.br). Também será possível acompanhar as novidades do evento através das redes sociais oficiais do Liquida Grande Recife.

 


Dia Mundial do Chocolate com festival de ofertas on line

 

 

O Dia Mundial do Chocolate, comemorado sexta-feira (7), será celebrado em grande estilo pelo Plaza Shopping. Desde essa quinta, 6, a 9 de julho, o Plaza Online, plataforma de e-commerce do shopping, realiza o Festival do Chocolate com participação da Dalena, Cacau Show e Melhor Pudim da Vida, oferecendo ofertas exclusivas e proporcionando ao público a oportunidade de desfrutar produtos a preços especiais e com frete grátis.Na Dalena, os clientes poderão saborear a deliciosa Fatia de Torta Mousse de Chocolate com Brigadeiro por apenas R$ 11,50. A Cacau Show participa com o Fondue Mil-Folhas com 360g e preço promocional de R$ 40,90, uma opção para celebrar sozinho ou compartilhar com amigos e familiares. Já o Melhor Pudim traz uma opção irresistível: o Pudim Cacau Caramel de 135g, por apenas R$ 11,50 durante o festival. Uma sobremesa clássica que promete agradar aos amantes de pudim e de chocolate.Mais informações sobre o Festival do Chocolate no Plaza Online (plazaonline.com.br.), no www.plazacasaforte.com.br ou @plazacasafort

 


Plaza também com promoções durante o Liquida Grande Recife

 


O Plaza Shopping participa, até o dia 9 , do Liquida Grande Recife 2023, promovido pela CDL Recife. Durante esse período, os clientes do shopping poderão desfrutar de descontos de até 50% em compras.Com o objetivo de oferecer opções de compras com preços promocionais, todas as operações participarão da campanha, proporcionando aos clientes a chance de aproveitar as ofertas . Produtos de diversos segmentos, como moda masculina e feminina adulta e infantil, acessórios, perfumaria, cosméticos, calçados, artigos do lar, artigos esportivos, informática, eletrônicos e turismo, estarão disponíveis com descontos irresistíveis.Durante o Liquida Recife, o público poderá ganhar prêmios. A mecânica é simples: a cada R$ 100,00 em compras, os clientes terão direito a 1 cupom para participar da ação. Além disso, para compras realizadas com as maquininhas Rede, serão concedidos três cupons, aumentando as chances de ganhar. Os prêmios para os consumidores incluem 1 Hyundai HB20 e 10 vales-compras no valor de R$ 1.000 cada. Para mais informações sobre a dinâmica acesse liquidagranderecife.com.br.”Estamos entusiasmados em participar do Liquida Grande Recife e oferecer aos clientes a oportunidade de aproveitar descontos especiais em diversas lojas do shopping”, afirmou Karina Dourado, superintendente do Plaza. A expectativa é que o evento deste ano supere as movimentações dos anteriores. As promoções serão divulgadas nas redes sociais do Plaza Shopping. A liquidação acontecerá no Plaza Online, plataforma de e-commerce do shopping, acessível através do site https://plazaonline.com.br. Os clientes terão a conveniência de aproveitar as ofertas diretamente do conforto de suas casas com entrega gratuita durante o período. Informações : www.plazacasaforte.com.br ou @plazacasaforte.

 


Estande da SEDEPE na Fenearte expõe de moda a gastronomia

 


A diversidade cultural e produtiva que encanta os visitantes da Fenearte será vista, também, no estande institucional da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE). A criatividade fica por conta dos 18 Empreendimentos Econômicos Solidários em exposição no local. Os grupos são de 8 municípios, de três regiões pernambucanas: Cabrobó, no Sertão, Feira Nova e Pesqueira, no Agreste, Paulista, Jaboatão , Abreu e Lima, Olinda e Recife, na Região Metropolitana. As produções incluem peças em barro, tecido, fios (crochê, bordado e macramê), madeira e materiais reciclados. Entre os itens, estão brinquedos, roupas, bolsas, acessórios, utensílios domésticos, artigos decorativos e produtos da agricultura familiar — doces, farinha e mandioca. Para o Secretário Executivo de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da SEDEPE, Carlos Frederico Ferreira, “a pluralidade observada é uma oportunidade e disseminação cultural do povo pernambucano, baseada na valorização das potencialidades locais”. O gestor ressalta a importância da iniciativa no âmbito da geração de emprego, distribuição de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades. “Na perspectiva das políticas de Estado, o fomento a esse tipo iniciativa é uma importante estratégia para o desenvolvimento local”, destaca. Os objetos, serão comercializados no local. Os consumidores poderão pagar suas compras por meio de cartão de crédito/débito, pix ou em espécie. O estande da SEDEPE fica na rua 18, e se estende do número 436 ao 439. O funcionamento é o mesmo da feira: das 14h às 22h, de segunda a sexta-, das 10h às 22h, no sábado e domingo. A 23ª Fenearte se realiza de 05 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, entre Olinda e Recife. Os artesãos contemplados com o uso gratuito do espaço foram eleitos por meio de Edital de Chamamento Público, pela Secretaria. Informações pelas redes sociais da SEDEPE (Instagram, Facebook e YouTube).

 


Olinda é habilitada pelo Governo Federal para fortalecer segurança do Sítio Histórico

 


A Prefeitura de Olinda foi habilitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do Edital 006/2023. O objetivo era selecionar projetos municipais destinados a fortalecer a atuação das Guardas Municipais em cidades turísticas e locais com alto fluxo de visitantes ou usuários, como o Sítio Histórico. A proposta é angariar fundos para investimentos na infraestrutura e equipamentos, com a aquisição de veículos, armamento não letal e tecnologias como, por exemplo, drones. Potencializando a efetividade das políticas e práticas nas áreas de grande concentração de pessoas. Dentre os 5.570 municípios do país, Olinda foi uma das 154 cidades habilitadas. Na primeira etapa do edital, foi realizada uma avaliação para verificar a conformidade das propostas com os requisitos de elegibilidade das instituições. A Marim dos Caetés obteve a pontuação máxima. A Prefeitura também foi selecionada na primeira fase da Patrulha Escolar e os recursos se destinam para a aquisição de viaturas, equipamentos pedagógicos, de proteção individual e de menor potencial ofensivo. Em breve, novas etapas serão realizadas para as propostas pré-selecionadas com o objetivo de que aconteça a disponibilização dos recursos, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

 


Paulista tem encontro com beneficiados pela regularização fundiária em Nossa Prata

 


Com o objetivo de organizar a primeira etapa do processo de regularização fundiária no Loteamento de Nossa Prata, em Maranguape II, a Prefeitura de Paulista realizou encontro com moradores beneficiados da comunidade. A pauta principal tratou sobre o processo cartorial para registro de documentação. O encontro ocorreu na Escola Municipal Manoel Bandeira, através do trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais. De acordo com o órgão, a ação vai contemplar 310 famílias, que irão receber a titularidade da propriedade. O secretário de Projetos Especiais, Marco Aurélio Rodolfo, ressaltou a importância do trabalho. “Esta localidade foi viabilizada na primeira gestão do Prefeito Yves Ribeiro e, agora, no seu terceiro mandato, estamos realizando as diligências para que os moradores tenham as áreas de suas casas legalizadas”, disse.A coordenadora Social de Regularização Fundiária da Secretaria de Projetos Especiais, Ana Paula da Silva, destacou que a regularização está levando benefícios de serviços à população . “Nossa Prata vem recebendo infraestrutura essencial, com serviços de ruas, calçadas, iluminação, limpeza urbana e, com isso, também está recebendo aplicação de políticas públicas para colocação de postos de saúde, creches, escolas e construção de espaços de lazer e de convivência para os moradores”, enfatizou.

 


Curso do Senac ensina criançada a montar vídeos na internet

 

 

O fascínio pelo universo dos youtubers tem conquistado cada vez mais crianças. Pensando nesse público, o Senac Recife preparou para este mês de julho, quando a criançada está de férias, o curso Youtuber Kids – Criação e Publicação de um Canal. As aulas começam nesta ultima quarta e ainda dá tempo de se inscrever pelo site www.pe.senac.br/cursos-2/. O objetivo principal do curso é promover a construção de conhecimentos relacionados ao uso da plataforma e fornecer orientações essenciais para a publicação de vídeos. Para participar, a criança precisa ter a idade mínima de 7 anos e o ensino fundamental incompleto. Entre os tópicos que serão abordados durante o curso, estão tipos e características de roteiros utilizados em plataformas digitais, captura de imagens (câmeras, equipamentos de iluminação e acessórios), edição e exportação de vídeo, Google Analytics e lei do direito do uso de imagens. Este último tópico será trabalhado com os pais das crianças.O horário das aulas é de segunda a sexta, das 14h às 17h, oferecendo a oportunidade perfeita para as crianças explorarem sua criatividade e aprenderem sobre o mundo do YouTube. Os encontros são no Senac Recife, na Av. Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro. Informações: telefones (81) 3413.6723 / 6722 / 6651.

 


Julho Laranja na prevenção com a saúde bucal das crianças

 

 

Com a chegada do mês de julho, férias da criançada, é comum a procura de consultas odontológicas. Por isso, este mês celebrar a campanha do Julho Laranja, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da primeira consulta com o ortodontista para crianças a partir de seis anos ou quando se iniciam as trocas dos dentes decíduos (de leite).A campanha busca estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na infância, mantendo uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e sono regulado; e promover a autoestima e bem-estar. A coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Manoela Figueira, explica que “a Ortodontia é uma especialidade que estuda o crescimento dos ossos da face e resolve os problemas de má oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares)”. “Nessas situações, os aparelhos ortodônticos são os recursos que o ortodontista tem para corrigir as posições dos dentes”, completa. A prevenção dos problemas de posição dos dentes e maxilares começa desde o nascimento, pois a amamentação, os cuidados com a higiene bucal para a permanência dos dentes de leite e o diagnóstico do ortodontista no tempo correto são formas de prevenir problemas durante o crescimento da criança. “A saúde bucal e a frequência de consulta com o especialista previne que esses problemas não se tornem mais complexos com os dentes permanentes”, explica a coordenadora.

A coordenadora também indica outras formas de prevenção, como, garantir uma boa respiração e evitar hábitos nocivos ao desenvolvimento, como chupeta, mamadeira e chupar o dedo. Caso uma criança seja diagnosticada com problemas ortodônticos, o tratamento será o uso de aparelhos fixos ou móveis ainda na dentição de decídua (de leite). “ Mudanças na posição dos dentes são vistos como normais, fazem parte da fase de trocas, por isso é importante uma avaliação para saber o melhor momento de tratar”, explica Manoela. Quando as crianças crescem e ganham independência, é importante os pais incentivarem os filhos com a saúde bucal e escovar os dentes junto aos pequenos para servir de exemplo. “Entre os 4 e 5 anos de , as crianças já estão com a coordenação motora mais desenvolvida e podem fazer a escovação sozinhas, mas ainda na presença de um adulto para supervisionar”, orienta Cândida Rebêlo, tutora da Odonto FPS. “Quando elas adquirem habilidade para o uso do fio dental já é um bom sinal que a autonomia na escovação já foi conquistada”, completa Manoela. As profissionais também reforçam a importância de buscar ajuda de um profissional para essas orientações, de tratamentos ortodônticos, quanto para auxiliar na escovação e incentivo da higiene bucal. A clínica escola da FPS, Odonto FPS, conta com 30 consultórios que atendem de bebês a idosos. Informações/agendamentos : (81) 3312-7777 ou WhatsApp (81) 97335-5339.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar