Anatel intensifica combate às ligações abusivas com novas medidas

 

A Anatel anunciou, novas medidas para combater o disparo massivo de chamadas abusivas. Essa iniciativa, que entra em vigor em 1º de junho, busca aprimorar os limites estabelecidos em 2019 com o lançamento da plataforma “Não Me Perturbe”. A partir de agora, chamadas com até 6 segundos de duração, que são desligadas tanto na origem quanto no destino, serão consideradas curtas. Anteriormente, apenas chamadas com até 3 segundos se enquadravam nessa categoria e eram direcionadas para a caixa de mensagens. Além disso, o portal “Qual Empresa Me Ligou” continuará em funcionamento. Ele permite que os usuários identifiquem o CNPJ e a Razão Social de números de telefone registrados em nome de pessoa jurídica. Desde junho de 2022, quando a primeira medida cautelar contra chamadas abusivas foi editada, foram abertos 24 processos administrativos, resultando em multas que ultrapassam os R$ 28 milhões.

 

 

Plataforma pedagógica destaca importância das trabalhadoras Domésticas

 

 

A plataforma “Caminhos para pensar o Brasil com Lenira Carvalho” está disponível  gratuitamente no site: leniracarvalho.com.br .O  projeto lançado no sábado (27), Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, é inspirado nas reflexões de Lenira Carvalho, umas das mais importantes lideranças para a categoria de trabalho que mais emprega mulheres no Brasil. O material apresenta roteiros pedagógicos que utilizam o livro “A luta que me fez crescer” e outras reflexões e o documentário “Digo às companheiras que aqui estão”, duas obras que mergulham na história e no pensamento dela. O material destaca a importância das trabalhadoras domésticas no cenário brasileiro. Atualmente, o Brasil tem cerca de 6,3 milhões de trabalhadores domésticos, sendo 90% mulheres. Lenira Carvalho nasceu em Porto Calvo, interior de Alagoas, em 1932. Ajudou a fundar a Associação das Trabalhadoras Domésticas do Recife, que se tornaria o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas; e o Fórum de Mulheres de Pernambuco. Morreu no dia 03 de agosto de 2021. O material é fruto de um projeto de pesquisa realizado pelo SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, a Parabelo Filmes, o Centro de Cultura, Linguaguens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta. O projeto contou com apoio da Fundação Friedrich Ebert Brasil e da Fundação Open Society.

 

 

Negritude e personalidades negras na Sapucaí

 

 

Sete das nove escolas de samba do Grupo Especial do carnaval carioca já anunciaram seus enredos para 2025, todos centrados na temática da negritude e personalidades negras. Com isso, mais da metade das escolas do grupo, incluindo a Estação Primeira de Mangueira, a Acadêmicos do Salgueiro e a Unidos do Viradouro, destacam a afrodescendência na Passarela do Samba. Os enredos exploram desde a presença negra na região central do Rio de Janeiro até a influência das religiões de matriz africana, refletindo a história e a cultura afro-brasileira. A divulgação mais recente é da Estação Primeira de Mangueira, na última quinta-feira (25). A escolha foi pelo enredo À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões.

 

Jaboatão lança pesquisa para atualizar lista de medicamentos ofertados pelo município

 

 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou uma pesquisa para coletar informações em relação aos medicamentos que devem ser incluídos e/ou mantidos nas farmácias do município para atendimento à população, de acordo com a necessidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. A pesquisa segue até o dia 10 de maio. Posteriormente será feita uma avaliação da pesquisa com base em evidências dos medicamentos que serão efetivados na Relação Municipal de Medicamentos para os próximos dois anos. A ideia é atualizar a lista de medicamentos adquiridos pelo município que são ofertados para os moradores. “É importante que os munícipes respondam a esse questionário para que possamos conhecer quais medicamentos a população utiliza atualmente e quais aqueles que os moradores gostariam que fossem disponibilizados pelas farmácias do município, para analisarmos as possíveis alterações”, explica a secretária Municipal de Saúde, Zelma Pessôa.
Para participar basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzHcdpNsYShz4l0E4izKsW2zkxaqdre6TIHQ_g199eev1hgQ/viewform  e responder ao questionário.

 


Evento gratuito orienta sobre os caminhos para saúde e bem-estar no Recife

 

 

O que fazer para ter uma vida mais saudável e equilibrada? Como uma alimentação balanceada pode contribuir para o equilíbrio físico e emocional e controlar doenças crônicas? Para responder a esses e outros questionamentos, o Senac Pernambuco promove, nesta segunda-feira (29), o IV Meeting de Saúde e Bem-Estar. O evento gratuito será realizado das 8h às 13h, no auditório da Faculdade Senac, e reunirá cinco especialistas para debater temas como nutrição, massagem e cuidados podológicos. Para participar do evento, basta contribuir com 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos do Sesc. As inscrições devem ser realizadas previamente pela internet. A Faculdade Senac está localizada na Rua Marquês do Pombal, nº 57, no bairro de Santo Amaro.

 

Paulista amplia vacinação contra a dengue

 

 

Devido à baixa procura pela vacina contra a dengue, o público alvo agora vai dos 10 aos 14 anos de idade, atendendo à recomendação do Ministério da Saúde. No município do Paulista, a imunização para prevenir a infecção por doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, teve início no dia 11 de abril, em 35 unidades de saúde, das 8h às 12h e das 13h às 16h.De acordo com o Ministério da Saúde, o público prioritário é com base nas taxas de hospitalização por dengue nos últimos 5 anos no Brasil nessa faixa etária. A vacinação será administrada independentemente de infecção prévia por dengue (soropositivos e soronegativos), no entanto, a dose não pode ser juntamente com outra vacina. Para poder receber a vacinação, é necessário que os pais ou os responsáveis levem a documentação exigida, como: CPF ou cartão do SUS da criança e certidão de nascimento ou RG, além de documento de identificação dos pais ou responsáveis.

 

Livro aborda Reforma Tributária

 

 

O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Ricardo Alexandre, em coautoria  com a servidora Tatiane Costa Arruda, lançou o livro “Reforma Tributária – EC 132/2023 – A nova tributação do consumo no Brasil”. A obra aborda a criação de novos tributos como CBS, IBS e Imposto Seletivo, a extinção de impostos como ICMS, ISS, PIS e Cofins, além de alterações em tributos como IPVA, ITCMD, IPTU, IOF, CIDE-Combustíveis e Cosimp. O objetivo é proporcionar acesso claro e preciso à informação sobre a reforma, garantindo compreensão do Direito Tributário brasileiro através de linguagem acessível e exemplos elucidativos.

 

Projeto Ruas e Sabores tem início nesta segunda (29) em Olinda

 

 

Olinda recebe, hoje (29) e amanhã(30), as aulas do projeto Ruas e Sabores, uma capacitação para quem trabalha com gastronomia no comércio de rua. Com 52 inscritos, a iniciativa da Sala do Empreendedor do município ensinará a manipulação e segurança alimentar e técnicas de produção de receitas criativas e práticas para incrementar o seu negócio. As aulas serão divididas conforme a necessidade do conteúdo apresentado. Após a conclusão os alunos receberão certificado e participarão de um corredor gastronômico previsto para acontecer no dia 11 de maio, no Sítio Histórico de Olinda. A capacitação será na sede da SEDETI, que fica na Avenida Liberdade, 68, Carmo. No total, serão dez horas de aulas e Sebrae, Verda e Instituto César Santos estão à frente da qualificação.

 

Últimos dias da feira de livros Bora Lê no Shopping Boa Vista

 

 

O Shopping Boa Vista recebe, até amanhã, a feira de livros Bora Lê! A feira está localizada na Praça de Eventos, no piso térreo do centro de compras, e comercializa obras diversas com valores a partir de R$ 15. Entre os livros disponíveis estão obras da literatura infantil, religiosas, de auto-ajuda, empreendedorismo e artes, entre outras. A feira de livros Bora Lê recebe o público conforme o horário de funcionamento do Shopping Boa Vista.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@bogdellas.com.br

Compartilhar